As persianas de rolo cassete são ótimas para economizar espaço em um cômodo, são fáceis de usar e criam uma atmosfera moderna na casa.
Existem vários tipos de persianas de rolo, elas diferem em seus mecanismos, métodos de instalação nas janelas e métodos de controle. Antes de ir à loja, você deve entender os mecanismos mais populares, descobrir como eles se diferenciam e escolher a opção ideal para sua casa.
Contente
- Tipos de persianas de rolo e suas características
- Persianas de rolo UNI-1 e UNI-2: descrição dos designs, suas diferenças
- Vantagens e desvantagens do UNI2 e UNI1
- Exemplos e fotos de persianas de rolo Uni no interior
- Resultados
- Vídeo: Diferenças entre as persianas de rolo Uni e Uni-2
- Seleção de fotos do uso de persianas de rolo de diferentes tipos no interior:
Tipos de persianas de rolo e suas características
Os produtos que operam usando um sistema de cassete são divididos em três tipos.
- O modelo UNI-1 possui uma caixa especial, dentro da qual é colocada uma corrente, com a qual a pessoa monta ou desenrola a tela. As guias que movimentam a tela têm um formato plano. Fixado nas contas de vidro do perfil da janela.
Persianas de rolo UNI 1 – design funcional e elegante com guias planas - O sistema UNI-2 é semelhante ao primeiro, mas se diferencia no formato das guias, aqui elas têm o formato da letra “P”, e também fixam o produto no batente da janela. Graças ao método de instalação, o proprietário pode abaixar o rolo, cobrindo o friso de vidro inferior.
As persianas UNI 2 com este tipo de controle são projetadas para instalação em janelas de PVC verticais e oscilobatentes com ângulo de inclinação de 0-15° - UNI-2, mas equipado com um mecanismo de mola. Ela difere no método de controle: para desenrolar/enrolar o rolo, uma pessoa controla a alça. A caixa pode ser colocada em qualquer lugar – acima, abaixo ou até mesmo ao lado do batente da janela.
As persianas de rolo UNI 2 com mola são projetadas para instalação em janelas verticais, basculantes, de telhado e de teto com qualquer ângulo de inclinação
Qualquer um dos mecanismos especificados pode ser montado no caixilho da janela de duas maneiras.
- São utilizados parafusos auto-roscantes – o mestre faz furos para instalação do sistema.
Usando um lápis e um nível, fazemos marcações para a colocação dos fixadores e depois perfuramos furos para eles. Fixamos um lado da caixa com um parafuso e desenrolamos o tecido, verificamos, fixamos a caixa com dois parafusos de cada lado, colocamos as tampas laterais Ajustamos a altura da corrente e instalamos o limitador da posição inferior da cortina, instalamos um fio de prumo na corrente - É usada fita dupla face, um método não confiável, projetado apenas para produtos leves. Especialistas não recomendam, pois se o dono puxar a corrente com muita força, a estrutura pode cair.
A montagem em fita dupla face é adequada para decorar pequenas persianas, tanto fixas quanto de abertura A montagem de persianas de rolo em suportes de mola só é possível para o projeto de caixilhos de abertura
Persianas de rolo UNI-1 e UNI-2: descrição dos designs, suas diferenças
Externamente, o consumidor praticamente não percebe a diferença entre os dois tipos de cortinas, mas qualquer especialista explicará que existem diferenças e são muitas.
As persianas de rolo UNI 2 são consideradas mecanismos universais; eles são instalados em quase todas as janelas de plástico. Portanto, a primeira diferença é a capacidade de instalação em qualquer perfil de plástico. Mas ainda existem algumas diferenças, vamos analisá-las com mais detalhes.
Tipo de guias
Os primeiros possuem guias planas, enquanto os UNI-2 são caracterizados por guias em formato de U. Por isso, o segundo sistema tem um cassete maior.
Para ver a diferença, o comprador deve observar o conjunto da persiana: a caixa do segundo UNI é mais volumosa, ao longo de todo o comprimento há um suporte de um centímetro de espessura para colocação conveniente dentro da guia em U.
Distância entre o rolo e o vidro
Os UNI-1 são fixados próximos ao vidro, os rolos no estado aberto ficam em contato com o vidro. Se os vidros embaçam com frequência, o tecido fica molhado e gruda. Isso não só danifica o tecido, mas também pode destruir completamente o sistema - o tecido gruda e, se você puxar com muita força, o produto cairá.
