As cortinas há muito deixaram de ser uma parte exclusivamente funcional do interior; seu objetivo é tornar o ambiente elegante e único. Cortinas, borlas, tranças, correntes, miçangas e outros acessórios ajudarão nisso.
Contente
Decoração de cortinas, opções de design, exemplos, combinação com o estilo do ambiente
As cortinas são consideradas uma das primeiras invenções do homem. No início, elas eram usadas apenas para proteger o local de olhares curiosos. Com o tempo, no Egito Antigo, as cortinas começaram a ser decoradas com materiais improvisados. E mais tarde, em Bizâncio, o design de uma janela podia revelar com eloquência o status e a riqueza de seu dono. A primeira decoração das cortinas bizantinas foi a seda natural chinesa.
Hoje em dia, decorar uma janela e transformá-la em uma obra de arte moderna não é tão difícil quanto parece à primeira vista. Um pouco de tempo, imaginação e o resultado irá surpreender você.
Um elegante prendedor de cortina é um verdadeiro achado. Harmonizando em cor e estilo com a trança e a própria cortina, ela acrescenta elegância a toda a composição.
As persianas romanas parecem elegantes mesmo sem elementos adicionais. A escolha certa do tecido e a fixação eficaz na cornija são uma decoração por si só. As cores sutis combinam com os acabamentos das paredes e com a cor da cornija.
Os detalhes que mais chamam a atenção na decoração de uma janela em estilo clássico são borlas e um lambrequim. Os pincéis devem ter a cor certa: da mesma cor das cortinas ou alguns tons mais escuros ou mais claros. Lambrequin é adequado apenas para salas com tetos altos. Você pode escolher um design de tecido, rígido ou combinado.
Fitas, borlas e laços complementarão o design do espaço da janela. A decoração volumétrica adicionará luxo, enquanto opções leves e elegantes tornarão o interior romântico.
A combinação de cortinas romanas e francesas parece elegante e muito incomum. Tecidos contrastantes, tranças e borlas tornam o interior único e, ao mesmo tempo, funcional.
As contas para decoração são selecionadas com cuidado especial. A tarefa deles é complementar o conceito de design e não desviar a atenção para si mesmos. Contas transparentes são a opção mais “inofensiva”.
A adição das cortinas de fios, que por si só parecem decoração, foi escolhida com muito cuidado. Neste caso, o esquema de cores correto é selecionado e não há brilho excessivo.
Importante! Quanto menor o ambiente, mais organizada e contida deve ser a decoração. Borlas grandes, contas e outros acessórios são apropriados apenas em salas grandes com tetos altos.
Como fazer uma prega de caixa com suas próprias mãos
Tipos de dobras, breve descrição
Drapeados são usados para decorar cortinas, lambrequins e dobras. Existem apenas três tipos de dobras:
- Unilateral (as dobras são feitas em uma direção, possivelmente à distância).
- Contradobras (as dobras do tecido são feitas uma em direção à outra).
- Laço (chamado assim porque lembra o enfeite de uma dama, pois parece o avesso dos que se aproximam).
Tomando como base as três opções acima, você pode criar modelos que surpreendem pela beleza e elegância. Aqui estão apenas alguns deles:
- As dobras de vidro são obtidas franzindo a cortina na parte inferior e adicionando um enchimento especial na parte superior, que criará o formato de um copo.
Vidro decorativo volumétrico dobrável - Baforadas. Eles podem ter designs diferentes. Normalmente, é um conjunto de dobras reunidas em grupos.
- As cortinas francesas são feitas usando um cordão especial que passa pelas inserções.
Montagem francesa com três dobras e dois bolsos - A cortina tubular é criada fixando um longo pedaço de fita e formando uma dobra arredondada.
Tendo uma ideia geral das formas de cortinas, você pode criar sua própria obra-prima de cortinas, que combinará as opções acima. Além disso, o design moderno permite algumas liberdades na criação de um interior. Decore sua janela para que você se sinta confortável e aconchegante. Escolha soluções de cores e estilos que sejam ideais para seu caso específico. E torne o interior da sua casa único.
Como calcular pregas em cortinas, diagrama, descrição
As pregas da caixa parecem muito bonitas e elegantes. Até mesmo uma artesã iniciante pode fazer esse tipo de cortina. O principal é o cálculo correto.
Como já observado, as dobras do tecido estão localizadas uma em direção à outra. Mas pode haver opções aqui também.
- Primeira opção: o chamado esquema 1:2. Ou seja, o tecido necessário para essas cortinas será o dobro do comprimento da cornija. Na figura: a – distância entre os centros dos arcos adjacentes; b – largura do arco; c - distância entre arcos.
