As tecnologias inovadoras utilizadas na produção de janelas contribuíram para que o produto se tornasse impecável e confiável. Como resultado, as funções de proteção de cortinas e persianas perderam sua importância. Eles foram substituídos por um componente decorativo. A escolha correta dos acessórios têxteis permite adicionar harmonia ao ambiente, enchendo-o de aconchego e conforto.
Existem muitos tipos de cortinas e persianas — com drapeados pesados, multicamadas ou arejadas, de rolo ou clássicas. É por isso que hoje a questão sobre onde pendurar cortinas é mais relevante do que nunca.
Contente
Decoração de janela com cortinas
A decoração de uma abertura de janela não pode ser feita sem o uso de vários acessórios. Os métodos modernos de fixação da tela na cornija são extremamente diversos - todos os elementos têm vantagens e desvantagens. Então, qual é o nome do item e em que as cortinas estão penduradas?
O item responsável por fixar a cortina na cornija é chamado de gancho. Essas são as opções de fixadores mais econômicas e fáceis de usar. Esses elementos são uma opção ideal para fixar materiais finos e leves.
INTERESSANTE! Ganchos de cortina podem ser usados em varões de cortina planos. É importante prendê-los bem em ambos os lados para que não caiam durante o uso.
Existe outro tipo de elementos decorativos: suportes especiais. Eles são usados junto com prendedores de cortina e prendem a cortina em ambos os lados. Isso cria uma linda cortina.
Os elementos de fixação são vendidos separadamente, ou seja, 1 peça por vez; às vezes você pode encontrar fita de cortina com ganchos. Esse acessório pode ser costurado no tecido sem muita dificuldade. Todos os grampos estão firmemente presos à corda e não escorregam. Caracterizam-se pela versatilidade, pois são ideais para todos os tipos de cornijas existentes.
Ao selecionar acessórios decorativos, é necessário garantir que eles servirão por muito tempo e de forma confiável. As opções dependem do desenho da cornija; por exemplo, ganchos com argolas são adequados para ganchos redondos, e ganchos de plástico com roda são adequados para ganchos tipo baguete. Na maioria dos casos, esses elementos não são perceptíveis e, portanto, não afetam a impressão geral do interior.
De acordo com o design, os ganchos de cortina são divididos nos seguintes tipos.
- Aparência decorativa. Projetados para decorar toda a composição da janela, pois têm um design interessante e aparência atraente.
- Tipo oculto. Eles são feitos de vários materiais: plástico, aço e outras variedades. A principal característica é esconder o fecho de olhares indiscretos, geralmente escondido sob um console decorativo ou nas dobras de uma cortina.
- Produtos de transição. Esses fechos ajudam a conectar dobradiças, ilhós, grampos e varões de cortina. Na parte inferior eles possuem um prendedor de roupa que prende o material, e na parte superior há um gancho com uma argola.
- Básico. São fixadores independentes que não necessitam de elementos adicionais;
- Variação fechada. Eles se encaixam na estrutura da cornija e podem ser facilmente transportados ao longo da haste durante o uso.
- Abrir. Os acessórios se encaixam facilmente na cornija, e laços em cortinas ou persianas podem ser facilmente colocados neles. Se necessário, a tela pode ser removida sem desmontar a cornija.
É necessário entender quais são os tipos de ganchos para cortinas, cortinas pesadas e cortinas finas e transparentes no banheiro.
Tipos de ganchos
Selecionar acessórios requintados para um espaço de convivência não é fácil. Cortinas caras e exclusivas podem arruinar o design se forem comprados fechos errados. Para escolher e comprar as opções ideais, você precisa entender que outros tipos de ganchos existem para cortinas e persianas.
- Produtos feitos de plástico e metal. Ganchos de plástico para cortinas são opções baratas e de alta qualidade. Mas eles não são adequados para tecidos volumosos e pesados, nem para cortinas. A vantagem é que elas se movem silenciosamente ao longo da cornija quando a cortina está fechada. O metal pode ser representado pelo alumínio e pelo latão. Se você comprar um produto de baixa qualidade, há uma chance de que manchas escuras e vestígios de ferrugem se formem no tecido.
- Ganchos para tule leve. Na maioria dos casos, é um plástico incolor que não fica visível sob o tule transparente. A peculiaridade do produto é que ele suporta apenas materiais leves e arejados, já que é utilizado plástico fino.
- Produtos que contêm grampos ou clipes. A combinação mais comum é de plástico e base de ferro. A estrutura de fixação é representada por dois planos. Elas mantêm a cortina no lugar, mas não são projetadas para suportar pesos pesados.
Há uma grande variedade de grampos no mercado, por exemplo, todos de aço, com dentes, "caranguejos" ("crocodilos").
- Ganchos para varões de cortinas feitos de base de metal são mais caros, mas duram muitos anos. Os produtos não estão sujeitos a danos durante o trabalho ativo e também proporcionam fixação de alta qualidade do tecido.
Como pendurar cortinas em ganchos?
Você pode pendurar cortinas de diferentes maneiras, o principal é levar em consideração o tipo de construção. Existem os seguintes tipos de cornijas para utilização de ganchos:
- forjado;
- teto;
- cordas;
- alumínio;
- ripas de diferentes amostras. Neste caso, a anfitriã precisará usar ganchos para cortinas e cortinas do tipo antigo ou novo;
- janelas salientes.
Ganchos de cortina são o método mais popular de fixar cortinas no teto. Esses produtos são fixados em uma roda ou atuam como um elemento independente.
Na maioria das vezes, há uma combinação com cornijas de perfil. Caracterizam-se pela fixação em paredes e tetos. Também pode ser usado para estruturas de cordas e modelos redondos.
