Às vezes acontece que a cortina ou o tule são mais baixos do que você gostaria. Surge então a questão de como alongar as cortinas para não gastar dinheiro na compra de um produto novo. Isso geralmente se aplica a telas recém-adquiridas, bem como ao trocar janelas ou substituir seu design.
Contente
- Como resolver o problema de cortinas curtas: maneiras de estendê-las até o tamanho/altura necessários
- Como estender cortinas de baixo com suas próprias mãos
- Adicionando a segunda parte da tela
- Como fazer babados
- Se você precisar alongar as cortinas em alguns centímetros
- Como estender tule de baixo para cima com suas próprias mãos, opções, instruções.
- Com a ajuda de elementos decorativos
- Como estender uma cortina se ela tiver um padrão
- Exemplos de belas extensões de cortinas vistas de baixo, fotos reais.
- Conclusão
- VÍDEO: Como aumentar a altura das cortinas.
- 50 ideias sobre como alongar lindamente cortinas com suas próprias mãos:
Como resolver o problema de cortinas curtas: maneiras de estendê-las até o tamanho/altura necessários
Existem muitas maneiras de estender, e não será possível limitar-se a apenas algumas delas. Você sempre pode encontrar uma versão original que ainda não foi descrita na Internet. No entanto, se tal problema existir, então é isso que eles geralmente fazem.
- Adicione um pedaço de tecido na parte inferior. Nesse caso, isso geralmente é projetado como uma tira ou babado adicional, e a decoração é adicionada ou a costura inferior é desfeita.
- Eles costuram uma tira de material em cima e inserem ilhós, e também usam um lambrequim e laçadas longas.
- As inserções são feitas no meio do tecido - uma ou mais, tanto na parte inferior quanto ao longo de todo o comprimento.
- Combine duas das opções em um produto. Podem ser inserções e ilhós ou babados com lambrequins.
Atenção: se a tela original tiver uma aparência, mesmo que levemente desgastada ou cansada, não é aconselhável corrigir seu comprimento. E se o tecido estiver impecável, você pode experimentar.
Como estender cortinas de baixo com suas próprias mãos
Métodos para estender cortinas pela parte inferior são ideias que podem ser desenvolvidas e adaptadas a cada situação separadamente. Porque costurar é mais um esforço criativo. Métodos populares para ajustar cortinas muito curtas incluem costurar um babado ou um corte, bem como recortar a costura na borda inferior e fixar elementos decorativos.
Adicionando a segunda parte da tela
Este é um dos métodos mais simples, pois é simplesmente fixado por baixo. Para isso, é necessário fazer os cálculos corretos e processar os cortes. Para isso, não é necessário procurar o mesmo material da mesma cor, essas nuances importam, mas você pode combinar cores e texturas diferentes.
Instruções:
- Mede-se a largura de um pedaço de tecido e o pedaço que falta em altura. Ao primeiro valor você precisa adicionar três centímetros de cada lado. E a altura do tecido adicional será igual à soma do valor original, mais 3,5-4 cm (costura inferior e recuo superior).
- É necessário processar as laterais e a parte inferior do retângulo adicional, com o corte voltado para dentro, e trabalhar a borda superior para que o tecido não desfie (à mão ou em máquina de sobreposição).
- Quando ambas as partes estiverem prontas, dobre-as com os lados direitos voltados um para o outro e os cortes voltados um para o outro, alinhave-as e costure a 0,5-1 cm do corte.
- Só falta dar uma aparência apresentável ao produto e passar os cantos do jeito que você quer que eles fiquem no final. Preparar.
Importante! Se as cortinas forem compostas por duas partes, você precisa cuidar da simetria: faça as mesmas medidas e recuos.
Como fazer babados
Babados têm um visual romântico e leve, por isso combinam com muitos tipos de interiores, principalmente no estilo provençal. Para fazer isso, você precisa descobrir a largura da cortina, multiplicá-la por dois e adicionar 10 cm à altura. Então, depois de processar as bordas da peça, você precisa fazer o seguinte.
- A 2 cm da borda, faça um alinhavo com um único fio e franze o tecido até obter o comprimento desejado.
- Aplique e alinhave os babados na parte inferior da cortina, recuando 4 cm do corte.
- Costure as duas partes usando uma máquina de costura e, se desejar, você pode decorar a costura na parte da frente com fitas de renda.
O resultado é um babado com ondas volumosas e estilosas.
Se você precisar alongar as cortinas em alguns centímetros
Se você rasgar a costura inferior e passá-la corretamente, poderá obter o comprimento desejado; o mesmo pode ser feito se surgir a questão de como aumentar a largura das cortinas da sala de estar, por exemplo. No entanto, você não pode deixar os cortes como estão. Elas precisam ser processadas, e a fita ajudará nisso.