Padrão de dobradura de caixa 1:2 - Segunda opção: esquema 1:2.5. Neste caso, para a cortina acabada, você precisará de 2,5 vezes mais tecido do que o comprimento da cornija (a é a largura do laço, b é a distância entre os laços, d é o vão entre os pontos médios dos laços adjacentes).
Padrão de dobra de caixa 1:2,5
A foto da dobra em laço no tule mostra o quão elegante essa cortina fica. Isso também vale para qualquer tecido de cortina.
- Por fim, a terceira opção para o posicionamento dos laços é a ausência de espaço entre eles. Este diagrama é 1:3. Ou seja, o consumo de tecido é três vezes maior que o tamanho da cornija.
Padrão de dobradura de caixa 1:3
Informações adicionais: as cortinas podem ser montadas manualmente ou com fita especial.
O padrão para cortinas em forma de laços é selecionado com base em vários fatores: a largura do tecido, sua cor e textura, bem como o tamanho do cômodo, a abertura da janela e a altura do teto.
Como fazer dobras unilaterais em cortinas, instruções com fotos
Dobras unilaterais ficam ainda mais fáceis. Mas isso não significa que elas não sejam capazes de decorar o interior. O laconicismo desta opção tem um brilho especial. Outra vantagem é a possibilidade de utilizá-los até mesmo em ambientes de tamanho modesto e com tetos baixos. Aliás, eles também podem ser localizados sem uma lacuna ou a alguma distância.
Para fazer dobras unilaterais em cortinas com suas próprias mãos, você precisa saber os seguintes parâmetros: a largura da janela, a profundidade das dobras e, se houver, a distância entre elas. Por exemplo, não há distância entre as dobras, a profundidade das dobras é de 10 cm.
Primeiro, as laterais são processadas (se não houver borda), depois são feitos traços ao longo da largura do tecido a cada 10 cm.
Formando a dobra: puxe o tecido da terceira marca até a primeira (você obterá a primeira dobra, e a segunda marca ficará para dentro) e prenda com um alfinete. Alinhe a quarta marca com a segunda e fixe-a também. Então, dobre todas as dobras, alinhave e costure.
Como fazer contra-dobras em cortinas: descrição, exemplos no interior
Tanto as pregas de balcão quanto as pregas de caixa podem ser usadas em qualquer interior. Estilos modernos ou clássicos só se beneficiam desse elemento.
Para fazer cortinas com esse elemento, você precisará calcular o tecido corretamente. A fórmula mais utilizada é 1:3, ou seja, a largura da tela é igual a três vezes a largura da cornija.
As marcas são aplicadas no tecido, as dobras são formadas e fixadas com alfinetes (você pode alinhavar). Então coloque a linha.
Para dar um acabamento perfeito à borda superior da cortina, costura-se uma trança ou cordão (foto). Neste caso, a textura do tecido, o cordão de acabamento, os anéis de montagem e a própria cornija se complementam em cor e estilo.
Os melhores exemplos de decoração de cortinas com dobras
As cortinas complementam e decoram qualquer cortina, independentemente da cor, textura e formato.
Neste caso, as dobras das cortinas lacônicas feitas de tecido natural são decoradas com botões redondos - uma adição incomum e elegante. Esta opção demonstra a possibilidade de decorar uma abertura de janela apenas com uma cortina, sem tule. O conceito geral do interior permite esta solução. O drapeado das cortinas dá uma sensação de suavidade, e a escolha certa da cor torna o interior completo.
Um design mais complexo: cortinas com contra-dobras, em laços. Os toques finais são uma trança e borlas combinando. Essas cortinas exigem um design de interior especial. Móveis e decoração devem dar suporte ao estilo geral do ambiente.
Cortinas feitas de tecido combinado com drapeado de laço. O destaque fica por conta do amarração nas costas, feito em tecido estampado.
Um lambrequim com dobras em forma de laço, borlas enormes no topo das cortinas e nos ganchos, bem como um esquema de cores fora do padrão tornam a decoração da janela interessante e sofisticada. Vale ressaltar que o lambrequim é uma parte bastante exigente da estrutura da cortina. Ele deve ter o tamanho correto em relação à abertura da janela e também ter o formato apropriado (como pode ser visto claramente na foto). O tule leve na cor creme complementa a composição.
Decorar janelas com estilo não é uma tarefa fácil. Mas se você quiser, você pode lidar com isso em um nível decente. Tudo depende do desejo, da imaginação e da disponibilidade de tempo livre para colocar as ideias em prática.
Vídeo sobre como costurar cortinas plissadas rapidamente
https://www.youtube.com/watch?v=FrjjkEpQqik