O quarto é um local cuja principal tarefa é garantir um descanso completo, um sono profundo e saudável, que lhe permitirá passar o dia todo de bom humor, ativo e alegre. Por isso, é importante que seu interior crie uma atmosfera de conforto e aconchego.

Contente
- Cortinas com lambrequim para o quarto
- Cortinas com lambrequim para o quarto
- Tule com lambrequim para o quarto
- Como prender um lambrequim a uma cortina
- Os melhores exemplos de decoração de janelas de quarto com cortinas e tule com lambrequins
- Vídeo: Cortinas Lambrequin ou como deixar sua casa mais aconchegante
- 50 exemplos de fotos para decorar janelas de quarto com lindas cortinas e lambrequins:
Cortinas com lambrequim para o quarto
Aqui tudo deve estar subordinado à criação de uma sensação de paz, calma e bem-aventurança. É por isso que, ao decorar um quarto, são utilizados móveis bonitos e acessórios requintados, e cores suaves e agradáveis são selecionadas para papel de parede e cortinas.
Para criar uma atmosfera especial de luxo e conforto, lambrequins são frequentemente instalados para dar às cortinas um toque especial de elegância.
Tradicionalmente, esta é uma peça de cortina que tinha uma finalidade puramente prática: era usada para cobrir a cornija ou o topo da cortina. O uso decorativo foi adicionado mais tarde.
Normalmente, um lambrequim é feito do mesmo tecido do produto principal – cortinas. Sua instalação confere ao ambiente um aspecto luxuoso, enfatiza a sofisticação do design e transforma visualmente o interior do quarto.
Combinação de estilos
A instalação de cortinas não perturba a harmonia geral do design, por isso elas podem ser combinadas com sucesso com vários estilos.
- A direção principal é o classicismo, refletido em elementos do classicismo, império, barroco, modernismo, romantismo e outros. Eles são feitos na forma de estruturas multicamadas, cortinas, babados. O uso de borlas, tranças e outros acréscimos é apropriado aqui.
Na versão clássica, a janela é decorada com cortinas de correr feitas de dois pedaços de tecido e decoradas na parte superior com um lambrequim. - Eles também encontraram seu lugar nas tendências modernas e são usados nos estilos country, ecológico, de alta tecnologia e pop art. Mas aqui a “decoração” é reduzida ao mínimo, e o interior usa lambrequins feitos de tecidos lisos ou com padrões geométricos, gráficos e naturais. Cores brilhantes não são aceitáveis.
Cortinas com lambrequim e ganchos para um quarto campestre - O interior étnico reflete diferentes épocas e tradições dos povos e é decorado com tecidos de diversas texturas e cores, usando elementos de acabamento nacionais.
Cortinas de estilo étnico permitem adicionar individualidade e originalidade ao seu interior
Mas é importante lembrar que nem todos os cômodos ficarão bonitos quando cortinas forem instaladas nas janelas:
- um cômodo com tetos baixos parecerá visualmente ainda mais baixo;
- lambrequins em janelas pequenas parecerão completamente fora do lugar;
- a pequena área da sala não permite sua instalação;
- Para projetar janelas salientes, você deve seguir certas regras que somente profissionais podem implementar completamente.
Cortinas com lambrequim para o quarto
O quarto é um daqueles cômodos onde a beleza e a elegância dos lambrequins podem ser especialmente reveladas, principalmente porque existem diversos tipos:
- duro (bando), que originalmente era feito de madeira, mas agora é feito de materiais fortes e rígidos que mantêm bem sua forma;
Rígido ou bando é uma bela tira com corte reto ou figurado, que decora a cornija. Um lambrequim rígido vazado feito com diferentes técnicas não deixará ninguém indiferente. - macio, feito de uma tira reta de tecido ou dobras caídas;
O tecido do lambrequim macio é lindamente disposto e decorado com babados, babados e fitas. - combinados, combinando ambas as variedades, alternando cortinas suaves e duras no design.
O tipo combinado reúne elementos macios e duros.
Formas do produto
Lambrequins para quartos vêm em uma variedade de formatos:
- guirlandas, cortadas em forma de semicírculo em um fio enviesado com dobras aplicadas;
Os swags são feitos na forma de um semicírculo pendurado livremente e consistem em lindas dobras drapeadas. - jabot - com um grande número de belas dobras;
De jabot ou jabot é um elemento assimétrico nas laterais das cortinas - mantas são pedaços de tecido jogados sobre uma haste de cortina, que formam uma cortina elegante;
As mantas parecem leves e arejadas - cascata, que envolve organizar o tecido ao longo de uma linha inclinada;
Lambrequim simples - cascata assimétrica de duas cores - molde para chill, que é o mais comumente usado; é formado pela criação de dobras verticais que são conectadas no meio.
A coquille geralmente é colocada no centro da composição têxtil.
