É muito importante que as cortinas emoldurem harmoniosamente a janela e que as dobras complementem a decoração do interior de forma bonita e elegante. Fita de cortina é frequentemente usada para criar esse visual. Este é um encaixe especial usado para formar dobras em cortinas e persianas. Eles podem ser de diferentes larguras e formatos, translúcidos ou de cor branca.
No centro da fita da cortina há laços prontos costurados, que são destinados à fixação com ganchos especiais. As alças dos ganchos podem ser costuradas em duas ou três fileiras. Vários fios correm paralelos entre si ao longo da largura dos acessórios, de baixo para cima: eles servem para criar cortinas.
Principais finalidades e vantagens da fita para cortinas:
- Permite criar cortinas de forma elegante e simples em tecidos de qualquer textura.
- Não há necessidade de costurar laços e ganchos adicionais.
- Não encolhe, o que permite que o produto seja lavado em qualquer modo.
- Reduz o tempo de costura.
- Aperto rápido e fácil com roscas nas laterais.
- É possível ajustar e fixar a largura das cortinas.
Contente
Fita de cortina, tipos, descrição
A fita decorativa é costurada na parte frontal ou traseira do produto. Ele não serve apenas como um conjunto dobrável, mas também decora o produto. Uma fita decorativa original para cortinas pode ser costurada: na borda inferior, ao longo do perímetro, nas laterais. Pode ser decorado adicionalmente com pedras, strass, lurex, miçangas.
Tipos de trança decorativa:
- Para baforadas. Este tipo cria uma cortina decorativa de formato especial. Essa técnica fica ótima em materiais lisos, criando um efeito ondulado.
- Babados. Elas são costuradas na parte frontal do produto. Cortinas estilo country são o modelo mais comum que utiliza acessórios decorativos em forma de babados.
- Com ornamento. São produtos com uma variedade de padrões e motivos étnicos. Você pode encontrar tranças decorativas nos estilos grego, marroquino, africano, inglês, árabe e japonês. Com a ajuda desse detalhe decorativo, são colocados detalhes e um elemento étnico especial no interior é enfatizado.
- Com franja. Usado em estilos com decoração exuberante: art déco, clássico, império, vitoriano, estilo oriental.
- Vazado com lurex. Um acabamento original para cortinas que deixará o produto elegante e completo.
Fita com laços
Fitas de cortina com laços são amplamente utilizadas; elas são baratas e podem ser costuradas na parte de trás das cortinas sem nenhuma dificuldade. Fileiras de laçadas para ganchos correm ao longo das linhas superior e central do produto. Pode haver vários deles.
- Com duas fileiras de laçadas. Para pendurar cortinas normalmente em ganchos.
- Com quatro fileiras de laçadas. Para ajustar o comprimento das cortinas sem encurtar a borda.
Observe! Se as cortinas estiverem caídas, significa que não há ganchos suficientes e eles não foram calculados corretamente. Segundo motivo: a trança é muito fina e estreita.
A fita com laços pode ser de dois tipos:
- Transparente. Feito de nylon, é indicado para tecidos leves e translúcidos: organza, véu, malha. Esses acessórios ficarão invisíveis em tecidos finos e leves. O processo de costurar fita transparente é mais trabalhoso e requer alguma experiência e habilidade.
- Fita não transparente. Feito de algodão para tecidos de cortinas densos. Antes do trabalho, é necessário vaporizar a fita para evitar encolhimento indesejado no produto acabado.
Fita adesiva para cortinas
O uso de acessórios adesivos para cortinas só se justifica se o material for leve.
Procedimento para fixação da fita adesiva.
- Aqueça a tira com um ferro; a alta temperatura derreterá a cola na fita até o estado líquido.
- Fixe cuidadosamente a fita na cortina antes que a cola endureça: ela estará firmemente presa à cortina.
Fitas de cortina
Eles são divididos em dois tipos com base na formação dos tipos de montagem.
- Montagens horizontais. Usado para costurar cortinas tradicionais e lambrequins.
- Montagens verticais. Utilizado para costurar persianas romanas, francesas e austríacas com mecanismos de elevação.
Fita para varão de cortina: descrição, funções, fotos
- Ilhó. Feito de material de náilon com uma camada de cola aplicada em sua superfície. Com sua ajuda, você pode instalar anéis de plástico ou metal na cortina. Seu uso não é obrigatório, mas desejável: cortinas com fita de cortina de ilhós não deformam após a lavagem e duram muito mais.
