Nos últimos anos, novas tecnologias baseadas no equilíbrio assimétrico foram introduzidas no design de interiores. Este projeto envolve o uso de janelas com molduras salientes, arqueadas ou curvas. A melhor maneira de decorar aberturas complexas é com uma haste de cortina de teto flexível – uma estrutura de tira elástica que pode assumir diferentes formatos dependendo do design interior do ambiente.

Contente
- Descrição e características das hastes de cortina flexíveis: vantagens e desvantagens
- Material de fabricação
- Como fixar uma haste de cortina flexível?
- Opções flexíveis de cornija
- Exemplos interessantes no interior
- Vídeo: Instalando uma haste de cortina flexível
- Galeria de fotos de cornijas flexíveis de diferentes tipos no interior:
Descrição e características das hastes de cortina flexíveis: vantagens e desvantagens
O comprimento da cornija é de 6 metros. A fita flexível pode ser cortada transversalmente no tamanho desejado. Isso não afetará as características técnicas nem a aparência do sistema de fixação.
Kit de cornija flexível
- Perfil.
- Suportes que fixam a travessa na posição desejada.
- Tampas de extremidade usadas para fixar as bordas da base.
- Suportes que regulam a distância entre a cornija e a parede.
- Ganchos para pendurar cortinas (os inferiores – para cortinas leves e os superiores – para cortinas pesadas).
Alguns modelos vêm com extensões que permitem estender a base do sistema, se necessário.
A haste de cortina flexível tem as seguintes vantagens:
- aparência apresentável;
- facilidade de instalação;
- preço acessível;
- dimensões compactas;
- facilidade de deslizamento das cortinas ao longo das guias.
No entanto, em salas pequenas, esses sistemas de fixação ocuparão muito espaço, reduzindo visualmente o espaço do cômodo e, ao decorar pequenas aberturas de janelas, essas estruturas parecerão muito pretensiosas.
Material de fabricação
As cornijas flexíveis são feitas de:
- alumínio;
O tipo mais comum é uma haste de cortina de alumínio flexível. - PVC;
Outra opção moderna e elegante para decoração de interiores é um varão de cortina de plástico flexível. - feito de poliuretano.
Os modelos de alumínio são mais caros que os de plástico, pois são de maior qualidade e resistência ao desgaste, podendo suportar um peso de até 80 kg.
Características das estruturas de teto de alumínio
Varões de cortina de metal são altamente duráveis e, portanto, podem ser usados para fixar cortinas feitas de materiais grossos (veludo, cetim, veludo cotelê, brocado, etc.).
A superfície dos perfis não absorve sujeira. Dessa forma, o risco de crescimento de mofo e bactérias é completamente eliminado. A limpeza das cornijas é feita com pano úmido, sem uso de detergentes químicos.
Os sistemas de fixação de alumínio são resistentes a impactos mecânicos e físicos, mantendo assim sua atratividade original durante todo o período de operação.
As vantagens desses modelos incluem a resistência à umidade, o que permite que sejam usados na decoração de janelas em galerias e varandas.
Uma cornija de metal pode consistir em 2 a 4 fileiras.
Propriedades de desempenho de sistemas de fixação de plástico
O perfil de PVC está disponível em várias soluções de cores, o que torna fácil escolher uma opção adequada para qualquer interior. Além disso, elementos decorativos (contas, fitas, flores artificiais, aplicações térmicas) podem ser fixados na estrutura.
Dentre as vantagens desses modelos é preciso destacar:
- estabilidade térmica;
- facilidade de manutenção;
- resistência à água;
- inércia química.
Ao adquirir esta opção, você deve levar em consideração que ela só pode ser de fileira única ou fileira dupla. Além disso, você não pode pendurar cortinas muito pesadas.
Como fixar uma haste de cortina flexível?
A instalação de cortinas flexíveis é realizada de acordo com o seguinte algoritmo.
- Marque os locais na parede ou no teto onde o perfil será instalado.
- Para os suportes, os furos são feitos com uma furadeira de impacto a uma distância de pelo menos 50 cm.
