Persianas de rolo há muito tempo se tornaram uma alternativa prática e elegante às tradicionais. Eles combinam bem com janelas de plástico e são adequados para a maioria dos interiores. É hora de conhecê-los melhor.

Persianas de rolo para janelas de plástico
Persianas de rolo para janelas de plástico

informações gerais

Persianas de rolo são um tipo de persiana. Elas combinam as características das cortinas e persianas tradicionais. Externamente atraente e ao mesmo tempo bastante prático. A maior parte da cortina é tela, que com um leve movimento da mão se transforma em rolar, desliza de volta ao lugar com a mesma facilidade.

Persianas de rolo são bastante comuns em interiores modernos, e por um bom motivo.
Persianas de rolo são bastante comuns em interiores modernos, e por um bom motivo.

Para a produção, é utilizado um tecido especial, que é tratado com diversas impregnações. Graças a isso, o material não desbota sob os raios solares e não atrai poeira. O tecido também não fica eletrificado.

Vale a pena considerar! Na maioria das vezes, o produto é acionado por meio de um cordão preso a uma corrente localizada na lateral. Ele é fixado ao mecanismo da persiana. Mas também existem outros mecanismos, por exemplo, suportes de mola, acionamento elétrico. Esta última opção é escolhida se a cortina estiver localizada em um local de difícil acesso.

Vantagens e desvantagens

As vantagens incluem::

  • variedade de tecidos;
  • compatibilidade com outros elementos internos da janela;
  • facilidade de atendimento;
  • a capacidade de ajustar a iluminação. O painel pode ser fixado em qualquer altura;
  • possibilidade de instalação em galerias, portas de varanda;
  • segurança para crianças e animais.

Também há desvantagens:

  • o mecanismo de trabalho pode falhar. Ele terá que ser substituído;
  • As persianas de rolo foram desenvolvidas especificamente para janelas de plástico. Instalá-los em outros modelos pode ser difícil: eles interferirão na abertura da janela.

Tipos de persianas de rolo

Os sistemas são divididos em 3 tipos, vamos considerá-los.

Tipo aberto. As cortinas são enroladas em um rolo aberto, que é preso à janela usando fechos de canto. Um peso é instalado na parte inferior da tela para garantir que o tecido fique bem ajustado à janela. Muitas vezes, em sistemas abertos, uma linha de pesca é colocada ao longo das bordas, ao longo das quais o tecido se move. Ele determina a direção do movimento e não permite que a cortina se afaste do vidro, mesmo no modo de ventilação.

Tipo fechado. A cortina é enrolada em um rolo localizado em uma caixa de alumínio pintada na mesma cor da moldura. A linha de pesca é geralmente substituída por guias localizadas ao longo das bordas. A tela se ajusta perfeitamente à janela e não deixa entrar luz. A vantagem dessa escolha é que as cortinas permanecem limpas por mais tempo e ficam mais protegidas do pó.

Mini Cortinas. Análogo do modelo de tipo aberto. A diferença é que esses produtos são montados diretamente no caixilho da janela. Não é necessária perfuração para instalação.

Escolhendo persianas de rolo

Ao escolher persianas de rolo, uma série de características e nuances são levadas em consideração.

Tamanho

O principal a considerar é o tamanho. Comprimento pode atingir até 1,5 m. Largura segundo o padrão é 50 cm, mas também existem modelos em que é diferente, igual, por exemplo, a 30 cm ou 150 cm. Ao determinar o tamanho, siga algumas regras.

  1. O comprimento deve ser igual ao comprimento da abertura da janela +10 cm. Estes últimos são necessários para a instalação do eixo.
  2. Se a janela for colocada em um recesso, a largura pode ser 10 cm maior que a largura da abertura.. Nessa situação, a cortina sobreporá as bordas em 5 cm de cada lado.
  3. Se não houver peitoril da janela e a janela não estiver em um recesso, os fechos são colocados de forma que a cortina fique a uma pequena distância da janela e não toque na maçaneta.. Neste caso, a largura pode exceder o tamanho da abertura em 20 cm. Isso aumenta visualmente os parâmetros da janela.
  4. Se a cortina for montada diretamente na faixa, a largura ideal é considerada igual à largura do vidro +3 cm.
Persianas elétricas
Persianas elétricas

Ao medir o vidro, não segure pela moldura. Meça apenas a parte transparente. Caso contrário, compre uma cortina muito larga e você terá problemas para instalá-la.

Grau de transparência

A tela pode ter vários graus de transparência. As seguintes opções são distinguidas.

Apagão. Reflete até 95% da luz. Eles também protegem do frio e do barulho da rua.

Escuridão. Proporciona escuridão completa à noite. Durante o dia, elas são translúcidas, sombreando o ambiente e deixando entrar luz difusa.

Transparente. Eles não impedem a entrada de luz solar no ambiente. Com luz natural, pessoas da rua não podem olhar para dentro do apartamento.

Dia-noite ou zebra. Uma variação moderna, montada a partir de tiras de tecidos transparentes e opacos. As listras se movem em relação umas às outras.

Conselho! Para o quarto, é melhor escolher blackout ou “dia-noite” para garantir condições confortáveis ​​para dormir. Um dimmer é adequado para a sala de estar, pois protege contra o brilho da tela. Tecidos transparentes são ideais para a cozinha.

