A origem deste design original é frequentemente atribuída ao período romano, embora o princípio do seu controle em si tenha surgido no Egito Antigo. “Vagando” de época em época, as persianas de rolo, cujas fotos agora podem ser vistas em qualquer catálogo, tornaram-se uma das decorações de janela mais práticas e elegantes. Facilidade de elevação e abaixamento da lona, facilidade de manutenção e versatilidade são seus diferenciais.

Contente
Persianas de rolo: uma variedade de formas e materiais
Os modelos clássicos são painéis verticais retangulares que podem ser abaixados ou levantados através de um mecanismo de roletes. Junto com o formato tradicional, você pode encontrar uma versão quadrada, triangular ou com geometria irregular. Existem modelos estreitos (de acordo com o tamanho do caixilho) e modelos largos (para toda a janela). Essa diversidade é ditada pelo estilo do ambiente e sua finalidade. A foto abaixo mostra persianas de rolo do tipo clássico.
Painéis retangulares quadrados e horizontais são convenientes para janelas grandes. Triangulares e outros geralmente funcionam como um complemento decorativo. Não há um único cômodo onde persianas de rolo não fariam parte da decoração. Pode ser uma varanda ou um banheiro espaçoso. Sua aparência não depende apenas do tamanho, da aplicação prática e de outros critérios.
Os modelos diferem em:
- tipo;
- método de controle;
- recursos de instalação;
- base.
É extremamente importante selecionar o material da tela. Para isso utilizam:
- tecido liso ou combinado (transparente, translúcido, refletivo ou
- impenetrável);
- base vegetal - bambu, juta, linho.
O material pode ter textura diferente – lisa ou irregular. Tanto as pregas retas quanto as apertadas (sanfona) estão na moda. A base das cortinas é bem densa, resistente a rasgos, e as traças não conseguem roê-la.
O tecido é escolhido completamente em uma cor ou com um padrão, estampa, design ou impressão fotográfica.
Observe! Se a instalação for planejada para ser “embutida”, sob o tule, o controle por meio de correntes é o mais utilizado.
Quando as persianas de rolo são as principais, mais dois métodos podem ser usados:
- primavera;
- acionamento elétrico.
De acordo com o método de design, as persianas de rolo são divididas em tipos fechados e abertos. A diferença está no fato de que no primeiro caso o rolo no qual a tela é enrolada está localizado sob o corpo do cassete.
A escolha das cortinas depende do design de interiores. A gama de cores é bastante diversificada – do branco puro aos tons escuros. Materiais populares usados para fazer cortinas:
- plástico;
- metal;
- madeira.
A última opção fica bem em interiores com móveis (guarda-roupa, mesa, etc.) feitos de materiais naturais.
Em projetos individuais, estruturas combinadas feitas de duas bases são frequentemente usadas – por exemplo, alumínio com inserções de madeira.
As persianas de rolo não são usadas apenas em janelas. Eles podem ser usados para cobrir uma porta ou abertura no teto, uma entrada para uma galeria, etc.
Métodos básicos de instalação:
- ao longo de todo o comprimento da abertura;
- em cada um dos caixilhos ou fragmentos da janela.
Vantagens das persianas de rolo
Ao contrário das cortinas comuns ou de grife, esse tipo de decoração de janelas tem muitas vantagens:
- As persianas de rolo são fáceis de instalar no nível necessário.
- Os produtos são fáceis de operar e manter.
- Você pode escolher um modelo que se adapte a quase qualquer estilo de decoração.
- O custo das persianas de rolo é aceitável para a maioria dos compradores.
- Você pode encomendar um design original.
- Adequado para vários cômodos, incluindo galerias.
- A única desvantagem é que esses modelos lembram persianas, ou seja, parecem um tanto oficiais, mas com uma abordagem de design habilidosa, podem se tornar o “destaque” do interior.
Alguns princípios importantes para escolher cortinas
Ao planejar comprar persianas de rolo para janelas, você precisa considerar uma série de pontos:
- Escolha cortinas de acordo com a direção da luz: no lado norte é melhor pendurar modelos de tom quente, no lado sul – tons frios. Quartos orientais e ocidentais exigem tons neutros.
- Em cômodos altos e espaçosos, persianas de rolo simples e brilhantes ficam melhores. Os pequenos são ampliados visualmente devido às listras verticais na tela.
- O estilo clássico envolve tons claros e materiais tradicionais, ecodesign – à base de plantas, alta tecnologia – principalmente bases artificiais refletivas.
- Para escritórios e salas de conferência, escolha persianas de rolo rígidas em tons neutros que não distraiam a atenção do trabalho.
Persianas de rolo no interior
Cada ambiente doméstico tem elementos de individualidade. Ao escolher persianas de rolo, é recomendável avaliar com muito cuidado o ajuste interno. O estilo pomposo clássico e o design minimalista das janelas não são a melhor combinação. Um especialista ajudará você a criar um ambiente pronto para diferentes cômodos.
Decoração de quarto
Tudo na área de dormir deve contribuir para um descanso tranquilo. As persianas blackout ajudam a criar a ilusão de noite, mesmo durante o dia, quando você precisa dormir um pouco. Uma cortina de luz servirá como um complemento quando você precisar deixar mais luz entrar no ambiente. A combinação de cortinas pesadas e persianas de rolo não é desejável, pois desorganiza muito o espaço. É melhor usar modelos com o nome convencional “dia-noite”.