Para fazer isso, você precisa aplicá-lo ao tecido e alinhar as costuras, costurar. Depois disso, dobre e faça um ponto de fixação frontal. Este elemento geralmente é selecionado para combinar com o tecido principal ou para contrastar (então as alças ou o encaixe para os ilhós na parte superior podem ser feitos na mesma cor). Você também pode fazer você mesmo ou comprar no departamento de costura da loja.
Como estender tule de baixo para cima com suas próprias mãos, opções, instruções.
O tule geralmente é um tecido fino e elegante (organza, chiffon, musselina), por isso é difícil alongá-lo como cortinas. No entanto, artesãs qualificadas encontraram uma solução para esse problema. É comum nesses casos comprar renda longa do tamanho necessário mais quatro centímetros para processamento. Ele deve ser fixado na borda do tule e depois cuidadosamente costurado, e você terá uma peça de design digna de um bom interior.
É importante que a renda tenha algo em comum, um elo de ligação com o tecido fino principal. Só então o trabalho será harmonioso e bonito.
Com a ajuda de elementos decorativos
Essa também não é uma solução incomum, pois muitas donas de casa consideram uma boa ideia diversificar a decoração com um item novo e estiloso. Para isso, vários detalhes decorativos são costurados na borda inferior do tule; pode ser uma estrutura única ou muitas pequenas. Quem ama bordados e artesanatos com miçangas sabe o quanto miçangas brancas e linha de pesca transparente podem complementar bem a aparência de um produto, o que lhe dará elegância e brilho.
O uso de borlas decorativas também é popular; elas geralmente são fixadas com uma tira contínua nas laterais e na parte inferior da cortina.
Mas você não deve se apressar em tentar adicionar comprimento com inserções; isso parece orgânico apenas em algumas situações específicas. Afinal, o material do tule foi pensado para ser um tecido independente e autossuficiente. Bem, é difícil escolher um tecido que combine, porque é uma técnica especial de tecelagem de fibras, sua densidade e acabamento fosco, etc.
Como estender uma cortina se ela tiver um padrão
Muitas vezes não é tão fácil adicionar uma cortina se houver um padrão devido à originalidade da estampa. Isso exigirá habilidades de design que levem em conta todas as nuances.
- Não “sobrecarregue” a aparência das cortinas, mas também não deixe que elas pareçam opacas.
- Coordenação de uma e outra parte em cor (compatibilidade), textura e densidade.
- Às vezes, a decoração é usada como um detalhe de conexão adicional.
- Praticidade de ambos os materiais (eles devem ter aproximadamente as mesmas características para que a estética não seja comprometida no futuro).
E é importante manter um estilo uniforme, mesmo que as regras acima ou uma delas sejam omitidas. Afinal, nos tempos modernos, experimentos e novas soluções são bem-vindos, o que não pode ser alcançado se você seguir um caminho conhecido com risco mínimo.
Exemplos de belas extensões de cortinas vistas de baixo, fotos reais.
Uma das opções de sucesso são as laçadas feitas de tecido, de preferência do mesmo tecido principal. Então você tem a sensação de que foi pensado assim desde o início: natural, nobre e refinado.
Lambrequins são uma parte decorativa fixa das cortinas, então você pode esconder laços de correção de comprimento embaixo deles. Eles podem ser feitos de barbante, se houver ilhós inicialmente, ou de linhas ou qualquer outro material, o principal é que sejam medidos no comprimento correto e criem ondas uniformemente, a uma distância do chão.
Os próprios ilhós geralmente ajudam os proprietários quando algo precisa ser corrigido no layout original de costura ou na instalação das cortinas. Você pode costurar uma tira com ilhós no topo da cortina e pendurá-la em um cano, mas primeiro escolha a cor certa para ficar bonita. Se a coloração não for adequada, o visual ficará inacabado ou deixará uma impressão de mau gosto.
Conclusão
As donas de casa muitas vezes se perguntam o que fazer se as cortinas estiverem muito curtas: o tule encolheu após a lavagem ou a metragem do tecido comprado na loja de costura foi calculada incorretamente. Portanto, é necessário ter uma ideia de quais opções para resolver o problema já existem e quais nuances devem ser levadas em consideração no processo de trabalho para adaptar claramente a re-adaptação a uma situação específica.
Vários babados, ilhós e rendas podem ser muito úteis – para refrescar o interior e dar-lhe atmosfera e sensualidade, e também, com a abordagem certa, para refletir o mundo interior dos proprietários.