Persianas externas ou persianas de rolo são um meio de proteção contra a luz solar, o que também proporciona frescor ao ambiente. Elas funcionam com o mesmo princípio das persianas comuns. A principal característica é que os dispositivos são instalados na parte externa da janela. Quando não há mais necessidade delas, as cortinas são facilmente recolhidas em um rolo ou caixa. O controle é feito através de um controle remoto.
O material principal é o alumínio, do qual são feitas ripas especiais. Ao girá-los, o usuário tem a possibilidade de alterar o nível de luz dentro do ambiente. As lamelas possuem formato convexo-côncavo, evitando deformações e aumentando a resistência aos impactos mecânicos. O formato incomum também oferece a oportunidade de redistribuir a luz do dia.
Informações adicionais: as persianas de rolo são fáceis de instalar não apenas durante a construção de um edifício, mas também durante seu uso ativo.
Contente
Classificação
Existem vários tipos de persianas externas. Elas diferem no formato das ripas: planas, em formato de C e em formato de Z. Estes últimos são mais frequentemente usados para montar persianas blackout.
Também existem as seguintes classes:
- com controle duplo;
- equipado com vários sistemas eletrônicos e sensores;
- estruturas assimétricas projetadas para aberturas de formas irregulares.
Para que servem as persianas de rolo?
As persianas de rolo permitem resolver os seguintes problemas:
- Economia no ar condicionado, pois os raios solares são refletidos pelas lâminas, evitando o aquecimento dos vidros. Quando na "zona de sombra", os ambientes ficam mais frios em até 7 graus Celsius.
- Eles tornam qualquer fachada mais atraente esteticamente. A aparência é perfeita para fachadas de qualquer estilo: para edifícios antigos e novos.
- O estado fechado priva quase completamente o ambiente de luz, o que é uma excelente solução alternativa às cortinas blackout quando necessário.
- A rotação das lâminas permite regular o fluxo de luz solar, o que cria um efeito de “difusão”. Esta função será especialmente conveniente para proprietários de janelas no lado sul do edifício.
Informações adicionais: persianas de rolo são utilizadas em todos os cômodos. Eles são frequentemente instalados em edifícios comerciais e residenciais.
Outro problema resolvido com a ajuda das persianas de rolo é a segurança, já que será mais difícil para um estranho entrar no prédio pela janela. Existem também estruturas especiais semelhantes que protegem contra o fogo. Mas essas cortinas funcionam com um princípio diferente. É preciso analisar isso com mais detalhes.
Persianas de rolo à prova de fogo
Persianas de rolo resistentes ao fogo são instaladas dentro e fora do edifício. Seu uso hoje é muito mais frequente do que o uso de portas e escotilhas resistentes ao fogo padrão. Isso geralmente ocorre porque portas e escotilhas resistentes ao fogo são fabricadas com dimensões padronizadas, enquanto cortinas não têm tais restrições.
Ao escolher e comprar, você precisa se lembrar dos seguintes pontos:
- Os materiais utilizados na produção devem ser não inflamáveis. Muitas vezes, o fabricante utiliza tecidos resistentes ao calor, feitos de fios metálicos reforçados. Durabilidade adicional é proporcionada pela aplicação de uma substância refletora de calor.
- Existem 3 graus de resistência ao fogo para persianas de rolo resistentes ao fogo: EI 60, EI 120, EI 180, onde I é o tempo que o “tecido” retém suas propriedades resistentes ao fogo e E é a integridade do tecido. Cada um deles é capaz de impedir que a chama se espalhe para outros cômodos pelo mesmo número de minutos indicado pelos números no nome.
Informações adicionais: não confunda cortinas de proteção contra fogo e cortinas de proteção contra fumaça, pois estas últimas não conseguirão manter o fogo dentro do mesmo cômodo.
- Ao escolher entre portões e cortinas resistentes ao fogo, o aspecto decorativo também deve ser levado em consideração. A vantagem dessas “persianas” é que, quando não há fogo, elas permanecem enroladas no eixo e, portanto, não se destacam da imagem geral do interior.
- Se o revestimento externo de proteção solar for composto por ripas, as cortinas de enrolar corta-fogo serão feitas de uma folha sólida.
O tecido da cortina de incêndio é feito de material durável e resistente ao fogo. - Existem 2 tipos desses produtos: com e sem tecnologia de irrigação por água. A primeira opção envolve a presença adicional de uma cortina de água, fornecendo proteção contra fumaça e fogo. Fechamento automático.
- A instalação é realizada não apenas nas aberturas entre salas, mas também na entrada de elevadores, escadas, etc.
Cortina de incêndio na escada que leva ao porão - Os modelos são fabricados com largura de 8 a 40 metros, o que permite o isolamento contra incêndio de ambientes separados por grandes portões e arcos. Relevante para instalações de armazém.
Informações adicionais: atualmente não há uma estrutura regulatória suficiente para a produção de cortinas resistentes ao fogo. Portanto, antes de comprar, você deve se familiarizar com os documentos GOST, que descrevem os padrões para métodos de teste de impermeabilidade à fumaça, gás e fogo.