Para o quarto, é melhor comprar um modelo ecológico, porque você passa pelo menos oito horas no quarto e seu descanso deve ser completo.
O quarto deve ter, de preferência, tons calmos que tenham um efeito calmante na hora de dormir.
Decoração de sala de estar
Para salas grandes o estilo é bem variado. Existem mais de cem opções de design usando o minimalismo. Uma opção interessante é um acabamento estilo loft.
Na decoração de um salão moderno, persianas de rolo de corte simples (reto) ganharam popularidade durante a Grande Depressão. O conceito de design de interiores com elementos brutais foi retirado do design americano. Além das persianas de rolo, a sala de estar pode ser complementada com cortinas grossas e franzidas se o teto for alto e a abertura da janela ocupar toda a parede.
A bela aparência das cortinas como decoração principal das janelas dá uniformidade ao ambiente geral no estilo high-tech, onde o cinza metálico predomina. É melhor escolher uma tela 2 a 3 tons mais claros e mais escuros se o interior contiver elementos contrastantes. Sem adições desnecessárias, modelos rigorosos parecem apropriados em estilos escandinavo e francês.
Se você realmente deseja usar persianas de rolo em um interior clássico, você pode combinar cores habilmente, adicionar lambrequins ou outros elementos de estilo e “brincar” com texturas.
Decorando um quarto infantil
No quarto de uma criança, o design tem como objetivo criar um ambiente leve e calmo. Portanto, a melhor solução seria usar cortinas com a imagem de um personagem de desenho animado ou de um conto de fadas favorito, um animal, além de estampas bem brilhantes ou – para uma menina – flores delicadas. A impressão de fotos parece boa.
Para um quarto de criança, um design de janela de "duas camadas" é adequado: persianas de rolo na parte de plástico e tule na parte interna.
Design de cozinha
A área de jantar é um espaço especial. A cozinha deve ser projetada para acomodar cozimento constante e possível contaminação. Portanto, o material escolhido é prático. Um estilo de design popular para esta sala é o provençal. Ela cria leveza e espaço, ao mesmo tempo em que cumpre uma função utilitária.
Persianas de rolo, que são montadas em janelas de plástico (a foto delas está abaixo), podem ser encontradas em muitas cozinhas. Eles são fixados diretamente na moldura ou quase rentes ao lintel. Para fazer uma decoração inusitada, adicione cortinas transparentes que vão até o peitoril da janela ou um pouco mais abaixo. Se você não sabe o que fazer com a parte larga da cortina, você pode amarrá-la com uma linda fita da mesma cor.
Ao planejar sua própria instalação passo a passo, observe que o acesso de ar fresco na cozinha deve ser máximo.
Decoração de banheiro
Uma persiana de rolo também é adequada para uma área de banho. Ele pode cobrir diretamente uma janela, uma área de chuveiro/banheira ou dividir um ambiente espaçoso. Esta opção também é conveniente para um banheiro combinado.
Para garantir que o tecido sirva como uma barreira contra respingos, o rolo é preso a um rolete entre o teto e a borda da banheira. Recomenda-se escolher uma largura de lona que cubra 2/3 do comprimento da banheira.
Isso é importante! O material escolhido é repelente à água e o design é resistente à ferrugem. Com um pouco de esforço, você mesmo pode fazer a instalação.
Decoração de loggia
As características das persianas de rolo na varanda consistem no zoneamento necessário do espaço e na solução para a questão da conveniência de abertura dos caixilhos. Como a base das janelas aqui geralmente é de plástico, a maneira como a porta abre é levada em consideração. Para facilitar igualmente a abertura da janela pela mão, tanto na posição vertical quanto na horizontal, a tela é fixada como se estivesse dentro da moldura.
Geralmente, um único esquema de cores é usado, mas você pode experimentar e destacar a área de chá com uma tela de um tom e o resto do espaço com outro, ou até mesmo com um padrão ou design. É importante que as cores harmonizem com o design do ambiente, pois sua cor "iluminada" incidirá na superfície das paredes e móveis.
Métodos de fixação de estruturas de varanda - "padrão" (tipo aberto) ou mini-cassete.
Se a galeria estiver localizada no lado sul e entrar bastante sol no ambiente, persianas de rolo do modelo escolhido com função blackout ou dimerização podem ser instaladas nas janelas e na área de entrada. Em janelas salientes, junto com persianas, às vezes é usado tule em toda a altura do cômodo.
Nas galerias dos primeiros andares, os projetos “dia-noite” são apropriados, pois é fácil olhar para o apartamento a partir da rua.
Modelos originais de persianas de rolo
Projetos de janelas exclusivos são criados por designers para configurações de janelas individuais. A cortina esférica é um exemplo disso.
Janelas de tamanhos diferentes (em uma casa particular, apartamento com layout não padronizado) também exigem uma abordagem pessoal. Todos os fragmentos podem ter sua própria configuração, o que significa que as cortinas devem ser simétricas a eles.
O formato das persianas em projetos individuais dependerá das características da abertura, levando em consideração a facilidade de abertura dos caixilhos.
De acordo com avaliações de clientes, os produtos feitos sob encomenda são os mais confiáveis. O especialista não só ajudará você a escolher o material e o formato, mas também fornecerá esboços.