Cortinas são um dos acessórios mais comuns para decoração de janelas. Elas permitem que você dê ao ambiente uma aparência finalizada, além de um certo entusiasmo, e defina o clima geral. Você pode obter o efeito desejado mesmo se tiver um orçamento limitado. Os fechos de cortina são um componente importante. Ao escolher, você deve prestar atenção especial à funcionalidade, conveniência e aparência do elemento decorativo.
A cortina pode ser presa de várias maneiras. Tudo depende das capacidades e preferências individuais do proprietário. Neste artigo, veremos tecnologias populares, bem como as soluções mais criativas para salas de diferentes estilos.
Contente
No que você deve prestar atenção antes de comprar?
Os fechos de cortina são um componente muito importante no design. Pode mudar completamente a impressão da tela. Portanto, você deve ter cuidado ao escolher.
A primeira coisa a prestar atenção é o estilo geral. Não se deve esquecer do tipo de cornija e da densidade do material. Por exemplo, se você decidir pendurar cortinas no teto, fitas ou ganchos seriam mais adequados.
Alguns tipos de fechos permitem que o tecido permaneça reto, enquanto outros permitem que ele caia em ondas. Em alguns cômodos, o design rigoroso é o mais importante, enquanto em outros, algumas liberdades são permitidas.
Você deve pensar com antecedência que tipo de design você quer ver. Decida se deve ser pesado ou mais leve. Observe as seguintes recomendações:
- selecione fixadores para cortinas na parede na fase de reforma;
- deve ser consistente com o interior geral;
- Se você tiver uma cornija instalada, ela deve combinar com o esquema de cores do móvel ou do revestimento;
- anéis, fitas, laços, grampos podem ser usados para fixação;
- Para tetos baixos, é melhor fixar cortinas no teto, o que dará ao ambiente uma aparência mais espaçosa;
- Recomenda-se fixar materiais pesados em estruturas mais duráveis (por exemplo, feitas de metal);
- Recomenda-se decorar janelas estreitas com uma cornija semicircular.
Os fechos para cortinas na cornija são selecionados com base no design da própria cornija, na densidade, textura e cor do tecido, bem como nas características do modelo da cortina.
Características de fixação e instalação
Ao responder à pergunta sobre onde as cortinas são fixadas, podemos destacar vários conceitos-chave: estruturas de parede e teto. A última opção é utilizada em casos onde é impossível fixar a estrutura na parede porque o ambiente é muito baixo.
Observe! Nos últimos anos, os tetos tensos se tornaram comuns. Esta é uma maneira moderna de decorar um ambiente. Eles também têm pequenos ganchos montados neles, nos quais os materiais das cortinas são fixados.
Métodos básicos de fixação
Existem várias maneiras de pendurar cortinas. Cada um deles é usado em casos diferentes dependendo da disposição do ambiente. É recomendável considerar as seguintes opções.
- Para a cornija. Um método clássico que vem sendo usado há muitos anos. Há uma grande variedade de produtos disponíveis no mercado.
A instalação é possível na parede ou no teto, dependendo da decisão dos proprietários. - Sem cornija. Se você não sabe como pendurar cortinas sem cornija, é recomendável considerar esta opção. Cortinas ou persianas são fixadas diretamente na parede, no batente da janela ou no teto.
Podem ser utilizadas cordas especiais, ganchos, fitas ou outras estruturas. Tudo depende da imaginação e da capacidade dos proprietários dos apartamentos.
Selecionando um local
Você pode instalar o suporte em qualquer lugar. Vamos dar uma olhada nas opções mais comuns.
- Teto. Um dos métodos mais simples e comuns. Adequado para salas com tetos baixos, bem como para ampliar visualmente o ambiente.
- Parede. Tipo clássico de fixação. Quase qualquer estrutura disponível pode ser instalada aqui. Pode ser uma barra ou outro elemento. Ideal para tecidos pesados.
- Caixilho. Normalmente usado para proteger persianas. Também adequado para tecidos de bambu ou enrolados.
- Quadro. Supõe-se que tal elemento estrutural seja usado para fixar cortinas em miniatura.
Fixação com cornija
Existem muitos tipos diferentes de fixação de cortinas ao varão. Vamos dar uma olhada nas mais comuns.
- No cordão. Apresenta-se em forma de bolso para cortinas. Um tubo ou cornija passa por ele. Este método permite esconder a fixação em si, deixando as cortinas praticamente invisíveis.
- Com velcro. Usado se for planejado fixar as cortinas estaticamente ao suporte.
Se esse velcro for usado para laços, será possível mover o tecido, se necessário. - Em ilhós. Anéis que são costurados diretamente no tecido. Os furos são rosqueados na haste da cortina. Este é o método mais confiável e esteticamente atraente. Eles podem suportar mais carga, por isso são caracterizados por extrema durabilidade.
- Nos anéis. Versão clássica. Consiste em anéis com pequenos clipes nos quais são colocados materiais de tecido. Capaz de suportar um peso bastante decente.
