A ideia de criar persianas romanas foi inventada por marinheiros romanos. Este design simples tem muitos anos e passou por pequenas alterações. Seu princípio é semelhante ao que era usado para fixar as velas dos navios antigos. Um pano simples preso às vergas, que pode ser desenrolado ou enrolado usando cordas e cabos. Este tipo de projeto de espaço é muito popular em países com muito sol, pois permite regular facilmente o nível de iluminação, é compacto e de fácil manutenção. Na Europa, as persianas romanas são frequentemente usadas em cômodos com pouco espaço.
A peculiaridade das cortinas romanas é que o tecido fica totalmente reto, não fica caído, o que significa que pouco material é necessário. Do ponto de vista do design, esta é a melhor maneira de exibir uma textura bonita ou um padrão original. As persianas romanas são feitas usando uma tecnologia bastante simples, por isso muitas vezes são feitas de forma independente, usando instruções detalhadas passo a passo com fotos.
Contente
- Como fazer uma persiana romana com suas próprias mãos
- Materiais e ferramentas que serão úteis para fazer
- Esquema de cálculo de persianas romanas
- Como costurar uma persiana romana de tecido
- Como montar e instalar uma persiana romana
- Reparo de persianas romanas faça você mesmo
- Conclusão
- Vídeo: Instruções passo a passo para instalar persianas romanas
- Fotos de persianas romanas prontas, feitas para diferentes interiores:
Como fazer uma persiana romana com suas próprias mãos
Para entender como fazer persianas romanas com suas próprias mãos, basta saber como elas são construídas. Em sua forma mais simples, o tecido é preso a uma haste instalada na parte superior da estrutura e é enrolado ou solto por meio de uma corda que o gira. O elemento principal é um suporte que permite que a estrutura gire.
Hoje não é preciso “reinventar a roda”; persianas prontas são vendidas em lojas de materiais de reparo em uma grande variedade de designs:
- abrir;
- fechado;
Principais componentes de sistemas de controle fechados - mecânico;
- elétrico;
- com controle remoto.
Esse tipo de cortina se ajusta perfeitamente ao vidro, proporcionando assim um escurecimento confiável. Ele praticamente não ocupa espaço e a simplicidade do seu design é garantia de que não irá quebrar. O material pode ser removido e lavado, mas na maioria dos casos até mesmo a escovação a seco com uma escova para remover o pó é suficiente.
Materiais e ferramentas que serão úteis para fazer
A escolha do tecido para persianas romanas é um passo importante, do qual dependerá completamente o resultado dos seus esforços. Além de materiais tecidos, você pode usar papel grosso, ripas de bambu, tecidos de vime e tábuas de madeira.
Para persianas fabricadas industrialmente, são utilizadas impregnações especiais repelentes de poeira, agentes antiestáticos e revestimento de Teflon. Esses tecidos são lavados com especial cuidado para não danificar a camada protetora externa.
Os mais comumente utilizados são:
- linho;
- tecido de cânhamo;
- algodão;
- poliéster;
- nylon.
Importante: os tecidos utilizados na produção - fibra de vidro, policloreto de vinila com fibra de vidro, poliéster com viscose e revestimento de Teflon - são difíceis de encontrar à venda, mas são muito duráveis, fáceis de limpar, não acumulam poeira e sujeira.
Antes de começar a trabalhar, prepare a haste da janela e os elementos para sua fixação. Uma viga redonda de madeira ou uma haste de metal com 3 cm de diâmetro servirão. Seu comprimento deve corresponder ao tamanho do quadro. Para fixação, utilize parafusos auto-roscantes, fita dupla face, argolas e tiras para fixar as dobras. Você também precisará de fita têxtil - 3-4 pedaços iguais à largura do material.
Uma corrente ou cordão decorativo, ou uma fita com um peso, podem ser usados como ferramentas de controle. Este é o cordão que será usado para enrolar as persianas e mantê-las fechadas. Neste caso, o tecido será enrolado na haste por meio de um mecanismo de corda ou corrente de rotor, que é comprado montado. O mecanismo do cordão é o mais antigo, mas tem limitações: o peso do tecido não deve ultrapassar 4 kg.
A transparência e a cor do tecido são selecionadas de acordo com a finalidade do ambiente. O quarto e o quarto das crianças exigem materiais bonitos, mas completamente opacos, talvez com padrões originais ou texturas originais. Na cozinha, você pode usar persianas romanas translúcidas feitas de materiais sintéticos, que são fáceis de limpar, brilhantes e alegres.
Um interior clássico exige cores naturais e contidas, enquanto um apartamento de alta tecnologia exige tons de aço, um padrão zebra e materiais originais e inovadores.
Esquema de cálculo de persianas romanas
Abaixo forneceremos instruções sobre como fazer uma persiana romana com suas próprias mãos, fotos passo a passo. Para medir, você precisa de uma fita métrica, um lápis e um caderno para registrar os resultados das medições. A janela deve estar fechada, se tiver maçaneta para abertura, isso deve ser levado em consideração. A precisão da medição é de até milímetros.
