A variedade moderna de opções de designers para cornijas e tipos de cortinas para elas permite que você escolha a melhor e mais adequada. Uma solução como varões de cortina de teto para tetos falsos tem uma aparência estética, permitindo ocultar parcial ou completamente detalhes indesejados. É fácil pendurar quase qualquer cortina nelas, incluindo aquelas pesadas de duas ou três camadas, bem como persianas de rolo feitas de vários materiais.

Contente
- Tetos extensíveis, cornijas: quão compatíveis são esses elementos de design de interiores
- Tipos de cornijas utilizadas simultaneamente com sistemas de tensão
- Fixação de cornija em tetos tensos: como fazer passo a passo
- Cornija oculta em teto falso: prós e contras dos designs
- Tipos de cortinas para cortinas sob teto falso, descrição
- Exemplos, fotos do interior
- Conclusão
- VÍDEO: Como escolher uma cornija para um teto falso.
- 50 fotos de cortinas em cornijas de teto no interior:
Tetos extensíveis, cornijas: quão compatíveis são esses elementos de design de interiores
Em várias versões, as cortinas vêm diretamente do teto ou são fixadas no alto da parede, mas a combinação de sistemas suspensos e tensionados com uma cornija tem algumas limitações em termos técnicos.

A alta popularidade do design do teto se deve aos seguintes fatores:
- Este projeto da parte superior da sala é relativamente simples e pode ser feito de forma independente;
- o design fica bonito e não perde a aparência por muito tempo;
- o objeto tensionado é confiável, pois protege contra excesso de ruído e possíveis inundações por vizinhos de cima;
- uma variedade de texturas e cores permite que você combine-o com quase qualquer estilo de interior.

Conselho. A primeira coisa que você precisa decidir é o local de instalação, o tipo de cornija em si e o tipo apropriado de cortinas.
Tipos de cornijas utilizadas simultaneamente com sistemas de tensão
Varões de cortina para estruturas de tensão podem ser de teto, parede ou ocultos. Eles parecem e são montados de maneiras diferentes. Como um tipo construtivo de decoração para casa, uma cornija simples é usada para pendurar cortinas, representando um perfil ou um tubo fino ao longo do qual fechos em forma de anéis, ganchos, etc. se movem com um leve movimento de um lado para o outro.

Uma cortina suspensa por fechos desempenha uma função estética, de proteção contra luz, de mascaramento e, menos frequentemente, de zoneamento e prevenção de incêndio. Para cortinas decorativas finas, é adquirida uma estrutura de suspensão leve; para cortinas multicamadas, densas e pesadas, ela é fixada com segurança, pois sofre maior carga.

Luminárias de parede são as mais comuns em todos os tipos de interiores. Eles podem ser perfilados - uma, duas ou três fileiras, ou na forma de uma barra, de dois a quatro metros de comprimento. O produto pode ser instalado em qualquer lugar da parede – até mesmo quase próximo do “céu” da sala.

O elemento do teto, sempre instalado junto com o teto suspenso, tem uma aparência diferente. Ao escolher, considere:
- aparência do produto;
- seu custo;
- escolha correta de forma e design;
- complexidade da instalação;
- facilidade de uso.

A montagem da cornija diretamente no teto aumenta visualmente a altura do ambiente, mas a instalação em uma superfície esticada exigirá reforço adicional desta última.

Uma cornija escondida é a opção mais bonita e elegante, na qual as cortinas e o teto formam um único conjunto. Corretamente, é muito difícil instalar o produto com cuidado - se você não tem experiência, é melhor confiar esse trabalho a um especialista, então o excelente resultado compensará todos os custos.

Fixação de cornija em tetos tensos: como fazer passo a passo
Como os elementos de fixação no teto e na parede são duas estruturas diferentes, eles serão fixados de maneiras diferentes. A luminária de parede pode ser pendurada a qualquer momento, enquanto o local de instalação da luminária de teto é planejado com antecedência – será impossível movê-la.

Como fixar uma cornija de teto
O material elástico em si é macio, fino e elástico. Para evitar que o produto se deforme com o peso das cortinas com a cornija, reforço-o com blocos de madeira montados entre o plano de base e a própria tela. Ao usar cortinas pesadas de várias fileiras, várias inserções devem ser usadas - isso é necessário para fortalecer toda a estrutura.

