O design clássico das cortinas é, claro, prático e universal, mas não surpreende mais ninguém, e os olhos não gostam da imagem chata. Tanto os designers quanto aqueles que criam aconchego em suas casas querem algo novo e incomum. Aliás, há muitas opções!
Contente
Novos designs
A principal tendência é aliar estética e praticidade! O design moderno das cortinas não só desempenha uma função estética, mas também esconde as falhas do interior e também o melhora.
- Cortinas com lambrequins. Elas já estavam na moda antes, mas perderam a relevância e voltaram atualizadas. Hoje em dia, os lambrequins ideais são simples, leves e lacônicos. Elas não ocupam mais espaço visual com uma abundância de dobras.
- Combinação de diferentes tipos de cortinas. Os designers combinam ousadamente persianas de rolo e persianas clássicas, cortinas de diferentes estilos e tecidos de diferentes cores e texturas.
- Cortinas verticais retas para fazer o ambiente parecer mais longo. Essas cortinas deixarão o ambiente visualmente mais amplo e alto, o principal é que as cortinas lisas comecem no teto e terminem no chão.
- Cortinas com ilhós. Anéis de metal são inseridos nos furos das cortinas e amarrados em um tubo de metal acima da janela.
- Cortinas de organza bacanas com impressão de fotos. O método moderno é indicado para quem não consegue escolher a cor ou estampa ideal, passando por diferentes opções de tecido. Você pode se tornar um designer e fazer qualquer impressão fotográfica com uma bela vista ou uma imagem engraçada.
Mais criatividade!
Parece que as cortinas são um elemento bastante comum e chato do interior? Bem, não. Você pode pensar em muitas soluções criativas.
- Cortinas educativas. Especialmente relevante para o quarto de uma criança. Você pode aplicar uma impressão fotográfica da tabuada de multiplicação, um mapa-múndi ou palavras estrangeiras em persianas de rolo e pronto: tudo o que você precisa lembrar agora está sempre diante dos seus olhos. Quer você queira ou não, você aprenderá de qualquer maneira.
- Cortinas para segurança. Novidade de cientistas alemães. O tecido especial do qual as cortinas são feitas detecta se é aplicada pressão sobre ele e transmite informações sobre isso para o centro de controle. Se alguém tentar entrar de repente na casa pela janela, os donos certamente descobrirão.
- Persianas-telas. Persianas de cristal líquido podem substituir TVs transmitindo imagens dinâmicas.
- Cortinas magnéticas. Um grande número de ímãs são costurados no tecido dessas cortinas. Com a ajuda deles, você pode criar uma superfície perfeitamente lisa ou, ao contrário, obter o efeito de papel amassado, ou talvez até mesmo criar um origami de verdade.
Como criar cortinas inusitadas?
Cortinas feitas de diferentes pedaços de tecido
Muitas donas de casa têm uma dúvida: o que fazer com os restos de vários tecidos? Uma das opções são cortinas criativas, o principal é pensar com antecedência na imagem final que você quer obter como resultado.
Elas combinam bem entre si:
- tule
- véu
- algodão
- linho
- organza
Para facilitar a criação de um layout de cortinas incomuns, primeiro veja seleções de fotos semelhantes na Internet.
Esboce o molde no papel, levando em consideração como os pedaços de tecido serão dispostos. Especialistas aconselham usar pedaços grandes de tecido para fazer o mínimo de costuras no produto e, assim, não sobrecarregá-lo.
Depois que o molde de papel estiver pronto, você precisa cortar o tecido. Coloque o molde no avesso do tecido, marque com giz, deixando uma margem de 0,5 a 1 cm. Depois recorte. Costure os remendos juntos. Passe as costuras.
Para facilitar seu trabalho, é melhor usar pedaços de tecido do mesmo tamanho e formato - retângulos, quadrados, triângulos.
Cortinas Jeans
A peculiaridade de usar tecido jeans para fazer cortinas é que ele é um tecido muito pesado.
Outro detalhe importante é o design do ambiente. O jeans é um material popular em roupas, mas é improvável que se encaixe no estilo de todos os apartamentos. Os especialistas recomendam o uso dessas cortinas no quarto de uma criança ou de um adolescente, bem como em uma casa de veraneio.
Uma cortina jeans protegerá bem o ambiente da luz solar e, portanto, será ideal para um quarto com estilo semelhante.
Quanto à costura de cortinas jeans, os padrões não são diferentes do trabalho com qualquer outro material.
Cortinas-colagem
Esta opção se encaixará perfeitamente no interior de uma casa de campo. Você pode usar cartões postais ou suas fotos favoritas. Adequado para a cozinha.
Então, opção número 1. Usamos cortinas de tela coloridas e cartões postais (ou fotografias) com um tema específico. Você precisa unir os cartões em várias fileiras para que a grade se torne uma borda para cada cartão.
Opção nº 2. Cortinas-venezianas: usamos as mesmas fotografias ou cartões postais, papelão branco, prendedores de roupa de madeira e linha de cordão. Você precisa cortar quadrados de papelão que imitarão a base das fotos Polaroid. Colamos fotografias ou cartões postais neles. Em seguida, as fotos finalizadas precisam ser penduradas em um fio usando prendedores de roupa. A linha deve primeiro ser fixada na moldura da janela.
Costurando cortinas criativas
Cortinas feitas de fitas
Cortinas feitas de fitas não são apenas um complemento original para o interior, que ficarão bem até mesmo na sala de estar ou no hall mais sofisticado, mas também uma atividade estimulante.
- Medimos a largura da janela.
- Medimos o passo (a distância entre as fitas).
- Dividimos a largura da janela pelo degrau. Multiplicamos esse número pelo comprimento da cortina. Você obterá o comprimento em metros necessário para o produto.
- Em seguida, cortamos o rolo de fitas em pedaços.
- Para a base, prepare uma tira de qualquer tecido (da mesma cor) igual à largura da janela.
- Costure as fitas nesta tira de tecido, uma a uma, em qualquer ordem, observando o passo a passo.
Costureiras experientes alertam que, a princípio, as fitas ficarão desarrumadas e olhando em direções diferentes. Para consertar isso, dobre cada fita de baixo duas vezes e coloque um pequeno peso no meio (ele precisa ser costurado dentro da fita).
Cortinas de contas
Essa ideia é implementada com a mesma facilidade, mas usando uma tecnologia ligeiramente diferente.
- Medindo a largura da janela
- Pensamos no design, nos tamanhos das contas
- Escolhemos o método de fixação das contas na linha de pesca (usando grampos de metal, nós em ambos os lados ou laços).
- Preparamos um trilho onde fixaremos nossas cortinas; deve ser 10 cm maior que a largura da janela. Fazemos furos com um degrau que se adapta ao seu projeto (quanto maiores os elementos, maior o degrau).
- Preparamos os pedaços de linha de pesca (se usarmos o método de fixação em nó ou laço, adicionamos uma reserva de 60 cm).
- Colocamos as contas de acordo com o padrão preparado.
- Fixamos as fitas finalizadas no trilho.
Conclusão
Não tenha medo de experimentar com criatividade e até com piadas. Uma abordagem criativa pode transformar o design do seu quarto e também proporcionar um passatempo interessante ao criar uma cortina bonita e original.