O veludo é chamado de tecido dos reis e é considerado um símbolo de luxo e riqueza. Mas um interior moderno também pode ser complementado adequadamente com este material. O principal é fazer a escolha certa do design da cortina e do esquema de cores.

Contente
Cortinas de veludo: descrição, aparência, materiais para cortinas
Este tecido apareceu pela primeira vez na China. Poucas pessoas sabem que veludo é um tipo de seda. As características distintivas deste tecido são o tipo de fios e a maneira como eles são entrelaçados. Seda, algodão, lã e até tecidos sintéticos eram usados como base para a criação do tecido de veludo. O veludo à base de seda é considerado o material mais espetacular e caro.
Os tecidos de veludo são divididos nos seguintes tipos:
- Veludo. Um material com uma pilha especial que forma uma “nervura” na superfície. O veludo é ideal para espaços pequenos com tetos baixos. Graças às listras verticais, aumenta visualmente a altura do ambiente.
O veludo tem uma textura muito densa. - Veludos. Sua característica distintiva é uma base fina e pelo curto. No entanto, isso não significa que o veludo seja um tecido de baixa qualidade.
No veludo, a pilha fica literalmente na superfície - Veludo devoré. Tecido liso com padrão tridimensional na superfície. Parece que o padrão é feito no tecido no final do processo de produção, mas na realidade o design surge devido ao fato de o excesso de fiapos ser gravado com uma composição química especial no início do processo tecnológico.
Devore à base de seda natural é considerado o mais atraente e caro.
Como qualquer tecido, o veludo tem suas vantagens e desvantagens.
Vantagens:
- aparência aristocrática;
- a densidade do tecido proporciona isolamento de luz e som;
- resistente à luz solar, praticamente não desbota;
- É utilizado em ambientes com diferentes finalidades e estilos.
Imperfeições:
- acumula poeira nas vilosidades;
- tecido volumoso e pesado requer uma cornija especial e durável;
- É melhor não usá-lo em espaços pequenos.
O principal problema para os amantes desses tecidos luxuosos é o cuidado adequado com eles. A maneira mais fácil é usar serviços de lavagem a seco. Se por algum motivo essa opção não for adequada, existem regras sobre como lavar cortinas de veludo em casa sem perdas.
- Lave somente em temperaturas não superiores a 30 graus.
- Antes de lavar, vire do avesso e coloque em um saco especial para um tratamento delicado.
- Não torça em hipótese alguma! Enrole em um lençol felpudo e aperte levemente.
- Passe as cortinas na configuração “sem vapor”, somente ao longo do pelo. Não pressione o ferro.
- É aconselhável limpar as cortinas uma vez por semana usando um aspirador de pó com um acessório especial. Não derrube!
Cortinas de veludo e veludo no interior, descrição, modelos
No quarto, que tom escolher para o quarto, os melhores exemplos no interior, fotos
Ao escolher cortinas para o quarto, é importante lembrar que o veludo é um material volumoso e pesado, por isso o esquema de cores deve ser “claro”. É melhor dar preferência aos tons pastéis foscos. A opção ideal para um interior harmonioso seria uma colcha ou almofadas da mesma cor e feitas dos mesmos tecidos.
Um esquema de cores “café” (na foto) seria adequado para uma sala de recreação. As cortinas combinam bem com as listras da colcha e das almofadas, assim como com a decoração das paredes. A composição é complementada por tule leve sem estampa.
As cores pastéis estão além da competição. Independentemente do estilo da janela e da textura do tecido da cortina. Veludo brilhante ou veludo são aceitáveis nesta paleta. Não vai “pesar” o espaço em nada, mas apenas adicionará um toque mágico e sofisticado a ele. Neste caso, a cortina é combinada com tule, que tem uma estampa no mesmo tom da cortina. Os designers recomendam ter muito cuidado com tais experimentos. É melhor que o tule seja liso e bem leve.
Importante! O veludo é um material quente, por isso é melhor usá-lo apenas no outono ou inverno. Na primavera e no verão, tecidos leves e arejados serão mais apropriados.
Em outros cômodos: descrição, para qual estilo são adequados, tecidos e cores, fotos
Para que cortinas de veludo ou veludo decorem um ambiente, vale a pena levar em consideração uma série de condições obrigatórias:
- Primeiro, a sala deve ser grande, com tetos altos; é melhor se houver estruturas adicionais na sala: arcos, colunas ou pódios.
- Em segundo lugar, as paredes são decoradas de forma lacônica, sem brilho e decoração desnecessários. As cortinas luxuosas estão em harmonia com as pinturas em molduras douradas.
- Em terceiro lugar, o revestimento de piso ideal seria o parquet de madeira.
- Por fim, em quarto lugar, móveis de couro, móveis de madeira ou móveis com estofamento de veludo são bem-vindos em tais interiores. Móveis antigos seriam uma solução ideal.
A sala de estar é o local mais adequado para cortinas de veludo. O esquema de cores pode ser muito diferente: desde tons pastéis e marrons até soluções ousadas e brilhantes. O design das cortinas também pode variar.