- Os suportes são fixados por meio de parafusos auto-roscantes ou pregos.
Instalamos suportes no teto e determinamos o comprimento da cornija - Os patins de rolos são colocados no perfil.
- A cornija é encaixada nos suportes, cortando o excesso de comprimento.
- As extremidades do perfil são fechadas com tampões laterais.
- Cortinas e tule são presos à cornija usando ganchos.
Este projeto só deve ser montado em tetos ásperos, pois gesso cartonado e tetos falsos não suportam o peso do sistema de fixação e das cortinas.
Se o perfil flexível for usado apenas para cortinas de tule leve, ele pode ser simplesmente colado.
Cornijas de alta qualidade podem ser facilmente dobradas em qualquer ângulo. Caso surjam dificuldades com um perfil de PVC, ele é aquecido com um secador de cabelo, pois o plástico quente se torna mais maleável. O aquecimento é realizado sequencialmente: peças individuais são aquecidas, dando-lhes imediatamente o formato desejado.
Opções flexíveis de cornija
As hastes de cortina flexíveis para persianas, dependendo do tipo de fixação, são divididas em:
- teto;
- montado na parede.
É aconselhável usar perfis de teto em salas pequenas com tetos baixos. Ao anexar cortinas transparentes de luz a esse modelo, você pode ampliar visualmente o ambiente. Esses sistemas de fixação são bons para mascarar defeitos em aberturas de janelas. Eles também são usados para decorar portas em arco ou para instalar um dossel ou tela em um quarto.
Estruturas de parede são usadas para decorar arcos ou janelas com abóbada arredondada. Neste caso, a base é instalada em suportes fixados na parede.
Dependendo do formato, as cornijas são:
- direto;
- angular.
A cornija de canto flexível é usada em cômodos com janelas em dois lados e permite criar uma composição única.
Os modelos retos são de uso universal, e os modelos arqueados são projetados para janelas salientes e de águas-furtadas, bem como para zoneamento de cômodos.
Exemplos interessantes no interior
A área de aplicação mais comum de hastes de cortina flexíveis é a decoração de janelas na sala de estar. Às vezes, o perfil é decorado com iluminação LED para criar iluminação de contorno ao redor do perímetro do ambiente.
Além disso, os sistemas de fixação elástica são utilizados para os seguintes fins.
- Zoneamento do espaço da sala
O design permite dividir a área total da sala em partes separadas (para trabalho, descanso, estudo).
- Criando telas ou coberturas sobre a cama
Um perfil com cortinas acima da área de dormir oferece proteção contra correntes de ar, luz solar forte e insetos nocivos.
- Suportes para cortinas de banheiro
Uma cornija instalada em um banheiro é usada para zonear um banheiro combinado ou para separar o banheiro do resto do ambiente. Essa técnica é relevante para banheiras que tenham formato de canto, semicircular ou redondo.
- Decorações de janela saliente
Varões de cortina semicirculares e redondos para cortinas, fixados em janelas salientes, equilibram as proporções do ambiente e ajudam a criar uma atmosfera de aconchego especial no ambiente.
O uso tão difundido de cornijas se deve ao seu pequeno tamanho. As estruturas são praticamente invisíveis no interior, por isso a atenção fica voltada para as cortinas ou persianas.
A cornija de teto flexível é um sistema de fixação multifuncional que pode ser dobrado em qualquer direção e em qualquer ângulo, se necessário.
Essas estruturas são feitas de alumínio e PVC. Ambas as opções são práticas, mas os modelos de metal são capazes de segurar cortinas pesadas de várias camadas, enquanto os de plástico são usados para cortinas leves e decorações diversas.
A instalação dos perfis elásticos é bastante simples: são feitas marcações na superfície para os principais pontos de fixação e, em seguida, a estrutura é fixada nos suportes.
Cornijas curvas são usadas para decoração de aberturas de janelas e portas, destacando áreas separadas em um cômodo, pendurando cortinas no banheiro e criando um dossel sobre a cama.
Vídeo: Instalando uma haste de cortina flexível
https://www.youtube.com/watch?v=gbBX4RL0n_g