As janelas da casa são cobertas com cortinas ou persianas. Sua principal função é fechar aberturas e decorar o ambiente. Uma decoração de janelas executada corretamente pode criar uma atmosfera de aconchego na casa.
Como pendurar uma cortina para que a instalação não leve muito tempo e esforço? Você precisa conhecer os meandros do trabalho e os elementos básicos. Não é necessário recorrer a profissionais. Você precisará de ferramentas e vontade de dar um toque especial ao seu interior. A beleza de uma casa é determinada por uma reforma perfeita e pequenos toques que podem tornar o ambiente único.
Contente
Descrição
Cortinas são tecidos feitos de tecido fino e macio. Usado para fechar uma janela ou porta. Em quase todos os modelos o tecido chega até o chão, mas também há cortinas curtas. Eles são pendurados separadamente ou combinados.
Tipos:
- Formato de cortina clássico. Elas são chamadas de cortinas de tesoura. Elas chegam ao chão com o mesmo comprimento em ambos os lados.
- Lenços de cortina estreitos e longos.
- Camadas, cortinas que cobrem diversas partes de uma janela.
- Swags são cortinas com um formato complexo. Uma variedade decorativa com duas bordas penduradas.
- Um dossel é um elemento decorativo e elegante.
Para cortinas de janelas e portas, a primeira opção é a mais usada - tesouras clássicas, e as demais são usadas como decoração decorativa do interior.
A função principal é decorar o ambiente, mas também há propósitos significativos.
Funções:
- finalidade decorativa;
- dar conforto e tranquilidade;
- permitir que o ar passe facilmente;
- proteger do sol e do ar frio;
- evitar que elementos internos desbotem;
- proteger as instalações de olhares indiscretos.
Combinando suas funções pretendidas, eles se tornam parte integrante do ambiente. Eles são capazes de preservar as características únicas de um cômodo separado e adicionar o toque final ao interior.
Instalação de cortinas. Métodos de montagem
Cornijas universais podem ser fixadas em qualquer tipo de superfície. A instalação é realizada em paredes e tetos. Existem dois tipos de métodos. A escolha deve ser feita com base nas preferências pessoais. Com base na combinação com dispositivos adequados de decoração de ambientes.
Montado na parede
Um tipo comum de fixação de cortinas. Eles são fáceis de instalar. Até mesmo um não profissional pode instalá-lo. A proteção não exige muito tempo e esforço. A construção é confiável e pode suportar cortinas pesadas. Mas as paredes são escolhidas para serem fortes, não feitas de gesso cartonado.
Uma grande variedade de materiais e estilos torna esse método popular. Permite que você selecione um design adequado para um design específico. As tábuas se adaptam a qualquer interior.
Tipos de parede:
- fileira única;
- fileira dupla;
- três fileiras.
É importante aplicar dependendo da quantidade de cortinas. Combine e combine tule com tecidos densos.
Teto
Eles começaram a substituir os modelos de parede devido ao fato de os tetos tensos terem se tornado populares. O suporte de teto combina com o estilo dos tetos falsos.
Eles têm uma série de vantagens:
- Adequado para salas pequenas. Amplie visualmente o espaço e aumente a altura do cômodo.
- Escondendo defeitos. Cortinas grossas e longas podem cobrir a abertura do teto ao chão.
- Esconda defeitos em uma janela ou parede.
- Suporta modelos de cortinas pesadas e volumosas.
- A instalação pode ser realizada em qualquer tipo de superfície.
- Proteção contra o sol e o ar frio. As grossas não deixam passar o vento e protegem do sol forte.
- Eles ficam ideais em salas com janelas altas.
- Estão disponíveis para escolha: tipos de construção, soluções de cores, materiais.
Tipos de construções:
- Barra, barras redondas. Eles consistem em uma barra redonda. Eles são inseridos em um suporte fixo na parede. Há rolhas redondas em ambos os lados da extremidade.
- Perfil. Uma opção universal para janelas de plástico.
- Baguete. Apresentado em forma de estrutura onde parte fica escondida atrás de uma faixa decorativa.
- Cordas. O tipo comum é popular. Consiste em duas partes metálicas. Cortinas leves são penduradas, e outras pesadas começam a cair no centro.
- Telescópico. O modelo é apresentado em forma de tubo estreito. Adequado para janelas estreitas e pequenas.
Hardware de montagem em parede
É necessário selecionar o tamanho de acordo com a largura da parede. É aconselhável deixar um espaço entre a parede e a cornija. Ele não deve ficar muito próximo da parede.
Ao instalar acima de uma janela, você precisará medir a largura da abertura da janela e adicionar 0,4 cm ao resultado. A instalação não pode ser realizada por um profissional. Você precisará de elementos e ferramentas para o trabalho.
Elementos:
- Cornija. As dimensões são selecionadas de acordo com os parâmetros do ambiente.
- 2 colchetes.
- Pontas.
Cornijas
Eles podem ter diferentes comprimentos, formas e materiais. O material apropriado é selecionado de acordo com o design de interiores.
