Cinza é a mistura mais simples de preto e branco. Hoje, no mundo do design, a atitude em relação a essa “mistura” de preto e branco mudou drasticamente. Ele não é mais considerado chato e sem graça. Novos meios-tons são adicionados e uma grande variedade de variações é obtida. Apareceram tons frios e quentes. Em interiores modernos, ele está gradualmente substituindo o sucesso dos anos anteriores: o bege.
Designers que seguem novas tendências estão cada vez mais recorrendo a uma rica paleta de cinza. E se alguém ainda não se atreve a decorar o ambiente inteiramente neste tom, então o utiliza como um toque de estilo. Cortinas cinza ou tule podem servir como tais “inclusões”. Hoje em dia, elas são frequentemente usadas para criar novas soluções de interiores.
Contente
- A Influência da Cor no Estilo e no Estado de Espírito
- Design de interiores com cortinas cinza
- Paleta da moda de cortinas de cinza
- Quais estilos de interiores são adequados para cortinas cinza?
- Qual tecido é ideal para cortinas de fumaça?
- Cortinas para sala de estar
- Cortinas no quarto
- Decoração de cozinha
- Cortinas escuras no corredor
- Prós e contras de cortinas em tons de cinza e aço
- Exemplos de combinações de cortinas cinza com outras cores no interior
- VÍDEO: Interior com cortinas cinza.
- 50 fotos de cortinas cinzas em vários interiores:
A Influência da Cor no Estilo e no Estado de Espírito
O cinza é considerado privilégio das classes altas, que podem apreciar sua beleza discreta. Portanto, toda a paleta esfumaçada está associada à nobreza, elegância e solidez. Muitas pessoas consideram esse intervalo misterioso e ambíguo. Se falamos sobre o impacto na psique, então, de acordo com psicólogos, isso dá uma sensação de estabilidade e confiança no futuro, e traz uma atmosfera de paz.
Fato interessante. Essa cor é preferida por pessoas com uma visão de mundo refinada. Eles são sempre organizados e práticos em tudo. Eles se esforçam para acompanhar os tempos.
Design de interiores com cortinas cinza
Cada vez mais, os designers usam tule cinza em interiores, cujas fotos impressionam pela consideração e elegância. Essa escolha não é determinada apenas pela moda. Esses tecidos enobrecem o ambiente e o tornam mais elegante. Há também um lado prático na questão: excelente compatibilidade com muitos outros representantes do círculo cromático.
Paleta da moda de cortinas de cinza
A moda das cores já existe há muitos anos. Todos os anos, os especialistas da Pantone desenvolvem uma paleta de tons modernos que são amplamente utilizados em moda e design.
Hoje, os tons mais relevantes para composições de cortinas incluem:
- cinzas;
- ardósia;
- aço;
- cinza-claro;
- "misturas" envolvendo lilás e bege.
Quais estilos de interiores são adequados para cortinas cinza?
Persianas de aço são amplamente utilizadas para decorar ambientes em diferentes estilos. Mas eles mostram melhor seu “caráter” em áreas como:
- barroco;
- clássico;
- moderno;
- alta tecnologia.
Mesmo no estilo suave e romântico da Provença, cortinas esfumaçadas combinam perfeitamente. Mas desde que contenham mil-flores e o tecido seja natural.
Bem, a opção mais ideal seria usar cortinas de “chumbo” para um estilo minimalista. O minimalismo rigoroso e solene será alcançado se você usar uma combinação de papel de parede cinza claro e cortinas cinza em tons de aço, antracite ou asfalto molhado. Nesse caso, é melhor escolher cores ricas em ameixa, lilás e rosa escuro para os móveis do ambiente.
Qual tecido é ideal para cortinas de fumaça?
É interessante que até mesmo a escolha do tecido influencia na percepção da gama cinza, que se incorpora perfeitamente em qualquer textura. Mas ela ainda tem seus favoritos.
- Atlas.
- Algodão.
- Tafetá.
- Jacquard.
- Linho.
- Organza.
- Veludos.
- Guipura.
Quando se trata de textura, essa cor neutra funciona bem com quase qualquer tipo de tecido.
- Tapeçaria densa.
- Tecidos com padrões em relevo.
- Materiais lisos com brilho nobre.
Cortinas prateadas são muito populares hoje em dia. O efeito metálico é um dos mais relevantes na moda dos designers. Essas cortinas de "aço" são usadas para criar um estilo clássico. Eles combinam harmoniosamente com lustres cromados, molduras “douradas” de espelhos e retratos, bem como decoração de metal – vasos, estatuetas, relógios. Cortinas metálicas também combinam perfeitamente com o estilo high-tech.