- Para hastes de cortinas de tubo. Dependendo do diâmetro do tubo, a largura da fita da cornija é selecionada. Os fios são costurados na parte de trás da fita e amarrados na cornija do tubo em distâncias iguais.
- Para cornija de corda. Trata-se de uma estrutura com um fio fino esticado sobre o qual a cortina é esticada utilizando uma fita especial.
- Fita com ganchos e velcro. Uma excelente opção para cortinas pesadas. A parte adesiva é fixada ao tecido em um dos lados. Os ganchos servem como uma conexão forte entre a haste da cortina e o tecido.
- Fita de velcro. De preferência utilizado para cortinas com montagem do tipo vertical. Este tipo pode suportar um peso significativo, mesmo ao usar um peso inferior.
- Com ímã. Em uma tira de fita de pequena largura, pequenos ímãs são fixados à mesma distância uns dos outros.
Montando cortinas em fita
Vamos considerar o projeto da montagem de cortinas de fita.
- Dobras regulares. Adequado para materiais de qualquer textura, adequado para quase todos os tipos de design de interiores. Para criar uma cortina bonita, você precisa de 1,5 vez mais tecido do que o comprimento da cornija.
- Em forma de cilindro. Essas dobras são relevantes para tipos pesados de cortinas. Ao formar dobras cilíndricas, é necessário garantir que as cortinas pareçam simétricas nos pontos de dobra.
- Dobras radiais. Este tipo de montagem cria um visual único e elegante. Usado para decorar cortinas longas.
- Assembleia francesa. Para criar uma dobra tripla, ganchos devem ser presos na parte de trás de cada dobra.
- Cortinas Byte. Uma excelente opção para tecidos lisos. Usando fita, você pode criar dobras uniformes. O comprimento desta cortina deve ser pelo menos 2,5 vezes o comprimento da cornija.
- Baforadas. Esse tipo de cortina parece um favo de mel. Para criá-lo, você precisa pegar uma fita larga com várias fileiras de laçadas. Os puffs ficam ótimos em tecidos pesados e de cores sólidas, bem como em tecidos coloridos com estampas.
- Waffles. Opção moderna: adequada tanto para cortinas curtas na cozinha quanto para cortinas longas na sala de estar.
Vários tipos de cortinas permitem adicionar um toque especial de elegância ao interior. Em modelos de cortinas onde é usada fita de cortina, os tipos de dobras antes e depois das fotos mostram a vantagem óbvia do uso desses acessórios na decoração de janelas.
Qual fita de cortina escolher para cortinas
Ao escolher uma fita para cortina, você precisa levar em consideração o estilo do interior, o local onde o produto será pendurado e de que tecido ele será feito.
Principais critérios de seleção.
- Fixação. A fita deve corresponder ao método de fixação pretendido na cornija: usando ganchos, velcro ou ilhós. Qualquer opção funcionará para uma haste de cortina de barbante, e ilhós e ganchos funcionarão para uma haste de cortina de cano.
- Tipo de cornija. A cornija escondida sob o nicho de gesso cartonado permite usar quase qualquer fita, já que não ficará visível por baixo da tira.
- Tecido para cortinas. Tecidos densos de veludo e veludo, jacquard, linho e tafetá exigem uma fita larga de material opaco, pois, levando em consideração a montagem e a textura do tecido, o produto ficará bastante pesado. Para organza e cetim, voile e seda, você pode comprar uma fita de cortina média ou estreita feita de material translúcido.
- Design de interiores. Para um design clássico, o uso de dobras regulares e radiais será relevante. Para um interior com elementos chiques, conjuntos do tipo puff são adequados.
- Coeficiente de montagem. Depende de dois fatores: a textura do material e o tipo de montagem.
Selecionando a largura de fita apropriada.
- Estreito. Adequado para tules leves e cortinas sem nenhum design especial, que são destinadas apenas para serem penduradas em um varão de cortina.
- Média. Possui uma fileira extra de alças para ganchos. A largura dessa fita é de 40 mm. Este tipo de fita é perfeito para lambrequins e cortinas de peso médio.
- Largo. Tem uma largura de 60 mm. A opção ideal para cortinas pesadas e persianas com alto coeficiente de franzimento.