A harmonia geral do interior depende da aparência das cortinas. Por isso, a escolha do tecido, sua textura e cor deve ser cuidadosa. As persianas de rolo, que se tornaram populares nos últimos anos, também podem ser combinadas com o estilo da decoração. Apesar do rigor habitual do design e do design minimalista dos produtos, os proprietários de apartamentos e escritórios conseguem criar uma imagem única que é agradável aos olhos e confortável para descanso e trabalho.

Graças à ampla seleção de tecidos para persianas de rolo, você pode escolher qualquer um, focando no preço e na qualidade do modelo.
Contente
- Persianas de rolo: opções de materiais e soluções de design
- Pano de esteira
- Tecido de tule enrolado
- Tela de tecido Alpha
- Tela de tecido Tela
- Tela de tecido Prima
- Persianas de rolo de linho
- Tecido de poliéster
- Materiais exclusivos para persianas de rolo
- Quais tecidos são adequados para uso interno?
- Vídeo: 10 erros ao escolher uma persiana de rolo
- Persianas de rolo no interior – 50 fotos
Persianas de rolo: opções de materiais e soluções de design
As persianas de rolo são semelhantes às persianas em sua simplicidade e princípio de funcionamento. Contudo, também há diferenças. Elas são montadas enrolando o tecido em um rolo e são controladas por uma corrente ou um acionamento elétrico.
Eles têm designs diferentes:
- ornamento vertical ou horizontal;
- desenhos de plantas ou temas livres;
- impressão de fotos;
- sem decoração, monocromática, bicolor, etc.
Vários materiais são usados em produtos de persianas para janelas. Como tecido são utilizadas bases artificiais (poliéster, etc.) e naturais (linho, algodão, seda, palha, bambu, etc.), bem como suas combinações. Estes últimos são chamados de "gravados" porque a fibra natural é tratada com ácidos para torná-la mais durável e compatível com outros materiais.
Cortinas do tipo dimout e blackout geralmente são feitas de tecidos de poliéster, pois são mais fáceis de processar e construir.
A tarefa do designer é combinar o estilo minimalista das estruturas com o design de um ambiente específico para que pareça apropriado e harmonioso.
Cortinas de tecido horizontais são feitas para apartamentos, casas particulares e escritórios. Existem aqueles que se aproximam o máximo possível do estilo empresarial, mas a maior variedade é representada por coleções para espaços residenciais.
Telas de tecido podem ser combinadas não apenas com o design de apartamentos em estilo escandinavo ou de alta tecnologia. Eles ficam bem em interiores que apresentam:
- art déco;
- clássico;
- minimalismo;
- pós-moderno;
- Provença.
Observação! Tecidos naturais – algodão e linho – são recomendados para uso em ambientes com umidade normal. Eles não são adequados para varandas e banheiros, pois perdem rapidamente sua aparência e propriedades.
Pano de esteira
O material tem uma estrutura em relevo devido à tecelagem. Na produção de esteiras, são utilizadas madeira (hastes de bambu, rattan, palha) e fibras vegetais mais finas (arroz, linho, algodão). A combinação de fios grossos em uma trama complexa torna o material adequado para vários estilos.
Essa sofisticação têxtil parece cara até mesmo no ambiente mais simples. O tapete é orgânico em interiores com muitos materiais naturais e é bom para clássicos com abundância de espelhos. O esquema de cores (pode ser qualquer um de sua escolha) enfatizará a naturalidade do espaço e adicionará conforto.
Tecido de tule enrolado
Mais comum é uma combinação de persianas de rolo feitas de materiais grossos com uma cortina feita de tecido semelhante. O tule enrolado se distingue pela sua finura, translucidez e leveza. Os tecidos estampados são próximos da renda. A composição do tecido pode ser natural ou sintética, ou uma combinação de ambas. Para persianas de rolo, escolha um tecido liso ou texturizado com um padrão.
Atenção! Se necessário, o rolo de tule é cortado para se ajustar às dimensões desejadas.
O tecido é bastante instável à sujeira, absorve rapidamente gorduras e poeira, por isso é melhor não colocar a estrutura na cozinha ou na varanda. Na área de jantar, você pode fazer uma mistura de outros tecidos e cortinas comuns.
Um perfil de janela de plástico branco fica bem com persianas de tule.
Tela de tecido Alpha
Uma cortina feita de 100% poliéster é uma proteção confiável contra luz forte. O tecido Alpha pertence à categoria de bases semi e impermeáveis, portanto, para uma casa ou espaço de trabalho onde é necessária a “extinção” periódica dos raios naturais, esta é uma das melhores opções.
Este tipo de tecido artificial tem uma série de vantagens:
- Tolera bem a exposição a altas temperaturas e umidade.
