Um elemento essencial do mobiliário de qualquer apartamento é um guarda-roupa. Este móvel foi projetado para guardar roupas de cama, roupas, sapatos, acessórios, por isso tem dimensões impressionantes.
O guarda-roupa ocupa a maior parte do ambiente e pesa visualmente no interior. Esse problema é especialmente relevante para espaços pequenos, já que um guarda-roupa neles rouba espaço e absorve luz.
Uma solução de design interessante seria substituir a enorme porta do camarim por cortinas. Cortinas de tecido não só aumentam visualmente a área do ambiente, mas também dão mais aconchego ao ambiente.
Contente
- Por que cortinas são melhores que portas tradicionais?
- Ideias interessantes para decorar um armário com cortinas
- Vantagens e desvantagens das cortinas de tecido para guarda-roupa
- Características da escolha de cortinas para um guarda-roupa
- Opções não convencionais para decorar um guarda-roupa com cortinas
- VÍDEO: Cortinas em vez de porta no camarim.
- Cortinas para camarim - 50 opções no interior:
Por que cortinas são melhores que portas tradicionais?
Normalmente, os guarda-roupas usam portas articuladas, deslizantes e dobráveis. Externamente, tais estruturas parecem esteticamente agradáveis, mas têm muitas desvantagens.
Se um guarda-roupa com portas articuladas for colocado em um cômodo estreito (por exemplo, em um corredor), as portas bloquearão completamente a passagem quando abertas. Instalar esses modelos em um cômodo com paredes irregulares significa que as dobradiças da porta são quase impossíveis de ajustar.
Portas de correr fazem barulho ao se mover. Além disso, com o tempo, formam-se vãos entre essas portas e as paredes do armário, e a entrada de sujeira no mecanismo de rolamento prejudica significativamente o bom funcionamento das portas.
As portas dobráveis são caracterizadas por maior mobilidade. Além disso, eles não são muito duráveis e sua vida útil não excede 5 a 6 anos.
Importante! Usar cortinas em um camarim permite reduzir significativamente o custo de compra de um guarda-roupa, porque cortinas de tecido são muito mais baratas do que portas (em particular, as de correr).
Uma cortina, diferentemente de uma folha de porta, não ocupa todo o espaço livre quando aberta. Portanto, se necessário, ele pode ser aberto e fixado com um suporte, tornando o ambiente mais espaçoso.
Ideias interessantes para decorar um armário com cortinas
Cortinas estilo country
Observe! Cortinas de estilo country são feitas apenas de tecidos naturais (seda, chita, linho, cambraia, algodão). Cortinas de estilo étnico são muito práticas porque não possuem drapeados complexos. As cores naturais dominam os tecidos, com bolinhas, xadrez, listras horizontais e verticais, estrelas e flores usadas como ornamentos.
Um guarda-roupa com cortinas em estilo campestre fica bem em qualquer cômodo – no corredor, no quarto, na sala de estar.
As cortinas podem ser decoradas com babados, rendas e fitas contrastantes. Esta decoração encherá o ambiente com um calor especial e criará um clima romântico.
Cortinas de estilo étnico também são usadas para cobrir os armários da cozinha. Nesse caso, o padrão deve combinar com o desenho da toalha de mesa, dos guardanapos e das capas das cadeiras.
Essas cortinas também são usadas para decorar um pequeno armário no banheiro ou no lavabo. A cor do tecido deve combinar com a cor dos azulejos.
Persianas de rolo
Persianas de rolo em vez de portas de guarda-roupa são consideradas uma das melhores opções. Essas persianas são equipadas com uma faixa inferior pesada, para que não fiquem penduradas ou deformadas ao se moverem.
O mecanismo de enrolar é muito prático: a cortina sobe e desce usando uma corrente.
As cortinas são feitas de tecidos (viscose, algodão, linho, etc.) e materiais naturais (juta, bambu, palha, rattan). Eles são usados com sucesso em armários localizados no quarto das crianças, no corredor, na cozinha, bem como na varanda ou no sótão.
Vantagens e desvantagens das cortinas de tecido para guarda-roupa
Cortinas em vez de portas de armário têm muitas vantagens.