Cortinas de veludo ficam bem em diferentes estilos:
- Em um estilo clássico, é melhor evitar o excesso de dobras e babados, e também evitar prendedores de cortina muito volumosos. É melhor escolher um comprimento de cortina que chegue ao chão ou alguns centímetros mais alto.
- Para o estilo high-tech, tecidos com superfícies foscas são mais adequados. A cor pode ser escura: cinza, preto, tons de marrom. Telas lacônicas, sem decoração e acessórios, complementarão um interior moderno.
- O estilo oriental não pode prescindir do veludo luxuoso. Cores brilhantes e uma abundância de bordados e acessórios dourados são apropriados aqui. Móveis dourados e elementos decorativos, projetados no mesmo estilo, tornarão o ambiente mágico.
Cortinas de veludo também podem “criar raízes” em um escritório, o principal é o esquema de cores certo e móveis adequados.
Cortinas marrom-escuras não parecem muito pesadas e sombrias, graças aos detalhes brilhantes no interior: uma cadeira, uma poltrona, um travesseiro. Uma combinação competente de elementos simples produz um resultado surpreendente.
Tipos de cortinas por tecido, material
Veludo: descrição, variedades
O veludo pode ser de quatro tipos: lã, algodão, drapeado e para móveis. Na aparência, o veludo é muito semelhante ao veludo e à camurça. Só que é muito mais barato. O pelo de veludo é mais longo e não se deforma durante toda a sua vida útil.
A principal vantagem deste tecido são as suas propriedades de isolamento térmico. O ambiente ficará realmente mais quente se as cortinas forem de veludo. Outra vantagem é a maciez, o tecido é agradável ao toque e sedoso.
Para o quarto, recomenda-se escolher veludo de cor clara. E é melhor que a cortina seja longa o suficiente para chegar ao chão. Neste caso, será possível aumentar visualmente a altura do ambiente.
E se você escolher uma cor rica, você pode “suavizá-la” com uma delicada estampa floral.
O veludo delicado se adapta bem ao espaço do quarto de uma criança. Dependendo da idade, sexo e interesses da criança, a cor, o padrão e o design das cortinas são selecionados.
Veludo para cortinas: descrição, foto
O veludo se distingue por seu pelo denso. É devido a essa característica que o tecido tem uma cor rica e profunda e parece luxuoso tanto sob luz natural quanto sob iluminação artificial. Pode ter uma superfície brilhante ou fosca. Bordados dourados e prateados em tal tecido parecem muito ricos. Usado em cortinas de vários estilos.
Além do veludo clássico, há:
- Pelúcia. O pelo desse tecido é mais longo, mas não tão grosso. Eles podem estar localizados em todo o tecido ou apenas em certas áreas.
- Veludo de trama. Ela difere na maneira como os fios estão entrelaçados.
- Veludo chiffon. Material fino, agradável ao toque e muito leve.
- Chenille. Feito de algodão macio. Hoje em dia, análogos sintéticos são mais comuns.
O complemento ideal para cortinas de veludo são móveis com estofamento que combine com as cortinas.
Cortinas de veludo volumosas, brilhantemente decoradas e com design complexo serão apropriadas apenas em uma sala grande com decoração apropriada.
A cor escura e o design lacônico darão ao ambiente uma aparência rigorosa e oficial. Neste caso, a cortina contrasta com a decoração da parede e o revestimento do piso.
É importante selecionar cuidadosamente a decoração das cortinas de veludo. Dependendo do estilo do interior, os elementos podem ser neutros ou chamativos.
Um cordão decorativo com um nó incomum na mesma cor da cortina ficará harmonioso em um interior rigoroso.
Vermelho e dourado são uma combinação muito marcante, mas não parecem vulgares porque cada elemento do interior tem essas cores ou seus tons.
Exemplos e fotos de cortinas de veludo e veludo no interior
Um dos designs mais interessantes de cortinas de veludo é chamado de "manga de bispo". É composto por diversas fileiras de petecas dispostas verticalmente. Para este modelo, você pode usar tule volumoso. Neste caso, é um análogo das cortinas francesas.
Embora o veludo seja um material conservador, ele é muito apropriado em interiores modernos e em esquemas de cores incomuns. A combinação de um tom não trivial de verde com vermelho, complementada por um enfeite, não só decora o ambiente, mas o torna iluminado e confortável.
O acabamento em veludo bege contrastante é complementado por uma luxuosa amarração, decorada com cordão e acessórios dourados.
O corte complexo das cortinas de veludo fica requintado quando combinado com tule claro simples. Pincéis grandes e leves não parecem volumosos, mas complementam a composição geral.
Cortinas longas de veludo, feitas de tecido em duas cores, não parecem muito volumosas, mesmo quando caem no chão. Isso se deve à maciez do tecido e à sua capacidade de cair graciosamente.
Veludo não é a opção mais fácil para decoração de janelas. É exigente com seu “ambiente” e muito difícil de operar. Mas graças a ela, o interior adquire luxo e beleza extraordinários.