Na maioria das vezes, os anéis são usados em uma sala de estilo Techno, mas você também pode encontrá-los em um interior clássico - Em dobradiças. Uma opção prática. Muito prático, pois permite fixar quase qualquer tipo de tecido. Fica ótimo na cozinha.
Os laços são adequados para todos os tipos de cortinas. Esse tipo de fixação pode ser encontrado até mesmo em modelos japoneses e romanos. - Ímãs. A tela é presa entre travas magnéticas.
Recomendado para uso somente com tecidos leves. - Trança. É uma fileira de loops. Você pode ajustar o comprimento da estrutura, bem como a profundidade da onda.
- Fitas. Um remédio universal. Adequado para pendurar cortinas em ganchos.
As fitas são praticamente invisíveis e permitem criar drapeados. - Ganchos. Opção simples e barata. Dentre a variedade, vale destacar os anzóis franceses em formato de caracol. Eles são usados para materiais leves.
- Prendedor de roupa. Opção tradicional. Permite ajustar o comprimento e o nível das dobras. Adequado para qualquer ambiente.
Esses fechos permitem que você remova e pendure cortinas facilmente, altere seu comprimento e dê às dobras do tecido o formato desejado. - Gravatas. Você pode fazer isso sozinho. É um elemento decorativo recomendado para uso em materiais de tecidos mais leves.
Fixação sem cornija
Os seguintes tipos de construção devem ser distinguidos.
- Suportes universais. Um elemento prático para fixar cortinas, ocupa pouco espaço. Também é usado para proteger persianas.
A haste da cortina é fixada por meio de suportes fixados na parede. - Velcro. Adequado para ambientes onde é necessária uma quantidade mínima de luz solar natural.
Com este tipo de fixação, há uma distância mínima entre a janela e a cortina. - Parafusos auto-roscantes. Um método muito simples e acessível.
- Fita dupla face. Não é o método mais confiável, mas serve se você não tiver outros materiais à mão.
Variedades
O tipo de fixação é selecionado dependendo de várias características. Isso é influenciado pelo tipo de instalações, bem como pelas preferências pessoais dos proprietários.
Ganchos
Uma opção econômica e acessível a todos. Eles são fáceis de instalar. Capaz de segurar quase qualquer tipo de tecido. Tem uma boa aparência e combina com qualquer interior.
Fita de cortina
Uma maneira bem simples de consertar cortinas. Compre qualquer fita e passe-a pelos furos do tecido para formar uma cortina. Dependendo do tipo de material, a facilidade de movimentação da cortina ao longo da cornija pode variar.
Observe! Para que as cortinas pareçam volumosas, o tecido deve ser várias vezes mais largo que o varão da cortina.
Características da opção em consideração:
- Adequado para fixadores plásticos modernos sem elementos decorativos desnecessários;
- disponibilidade;
- Adequado para diferentes tipos de cortinas;
- pode ser usado por muitos anos.
Anéis
A opção mais simples e comum. Usado ativamente com fitas e ganchos para dar uma aparência interessante.
Principais vantagens:
- adequado para cortinas redondas;
- têm uma longa vida útil;
- adequado para todos os tipos de instalações.
Vale ressaltar que tais estruturas são difíceis de desmontar e montar devido ao grande número de peças pequenas.
Ilhós
É uma fixação através de furos no tecido, também chamados de ilhós. Uma opção elegante e atraente. Os anéis são feitos de metal ou plástico, dependendo da situação. Eles são construídos diretamente no tecido. Tais estruturas são quase impossíveis de destruir.
Observe! Os designers recomendam que a cor dos ilhós harmonize com o esquema de cores da cornija e dos móveis do ambiente para criar um visual unificado.
Cordão para cortina: o que é?
Uma opção bastante simples, mas não menos eficaz. É um bolso costurado diretamente no tecido. Uma cornija é enfiada nela. Essas cortinas são muito fáceis de colocar e tirar.
A principal vantagem é a ausência de ruído durante o movimento. O custo de tal design é acessível para a maioria dos compradores.
Cortinas com laços
Uma das opções modernas. Escolha laços que combinem com o tecido. Isso torna possível fixar a cortina em qualquer haste. Experimente diferentes tipos de design.
Observe! Para escritórios, um estilo mais contido é recomendado. Mas você pode experimentar no quarto ou sala de uma criança.
Grampos
Um dos métodos universais e mais antigos. Permite prender facilmente quase qualquer tecido.
VÍDEO: Interessantes fixações de cortinas na cornija.
50 fotos de opções interessantes de decoração
Ao escolher uma tela, guie-se pela sua imaginação e possibilidades. Navegue pela galeria de fotos. Você pode encontrar algo que goste. Se desejado, janelas não padronizadas podem ser projetadas. Hoje em dia, aberturas panorâmicas, triangulares ou de canto são populares em apartamentos modernos. Recomenda-se utilizar um formulário adequado para elas.
O principal é pensar em tudo desde o começo. Não tenha medo de experimentar e dar vida ao seu interior com elementos decorativos interessantes.