- Silêncio.
O princípio de fixação de cortinas retas comuns dependerá do estilo e do design do interior.
Com o tempo, as dobradiças das portas começam a ranger e as guias das portas deslizantes fazem barulho ao fechar. As cortinas se movem quase silenciosamente.
- Variabilidade.
É perfeitamente aceitável usar prendedores de roupa, ilhós, tranças e fitas de cetim.
Cortinas de tecido sempre podem ser substituídas por outras ou decoradas com acessórios adicionais, atualizando assim a decoração do ambiente.
- Possibilidade de colocação de detalhes decorativos.
Até mesmo uma haste de cortina enfiada em um cordão permite realçar a cortina no interior.
As cortinas ajudam a criar um conjunto unificado no ambiente, porque você pode escolher almofadas decorativas para sofá, um abajur de tecido e tule para janelas que sejam semelhantes em textura e cor.
- Leveza.
Se houver um nicho no ambiente utilizado como closet, podemos utilizar cortinas para aumentar visualmente a área do ambiente abrindo o tecido.
Um guarda-roupa com cortinas em vez de portas parece um pouco com uma janela. Cortinas suavizam o espaço e lhe dão mais luminosidade.
No entanto, um guarda-roupa atrás de uma cortina também tem suas desvantagens.
- Vulnerabilidade das roupas à poeira.
Ao usar tecidos em vez de portas de armário comuns, você precisa ter em mente que terá que manter uma ordem perfeita no provador.
O tecido não proporciona total estanqueidade ao gabinete. Há pequenos espaços entre a cortina e a moldura, por onde pode entrar poeira.
- A necessidade de lavagem regular das cortinas.
Há muitos tecidos no quarto, então cortinas de tecido combinarão perfeitamente com o design do cômodo.
Usar cortinas com frequência pode sujar até mesmo tecidos escuros, por isso eles terão que ser lavados e passados constantemente.
- Baixo nível de proteção.
Ao utilizar tecidos em ambientes com alta umidade, é necessário escolher um material impregnado com compostos hidrorrepelentes.
A cortina é muito mais fraca que a porta, protegendo o conteúdo do armário da luz solar intensa e da umidade. Além disso, crianças pequenas e animais de estimação podem entrar facilmente no vestiário.
Características da escolha de cortinas para um guarda-roupa
As cortinas da despensa, em vez das portas, devem ser feitas de tecidos grossos e opacos. O material deve manter bem sua forma, pois cortinas com dobras irregulares fazem o ambiente parecer desarrumado.
A cor dos tecidos é selecionada de acordo com o design geral do ambiente. É desejável que as cortinas combinem com os móveis, papel de parede e cortinas da janela.
Observe! Tons muito brilhantes interferem na escolha da roupa, pois ofuscam o rosto de quem está experimentando a peça. A lista dessas cores inclui vermelho, roxo, mostarda e verde.
Podem ser utilizados como elementos de fixação para cortinas:
- prendedores de roupa;
- ilhós;
- trança;
- fita de cetim, etc.
Ao escolher um método de montagem, você precisa garantir que a tela cubra completamente o gabinete, não deixando espaços nas laterais.
Opções não convencionais para decorar um guarda-roupa com cortinas
- Áreas de armazenamento para roupas femininas, masculinas e infantis podem ser separadas usando tecidos de cores diferentes.
O mesmo princípio é usado para dividir as coisas em inverno, meia estação e verão. - Além de cortinas em tons discretos, você pode usar tecidos com impressão fotográfica, bordados, apliques e estampas inusitadas. Por exemplo, cortinas para um camarim em vez de uma porta imediatamente atraem a atenção, sendo um dos detalhes brilhantes do ambiente.
Um mini-camarim é muito mais espaçoso do que um closet, porque cada centímetro é levado em conta e toda a altura é aproveitada.
Instalar um guarda-roupa com cortinas em vez de portas mudará qualitativamente o interior, dando-lhe características individuais. Devido à sua leveza e segurança, as cortinas podem ser utilizadas para decorar um camarim em qualquer cômodo.