Para evitar torção e deformação das cortinas, use um peso especial para cortinas. O dispositivo também executa outras funções. Algumas cortinas são equipadas com pesos diretamente durante a costura na fábrica. Mas se a tela não tiver esses elementos adicionais, você mesmo poderá instalá-los.
Contente
Características e finalidade do uso de pesos
Mesmo cortinas pesadas não são muito estáveis e são facilmente movidas por uma rajada de vento. Para fixar as cortinas em um só lugar, são fornecidos pesos especiais. Esses dispositivos têm diferentes pesos, espessuras e modificações.
Importante! Ao escolher um peso, você precisa começar pela densidade do tecido. Quanto maior, maior deve ser a massa do elemento utilizado.
Quais modelos de cortinas exigem carga adicional?
- Romano. As cortinas têm um mecanismo pelo qual o tecido é levantado e enrolado no varão. A estrutura é adicionalmente equipada com uma faixa de madeira ou plástico.
- Japonês. São painéis de tecido que são pesados com ripas de metal, madeira ou plástico. Elas são fixadas com cola.
- Cortinas no banheiro. Pequenos ímãs ou peças de plástico são usados como pesos para evitar a deformação do tecido impermeável.
- Tule. Tecido leve e transparente só pode ser finalizado com renda.
- Cortinas pesadas. Recomenda-se usar esferas e cilindros de metal aqui.
O agente de ponderação permite manter a forma desejada das cortinas e evita a deformação das cortinas. Além disso, esse detalhe ajuda a endireitar as cortinas rapidamente. Graças ao seu baixo peso, o tule sempre terá um visual elegante.
Tipos de pesos
Algumas cortinas são vendidas com pesos já incluídos. Normalmente, esse detalhe se parece com uma pequena e densa tira de tecido na ponta das cortinas. Se tal elemento não for fornecido, com o tempo o tule pode torcer e dobrar. Para evitar esse processo, é recomendável que você mesmo costure o peso.
Tipos de pesos:
- cordas;
- corrente;
- pratos;
- ripas e tábuas de madeira;
- tubo de aço;
- pinos de metal;
- fios;
- pesos.
Para cortinas leves e tule, é melhor escolher um cordão. Este elemento deve ser costurado na parte inferior das cortinas. O cordão é quase invisível, por isso é usado ativamente para pesar tecidos transparentes. As peças diferem em peso e espessura.
Você pode comprar um peso de metal pronto. O mercado oferece aparelhos que pesam de 10 a 150 gramas. Eles podem ser redondos, cilíndricos, planos. O peso pode ser costurado em um bolso especial ou preso na parte externa das cortinas.
Se as cortinas começarem a mudar de forma nos cantos, será necessário usar pratos. Eles diferem em forma e peso e são facilmente fixados na tela. As tábuas são frequentemente usadas para fixar as peças laterais e criar o ângulo correto.
Se você não tem vontade ou condições de comprar um peso de fábrica pronto, você mesmo pode fazer um peso de cortina. Você precisará preparar o arame e prendê-lo na parte inferior das cortinas, depois de dobrar o tecido por baixo. Para persianas romanas é permitido usar cordão ou corrente.
Telas grossas e pesadas são equipadas com esferas de aço, cilindros ou plásticos. Para pesar as cortinas, você pode usar moedas e outros itens compactos de metal.
Importante! Para cortinas leves, recomenda-se usar pesos de 12 a 22 gramas, e para cortinas pesadas, o peso das bolas deve ser de 50 gramas.
Métodos de fixação de pesos
Se desejar, você mesmo pode costurar cortinas com peso adicional. A carga, o tecido da mesma cor das cortinas, a máquina de costura, as linhas e as tesouras são preparados com antecedência. As medições são feitas com uma fita métrica ou trena. O método de fixação de moedas ou arame depende do peso da tela.
Sequência de fixação interna do material de ponderação ao tecido leve:
- Se a cortina for leve, é recomendável costurar as tiras nas laterais. Basta levar 2 peças pesando no máximo 22 gramas.
- Cada elemento deve caber em um bolso de tecido, que é costurado separadamente.
- Deve ser feito um pequeno corte na parte de trás da bainha inferior da cortina, deixando uma folga de 5 cm da parte inferior. Se o material não estiver dobrado, é permitido usar fita de cortina.
- Um bolso com um peso é inserido no corte resultante e costurado à cortina.
Quando a cortina é feita de material grosso e pesado, o peso precisa ser costurado de uma maneira diferente. No verso, na parte inferior, são feitos vários bolsos nos quais são inseridas moedas ou bolas de metal. A parte inferior dobrada do varão da cortina pode servir como um local para colocar os detalhes.
Para cobrir os buracos, é costurada fita de cortina. É importante prender os pesos para que eles não caiam quando a cortina estiver na posição invertida. Para fixar o fio ou a corrente, primeiro você precisa dobrar o tecido em 10 cm e costurá-lo. Um peso é enfiado no furo resultante.
Não é necessário costurar um bolso especial para fixar as cortinas em uma posição. Muitas vezes, a carga é presa do lado de fora das cortinas. Neste caso, são utilizados pesos de cortina ou produtos com furos. Moedas antigas são materiais úteis para usar. A parte inferior de cortinas enormes é decorada com franjas ou pingentes, mas esse detalhe é apropriado em interiores de estilo clássico ou retrô.
O peso das cortinas de organza não precisa ser colocado em um bolso especial. Aqui, um cordão especial é usado para combinar com as cortinas e é costurado na parte de trás do tecido. É proibido o uso de correntes e ripas em cortinas de organza.
Recomendações para processamento de tule
O peso clássico do tule não é utilizado, pois o material é translúcido, e o peso sempre ficará visível. Para endireitar a parte inferior e fixar as cortinas transparentes, não é necessário utilizar tiras, correntes, produtos metálicos, etc.
Como costurar um peso em tule, instruções passo a passo:
- O fundo precisa ser dobrado duas vezes em 10 cm;
- Em seguida, a bainha resultante é passada a ferro;
- Em seguida, a parte dobrada é costurada à mão ou à máquina.
Erros básicos no processo de escolha e costura de pesos
Os principais erros na escolha dos pesos das cortinas estão nos elementos selecionados incorretamente. Para tecidos leves (chiffon, organza, tule) recomenda-se o uso de cordão. As persianas de rolo e japonesas são pesadas com placas, ripas e tábuas. Para cortinas pesadas, são usados pesos de moedas, ovais e redondos.
Os principais erros na escolha e costura de pesos:
- carga selecionada incorretamente para o material utilizado;
- usar um elemento muito pesado ou muito leve;
- bainha muito grande ou muito pequena (ao escolher o tamanho ideal do tecido dobrado, é preciso começar pela largura da chapa, acrescentando alguns centímetros de reserva);
- uso de uma placa visível para tecido transparente, o que prejudica a aparência das cortinas (para tule, basta usar um cordão ou fazer uma bainha);
- uso de produtos de metal ou madeira para a cortina do chuveiro (aço e madeira se deterioram rapidamente em condições de alta umidade e constantes flutuações de temperatura, por isso é melhor usar tiras de plástico).
Você pode comprar um peso especial de fábrica ou usar materiais disponíveis. O principal é escolher a carga certa para o material e modelo da cortina. Detalhes adicionais são colocados nas dobras do tecido ou em bolsos costurados.