Numa abertura com duas ou três travessas, se uma delas abrir, a altura das persianas romanas é determinada pela parte da abertura, de modo que quando fechadas todas tenham o mesmo comprimento.
A escolha do local para montagem da haste depende da disponibilidade de espaço livre:
- na janela do lado de fora;
- no quadro como um todo;
- para cada popa separadamente.
Meça a largura e o comprimento das cortinas ao longo do perímetro da moldura, levando em consideração o tamanho do friso de vidro. Se tiver formato retangular, você pode fixar a haste sem levar em conta sua altura, mas se for arredondado, será necessário adicionar 3-4 mm à altura da janela. Três cabos de controle são preparados, cada um com o dobro do comprimento da cortina.
Importante! friso de vidro - elemento que fixa o vidro na moldura em janelas de plástico.
A largura da peça em bruto corresponde à largura do vidro, mais a margem para fazer a bainha do material e processar a borda. Altura - do nível de fixação da estrutura ao peitoril da janela menos 0,5 cm. Ao usar uma persiana pronta em vez de uma haste feita em casa, lembre-se de que as tampas das extremidades não devem tocar na abertura da janela ao abrir e fechar a moldura - diminua a largura de 5 a 7 mm em cada lado.
Como costurar uma persiana romana de tecido
Depois de registrar as dimensões e determinar se o corte irá atrapalhar a configuração do padrão, corte o tecido e processe as bordas. Em alguns casos, é permitido não costurar o lado livre, mas dobrá-lo e colá-lo com uma fita adesiva especial para costura usando um ferro de passar. A borda superior é dobrada na largura da haste na qual a persiana romana será fixada.
As bordas laterais da bainha não são costuradas para que os elementos de fixação possam ser passados. Costure uma fita de tecido na braguilha, dividindo a cortina em ¾ ou 5/6. Coloque anéis para fitas ou correntes. Depois disso, as partes laterais são processadas.
Atenção: você pode fazer um cordão de 3 cm de largura na parte inferior para um peso ou ímãs.
Se o tecido for de um lado, duas camadas são cortadas e costuradas em três lados, dobradas face a face. Depois, vire do avesso, dobre a borda aberta restante duas vezes e forme um cordão de 3 a 5 cm de largura. Será usado para o peso.
Para prender os anéis e fixar as dobras, use uma fita têxtil, que é costurada no verso do tecido a uma distância igual (3-4 tiras).
Anéis para cordões são costurados na fita.
Como montar e instalar uma persiana romana
Após o processamento do material, prossiga com a instalação da persiana na estrutura. O material é colocado depois que o trabalho é concluído. Preste atenção aos plugues e fixe a corrente de controle.
O suporte caseiro é fixado com parafusos ou dobradiças em uma base de parafuso. A cortina é pendurada no varão usando fita velcro (um lado da fita é firmemente colado no varão, o outro é costurado no tecido). Em seguida, os cordões ou fitas são pendurados, passados pelos anéis costurados na parte superior e presos ou deixados pendurados livremente. Na parte inferior da janela, prepare um gancho para amarrar o cordão. Isso manterá as persianas abertas.
Se você escolher uma persiana de rolo fabricada comercialmente, deverá seguir rigorosamente as instruções em anexo.
Para cortinas caseiras, um dos dois sistemas funcionará:
- primavera;
- em um acionamento elétrico.
Persianas romanas de grande área e peso (até 7 kg) são melhor instaladas em um sistema de acionamento elétrico. Não é barato, mas é vendido pronto, não precisa montar, basta fixar na janela. A tela sobe e desce sem esforço e pode ser controlada remotamente. O motor elétrico integrado é ligado usando um controle remoto comum ou um interruptor padrão.
Reparo de persianas romanas faça você mesmo
Persianas instaladas em mecanismos prontos podem ser entregues a profissionais para reparo. O design das persianas de rolo é bastante simples – na maioria das vezes, são as peças do sistema de controle que falham. Eles são fáceis de substituir, mas é mais difícil encontrar uma peça de reposição à venda, porque esses mecanismos são vendidos montados em todos os lugares, completamente prontos.
Um mecanismo caseiro não requer reparo, exceto que a fixação pode ser arrancada. Basta substituí-la para que as persianas voltem a funcionar normalmente. Para lavar e limpar a cortina, ela deve ser removida da janela. A maneira mais fácil de fazer isso é prender a cortina com velcro. Ao remover o tecido de uma persiana de rolo pronta, primeiro remova os plugues e depois remova o tecido.
O tecido para persianas romanas deve ser lavado de acordo com as recomendações para sua composição. Se a cortina tiver impregnações especiais, a lavagem à máquina não é permitida. Seque a cortina desdobrada.
Conclusão
As persianas romanas são muito fáceis de fazer e você só levará um dia para fazê-las. Alguns componentes podem ser adquiridos prontos, como por exemplo, persianas de rolo. Não há limites para a imaginação no design e na decoração da tela; qualquer coisa, desde desenho à mão até aplicação de fotos e impressões, serve.