Cortinas para sala de estar
A sala de estar é uma opção ideal para cortinas com nomes inusitados para tecidos: gainsborough, monção, ardósia, pombo, pedra molhada. Eles acrescentam um toque de luxo ao quarto de hóspedes.
Mas para obter um design realmente sofisticado, você precisa seguir algumas recomendações:
- Combine cortinas cinza com papel de parede da mesma cor. Essa combinação agora é muito procurada pelos designers. Mas há uma regra importante aqui: o papel de parede deve ser um pouco mais claro ou mais escuro que o tecido. A saturação depende do design geral do ambiente.
- Crie contraste. Cortinas no estilo “nuvem de tempestade” ou “carvões fumegantes” devem ser sempre 2 a 3 tons mais claros que os móveis, papel de parede e decoração. Caso contrário, quando combinados com outras cores, o tule esfumaçado ou as cortinas correm o risco de perder o charme.
- Use cores pastéis. A decoração da sala de estar deve ser suave e aconchegante. Para conseguir isso, você precisa combinar pérola, cinza ou carvão com quaisquer outros representantes da gama neutra e pastel. Assim, cortinas prateadas sobre um fundo de papel de parede branco leitoso serão uma solução vencedora para qualquer sala de estar.
- Leve em consideração o volume do ambiente. Em um cômodo pequeno, é melhor não usar cortinas escuras. Eles irão “consumir” visualmente o espaço. Nesse caso, tons pastéis e sombreados seriam mais adequados: madrepérola do rio, coventry, abalone.
Cortinas no quarto
A riqueza de tons quentes e frios, claros e escuros, permite criar um design calmo e tranquilo. É por isso que o segundo lugar mais popular para usar cortinas de cinza é o quarto. Uma atmosfera suave, confortável para dormir e relaxar, será criada por cortinas calmas e esfumaçadas combinadas com cores creme e branco.
Para suavizar um pouco a severidade da cor, você pode usar detalhes “metálicos” – almofadas metálicas, um relógio com acabamento cromado, uma colcha bordada com fios brilhantes. Alguns designers optam por uma solução monocromática para o design de paredes e decoração do quarto. Mas então você precisa seguir algumas regras importantes.
- Use pelo menos três tons monocromáticos claros e escuros para organizar o espaço ou dividi-lo em zonas.
- Crie contraste. A cama deve se destacar do cenário geral. Para móveis de quarto, você pode escolher diferentes opções: branco, bege, turquesa ou verde claro.
- Coloque ênfase. Detalhes contrastantes combinam com um design neutro: almofadas, colchas, vasos, arandelas. Mas não deve haver muitas coisinhas brilhantes. Duas ideias brilhantes e um pufe são suficientes para diluir a monotonia do design.
Decoração de cozinha
Para a cozinha, a paleta quartzo-ardósia é perfeita. E não se trata apenas do design lacônico. A cor não suja facilmente, o que torna o tecido mais fácil de usar no dia a dia. Há outra vantagem: cortinas metálicas combinam bem com superfícies cromadas em eletrodomésticos.
Para evitar que o design da cozinha fique sombrio, você pode adicionar outras cores mais brilhantes. Mas é preciso levar em conta a localização do local. Se for o sul ou sudeste, então os “aditivos” frios serão adequados ao fundo principal.
- Branco + turquesa/azul/verde.
- Azul/roxo.
Se o ambiente estiver voltado para o norte ou oeste, é melhor dar preferência a composições quentes e adicionar:
- bege;
- branco (quente);
- castanho claro.
Todas essas opções são adequadas para um design de cozinha clássico. Se você não gosta dos clássicos, pode diluir o monocromático com outros detalhes mais brilhantes.
- Rosa.
- Coral.
- Cítrico.
Importante! Ao adicionar cores brilhantes à sua cozinha, tenha cuidado. Primeiro, não deve haver muitos deles, apenas como acentos. Em segundo lugar, cores psicologicamente ricas abrem o apetite. E se uma dieta rigorosa for planejada, elas não contribuirão para a perda de peso.
Cortinas escuras no corredor
Hoje em dia, cortinas em “designs escuros” como aço, pedra molhada e carvão são especialmente populares. Mas há várias nuances no uso desses tecidos. Para incluí-los no interior sem erros, é necessário realizar uma preparação preliminar:
Adicione luz. Se você planeja usar decoração têxtil feita de tule escuro antracite ou cortinas, então você precisa adicionar iluminação: pendure algumas lâmpadas extras, arandelas ou instale uma luminária de chão estilosa.
