Limpeza a seco é o processo de limpeza de tecidos usando uma máquina de lavagem a seco e solventes orgânicos. O objetivo do procedimento é remover manchas e sujeiras que não podem ser removidas com lavagens regulares. As máquinas de lavagem a seco, ao contrário das máquinas de lavar, têm destilador, geladeira e outros componentes.
Contente
Tipos de lavagem a seco, sua descrição
Dependendo das características tecnológicas, a lavagem a seco de cortinas é dividida em tipos.
- Geração de vapor. Este método de limpeza utiliza vapor de alta pressão.
- Geração de espuma – tratamento com espuma de ar, com agentes de limpeza dissolvidos nela, utilizando equipamentos técnicos especializados.
- Seco. A lavagem a seco utiliza produtos químicos insolúveis.
- A limpeza úmida envolve lavar com água ou limpar com solventes.
- A limpeza a vácuo é a remoção de poeira e ácaros das fibras do tecido usando um aspirador de pó.
Dependendo do local da limpeza, a lavagem a seco de cortinas é dividida nos seguintes tipos.
- Fábrica. Itens muito sujos que exigem o uso de equipamentos especiais são removidos e levados para uma lavanderia especialmente equipada.
- Lavagem a seco em domicílio – limpeza de cortinas penduradas, quando a estrutura não pode ser removida. Em caso de contaminação leve ou dificuldade de remoção do modelo de cortina, um especialista poderá visitar sua casa.
Lavagem a seco de cortinas em casa
A limpeza de cortinas em casa é realizada com agentes de limpeza especiais de alta qualidade, principalmente importados - silicone, K4, hidrocarboneto ou percloroetileno. Elas permitem limpar tecidos feitos de qualquer material.
Atenção! Recomenda-se limpar cortinas grossas pelo menos uma vez por ano, e cortinas finas de nylon – uma vez a cada seis meses. Se houver alguém alérgico em casa – todo mês.
A lavagem a seco de cortinas inclui as seguintes etapas.
- Inspeção do produto e determinação do grau de contaminação.
- Determinar o nível de desgaste e o tipo de tecido.
- Realizar um teste em uma área discreta para verificar reação a solventes.
- Preparando para limpeza. Manchas leves e médias podem ser removidas usando produtos suaves, como percloroetileno.
- Limpeza direta ou completa de cortinas.
- Remoção de produto e sujeira da tela.
- Proteção. Uma solução exclusiva é aplicada à cortina, que a protegerá da sujeira por mais tempo. Antiestático é seguro para a saúde humana.
- Fumegante. Após esta etapa, a cortina adquire um aspecto bem cuidado e bonito, não sendo necessário passá-la.
Atenção! Você não deve lavar suas cortinas a seco em casa se houver uma criança ou uma mulher grávida no quarto.
Limpeza úmida é a limpeza de cortinas usando água. Normalmente, lavar cortinas e lavar janelas leva muito tempo, por isso vale a pena confiar em empresas de limpeza. Em oficinas e lavanderias fixas, é usada uma substância segura especial que remove eficazmente a sujeira do tecido.
Importante! Ao limpar, lavar e passar cortinas em casa, você deve seguir as instruções das etiquetas e levar em consideração o tipo de tecido e a solidez dos corantes.
Lavagem de cortinas de diferentes materiais
Algodão pode ser lavado em temperaturas de até 40-60 graus. A centrifugação também não danifica tecidos densos. É melhor pendurar os itens para secar em um cômodo ou banheiro.
Acrílico e viscose deve ser lavado à mão com a adição de condicionador e também deve ser centrifugado suavemente ao lavar na máquina de lavar. Não é recomendado torcer as cortinas manualmente.
Seda – tecido delicado, por isso é melhor lavá-lo à mão com um detergente especial. Ao lavar na máquina de lavar, selecione um ciclo delicado e use um saco para roupas delicadas para evitar danificar o material. É proibido torcer; é melhor pendurar as cortinas de modo que a água escorra.
Linho. Os tecidos feitos com esse material podem ser facilmente lavados à máquina em temperaturas de água de até 40 graus. Antes disso, a cortina pode ser deixada de molho na banheira ou bacia com tira-manchas ou alvejante sem cloro. A suspensão deve ser feita em local escuro para que o tecido mantenha a cor.
Organza – um material leve que é melhor lavado e torcido à mão e, para lavar, use detergentes suaves.
Tule - material despretensioso. Fácil de lavar, secar e quase não requer passagem. Para secar, é melhor pendurá-lo na vertical e esticado.
Atenção! As persianas de rolo não podem ser lavadas: elas perdem suas propriedades quando expostas à água. repelente de poeira capacidades.
Limpeza de cortinas com limpador a vapor
A tecnologia de limpeza a vapor é mais adequada para desinfecção e remoção de odores do que para limpeza profunda.
Método geração de vapor usado se o material não for contraindicado para contato com água. É aplicável para limpeza de cortinas sintéticas e cortinas feitas de tecidos lisos. A limpeza a vapor envolve bater um composto químico até formar uma espuma em um limpador a vapor especial e aplicá-lo ao tecido sob alta pressão. Depois, ele é protegido de novas contaminações por meio de tratamento com agentes especiais.
Importante! Ao limpar com um gerador de vapor, os tecidos naturais podem encolher ou perder a cor.
Lavagem a seco profissional de cortinas
Em condições de fábrica, os produtos de tecido são melhor limpos quando completamente imersos na solução de limpeza. Eles passam por um ciclo completo de tratamento químico, o que permite a máxima qualidade de limpeza.
A limpeza profissional é mais delicada e preserva o aspecto original do produto, não contribui para o encolhimento dos tecidos e perda da cor. É recomendado se lavar e lavar as cortinas a seco em casa não resolver as manchas.
Prós:
- Qualidade da limpeza;
- Preservação da cor e da decoração;
- Preservação da aparência original;
- Não há necessidade de passar ou lavar as cortinas por muito tempo;
- Mais barato do que ter um especialista visitando sua casa;
- Os especialistas da empresa de limpeza virão e removerão as cortinas eles mesmos.
Imperfeições:
- Nem todo tecido pode ser limpo de uma forma ou de outra;
- O procedimento é caro.
Lavagem a seco de cortinas
Ao lavar cortinas a seco em casa, não é necessário usar água. Este tipo de limpeza é projetado para remover poeira e pequenos contaminantes. Para lavagem a seco, você pode usar um aspirador de pó com bico ou uma escova em casa.
Limpeza a seco com solvente em pó especial
Antes de expor as cortinas a organoclorados ou outros solventes, os especialistas determinam o tipo de tecido, o grau de desgaste, a presença de forro, decoração e realizam um teste especial para determinar qual agente usar para tratar as manchas. O absorvente é então aplicado ao tecido. Após a limpeza, tudo isso é removido com um aspirador de pó especial.
Limpeza a seco com espuma
A espuma seca produzida pela máquina cai sobre as cortinas, penetra profundamente na estrutura do material, absorve o excesso de sujeira e poeira e é removida com um aspirador de pó.
Observe! A lavagem a seco é segura para humanos e não danifica nem deforma a estrutura da cortina.
A lavagem a seco deve ser usada quando as cortinas estiverem muito sujas ou forem feitas de tecido delicado que não pode ser lavado em máquina de lavar comum.
Especialistas determinarão qual método e qual é a melhor maneira de limpar um produto têxtil sem danificar a estrutura do tecido e da forma mais eficaz.