Persianas de rolo para janelas de fachada
Este tipo de cobertura de janela é chamado de reflexols. Eles são feitos de tecidos especiais na forma de uma folha sólida enrolada em um carretel ou eixo. Os tecidos são altamente resistentes aos fenômenos atmosféricos. Os materiais mais comumente usados são poliéster e cloreto de polivinila. Esses produtos também garantem proteção contra o vento.
Informações adicionais: existem modelos de mosquiteiros feitos com redes especiais. Eles são mais frequentemente usados em terraços e áreas de verão em cafeterias.
O controle é possível manualmente, usando uma alavanca especial, e automaticamente. Você também pode usar o controle remoto. Para isso, o projeto deve ser equipado com um sistema eletrônico para enrolar o tecido em um eixo. As tecnologias modernas permitem que o sistema opere silenciosamente, para não causar desconforto às pessoas dentro da sala ou no terraço.
As condições de uso são mais severas do que para estruturas internas semelhantes - a estrutura é feita de materiais de alta resistência. Por exemplo, o alumínio, que oferece proteção confiável contra condições climáticas.
O trabalho de manutenção envolve certas características:
- Ventos com velocidade superior a 10 metros por segundo podem danificar a estrutura, por isso é recomendável instalar um sensor especial, que fará com que o rolo se enrole em caso de forte fluxo de vento.
- Os mecanismos podem operar sem lubrificação, no entanto, se forem observadas vibrações, deve-se usar graxa consistente como lubrificante.
- A limpeza deve ser feita usando apenas detergentes sintéticos, não sendo permitidos análogos abrasivos.
- Quando a temperatura cai abaixo de zero, é necessário verificar periodicamente se partes da estrutura congelaram umas nas outras. Caso contrário, ao tentar iniciar o mecanismo, poderá ocorrer uma pane.
Informações adicionais: muitas vezes, o tempo de produção de persianas de rolo é calculado individualmente para cada cliente. Pode variar de 14 a 60 dias.
Instalar persianas de rolo
A persiana de rolo é universal e pode ser instalada em quase qualquer tipo de superfície. Na maioria das vezes, a instalação ocorre em molduras de janelas de plástico. Vale lembrar que é necessário utilizar fixadores que tenham alto grau de resistência e resistência à corrosão e outros fatores atmosféricos. Se este parâmetro for negligenciado, as características operacionais da estrutura serão seriamente reduzidas.
Lista de elementos necessários para uma fixação adequada:
- detentores;
- fixadores;
- colchetes;
- grampos;
- fixadores.
Para instalar suportes e grampos, é necessário fazer furos na superfície. Portanto, é recomendável preparar as ferramentas necessárias com antecedência: uma furadeira e uma broca correspondente. Para fixar a caixa na janela ou fachada usando grampos e suportes, é recomendável usar parafusos ocultos sem rosca como fixadores. Dessa forma a aparência do edifício não será prejudicada.
Uma vez instalados os elementos de fixação, deve-se pendurar neles o varão da cortina e, em seguida, instalar o rolo com ripas ou “tecido”. Mãos confiáveis podem fazer esse trabalho em 20 a 40 minutos.
O design das persianas de rolo é composto pelos seguintes elementos:
- a caixa onde está localizado o mecanismo de controle (pode ser eletrônico);
- um dispositivo de proteção que protege a parte anterior das condições climáticas e da ferrugem;
- ripas (dependendo do modelo, sua largura pode chegar de 5 a 10 centímetros);
- elementos de guia instalados verticalmente na lateral (sua função é guiar as ripas para cima e para baixo);
- um fio que serve como elevador (pode ser substituído por um mecanismo de elevação especial);
última lamela ou barra inferior (utilizada para instalação de elementos guia).
Informações adicionais: a instalação de persianas de rolo é muitas vezes confiada a especialistas da empresa fornecedora ou fabricante. Isso é feito para garantir um trabalho de instalação da mais alta qualidade, pois mesmo um erro pode levar a problemas operacionais no futuro.
As tecnologias modernas permitem equipar estruturas de persianas com sensores eletrônicos que reagem à luz solar, ao vento e à alta umidade. Além disso, se a empresa fornecer tais serviços, eles podem ser programados para um determinado ângulo de inclinação no horário apropriado do dia. É melhor confiar a instalação de estruturas tão complexas a profissionais.
Informações adicionais: ao comprar fixadores e suportes, você definitivamente deve perguntar sobre sua capacidade de fixação. Não menos importante é a capacidade de regular os desvios permitidos nas dimensões dos elementos principais.
Hoje, a tecnologia oferece proteção suficiente para edifícios, cômodos internos, sótãos e terraços usando persianas de alta qualidade. Os materiais utilizados na fabricação não permitem que fenômenos atmosféricos perturbem as pessoas no interior das edificações. Persianas fixadas em janelas ou paredes na parte lateral da fachada são uma nova solução para o problema do excesso de luz solar.