O que mais é importante considerar:
- Antes da instalação, o teto bruto deve ser demarcado e um esboço deve ser feito;
- o bloco é selecionado um pouco mais fino que a distância do concreto ao filme - as partes embutidas não devem ficar encostadas na tela esticada;
- a madeira das barras é pré-tratada com compostos especiais que evitam o apodrecimento e o mofo;
- Para instalar uma cornija na superfície do teto, você precisa de anéis reforçados - eles são fixados onde a suspensão se conecta à hipoteca. Um local para fixações é cortado dentro do anel;
- Ao pendurar o produto, não devem se formar dobras, rugas ou irregularidades no tecido elástico.

Como fixar uma cornija de parede
Uma cornija de parede permite pendurar cortinas quase até o topo, mas não muito perto - para elementos de estrutura que se movem livremente (argolas, ilhós), é necessário deixar uma distância de pelo menos 1,5 a 6,5 cm, caso contrário, essas peças arranharão rapidamente, esfregando o filme ou tecido do teto.

Cornija oculta em teto falso: prós e contras dos designs
Uma cortina padrão em um teto falso, às vezes pendurada em uma cornija completamente escondida. Sua principal vantagem é sua bela aparência, que se adapta perfeitamente à grande maioria dos estilos de interiores; sua desvantagem é sua instalação complexa, que exige maior precisão.

O que você precisa saber para proteger adequadamente essa suspensão:
- o produto é instalado simultaneamente com a estrutura de tensão;
- Antes de iniciar o trabalho, são feitas medições e marcações no teto bruto;
- os perfis nos quais a tela é esticada são fixados nas paredes onde não haverá suspensão;
- um nicho é formado no lugar da futura cornija - um espaço escondido atrás das vigas e perfis onde ela será instalada;
- a largura do nicho resultante não deve ser maior que 8-10 cm. Esses parâmetros farão com que seja quase invisível de qualquer canto, e as cortinas literalmente “fluirão” do teto;

Dica: uma cornija escondida pode se tornar um elemento de zoneamento original em estúdios, onde é necessário separar temporariamente a área do quarto e da cozinha de todas as outras.
Tipos de cortinas para cortinas sob teto falso, descrição
As melhores cortinas de teto corretamente selecionadas para tetos tensos parecem muito sólidas e luxuosas - elas começam no topo e chegam à superfície do chão. As cortinas para diferentes tipos de persianas diferem em materiais: estruturas de metal são adequadas para as pesadas, as de plástico para as leves e as de madeira para interiores étnicos, ecológicos e clássicos.

Conselho. Ao instalar cortinas, é importante levar em consideração que uma distância conveniente delas até a janela é de aproximadamente 23-33 cm. Se penduradas muito próximas, surgirão dificuldades para abrir e fechar as cortinas.
Como pendurar uma cortina em um teto falso: opção aberta
Em caso de instalação aberta, a marcação é feita previamente. Em seguida, usando buchas, um bloco de hipoteca é montado, um filme ou tecido é esticado, em cujos orifícios são inseridos anéis - as cortinas são penduradas diretamente neles.

Nicho para cortinas: sutilezas da execução oculta
A opção de pendurar escondido é considerada após a compra da haste da cortina; as dimensões do nicho dependem de seus parâmetros. O produto é montado no teto da base, que fica a apenas alguns milímetros de distância dele, depois que o perfil para pendurar a tela em si foi fixado.

Exemplos, fotos do interior
Cortinas originais para cortinas sob um teto suspenso na maioria das fotos na Internet são selecionadas para vários estilos:
- clássico - um item do tipo baguete decorado com cortinas de correr;

- Japonês - o design consiste em vários painéis decorados com telas retas e fáceis de mover;

- alta tecnologia – o produto fica completamente escondido, decorado com uma cortina prateada e iluminação LED;

- Barroco - cornija de madeira bruta, decorada com picos esculpidos nas extremidades, localizada a poucos centímetros do teto, decorada com cortinas de tapeçaria;

- moderno - um objeto de teto estreito, controlado por um controle remoto móvel;

- minimalismo – uma haste reta na cor da parte superior da sala, uma única cortina lisa, movida sobre ilhós.

As cornijas do teto ficam ótimas em janelas salientes, onde é impossível instalar uma suspensão regular e reta; eles são usados para decorar janelas de águas-furtadas “complexas”, arcos e, se necessário, destacar zonas individuais em um grande espaço aberto.
Conclusão
Produtos de parede e teto destinados a corredores e quartos, cozinhas ou até mesmo entradas de casas de luxo com elementos de tensão não são os mais baratos, mas são uma ideia conveniente e prática para decorar um ambiente. A instalação de tal estrutura requer diversos conhecimentos e habilidades, portanto, se for impossível realizar a instalação sozinho, recorrem a especialistas que farão tudo da forma mais rápida e eficiente possível, levando em consideração os desejos do cliente.



















































