Já se foram os dias em que as cortinas desempenhavam apenas uma função, embora muito importante: proteção. Hoje em dia, as cortinas são usadas para decorar e complementar a solução de design no interior.

Contente
Cortinas para decoração de portas
Cortinas na porta não são uma ideia nova. Nossos ancestrais, por exemplo, decoravam “criativamente” a entrada de suas casas com peles de animais. Uma solução completamente funcional.
Hoje em dia, as portas são decoradas com cortinas de vários formatos e materiais, principalmente por motivos estéticos. Gostaria de decorar o quarto de uma forma inusitada e confortável.
Vale ressaltar que cortinas na porta são uma solução adequada para quase todos os estilos, o principal é escolher o material certo e o formato da estrutura. Cortinas em uma porta ou entrada não oferecem bom isolamento acústico e não oferecem proteção confiável contra luz ou olhares indiscretos, mas, como regra, isso não é exigido delas.
Os seguintes produtos são usados como materiais para essas cortinas.
- Bambu ou juta.
Esses materiais em si não têm uma aparência elegante, mas a escolha certa do formato da cortina permite que você deixe o ambiente muito aconchegante e confortável para reuniões íntimas.
- Tecidos.
Em primeiro lugar, a variedade de opções oferecidas é realmente surpreendente. Escolha a textura desejada com base em suas preferências, decoração de interiores ou estofamento de móveis. Além disso, o tecido permite que você faça uma estrutura de quase qualquer tamanho e formato, o que significa que você tem a garantia de conseguir realizar seu sonho.
- Plástico.
Provavelmente não há mais nenhuma área em que o plástico não tenha encontrado aplicação. E as portas não são exceção.
- Corda.
Graças à sua resistência e flexibilidade, as cordas são usadas para criar modelos criativos de cortinas que permitem que até o interior mais comum tenha uma aparência individual.
Em casos raros, é necessário ocultar a presença de portas. Isso acontece porque as portas não se encaixam na solução geral de design. A lona é então fixada diretamente na porta. E, quando você estiver no quarto, pode nem perceber imediatamente que há uma porta interna escondida atrás de uma cortina lindamente drapeada. Para tais propósitos, estruturas volumosas com babados e babados são frequentemente usadas, feitas de material escolhido para combinar com a decoração geral da parede ou estofamento de móveis estofados.
Importante! Deve-se prestar atenção especial à fixação da folha da porta tanto na porta em si quanto na entrada. Certifique-se de escolher uma opção confiável, pois as portas estarão constantemente abrindo e fechando, e a estrutura pode não suportar isso.
Cortinas decorativas são frequentemente usadas para dividir espaços grandes e criar cantos mais isolados em um cômodo grande.
Tipos de cortinas decorativas
Plástico
Os produtos plásticos são valorizados por sua durabilidade, praticidade, facilidade de uso e resistência à água. Não é de surpreender que “cortinas” feitas desse material sejam usadas em vários cômodos e estruturas: em gazebos, em terraços, em banheiros, em cozinhas, bem como em instalações industriais - em armazéns e lavagens de carros.
Ao contrário de outros materiais, o plástico é um material muito prático, portanto, além de sua função decorativa, ele também protege da chuva e do vento, mantém o calor no ambiente e tem boa transmissão de luz.
Algumas pessoas preferem a versão clássica de cortinas que se movem ao longo da cornija, enquanto outras preferem o modelo que se enrola em um rolo.
De madeira
É difícil encontrar um material mais ecológico e agradável do que a madeira. Não é de se surpreender que seja tão requisitado em diversas áreas e esferas de nossas vidas. E cortinas de madeira para portas são uma obra de arte que, além de sua principal tarefa - zonear o espaço - também cumpre perfeitamente com a função estética - agradar e encantar.
Pequenos pedaços de madeira amarrados em uma corda forte em uma determinada ordem podem surpreender. Há diferentes variações de cores disponíveis, cortinas lisas ou contrastantes. Pedaços de madeira com as formas mais simples (cubos, círculos) ou verdadeiras mini obras-primas.
