Não importa se é verão, inverno, dia ou noite lá fora, a casa precisa de proteção contra olhares curiosos. A variedade de opções de cortinas diferentes no mercado têxtil é incrivelmente alta. Você está procurando produtos práticos e esteticamente agradáveis? Saiba mais sobre persianas de rolo.

Contente
- O que são persianas de rolo para janelas?
- Como escolher as persianas de rolo certas para janelas de plástico?
- Persianas de rolo para janelas, métodos de instalação
- Cortinas duplas – características de instalação, principais diferenças
- Exemplos de uso de diferentes variações no interior
- Vídeo: Como cortar uma persiana de rolo?
- Persianas de rolo no interior - exemplos na foto
O que são persianas de rolo para janelas?
Material de tecido sólido, sem dobras ou franzidos. Existem dois tipos: aberto e fechado. Com um sistema aberto, eles caem livremente e não são puxados pelas linhas laterais. Um peso é preso na parte inferior do material. Permite que o tecido estique sem enrugar.
Os fechados (cassete) possuem caixa e guias. O primeiro é fixado horizontalmente ao batente da janela e esconde o rolo dentro dele. Uma cortina está enrolada ao redor dela. As guias são fixadas verticalmente nas faixas. Garante uma estrutura de cortina suave.
Sistemas fechados e abertos são equipados com mecanismos de corrente (corda, corrente). Eles são usados para ajustar a altura da cortina na abertura da janela. Contém um retentor. É possível abaixar e levantar completamente o material. Fixe na altura necessária.
Os diferentes dispositivos permitem selecionar as opções mais adequadas para diferentes tipos de janelas.
Como escolher as persianas de rolo certas para janelas de plástico?
Você compra produtos acabados no varejo? Confira algumas nuances.
- Como as janelas funcionam. Deslizante, padrão. Em uma porta de correr, uma folha se sobrepõe à outra. Impossibilita a fixação no quadro. Padrão significa que há dois tipos de componentes. Os primeiros são imóveis e surdos. Para isso você pode escolher qualquer tipo de cortina. Os segundos mudam sua posição no espaço para “aberto”, “fechado”, “ventilação”. Para garantir que o tecido não ceda em nenhuma posição da faixa e fique bem esticado, você deve escolher um sistema fechado.
Informações adicionais: todos os tipos de fixação serão discutidos em detalhes na continuação do artigo.
- Você está escolhendo uma cortina com mecanismo de abertura e quer prendê-la a uma moldura? Você precisa escolher o tamanho certo. Importante! Quando a janela abrir, o rolo não deve ficar encostado no declive. Caso contrário, ele não funcionará corretamente e arranhará a própria inclinação.
Medindo o tamanho de uma persiana de rolo tipo cassete - Há opções simples e duplas.
- Alguns modelos são equipados com acionamento elétrico. Você pode controlá-lo usando um controle remoto ou um interruptor de parede. Parece muito com um interruptor simples. Possui os botões funcionais necessários.
Persianas controladas remotamente são frequentemente usadas em janelas grandes ou onde o acesso é difícil.
Persianas de rolo para janelas, métodos de instalação
Eles chegam desmontados. Antes da instalação, é necessário verificar a presença dos componentes. Realizar a montagem. É extremamente simples. O mecanismo de rolo com material de tecido em um dos lados é abafado por um mecanismo de corrente. Por outro lado, há uma dica decorativa. Suportes, caixa, guias e grampos são vendidos separadamente. O conjunto completo depende do modelo selecionado.
Sistemas abertos e fechados são semelhantes em métodos de montagem e instalação. Elas têm várias diferenças significativas.
Montagem com fita
Como instalar cortinas em janelas com vidro duplo? Só o vidro fecha. A moldura da janela não é afetada. Fita adesiva dupla face serve. Antes do processo em si, a superfície é desengordurada. É utilizada acetona comum.
- São feitas marcas para os pontos de fixação.
- Colamos a fita na unidade de vidro.
- Retiramos a película protetora do segundo lado.
- Fixamos a persiana de rolo uniformemente.
O método é bastante confiável e durável. Há uma vantagem inegável. Ao trocar a cortina, não ficarão marcas no vidro. Ao instalar em um caixilho de janela, é utilizado o método descrito com fita dupla face.
Em parafusos auto-roscantes
Os métodos discutidos acima não parecem fortes o suficiente? Utilize parafusos autoatarraxantes.
Ferramentas necessárias:
- Suportes de plástico.
- Parafusos auto-roscantes.
- Furadeira, chave de fenda.
- Nível.
Primeiro, marcamos os locais para perfuração. Usamos um nível. Sua mão pode tremer e o tecido ficará torto. O nível eliminará tal incômodo. Nós parafusamos os suportes. Colocamos o rolo com a tela. Após tais manipulações, você pode ter certeza de que o mecanismo não se deslocará nem ficará torto. Contras: após a desmontagem, ficarão buracos no batente da janela.
Nos suportes
Buracos são indesejados? Os fabricantes oferecem fixadores de grampo. Elas são colocadas sobre a faixa. Fixado com grampos. A espessura é pequena. Eles não interferirão na operação normal. O método é adequado para peças móveis.
Grampos de mola. Em forma de U. Os ombros estão ligeiramente deslocados um em direção ao outro. Devido a isso, elas são puxadas firmemente para dentro da faixa.
