Hoje em dia, as hastes de cortina telescópicas se tornaram amplamente utilizadas. Isso se deve ao fato de que seu fixador tipo espaçador não requer trabalho de instalação, o produto em si é durável e despretensioso no uso diário.

Varão de cortina telescópico de metal no banheiro
Varão de cortina telescópico – um dispositivo simples e funcional para pendurar cortinas rapidamente

Como é uma haste de cortina deslizante: o princípio de operação

O mecanismo de ação desse tipo é bastante simples: um tubo de diâmetro menor é inserido em um cano de seção transversal maior com uma mola dentro. As extremidades da haste são equipadas com pontas de borracha para evitar deslizamentos. Ela é fixada na parede desenroscando a parte menor do cano até que fique fixo. Há uma grande variedade de cores para escolher no mercado. Isso facilita a adaptação do dispositivo ao interior do ambiente.

Diagrama de blocos do dispositivo de haste de cortina tipo deslizante
O dispositivo de uma haste de cortina telescópica deslizante

Tipos de modelos de varões de cortina: características, diâmetros disponíveis, comprimento máximo

Este tipo tem vantagens e desvantagens características:

Prós. Contras
Caracteriza-se pela sua simplicidade e rápida instalação. Usado somente em espaços pequenos.
Baixo custo do produto. Pode suportar peso relativamente pequeno.
Pode ser usado em vários estilos. Requer instalação precisa para evitar escorregões.
Peso leve.
Fixação de cortinas com fita adesiva em cornija redonda
Ao escolher um método para prender uma cortina, você precisa considerar que o revestimento decorativo das hastes de cortina de metal durará muito mais se anéis de tecido ou plástico deslizarem sobre ele.

As estruturas telescópicas podem ser divididas nas seguintes categorias:

Material de fabricação

  • metal;
  • plástico;
  • árvore.

O metal tem uma aparência mais atraente e uma vida útil mais longa em comparação aos plásticos e às madeiras, mas o design é mais pesado e exige fixação rígida.

Fixação de uma haste de cortina telescópica de aço na parede
Varões de cortinas pesados ​​têm suportes para fixação com parafusos ou buchas, dependendo do material da parede.

A haste de cortina telescópica deslizante de plástico é mais leve, amplamente utilizada e de baixo custo, a fixação tem um efeito mais fraco na superfície em que é fixada, você pode escolher uma haste de metal ou madeira. Os aspectos negativos incluem vida útil curta e aumento da poluição.

Varões de cortina de plástico branco para banheiro
Plástico de baixa qualidade fica amarelado rapidamente, risca e quebra facilmente. Um varão de cortina de plástico barato só pode ser recomendado como uma solução temporária, mas um produto de um fabricante confiável pode durar muito tempo.
Foto de uma haste de cortina telescópica combinada
Uma opção de compromisso seria uma cornija combinada, na qual a haste de suporte é feita de metal e as pontas são feitas de plástico.

Produtos de madeira não são tão comuns, mas atraem pela sua aparência original. A base é revestida com uma composição especial, que evita alterações na estrutura do material. Parece muito atraente e esteticamente agradável.

Número de fileiras para fixação de cortinas

  • fileira única;
  • fileira dupla.
Toalha azul em uma haste de cortina telescópica de duas fileiras
Os modelos de duas fileiras são perfeitos para o banheiro: as cortinas são penduradas em um varão e as toalhas no outro.

Esses produtos podem ser usados ​​tanto em salas de estar quanto em áreas de serviço.

Método de fixação

  1. Tipo espaçador. Utilizado para cortinas de PVC, não necessita de instalação de fechos.

    Cortina de luz em cornija deslizante
    O método de fixação do espaçador não requer perfuração nas paredes
  2. Tipo de suporte. A barra é fixada em suportes pré-instalados. Este tipo é instalado em salas de estar para proteger vários tipos de cortinas.

    Varão de cortina de parede com haste deslizante
    Os suportes podem ser projetados para montagem na parede ou no teto
  3. Tipo vitral. Possui diâmetro pequeno, é fixado ao perfil do batente da janela e possui comprimento ajustável. Pode ter um comprimento máximo de 3 metros e um diâmetro de 16 a 35 milímetros.
Janela de cozinha com cornija de vidro colorido de correr
A cornija de vitral fica bem com cortinas em formato de ampulheta usadas no design de interiores clássicos e para decorar cozinhas provençais, campestres ou shabby chic.
Consertando uma haste telescópica de cortina de vitral em uma janela de cozinha
Pequenas cornijas do tipo vitral são fixadas à moldura usando fita ou suportes especiais.