O segundo modelo não tem essa desvantagem; ele é preso à moldura e há pelo menos um centímetro de espaço entre o vidro e o rolo.
Colocação de pesos
Um peso é colocado na parte inferior do painel da cortina; no sistema UNI-1, ele é fixado horizontalmente ao friso de vidro inferior. Se o instalador não fixar a persiana perfeitamente na horizontal por cima, o peso ficará em ângulo. Devido a esse defeito, forma-se uma abertura na parte inferior, por onde a luz solar penetra.
No UNI-2, a cortina com peso sempre fica abaixo do friso de vidro, não havendo assim vão.
Método de abertura de janelas
As caixas dos dois sistemas são diferentes: uma é plana, a outra é maior. A caixa grande da persiana UNI-2 limita a abertura da janela, pois a caixa grande fica encostada no declive, o que impossibilita a abertura total da janela.
A caixa plana UNI-1 aumenta a abertura em 11 graus, mas se a persiana for instalada na porta da varanda, isso também não é confortável.
Instalação de sistemas
UNI-1 são fixados ao friso de envidraçamento, mas somente se sua profundidade for de pelo menos 1,4 centímetros e seu formato for retangular. Isso faz com que o vidro fique bloqueado na parte inferior e nas laterais. O cassete ocupa cerca de quatro centímetros e meio da parte superior, e as guias laterais ocupam dois centímetros das laterais. Dessa forma, a abertura da janela é significativamente reduzida.
Se o friso de vidro tiver um formato diferente ou sua profundidade for menor que 1,4 centímetros, ele não suportará o sistema. Neste caso, o UNI-2 é instalado, fixando-o ao quadro. A abertura do cassete e as guias laterais correm ao longo da moldura, o que significa que não cobrem o vidro. Quando aberta, a janela fica do mesmo jeito que antes da instalação das persianas.
Vantagens e desvantagens do UNI2 e UNI1
Ambos os designs são considerados baratos e têm o mesmo preço. Mas como escolher o melhor sistema para sua casa? Vamos considerar os prós e os contras de cada mecanismo separadamente.
Vantagens do UNI-1
- Um pouco mais barato que as cortinas UNI 2, cerca de dez por cento.
- Ocupa menos espaço, o ângulo de abertura é onze graus maior que o segundo mecanismo.
Contras
- Não é universal – só pode ser fixado em um friso de vidro retangular com espessura de 1,4 cm ou mais.
- Reduz a cobertura de vidros, cassetes e guias laterais na superfície, dificultando a limpeza das janelas.
- Ajusta-se muito apertado ao vidro. Se o apartamento tiver muita umidade e as janelas embaçarem, o tecido pode grudar no vidro. Por conta disso, não só o tecido, mas todo o sistema fica danificado.
- Se a janela for projetada incorretamente, por exemplo, se o lado esquerdo do vidro for alguns milímetros mais longo que o direito, quando fixada horizontalmente ao friso de vidro, uma pequena abertura se formará na parte inferior, por onde a luz penetrará.
Observe! Se o objetivo é comprar tecido Blackout para escurecimento completo, então o UNI-1 pode não ser adequado.
Prós do UNI-2
- Um produto universal que pode ser fixado em qualquer janela, na moldura por cima.
- Ela não cobre o vidro, pois as guias e o cassete estão localizados na moldura.
- Há um espaço entre a cortina e o vidro, a condensação não afetará a condição do produto.
- Mesmo que a janela seja mal projetada, isso não será perceptível ao usar este tipo de persiana.
Imperfeições
- Dez por cento mais caro que o primeiro sistema.
- Devido à montagem do cassete na estrutura, há uma limitação na abertura da janela.
O UNI-2 é um pouco melhor que o primeiro mecanismo, pois pode ser usado em qualquer janela de plástico, não fecha a abertura da janela.
Exemplos e fotos de persianas de rolo Uni no interior
Alguns exemplos abaixo mostram quanto espaço os sistemas Uni economizam.
Resultados
Agora o leitor é capaz de entender os dois sistemas. À primeira vista, elas não são diferentes, mas há muitas diferenças. Cada sistema tem suas vantagens e desvantagens, mas o UNI-2 é considerado universal.