O design das cortinas não termina na seleção da cor e do material; é igualmente importante selecionar a fixação e designar sua funcionalidade. Algumas opções envolvem mobilidade parcial, outras – movimento silencioso das cortinas – uma questão de gosto.
Contente
- Descrição
- Opções de design de janelas
- Características de cortinas com cordão e pente
- Opções de design
- Como costurar cortinas com cordão você mesmo
- Vantagens e desvantagens de cortinas e cortinas com cordão
- Conclusão
- VÍDEO: Cortina faça você mesmo com cordão.
- 50 opções de cortinas modernas com cordões no interior:
Descrição
Um cordão em uma cortina é uma maneira de prender uma cortina ou tule a uma cornija. É um pouco diferente dos ganchos comuns, porque é um esquema de suspensão diferente. Aqui, um ponto é feito em uma máquina de costura, criando um "túnel" na parte superior do tecido. É aqui que o cano é colocado, parafusado na parede acima da janela ou em uma linha de pesca.
Isso parece esteticamente agradável e elegante, pois as cortinas se reúnem em uma linda cortina, tanto na parte superior quanto na inferior. E se você adicionar elementos decorativos, você pode criar um produto de design. Este método de fixação não limita o design ou a seleção de materiais e é adequado para tecidos finos e delicados e tecidos de cortinas grossas.
Opções de design de janelas
- O uso de um cordão em uma abertura de janela em arco parece incomum. Parece sofisticado e de bom gosto, não banal.
- Se você usar cortinas translúcidas leves em uma casa no lado norte, onde o sol não brilha intensamente, o material irá difundir a luz existente e distribuí-la visualmente. Isso adicionará uma atmosfera de mistério e leveza ao interior.
- No quarto de uma criança, cortinas e tules com cordão serão muito úteis, pois proporcionam maior praticidade. Os ganchos tendem a quebrar, saltar e ficar deformados, mas aqui tudo permanecerá intacto por muito tempo.
- Estilisticamente, o cordão é adequado para cortinas de cozinha, especialmente porque tem um toque de estilo country. Com a escolha certa de cor e material, o resultado pode ser bem alegre, estiloso e fresco.
De qualquer forma, essa opção só pode ser perdedora se você tentar recriar os clássicos ingleses rigorosos. Afinal, montagem e drapeado são sobre leveza, conforto e aconchego, mas não sobre linhas perfeitamente claras.
Características de cortinas com cordão e pente
Cortinas com cordões são frequentemente usadas para decorar aberturas de janelas, mas essa não é a única maneira de decorar uma janela. Existe um método semelhante, que consiste em um ponto adicional à máquina que forma um pente sobre um cano, linha de pesca ou arame. Esse nome não se deve à associação com a imagem visual, mas sim à aparência esquemática do padrão.
Muitas donas de casa preferem esse complemento porque ele parece mais complexo e de maior qualidade, principalmente com tecidos de aparência simples. O principal é não errar nos recuos e no comprimento da tela se você mesmo fizer isso.
Opções de design
- Decorar um ambiente no estilo provençal é uma maneira ideal de usar um cordão de pente. Dobras harmoniosas e cores apropriadas podem ser uma ótima solução de design.
- Projeto de quarto para menina: se você criar uma combinação de tons de rosa, usar um pente (de preferência duplo), babados e tule, você terá um quarto de conto de fadas. O bebê ficará feliz em estar em um quarto onde as fantasias surgem naturalmente.
- Este tipo de fixação certamente trará notas românticas ao ambiente, então se você quer algo novo, fresco, “descolado”, você pode simplesmente pendurar as cortinas de forma diferente.
Interessante! Próximo à ideia dos cordões está outro método de pendurar – cortinas com cordões (veja a foto abaixo). Consiste em fixar uma fita não elástica ao longo da borda superior do tecido, fixando-lhe fitas ou cintos. Depois, com a ajuda deles, as cortinas são amarradas ao cano ou às cornijas.
Como costurar cortinas com cordão você mesmo
Embora as cortinas geralmente sejam feitas com um bolso escondido para pendurar no varão, os fechos de fábrica geralmente são diferentes. O material é fino o suficiente para que refazer o que você tem ou costurar você mesmo não exija nenhum equipamento adicional — apenas equipamento padrão. Esta é uma máquina de costura, um kit de costura e material para cortinas.