Tule com lambrequim para o quarto
Cortinas de tule são uma das mais populares usadas para decorar ambientes, incluindo quartos. Janelas decoradas com cortinas deixam o ambiente mais aconchegante, elegante e acrescentam um toque de sofisticação e nobreza. Além disso, eles expandem visualmente o espaço, o que é conveniente para cômodos pequenos.
Hoje, o termo “tule” se refere a vários tipos de tecidos finos e leves. Incluem: organza, véu, malha, feitos de materiais naturais ou sintéticos. Cada um deles tem suas próprias características.
- O mais fino e leve é o véu translúcido, feito de seda, lã ou algodão. É conveniente dobrá-lo. O tecido mais fino permite a boa passagem do ar, não acumula poeira na tela e não fica eletrificado.
Uma cortina de tule feita de voile - um tecido fino, liso e translúcido de trama simples com brilho fosco - A organza é mais densa que o véu, o que lhe permite manter bem sua forma. Porém, é bem leve, transparente, durável, não amassa, o material é fácil de lavar e seca rápido, repele poeira, mas não deixa passar bem o ar. Eles são feitos de viscose ou seda, bem como de poliéster – uma opção barata.
O tule de organza pode ser fosco ou brilhante, e também com um padrão aplicado por impressão, gravura e até bordado. - A malha é feita de algodão natural ou fibra sintética. Requer limpeza regular, principalmente se o tecido for estampado: acumula muito pó.
Malha de tule lisa com padrão “teia de aranha”
Se houver pessoas alérgicas na casa, é melhor evitar comprar este material.
Atenção! Vale ressaltar que cortinas de tule não devem ser penduradas se as janelas estiverem voltadas para o lado ensolarado: a radiação ultravioleta tem efeito destrutivo na estrutura do tecido, que fica rígido, perde a maciez e a beleza.
Você pode ver como cortinas de tule com lambrequim ficam no quarto nas fotos postadas na Internet.
Lambrequim sobre a cama
Instalar uma cortina sobre a cama cria uma cor especial, cria uma impressão de luxo e conforto adicional. Uma cama com cortinas fixadas acima da área de dormir, chamada de dossel, dá uma sensação de segurança de espaço, cria uma atmosfera íntima, melhora o sono e permite que você sinta felicidade e relaxamento.
É especialmente importante instalá-lo se a área de dormir estiver em um estúdio ou outra sala “comum”.
O dossel sobre a cama pode ser instalado em uma estrutura de madeira, metal ou plástico, e a cortina também pode ser montada diretamente na parede. Neste último caso, sua instalação é de caráter decorativo.
O design com lambrequins depende do estilo de design de interiores escolhido, das ideias de beleza, conforto e conveniência, bem como da capacidade financeira.
Os seguintes métodos são usados para prender cortinas acima da cama:
- cúpula (coroa), para a qual são adequados tecidos finos e leves: organza, tule, véu, seda;
A estrutura para montagem da cúpula pode ter o formato de um círculo ou quadrado, e o tecido será puxado através dela por cima. - armação clássica, onde materiais pesados como veludo ou jacquard são apropriados;
A cornija na moldura cobre a área de dormir sob o teto - moldura, quando a cortina é fixada em um arco metálico, que é montado na cabeceira da cama; caracterizado pela facilidade de instalação;
Para uma opção de moldura prática, o tecido é preso a uma moldura de parede arqueada. - com uma barra transversal e postes verticais.
Uma cortina de dossel, que consiste em uma barra transversal fixada na parede e um tecido jogado sobre ela. Se forem usados postes verticais maciços para fixação, eles podem ser decorados com cortinas de tecido originais - bufantes, babados, guirlandas
Lambrequins acima da cama enfatizam as características do estilo em que todo o quarto é decorado, adicionando um elemento de luxo.
No entanto, vale a pena considerar que as cortinas exigirão limpeza e remoção de poeira regulares, especialmente se houver crianças e pessoas alérgicas na casa.
Além disso, é melhor evitar decorar a cama com cortinas e lambrequins se o quarto for pequeno e não tiver pé-direito alto. Neste caso, parecerá que o dossel está caindo sobre a cama. Quanto menor o quarto, mais profissional deve ser o design de interiores.
Como prender um lambrequim a uma cortina
Lambrequins geralmente são pendurados acima das cortinas. Para fortalecê-los, várias opções são utilizadas, entre elas:
- instalação em cornija, que é mais adequada para opções suaves e fáceis de instalar;
- uso de velcro para drapeados rígidos;
- combinado, combinando os dois primeiros métodos; Sua peculiaridade é que os elementos macios são montados em uma base rígida.
Os melhores exemplos de decoração de janelas de quarto com cortinas e tule com lambrequins
Opções magníficas para instalar cortinas e lambrequins no quarto podem ser encontradas na Internet. Aqui, para artesãos e designers iniciantes, são oferecidas master classes sobre como fazer e instalar cortinas com lambrequins.