Observe! Produtos do tipo espaçador de aço inoxidável não devem ser instalados em superfícies de azulejos. A haste é fixada rigidamente, o que pode causar danos à parede.

O varão telescópico da cortina merece atenção especial. No mercado você pode encontrar modelos com design telescópico que pode ser redimensionado se necessário. Isso facilita o processo de encaixe, facilitando a instalação.

Tubos telescópicos para hastes de cortinas
Você pode facilmente alterar o comprimento da barra para o tamanho desejado.
Distância entre suportes ao instalar uma haste de cortina telescópica
O número de pontos de fixação para tal cornija depende do comprimento da haste estendida.

Uma haste de cortina deslizante de metal de pequeno diâmetro usa anéis ou laços de tecido para prender as cortinas. Outro método de fixação é pendurar as cortinas no varão sem nenhum dispositivo adicional. O comprimento dessa haste é de 85 a 135 centímetros - esta é a extensão em que a guia telescópica pode ser estendida. Também é possível montar vários cabides em um usando outro suporte. Dessa forma, consegue-se um comprimento de até 270 centímetros. A instalação desses tipos de produtos em uma parede ou teto é realizada por meio de suportes e é realizada da mesma forma que a instalação de cabides de cortina comuns. A principal diferença é que a posição da barra em relação à parede é de apenas 25 milímetros.

Cortina de cetim no interior do banheiro
Ao escolher uma haste de cortina telescópica, você precisa considerar o design da cortina e de todo o cômodo.

Descrição do método de instalação de uma haste de cortina deslizante sem perfuração: instruções, como a fixação é feita, o grau de confiabilidade dessa fixação

A instalação correta exigirá ajuste de comprimento parafusando ou desparafusando as pontas móveis. Como resultado, o comprimento deve ser dois centímetros maior que as dimensões da abertura onde a instalação será realizada.

Medindo a distância entre as paredes antes de comprar uma haste de cortina telescópica
Antes de comprar um varão de cortina telescópico, você precisa medir a distância entre as superfícies onde o produto será instalado. O comprimento dos modelos deslizantes é limitado a um determinado intervalo definido pelo fabricante.

Para fixar o dispositivo, a mola é comprimida pressionando o tubo de menor diâmetro, instalamos entre as paredes verticais e, em seguida, soltamos essa parte da haste e a mola, que fica dentro, garantirá a fixação da travessa.

Observe! Alguns modelos não possuem mola na base para fixação. Neste caso, a fixação é feita desenroscando a parte móvel do tubo ao longo da rosca localizada em seu interior. Quando o tamanho necessário é atingido, o trecho do tubo é fixado com uma braçadeira. Esses dispositivos têm baixa confiabilidade e praticamente não estão disponíveis para venda.

Varão de cortina telescópico econômico com ponta de rosca
Mesmo na foto, a fragilidade desse design é perceptível; além disso, essas cornijas são facilmente arrancadas se a cortina for manuseada descuidadamente.

Antes da instalação, é necessário marcar o local usando uma fita métrica e um nível de construção. É necessário não apenas marcar os pontos de fixação, mas também medir o comprimento na abertura, o que permitirá um ajuste mais preciso do comprimento. O nível é necessário para estabelecer a posição da barra na direção horizontal.

Consertando uma haste de cortina telescópica com suas próprias mãos
Ao instalar uma haste de cortina deslizante, basta estender a haste até o tamanho desejado e fixá-la nessa posição.

A confiabilidade da fixação dependerá da qualidade da haste, do material de que as pontas são feitas e da precisão do ponto de fixação.

Exemplos de uso de varões telescópicos para cortinas: fotos

Produtos de design telescópico são uma maneira simples e ideal de prender cortinas no banheiro. Ao desmontar a haste, não ficam marcas nas paredes. Existem sistemas no mercado que contam com soluções mais avançadas, mas os produtos telescópicos não perderão sua popularidade e demanda entre os compradores.

Vídeo sobre como instalar uma haste de cortina telescópica em um banheiro

https://www.youtube.com/watch?v=NhxRKdnmDTs