- Relativamente barato.
- Pode ser usado para qualquer configuração de janela.
- Tem a resistência necessária.
Tanto os tipos de construção fechados quanto abertos são adequados para usar o tecido - o tecido tem uma aparência esteticamente agradável e não está sujeito a desgaste por muito tempo.
Tela de tecido Tela
O material é do tipo combinado e é bastante barato. Combina fibra de vidro plastificada e PVC. As seguintes são apontadas como vantagens:
- textura atraente;
- opacidade e resistência ao desbotamento;
- alta resistência;
- revestimento resistente à umidade e ao fogo;
- baixa taxa de encolhimento.
Uma cortina feita de tecido Screen protegerá você do sol forte durante o dia e permitirá que você tenha um bom descanso à noite. Adequado para qualquer cômodo, incluindo uma galeria ou sótão.
O estilo do mobiliário têxtil é clássico, de alta tecnologia e art déco.
Tela de tecido Prima
Tecidos leves, respiráveis e levemente brilhantes também são usados em persianas de rolo. As vantagens do tecido translúcido Prima são boa ventilação e elasticidade. Feito de poliamida e poliéster, ele é resistente à umidade e durável.
Uma janela equipada com uma cortina feita desses tecidos parece lacônica e elegante. O design é adequado tanto para mecanismos abertos quanto fechados: o tecido tem boa tensão, não enruga nem amassa.
Persianas de rolo de linho
A base natural dos tecidos é a chave para um ambiente ecologicamente correto. Um rolo de linho fica ótimo em interiores de estilo provençal ou similar.
Uma textura interessante permite que você faça cortes longos e curtos para janelas não padronizadas ou para saídas de ar. Devido à sua opacidade, o tecido protege bem o ambiente da luz forte.
Cômodos recomendados: quarto, quarto de criança, sala de estar. O linho é um material que amassa facilmente, por isso é preferível escolher um tecido com fio de linho do que um feito inteiramente dele.
Não vale a pena pendurar essas cortinas em varandas, cozinhas e banheiros - elas absorvem umidade, sujam rapidamente e perdem a atratividade.
Tecido de poliéster
Esta é a base mais popular para persianas de rolo. O poliéster para eles é produzido tanto na forma pura quanto com inclusões de cetim, algodão e outros materiais.
Vantagens do tecido:
- alta reflexão de luz;
- boas propriedades utilitárias;
- resistência à umidade;
- antiestático;
- encolhimento mínimo;
- resistência ao desgaste.
Cortinas de poliéster são adequadas para a maioria dos estilos de interiores.
Materiais exclusivos para persianas de rolo
A variedade de materiais permite mobiliar o ambiente de acordo com seu gosto. As persianas de rolo podem ser feitas de tecido ou fibra de madeira.
Tecidos de bambu, juta e rattan são uma homenagem ao exotismo, que se adapta organicamente aos interiores europeus modernos. Eles ficam ótimos em designs japoneses e orientais, combinados com motivos asiáticos nos móveis – portas de correr, tapetes, móveis de vime. Persianas de rolo com decoração em estilo exótico têm um visual original.
Para garantir que o rolo seja bem controlado, é necessário um mecanismo de qualidade e precisão durante a instalação. A mão não deve tocar a tela com muita força nem puxar a corrente com muita força - as conexões podem ser muito frágeis e o material é duro.
Quais tecidos são adequados para uso interno?
Para que as persianas de rolo cumpram 100% a sua função, elas devem atender aos seguintes requisitos:
- Combine harmoniosamente o interior em forma e cor. Para isso, você pode adicionar os elementos decorativos necessários à decoração ou escolher cortinas com acabamento.
- Seja prático. As persianas de rolo raramente são lavadas, por isso devem ser impermeáveis, resistentes à deformação e às mudanças de temperatura.
Para ambientes residenciais, escolha cortinas em tons naturais feitas de tecidos não tóxicos. Em áreas de serviço – área de jantar – materiais artificiais ou combinados que não absorvam óleos e odores são preferíveis. É melhor que tenham algum tipo de imagem ou impressão – flores, formas geométricas.
O esquema de cores é escolhido dependendo do layout dos cômodos. Em uma sala voltada para o sul, com bastante luz, cortinas em tons frios estão penduradas. Em quartos espaçosos, as cortinas são de cor escura, e em quartos pequenos, o contrário.
Se o ambiente tiver muito da mesma cor – papel de parede claro e os mesmos móveis – então você deve adicionar persianas de rolo brilhantes para criar contraste.
As persianas de rolo ficam melhores sozinhas ou combinadas com tule. Cortinas pesadas são apropriadas quando as janelas são altas e largas. Se necessário, as cortinas de tecido podem ser ajustadas em comprimento ou largura.