A fixação da tela com fita é feita sem muita dificuldade. Uma fita contendo duas fileiras de fios grossos e fortes é costurada ao longo da borda da cortina. Serão laços, ganchos para fitas de cortina escondidos atrás das dobras. Como a fita une o tecido, lindas dobras serão criadas com o posicionamento vertical.
Os tipos de cornijas de teto são apresentados na forma de uma barra de ônibus. Para esses modelos, ganchos com rolos adicionais são adequados. Este método é o único possível para este tipo de construção.
Se você quiser fixar acessórios decorativos com segurança, é melhor costurá-los ao tecido. Posteriormente, a tela deve ser limpa juntamente com os ganchos. O componente plástico não será danificado, pois a água não tem efeito negativo sobre este material. Recomendamos não fixar acessórios metálicos no tecido, pois se expostos a líquidos, poderão enferrujar, o que será transferido para o tecido.
Para uma cortina bonita, é necessário manter a distância correta entre os elementos. Este passo deve ter cerca de dez centímetros. Por experiência, quanto maior a distância, mais expressiva será a dobra. Por outro lado, degraus menores podem criar uma dobra vertical mais estreita.
ATENÇÃO! Não é recomendado pendurar cortinas em suportes que são encontrados muito raramente. O material ficará feio e desleixado.
Características interessantes da fixação correta.
- Para uma janela arqueada, você pode colocar uma cortina ou persiana sem cornija. Este método é muito popular entre designers de interiores modernos. Para fazer isso, você precisa instalar ganchos decorativos acima da abertura oval na distância correta um do outro. Em seguida, os laços na tela são fixados em fixadores em diferentes alturas. Esta opção é caracterizada pela confiabilidade, suportando até mesmo materiais multicamadas pesados. Dessa forma o proprietário não precisa se preocupar com o perfil da cortina.
- A quantidade de acessórios decorativos é calculada com base na distância e nos parâmetros ideais da cornija sob o teto suspenso. Recomendamos também levar em consideração o peso e a qualidade da cortina ou do tecido da cortina.
Cortinas pesadas exigem um número maior de fechos. - Você pode pendurar a tela uniformemente colocando-a primeiro em ganchos. Depois disso, ele pode ser colocado em uma cornija, por exemplo, do tipo teto.
- Recomendamos que você prenda primeiro o meio e as bordas da cortina. Depois divida as seções em duas partes iguais e coloque o fixador. Dessa forma, você pode aplicar fixadores uniformemente em todo o comprimento do tecido. Depois disso, prenda as bordas da cornija para que os acessórios não escorreguem durante o processo de instalação.
O metal-plástico é o material mais adequado em termos de custo e qualidade.
Como fazer ganchos de cortina com suas próprias mãos?
Se as opções apresentadas nas lojas não lhe agradarem, você sempre pode fazê-las você mesmo. Dessa forma, você obterá fechos de cortina originais, e os componentes usados no processo são meios improvisados. Esses materiais podem ser facilmente encontrados na casa de qualquer artesã.
Os projetos mais simples são os seguintes.
- Usando clipes de papel. Artigos de papelaria podem ser usados para criar um design exclusivo. A variedade desses produtos permite adicionar notas incomuns ao interior.
Esta opção é adequada para fixar cortinas arejadas feitas de fios bonitos. - Alfinetes de costura. Acessórios decorativos também podem ser usados para decorar a abertura da janela.
- Ganchos de arame para cortinas. O arame mais simples pode se tornar uma solução inusitada para fixar cortinas. Para fazer isso, você precisará dobrá-lo de forma decorativa e formar um suporte.
Você pode então modificar o produto usando miçangas, miçangas, contas de vidro, flores decorativas e outros elementos disponíveis. - Feito de corda grossa. Você pode usar barbante, barbante ou materiais similares. Nas cortinas é necessário fazer uma fenda, como para um botão, na qual a peça em branco é colocada e amarrada com um nó. Dessa forma você pode adicionar um estilo rústico ao seu ambiente;
- Fitas e mosquetões de construção também serão uma solução ideal para fixar a moldura da janela.
Mosquetões de construção como ganchos para cortinas. - Técnica de macramê. Muitas artesãs que dominam essa técnica tecem lindos suportes de cortina estampados. Dessa forma, o estilo interior será único e incomum. O principal é manter o esquema de cores que predomina no material.
- Grampos de cabelo infantis. Esses produtos são passados por fendas no tecido e fechados. Esta será uma opção interessante para o quarto de uma criança ou de uma adolescente.
Uma solução original para um quarto de criança. - Uma combinação de um anzol de arame caseiro e um suporte de disco. Você pode cortar um círculo de um disco velho e desnecessário. Este espaço em branco é envolvido com uma fita de cetim e decorado de acordo com seu gosto, por exemplo, com flores ou miçangas. Depois, usando cola quente, prenda um gancho no qual será colocada a laçada da cortina. Os discos vazios podem ser usados para suportes e ganchos de cortina. Ficará lindo e original.
Há muitas ideias diferentes para implementar clipes de tecido. A regra principal é usar a imaginação e experimentar materiais. Com um pouco de atenção, sua decoração de janela ficará impecável.
Acima, examinamos a pergunta popular “Onde as cortinas são penduradas, como é chamado?”, suas características e variedades. Todos os acessórios decorativos permitem que as donas de casa não apenas fixem com segurança o tecido da cortina, mas também adicionem um toque especial ao design de interiores.
Não importa se as cortinas estão penduradas em cornijas ou em varões especiais. Se quiser, você pode fazer acessórios lindos e exclusivos sozinho, sem precisar procurar na Internet e em lojas por algo para segurar suas cortinas. Experimente e você poderá trazer notas artesanais exclusivas para o ambiente.