Decorar o espaço das janelas é um componente importante no design de interiores. Alguns fazem tudo à moda antiga, outros criam combinações inimagináveis, mas a cortina francesa é uma opção comprovada.

Contente
- Cortina de toldo francesa com descrição das opções de design de janela
- Instruções para costurar uma cortina "marquise"
- As melhores opções para cortinas prontas toldo francês no interior com descrição e foto
- VÍDEO: Cortinas francesas luxuosas feitas por você.
- 50 opções de cortinas francesas em interiores modernos:
Cortina de toldo francesa com descrição das opções de design de janela
A escolha certa dos tecidos para janelas é metade da batalha; muitas vezes a costura e o design em si tornam o ambiente mais expressivo. O estilo com cortinas uniformes é chamado de "cortinas estilo Louis" ou cortinas francesas "marquise".
Opções comprovadas quando o ambiente recebe imediatamente uma nova reformulação de design:
- salas de concerto;
- salas de aula;
- Salas de estar barrocas;
- quartos em estilo palaciano;
- salas de reunião em estilo clássico;
- lojas de móveis especializadas em conjuntos de móveis italianos caros em estilo histórico.
Sob Luís XIV, certos ideais estéticos surgiram: crinolinas exuberantes nos vestidos femininos, penteados altos, rostos empoados com pintas e o luxo chamativo dos interiores dos palácios.
A França medieval estava cansada de luto e epidemias que dizimavam 2/3 da população. No século XVIII, uma nova abordagem à vida tomou forma, dando origem a um desejo por luxo e sofisticação. É isso, de fato, que distingue os “marquises”, embora não haja uma descrição exata nos dicionários e nos livros de história, e a primazia da invenção seja contestada.
Hoje em dia, tecidos translúcidos caros para cortinas de janelas estão disponíveis para todos; a loja possui dispositivos de elevação e acessórios. Só falta escolher uma modificação:
- com mecanismo de elevação, controlado remotamente na cornija com acionamento elétrico;
- versão padrão antiderrapante (se necessário, o painel decorativo pode ser puxado manualmente).
O design testado pelo tempo, com muitas dobras suaves, ainda está sendo refinado. O método de drapejar em fileiras é procurado há 2 ou 3 séculos, retornando periodicamente à moda.
Custará o dobro do preço encomendar um método de costura mais complicado de um mestre, mas ele receberá acessórios de elevação. Este equipamento ajudará você a alterar facilmente o comprimento da cortina. Os estilos de tule drapeado são variados, desde que sejam fornecidos com cortinas noturnas pesadas e detalhes decorativos feitos de veludo, tapeçaria e outros tecidos pesados.
Esses tecidos enfatizam a beleza do interior sem sobrecarregá-lo. Pelo contrário, uma das propriedades de um “toldo” elegante é criar a impressão de tetos altos, limpeza, arejamento e amplitude.
Instruções para costurar uma cortina "marquise"
Ao analisar catálogos onde são apresentadas cortinas francesas prontas, é óbvio que opções de camada única e múltipla são possíveis.
Para "mulheres francesas", tecidos finos como voile são adequados. Elas devem ser macias (para drapejar) e práticas – cortinas são frequentemente lavadas, mesmo que tenham um design complexo.
Tecidos mais rígidos e mais baratos são adequados para cortinas estáticas sem mecanismo de elevação.
Para um véu suave e transparente costurado para o quarto, a fim de complementar as cortinas noturnas suaves, um pequeno passo será suficiente. É demarcado em caminhos de 35-50 cm.
Cálculo de tecido para costura de cortinas
As dobras são formadas somente na forma finalizada, quando os trilhos são reunidos em um cordão com passo igual e pendurados na cornija. Eles devem ser deslocados e puxados uniformemente. Quando levantada, dobras densas se formam na parte inferior.
Informação importante! Ao selecionar o tecido, a largura do rolo deve corresponder ao formato da cortina francesa. A largura do tecido acabado sem montagem é multiplicada por um fator de 1,5 - 2. Mais as margens para costuras e bainhas sob a fita para fixação na cornija, isso dá mais 7-8 cm.