Adicione o cromo. Uma boa combinação para cortinas escuras seriam detalhes cromados – maçanetas, bordas de móveis, molduras de espelhos, lustres, eletrodomésticos cromados.
Cubra as paredes com tinta clara. Graças a essa técnica, o espaço vai se expandir e as cortinas ficarão mais atraentes.
Importante. É melhor não usar cortinas escuras para espaços pequenos. Eles criarão uma sensação opressiva e reduzirão significativamente o volume do espaço.
Prós e contras de cortinas em tons de cinza e aço
Cortinas feitas de tecidos esfumaçados e metálicos têm seus pontos fortes e fracos. Você precisa conhecê-las para que as cortinas se tornem uma verdadeira decoração do ambiente e revelem todo o seu potencial de “designer”.
As vantagens incondicionais incluem o seguinte.
- Moderação. A natureza neutra da paleta permite que ela seja usada como fundo para revelar cores mais vibrantes.
- Paz de espírito. Promove relaxamento e calma, distraindo de problemas urgentes.
- Nobreza. Este design dá ao ambiente ao redor uma aparência sólida e de qualidade.
- Versatilidade. Adequado para a maioria dos cômodos: cozinha, sala de estar, quarto, corredor.
- Multifacetado. Existem muitos meios-tons quentes e frios, diluídos em cores diferentes.
- Praticidade. Tecidos que não deixam marcas podem ser usados até mesmo em cozinhas e quartos de crianças.
Entre as poucas desvantagens.
- Monotonia. Em sua forma pura, pode ser um pouco chato. Somente designers experientes são capazes de criar composições monocromáticas eficazes.
- Exigente. Há muitos pontos importantes a considerar: iluminação, dimensões, estilo geral e conteúdo.
Exemplos de combinações de cortinas cinza com outras cores no interior
Apesar de sua compatibilidade quase universal, é necessário combinar habilmente essa cor calma com outros tons. Os melhores "parceiros" para isso são as seguintes cores.
- Rosa. Cortinas cinza-rosadas podem tornar a decoração do ambiente um pouco feminina e lacônica ou glamourosa e pretensiosa. Tudo depende do esquema de cores que você escolher: claro ou escuro.
- Amarelo e laranja. A combinação só será bem-sucedida se o mobiliário e a decoração do ambiente forem dominados pelo cinza. E o amarelo se tornará apenas um pequeno respingo, dando a sensação de brilho do sol. Por isso, tule esfumaçado e papel de parede são usados no interior básico, e amarelo ou laranja são usados em luminárias, móveis e decoração.
- Azul, azul claro, turquesa. Ótimas companheiras para a paleta cinza. Especialmente quando se trata de design clássico. Nesse caso, é melhor escolher opções suaves - pérola e azul claro. O ideal é adicionar o branco a esse par.
- Branco. Proporciona um efeito refrescante. A combinação parece nobre e elegante. Frequentemente usado em design de interiores em estilo escandinavo.
- Vermelho. Muitas vezes, essa “mistura” incomum é usada para criar estilos de alta tecnologia, loft e minimalista. A expressão do vermelho é suavizada pela contenção, calma e nobreza do fundo das cortinas. O conjunto ideal são tecidos “mouse” complementados por decoração coral.
- Marrom. As opiniões divergem quanto a essa combinação. Algumas pessoas acham que combinar duas paletas neutras não é uma tarefa fácil. Outros argumentam que é simplesmente necessário criar contraste. Por exemplo, cortinas antracite escuras realçarão perfeitamente a beleza de móveis em tons de marrom claros e quentes.
- Verde. A severidade e o ascetismo dos tons neutros são renovados pela gama verde. Principalmente se for escolhido em uma paleta natural, clara e natural - verde suave, verde musgo, pistache. A dupla pode ser diluída com uma adição de bege quente.
Ao combinar tons, é necessário levar em conta a área. Para espaços pequenos, é melhor escolher cores claras, quentes e pastéis. Se você recorrer a uma paleta mais saturada, corre o risco de sobrecarregar os já pequenos metros quadrados.
Cortinas cinzas evocam emoções diferentes. Para muitos, elas permanecerão para sempre deprimentes e chatas. Mas para aqueles que conseguiram apreciar sua elegância e nobreza, essas cortinas se tornarão uma adição requintada e elegante ao interior.