Cor

Escolha o tom levando em consideração o esquema geral de cores do interior. Há uma variedade de opções disponíveis no mercado. Eles nem sempre são simples; você pode encontrar alguns decorados com um enfeite ou até mesmo uma imagem.

Os designers dão uma série de recomendações:

Tons universais. Eles são especialmente bons para quartos voltados para o sul.
Isso ajudará você a entrar em um estado de espírito positivo e lhe dará otimismo. É melhor escolher para um quarto pequeno.
Ideal para salas escuras no norte. Ela lhe dará energia e o carregará com energia positiva. Não é a melhor opção para um quarto.
Cria uma atmosfera de romance. Combina bem com tons de cinza e pastel.
Ela acalma você e prepara você para descansar. Uma boa escolha para o quarto.
Acalma e energiza. Ideal para cozinha, escritório, sala de estar e pode ser usado em quarto de criança.
Cria uma sensação de estabilidade e confiabilidade, confere nobreza ao interior.
Quando bem projetado, ele cria uma sensação de mistério e intimidade.
Importante! A percepção depende muito do tom específico, bem como do esquema geral de cores do ambiente. Persianas de rolo podem ser um destaque de cor brilhante, mas opções neutras são mais frequentemente escolhidas.

Recursos de instalação

Pode ser editado 2 maneiras: com parafusos ou fita dupla face. A última opção é usada para mini cortinas. É simples e não requer nenhuma preparação especial: o principal é colar o material uniformemente para que a cortina não fique torta.

Instalação de persianas de rolo em janelas de plástico sem perfuração
Instalação de persianas de rolo em janelas de plástico sem perfuração

O primeiro método é mais complicado, vamos analisá-lo com mais detalhes.

Estágio preparatório

Primeiramente são realizadas atividades preparatórias.

  1. Verificação do estado do gesso. Bata na parede perto da unidade de vidro. Se você ouvir um som abafado, significa que há vazios na estrutura.
  2. Verificando a verticalidade da janela. Precisava entender como instalar cortinas.
  3. Determinando o local de instalação. Decida onde a cortina será fixada: na própria moldura, na parede ou no teto.
  4. Verificar a presença ou ausência de obstáculos. Certifique-se de que nada interfira na abertura ou no fechamento da cortina.
  5. Medindo a largura da teia com um suporte. Como precaução, deixe um espaço de cerca de 5 mm.

Também vale a pena decidir de que lado a corrente ficará localizada.

Materiais e ferramentas

Será necessário:

  • lápis;

  • fita métrica ou régua;

  • tesoura;

  • faca de papelaria;

  • furadeira de impacto ou furadeira;

  • serra para metal;

  • arquivo.

Conselho! Você pode trabalhar no chão. Nem todas as casas têm uma superfície para colocar a tela desdobrada. E a cortina terá que ser desmontada para instalação.

Instruções passo a passo

Para instalar uma persiana de rolo, siga o algoritmo:

Marque os colchetes. Determine o centro da abertura da janela. Marque este ponto para estabelecer a localização exata dos suportes.

Instalar os suportes. Determine onde o primeiro suporte será localizado e então faça um furo para ele. Se você estiver perfurando uma moldura de janela, use uma broca para madeira de 2,5 mm. Uma broca para tijolos de 6-8 mm é adequada para a parede. Após instalar o 1º suporte, alinhe o eixo de modo que fique estritamente horizontal. Depois disso, fixe o 2º suporte.

Corte o eixo. Para fazer isso, subtraia a espessura do suporte da largura medida da estrutura. Use um lápis para fazer marcas e remover qualquer excesso. Instale o plugue no eixo. Encurte o suporte de lona inferior para o mesmo comprimento.

Cortar a tela. Coloque a cortina sobre uma superfície plana e horizontal. Marque o local onde a borda será cortada. Para fazer isso, use o trilho inferior já encurtado. Você pode cortar a tela usando uma faca de construção afiada ou uma tesoura.

Instalar a tela. Enrole-o sobre o eixo, dobre a borda até que uma dobra apareça. Instale o eixo e depois insira o suporte inferior.

Instalar cortinas. Coloque a borda da tela no suporte. Empurre a outra extremidade para dentro.

É melhor instalar telas feitas individualmente de acordo com seu pedido e com suas próprias mãos. Para instalar cortinas prontas, é recomendável chamar um profissional.

Persianas de rolo
Persianas de rolo

Perguntas frequentes

Quanto tempo duram as persianas de rolo?

Se usado corretamente, o produto durará 5 anos. Recomenda-se então substituir o mecanismo ou todas as cortinas completamente.

Persianas de rolo com furação danificam a estanqueidade e o isolamento acústico da unidade de vidro?

Se instaladas corretamente, as janelas de plástico permanecerão herméticas e à prova de som. Problemas só podem surgir se ocorrerem erros durante a instalação.

É possível imprimir uma foto ou imagem em persianas de rolo?

Sim, é possível. As imagens são aplicadas em persianas de rolo de vários modelos.

Qual método de montagem é melhor: parafusos ou fita dupla face?

Parafusos auto-roscantes são, obviamente, mais confiáveis. Mas a fita adesiva também tem uma vantagem: o processo de desmontagem é muito mais simples e não há marcas deixadas no perfil da janela depois. Essa opção geralmente é escolhida em apartamentos alugados.

É possível reutilizar fita dupla face para instalar persianas de rolo?

Não é recomendado o uso de fita dupla face para instalação de persianas. Use o novo.

Instruções em vídeo para instalação de persianas de rolo