A largura dos rolos de tule também é levada em consideração; você tem que pegar 2-3 painéis com uma reserva, levando em consideração o ajuste à largura dos trilhos drapeados.
Às vezes, cortinas grossas nas laterais com ganchos desempenham uma função puramente decorativa, completando a composição da janela.
Não vale a pena conectar uma parede muito grande com 2 a 3 janelas com uma cortina francesa comum, é inconveniente de usar, principalmente quando você precisa ventilar o ambiente.
Características da tecnologia de costura
Antes de costurar, recomenda-se encolher o tecido por tratamento térmico, eliminando qualquer possível diferença após a lavagem. O tecido ocupa muito espaço durante a produção, por isso ele é estendido sobre uma cama grande ou um chão limpo.
Depois de todos os cálculos terem sido feitos, são feitas marcações nas telas com giz para clarear novamente antes do corte. Quando você precisa combinar vários painéis de véu translúcido e macio, é importante costurá-los corretamente para que as costuras não fiquem visíveis sob a fita de fixação da cortina.
Tecidos muito leves não cedem bem, dobram e a fita tensora (que é o que forma as dobras) pode ficar para fora. Para equilibrar a borda inferior, é recomendável costurar pesos. Eles direcionarão as fileiras do "toldo" estritamente para baixo.
Conselhos úteis! Cortinas francesas ideais, como na foto, são costuradas em fileiras e franzidas com uma fita especial, que é costurada em faixas estritamente verticais. Todos os acessórios podem ser adquiridos hoje em lojas especializadas e por catálogos. Este é o segredo para a montagem uniforme do “toldo perfeito”.
Depois de cortar e costurar um único pedaço de tecido, as costuras laterais são cuidadosamente processadas, onde a fita de drapeado também é costurada. As bordas inferior e superior são alinhadas - após a costura, pode haver algumas imperfeições.
Colocamos uma margem de comprimento ao longo das bordas superior e inferior para a bainha. A parte superior é dobrada mais para costurar a fita para a haste da cortina. Fazemos pequenos vincos ou dobras suaves em intervalos iguais abaixo dele; isso ajudará a estreitar a cortina uniformemente.
A borda inferior deve ser dobrada duas vezes e bainhada na máquina, uma margem de 2-3 cm é suficiente, então a fita é costurada em fileiras. Se não houver acessórios especiais, use uma fita estreita, que ajudará a esticar uniformemente o tecido flácido.
Na costura, as marcações são feitas com agulhas especiais com bolinha redonda. Depois que tudo estiver marcado, você pode costurar os acessórios da cortina (fita) na parte de trás. Nas laterais, a fita é costurada mais perto das bordas, mas às vezes ela é deixada sem corte se as bordas estiverem escondidas por uma camada de cortinas.
Decoramos o topo com fita de fixação, o que ajudará a unir uniformemente a “francesa” na cornija. Depois de pendurada, a cortina é puxada uniformemente com cordas ou acessórios especiais e fixada.
Os festões também são endireitados manualmente. Para alguns tecidos, pode ser melhor passar um ferro a vapor nas costuras e deixá-lo pendurado quando terminar, talvez até mesmo adicionando pesos na borda inferior depois.
Fixação com mecanismo de elevação para cortinas francesas
Um "toldo" fixo é adequado para janelas bem fechadas, enquanto o tule deixa entrar luz suficiente. Pode ser fixado com velcro ou fita velcro por baixo do lambrequim.
Importante! Uma ótima opção é uma cornija de teto com acionamento elétrico. Se a cortina estiver equipada com um elevador especial com anéis em intervalos iguais, é muito conveniente levantá-la usando um controle remoto.
Este tipo de equipamento é recomendado para quem tem o hábito de abrir a janela do quarto pela manhã. Como fixar este equipamento de elevação à cortina acabada deve ser descrito em detalhes nas instruções. Ele pode ser moldado, dependendo da modificação, então não faz sentido descrevê-lo no artigo.
Os métodos de controle do elevador para toldos são uma corrente na lateral (geralmente à direita) ou por um controle remoto, se houver uma cornija especial com acionamento elétrico.