A primeira etapa é a seleção do tecido
Os seguintes materiais são geralmente selecionados para cortinas.
- Organza é um tecido de cor sólida, brilhante e translúcido. Não amassa, é fácil de cair, é relativamente resistente a influências externas e permite a passagem da luz enquanto a difunde. Mas é difícil de costurar, não deixa passar ar e está em uma categoria de preço alto.
Se você quer encher o ambiente com uma atmosfera de conforto caseiro, escolha cortinas largas feitas de material leve. - Líquido. Uma ampla gama de combinações, rigidez, tons e padrões de fios. Eles existem em composições absolutamente naturais, mistas e artificiais. Eles são respiráveis, não absorvem umidade, podem ser drapeados e têm uma aparência arejada.
- Musselina. Material fino e fluido com vários graus de transparência, composição - opcional. É resistente ao desgaste, higroscópico, leve e fácil de colocar, além de ser ecologicamente correto. Mas composições totalmente naturais perdem a aparência com o tempo devido à lavagem e à exposição ao sol, além de serem consideradas um material difícil de cortar.
Se houver necessidade de aumentar visualmente a altura do ambiente, é recomendável pendurar o varão da cortina o mais próximo possível do teto. - Kiseya. Um dos materiais mais finos e transparentes, costuma ser usado como complemento de outras cortinas. Ele é durável somente se houver aditivos especiais nas roscas, permite a passagem de ar, mas não é fácil de trabalhar - nem toda máquina consegue lidar com materiais finos.
A segunda etapa é cortar e costurar
Como pendurar cortinas (incluindo cortinas de teto) usando cordões, como cortar e costurar.
- Definindo parâmetros de janela.
- É necessário adicionar 20 centímetros à largura e 2,5-3 cm (dependendo do diâmetro da cornija) ao comprimento (que a anfitriã deseja ver como resultado) para fazer uma curva no topo. E deixe 3 cm na parte inferior para o processamento da costura.
- Agora você precisa costurar a dobra e finalizar as três bordas restantes com uma costura fechada.
- Só falta passar as cortinas pelo túnel e ajustar lindamente os detalhes.
Observe! Se você não tem muita experiência em costura, é melhor praticar primeiro em uma versão pequena – um pedaço de tecido.
Agora você não precisa mais quebrar a cabeça caso surja a dúvida de como pendurar cortinas em um varão sem argolas. Além disso, você pode fazer isso sozinho e, se não tiver experiência ou vontade, um mestre alfaiate pode ajudar.
Vantagens e desvantagens de cortinas e cortinas com cordão
Cortinas com cordões, incluindo aquelas com pentes, são uma maneira popular de resolver uma situação em que um varão de cortina comum é muito pesado para uma estrutura de parede de gesso cartonado. Depois, eles pegam tubos mais leves e aliviam a carga o máximo possível. Ou talvez a cornija esteja boa, mas você precisa dar ao ambiente um charme e elegância especiais.
As vantagens deste método de fixação podem ser consideradas os seguintes fatores.
- Aparência bacana. Adequado para a maioria dos ambientes, pode refrescar o interior e adicionar mistério.
- Facilidade de execução. Os alfaiates não cobram muito por esse tipo de trabalho se o tecido não for muito difícil de processar. E não há problema em fazer isso você mesmo, mesmo com as próprias mãos, sem máquina, é bem possível fazer.
- Prático. Fácil de remover e colocar, o que é importante quando você tem muitas janelas em casa com cortinas que precisam ser lavadas.
Alguns tipos de materiais não deslizam o suficiente, o que é uma desvantagem. Mas neste caso, você pode comprar gravatas ou fazê-las você mesmo e, em vez de abrir as cortinas, amarrar as bordas pela manhã.
Conclusão
Prender cortinas com cordões é uma maneira praticamente universal de transformar ou criar qualitativamente um interior. Se houver pouca luz no ambiente, você pode criar uma combinação de um par de cortinas que difundem a luz; as preferências de áreas escuras do ambiente podem ser satisfeitas com cortinas.
Portanto, nem sempre é necessário seguir a funcionalidade deslizante, embora você possa simplesmente fazer um tubo deslizante ou comprar tecido de seda (ou outro) para a cortina.