Tipos:
- De madeira;
- Metálico;
- Alumínio;
- Plástico.
Formulários:
- Direto;
- Canto;
- Arredondado.
Ferramentas:
- Lápis, marcador. É necessário marcar a distância medida. Não é recomendado instalá-lo torto. Cortinas não conseguirão esconder erros de instalação.
- Régua, fita métrica. Recomenda-se medir com uma margem de até 0,5 cm.
- Peças de fixação: parafusos, pregos, suportes, parafusos auto-roscantes.
- Chave de fenda. Ajuda a fixar elementos com firmeza.
- Furar. É problemático fazer um furo na parede usando uma chave de fenda. A furadeira continua sendo uma ferramenta indispensável nos trabalhos de construção.
- Escada. Será necessário ao realizar a fixação em altura.
Guia passo a passo para iniciantes
A fixação na haste da cortina é realizada em 2 etapas.
Etapa 1. Marcação
A instalação começa com a marcação. A mesma distância é medida no centro. Deixe uma distância de 35 a 40 cm da borda da parede até a cornija.
Atenção! É necessário manter uma distância de 10-15 cm entre o teto e a parede. Caso contrário, as cornijas parecerão fora do lugar.
Etapa 2. Fixação das cornijas
A barra não é feita de uma única barra transversal, mas de duas partes, e depois pendurada em suportes. A junta entre as tábuas não é visível.
Os pontos de fixação são medidos. Uma furadeira é usada para fazer furos na parede. Os suportes são parafusados e a tira é inserida. Deve ter argolas e ganchos. Se não estiverem lá, você precisa cuidar disso primeiro. Mas, via de regra, elas são vendidas em conjunto.
O tule é pendurado usando argolas com ganchos. A força da braçadeira determina o quão firme ela irá segurar.
Protegendo cortinas
A estrutura é instalada na parede, só falta pendurar as cortinas. Decorações penduradas incorretamente criam desarmonia. Isso cria uma sensação de falta de conforto em casa.
Mas como fazer corretamente, medir o comprimento do produto com os parâmetros do ambiente? Como pendurar uma cortina?
Você precisa comprar tule de acordo com o comprimento do teto ao chão se estiver interessado na opção de cortina tesoura. Os modelos restantes são pendurados com base em suas características.
O tamanho da tela é medido e calculado dependendo do número de anéis. Muitas pessoas penduram a olho nu, mas é melhor fazer isso com precisão. Meça a largura da tela, conte o número de anéis, eles devem ser suficientes para a tela. Se não for suficiente, significa que você mediu a largura da tela incorretamente para o número de anéis. É necessário manter a mesma distância para que eles fiquem sentados eretos.
Nem todos os modelos de cortinas podem ser pendurados sem tule. Certos tipos de cortinas não são projetadas sem elas. Tecidos arejados geralmente são complementados por tecidos densos. Mas os primeiros trazem um elemento de elegância ao ambiente.
A escolha de tecidos de tule é enorme. Eles diferem em cor, densidade do material, grau de transparência e presença de padrões. Mas o tecido nem sempre desempenha um papel significativo. Você precisa ser capaz de combiná-los e pendurá-los corretamente. Por exemplo, cortinas claras combinadas com cortinas grossas ficam requintadas. E se você pendurar uma cortina no centro e tule nas laterais ou em cima, você terá uma decoração perfeita.
Os acessórios para cortinas são selecionados dependendo do modelo do varão. No perfil, baguete, é preferencialmente pendurado com a ajuda de fita especial, ganchos. Para o resto, anéis com clipes, grampos. Ao calcular o comprimento do tule, é necessário deixar um recuo de até 1,5 cm do chão ou do peitoril da janela.
Métodos de fixação de cortinas
Os fechos são um componente necessário para fixar cortinas.
- Laços. A extremidade do laço é presa à tela. O método é adequado para estruturas de cordas e barras.
As alças geralmente são feitas do mesmo material das cortinas, mas às vezes é melhor escolher um tecido diferente. - Fita. Ganchos inseridos nas alças permitem pendurá-los em anéis de madeira ou estruturas de teto. Com a ajuda de ganchos, as dobras são formadas selecionando ou medindo o comprimento.
A fita é fixada na parte interna das cortinas e permite ajustar sua largura. - Clipes ou clipes de crocodilo. Elas são penduradas em estruturas de cordas ou com argolas.
Como prender cortinas com argolas e clipes de crocodilo - Ilhós. Anéis de plástico e metal são inseridos na cortina. O cálculo é baseado na quantidade necessária por largura do tecido.
Os ilhós seguram bem tecidos de qualquer densidade, enquanto a borda superior da cortina não enruga, mas dobra-se perfeitamente em franzidos uniformes. - Cordão. A borda superior é dobrada e costurada. Uma haste é inserida no furo.
O cordão é usado somente em varões de cortina tubulares.
Bem, as cortinas são presas com ganchos, o que é fácil e acessível. As cornijas estão localizadas bem no teto. Você precisará de uma escada ou escadote. Os resultados não vão fazer você esperar. Cortinas retas ficam ótimas e festivas.