Observe! Com todas essas fixações, vale considerar que os componentes não devem interferir nos mecanismos das janelas. Falamos sobre medir a largura corretamente. Outro ponto é que a manopla das partes móveis deve funcionar no modo normal.
Na abertura
O conjunto para essas cortinas para janelas de plástico inclui fechos de canto. Pode ser fixado com parafusos. Eles são montados nas partes laterais e superiores da abertura.
É melhor fazer as marcações usando um nível. Aperte os fixadores precisamente nos cantos. A característica especial é que toda a área da janela fica completamente coberta.
Instalação de sistemas fechados
Disponível somente para moldura. Além disso, é necessária a instalação de uma caixa e guias. A caixa é fixada ao rolo com parafusos curtos autoatarraxantes. Tampões decorativos são colocados em cima. As guias podem ser de dois tipos: tiras de alumínio e cordas. No primeiro caso, elas são instaladas com fita adesiva. Discutimos o princípio de trabalhar com fita de construção na seção anterior do artigo. A peculiaridade é que elas devem estar estritamente paralelas e em contato próximo com a superfície da janela. Caso contrário, a cortina simplesmente não funcionará. As guias de corda devem vir com fixadores especiais para tensionamento. Eles são parafusados na parte inferior da janela. O eixo com o tecido possui ganchos funcionais nos quais a corda é inserida.
Informações adicionais. Somente mecanismos de plano fechado são adequados para janelas de telhado. Como eles estão constantemente em um ângulo grande, sem guias será impossível garantir o uso prático da tela.
Cortinas duplas – características de instalação, principais diferenças
Elas diferem das individuais porque dois mecanismos de rolo com telas estão localizados em um suporte, um abaixo do outro. Este tipo de cortina pode substituir completamente as chatas cortinas de tule e cortinas noturnas. Um tecido pode ser translúcido, transmitindo bem luz e calor. O segundo é pesado e denso. A peculiaridade da instalação é que o peso de tal estrutura é significativamente maior do que o de uma única estrutura padrão.
A instalação é feita somente com parafusos autoatarraxantes. Os colchetes duplos parecem um ângulo reto. Eles são parafusados na abertura, na parede acima da janela ou diretamente no teto. Em seguida, o kit montado é parafusado. Os plugues estão instalados. Este tipo de produto não pode ser produzido em um sistema fechado.
Você tem dificuldade para entender instruções de texto? Recorra à Internet. Lá você encontrará vídeos visuais com instruções detalhadas passo a passo.
Exemplos de uso de diferentes variações no interior
A variedade de soluções de cores, combinações de tecidos e métodos de instalação torna possível integrar persianas de rolo em absolutamente qualquer interior. Vejamos as opções mais populares:
- Romano. Uma característica distintiva é que eles não se enrolam no eixo, mas são reunidos em dobras largas.
Uma persiana romana brilhante com um padrão individual se adapta a quase qualquer interior - Plissado. Ao contrário das dobras romanas, as dobras são pequenas e frequentes. Externamente, elas se parecem muito com persianas.
As persianas plissadas são indispensáveis na decoração de janelas em arco - Dia – noite. Listras transparentes e densas alternadas em uma superfície. Combinando cortinas diurnas e noturnas, elas proporcionam a quantidade ideal de luz para entrar no apartamento.
Cortinas dia-noite podem cobrir completamente a janela, subir até o topo ou sombrear parcialmente o ambiente. - Apagão. Um tecido que impede completamente a entrada de luz. O verso é branco. Ajuda a repelir o calor. Este tecido é usado para criar um design especial de "cidade noturna". Usando uma instalação de laser, fendas são aplicadas ao tecido, imitando a aparência de megacidades e arranha-céus noturnos. Comece a viajar pelo mundo sem sair de casa!
Cortinas grossas serão apropriadas em um quarto com janelas voltadas para o leste se você não gosta de acordar com o nascer do sol. - Aplicação de impressão fotográfica em poliéster. Personagens de desenhos animados para o quarto das crianças, fotos pessoais para os quartos, recortes de jornal para a sala de estar. As tecnologias modernas nos permitem lidar com qualquer complexidade do desenho. Tudo depende unicamente da sua imaginação.
Uma cortina com impressão fotográfica será um elemento decorativo original - Vários designs e estruturas são aplicados. Você pode torná-los uma continuação de todos os elementos decorativos do ambiente. Ou destaque-o como um ponto brilhante no fundo de todo o ambiente.
- Eles podem cobrir nichos e mezaninos. Elas substituirão cortinas, portas e venezianas banais. A funcionalidade é muito maior. Mais conveniente para uso doméstico diário.
Não são utilizados apenas poliéster criado artificialmente, blackout e organza. Tecidos naturais são populares: linho, algodão, seda, lã.
Adequado para quartos, corredores, quartos de crianças. Eles são feitos exclusivamente de materiais hipoalergênicos. As vantagens inegáveis incluem:
- Durabilidade.
- Fácil cuidado.
- Fácil de usar.
A madeira é usada para produzir barreiras de rolo. Na maioria das vezes bambu. Os princípios de design e operação são semelhantes aos das opções descritas anteriormente. Adequado para projetar ambientes com toques “naturais”.
- Eles são inferiores aos de tecido nos seguintes aspectos.
- Eles fazem muito barulho quando o vento sopra.
- Menos resistente à poeira.
- Eles têm significativamente mais peso.