Este tipo de elemento interior é combinado com objetos de madeira adicionais no ambiente: estatuetas, luminárias ou prateleiras.
Além da atratividade externa e exclusividade, essas cortinas apresentam uma série de desvantagens.
- Eles podem impedir seriamente a passagem de uma sala para outra.
- Não é fácil de cuidar. A poeira se acumula em pequenos elementos e é muito difícil lavar essas cortinas: a madeira se expande com a água e a tinta sofre.
- Cortinas de madeira são um elemento barulhento do interior, o que também pode ser irritante.
A estrutura em si é bem pesada, o que significa que simplesmente pendurá-la em pregos não é uma opção. Use uma cornija especial que não “compita” com o design geral do interior e garanta segurança para você, sua família e seus animais de estimação.
Além disso, mesmo que você tenha gostado do design das cortinas decorativas para a porta da loja, não é certo que elas vão combinar perfeitamente com o interior. Há apenas uma regra: tudo no ambiente não deve ser de madeira: a decoração das paredes, o piso, os móveis de cor natural, assim como as persianas das janelas e cortinas das portas. Nesse caso, você corre o risco de perder o charme que a decoração em madeira dá ao interior.
De contas
Não se pode dizer que essas cortinas internas sejam a opção mais popular, mas os amantes do artesanato costumam usá-las no interior. Além disso, hoje em dia as contas estão disponíveis em uma ampla variedade.
Na maioria das vezes, essas “cortinas” são usadas para dividir o espaço em um quarto ou berçário, ou para separar a janela saliente da parte principal do cômodo. Contas corretamente selecionadas e o formato da estrutura podem realmente tornar o ambiente confortável e agradável para se passar o tempo.
Fio
O elemento oriental do design de interiores se estabeleceu firmemente em nossa vida cotidiana e ajuda a torná-la espetacular. Cortinas de fios são usadas há muito tempo. Eles são apropriados como decoração padrão para aberturas de janelas, adequados para zoneamento de espaço e podem decorar qualquer porta. A propósito, você pode criar um modelo assim com suas próprias mãos. Não exigirá grandes investimentos financeiros e, com o mínimo de tempo e esforço, você poderá criar seu próprio elemento interior exclusivo.
Cortinas sanfonadas
Um know-how interessante que encontrou reconhecimento. Eles são feitos de diferentes materiais: vidro, plástico, madeira ou papel. Eles são usados em salas diferentes. Por exemplo, uma cortina sanfonada de plástico no banheiro ajudará a proteger o ambiente do excesso de água. E cortinas de papel sanfonadas para janelas (plissadas) protegerão de forma confiável contra o excesso de luz e eliminarão a necessidade de usar estruturas volumosas.
Cortinas para portas internas com suas próprias mãos
Se você é adepto da opção clássica, pode costurar cortinas com suas próprias mãos a partir de tecido.
Para fazer isso, você precisará de:
- tesoura, fita métrica, alfinetes;
- máquina de costura;
- fita especial;
- têxtil.
Importante! Ao escolher um design simples de cortinas para portas internas, você pode “ganhar” devido ao tecido espetacular.
Para costureiras iniciantes, é melhor escolher um modelo simples: duas cortinas separadas que deslizam livremente ao longo da cornija. Você precisará fazer duas medidas: comprimento e largura. Para dar volume às telas, multiplique a largura da porta por 2. Escolha o comprimento conforme desejado.
Primeiro, processamos as laterais das telas. Depois costuramos uma linha na parte inferior. E costuramos uma fita especial na parte superior, graças à qual o tecido manterá o volume necessário. Na última etapa, prendemos as cortinas ao varão e posicionamos o varão acima da porta.
Um pouco de imaginação permitirá que você transforme uma porta comum em uma verdadeira pérola de interior.