Desenhos e diagramas para costurar cortinas com suas próprias mãos
Com explicações, um diagrama ou uma master class em vídeo, não é tão difícil costurar cortinas aristocráticas e levemente pomposas. No entanto, você não deve aceitar o trabalho sem habilidades básicas de costura. A impressão geral depende muito da habilidade e precisão.
Na era soviética, a atitude em relação às cortinas luxuosas era ambígua; elas eram costuradas apenas para salas de concerto, residências diplomáticas e áreas de recreação de palácios culturais. Hoje, todos os segredos da costura à mão estão disponíveis gratuitamente. Você pode costurar borlas sob as curvas da parte inferior ou deixá-las onduladas.
A cortina finalizada pode ser fixada sob uma cornija falsa e escondida atrás de uma larga faixa decorativa, firmemente pregada nas paredes e no teto.
As melhores opções para cortinas prontas toldo francês no interior com descrição e foto
Os espaços de convivência se destacam pela funcionalidade e pela atmosfera única, criada pelo design geral. A decoração das aberturas das janelas com "toldos" é projetada de diferentes maneiras, o comprimento e a largura dos festões variam.
- A alfaiataria de tule “francês” mais apropriada é em um quarto de casal romântico com móveis bonitos, onde você se sente como um rei ou uma rainha. O ritmo uniforme das dobras proporciona paz e tranquilidade, dá autoconfiança e ajuda a sintonizar uma onda íntima.
- A sala de estar de uma casa grande ou um pequeno cômodo de um apartamento será transformada de uma forma extraordinária pela decoração de janelas francesas. Aqui, os hóspedes poderão apreciar a paixão dos proprietários pela estética. Variações multicamadas são apropriadas aqui – lambrequins e detalhes decorativos de diferentes comprimentos. Cortinas grossas nas laterais não são necessárias, a menos que o conceito do design assim o determine. Contra o pano de fundo de cortinas translúcidas densamente franzidas, móveis antigos ou um piano de cauda sempre ganham.
- Uma sala de jantar moderna, combinada com uma cozinha e sala de estar em um estúdio (ou outro caso) também precisa de uma bela decoração de janelas. Neste caso, recomenda-se costurar cortinas de tecidos sintéticos macios, fáceis de lavar e que não precisem ser passados. Em lugares onde todos se reúnem em uma mesa grande ou recebem convidados, você pode permitir um pouco mais de luxo na forma de dobras graciosas caindo do teto até o chão.
- Em espaços pequenos de um cômodo com porta de sacada ou janela saliente, é preferível uma cortina de elevação prática em uma cornija arredondada. A porta ou travessa não comportará encaixes complexos, ao mesmo tempo, a costura complexa da tela decorará de forma incomum a única sala de estar. É recomendável colocar uma mesa embaixo de um laptop ou um grupo de móveis estofados perto da janela. A cor das cortinas combina com o estofamento do sofá e fica impressionante.
- Cortinas francesas não são vistas com frequência em quartos de crianças, mas são a melhor decoração para o quarto de uma princesinha.
- Em um escritório clássico, cortinas francesas também são bastante apropriadas, especialmente se ele for mobiliado com móveis estofados em couro no estilo Chesterfield. Tal conjunto enfatizará o status de seu proprietário e adicionará oficialidade ao processo de negociação.
- Em uma loggia envidraçada e aconchegante, um véu francês espetacular com festões ondulados dará a sensação de um espaço habitado. Novamente, é melhor costurar apenas com material prático e barato, pois o “toldo” da varanda terá que ser lavado no final de cada estação quente devido à poeira acumulada.
Como podemos ver, para aqueles que há muito sonham com uma decoração luxuosa de janelas, um toldo francês é adequado - a cortina decorará até mesmo um ambiente no espírito do minimalismo, sem decoração. Há uma tendência óbvia de retornar às cortinas em estilo histórico. Essa alfaiataria é considerada a mais elegante, e só ela é capaz de nivelar todas as proporções e desviar a atenção de pequenas falhas no design de interiores.