Proprietários de cortinas e persianas feitas de tecidos grossos e pesados em algum momento enfrentam a necessidade de limpá-las. Mas como isso pode ser feito se lavar e passar roupas regularmente não são adequados aqui? Há uma ótima maneira de restaurar a aparência elegante dessas cortinas sem nem mesmo removê-las da janela: tratamento com um gerador de vapor.
Contente
Gerador de vapor: para que serve?
A essência de tal dispositivo é que ele aquece a água a temperaturas muito altas, convertendo-a em vapor. Em seguida, o vapor quente é liberado sob pressão sobre a superfície desejada.
O gerador de vapor tem uma funcionalidade abrangente em termos de cuidados com cortinas. Ele é capaz de lidar com todas as tarefas básicas.
- Alisamento de tecidos com vapor. Remove vincos de cortinas da maneira mais fácil e rápida possível, sem precisar removê-los.
- Removendo contaminação. Liquidifica facilmente sujeira e manchas de gordura, limpando tecidos de forma eficaz.
- Remoção de odores. Os têxteis absorvem ativamente quaisquer aromas; o vapor quente ajudará a se livrar deles.
- Tratamento antibacteriano. Cortinas podem acumular microrganismos nocivos e ácaros. O tratamento com vapor eliminará essas impurezas devido às altas temperaturas.
Dependendo da tarefa principal, os geradores de vapor são divididos em vaporizadores e limpadores a vapor. A diferença entre esses dispositivos é que eles atendem a propósitos diferentes.
O limpador a vapor para cortinas funciona à base de vapor seco. É usado para remover manchas, germes e matar ácaros. Este método de limpeza de cortinas tem suas vantagens. Primeiro, esse método é o mais suave. O dispositivo não exerce nenhum impacto mecânico sobre eles, o que elimina danos à estrutura do tecido e a formação de nós. Em segundo lugar, um limpador a vapor para cortinas de tecido elimina a necessidade de usar produtos químicos.
O vaporizador, por sua vez, funciona produzindo vapor úmido. Sua função é alisar as cortinas e dar a elas uma aparência apresentável. É usado principalmente nos tipos de tecidos difíceis ou contraindicados para passar.
Atenção! Antes de começar, leia a etiqueta do tecido para obter instruções. Se houver tal símbolo, a vaporização é proibida.
Existem dois tipos principais de vaporizadores: os portáteis e os estacionários (verticais), mas apenas um deles é adequado para cortinas.
O fato é que um vaporizador portátil é muito fraco para trabalhar com itens grandes, como cortinas. É adequado apenas para roupas. E seu reservatório de água é muito pequeno – de 40 a 90 ml, o que é extremamente inconveniente.
O gerador de vapor para cortinas é vertical, ou seja, estacionário, se tornará um assistente indispensável nessa questão. É verdade que há algumas nuances aqui às quais você precisa prestar atenção.
O aparelho não apenas passa, mas também limpa e desinfeta tecidos.
Vaporizador vertical: o que procurar ao escolher
Quais características permitirão que você diferencie um bom vaporizador de cortina vertical de um que pode decepcionar? Existem vários deles.
- Intensidade do fornecimento de vapor
Quanto maior, melhor, na faixa de 40 a 140 g/min. Em menor intensidade, a qualidade do trabalho diminuirá proporcionalmente.
- Poder
Ótima de 1600 a 2600 W. Quanto maior a potência, mais rápido a água esquenta. Além disso, um dispositivo com uma classificação mais alta tem garantia de suportar o uso contínuo a longo prazo.
- Tempo de aquecimento
Intervalo entre o momento em que a água é coletada no tanque até que o dispositivo esteja pronto para operação. Dependendo da potência, o processo leva de 2 a 10 minutos.
- Número de modos
É bom se houver 2 a 3 modos para escolher, dependendo da espessura do tecido.
- Comprimento da mangueira de vapor e do cabo
O cabo de alimentação não deve ter menos de 2 m, a mangueira não deve ter menos de 1,2 m. O principal: eles não devem ser curtos, é extremamente inconveniente!
- Capacidade do tanque de água
Isso determinará com que frequência você terá que parar de trabalhar e encher o tanque com água. O volume mínimo do tanque deve ser de pelo menos 1 litro, mas 2 litros é melhor.
- Disponibilidade de proteção contra incrustações
Se tal sistema não estiver disponível, então comprimidos especiais devem ser adicionados à água antes de cada uso. Eles estão disponíveis para venda, mas isso representa uma despesa adicional.
Depois de descobrir todas as características desejadas, você pode começar a escolher o modelo que melhor se adapta a você. Não há problema com variedade; pelo contrário, há tantas opções que é fácil ficar confuso.
Vaporizador de Cortinas – Avaliação dos Melhores
Como parte da classificação, consideraremos 5 modelos domésticos de acordo com três critérios: avaliações de clientes, capacidades técnicas e conveniência ao trabalhar com diferentes tipos de tecidos.
1º lugar. Galáxia GL6206
Provavelmente o modelo mais popular de vaporizador vertical.
Prós:
- Muito potente, 1800 W
- Com um grande tanque de água de 2,3 L
- Bom fornecimento de vapor – até 40 mg/min
- O tempo de aquecimento também é agradável – apenas 35 segundos
- Ao mesmo tempo, ele é capaz de trabalhar sem interrupção por mais de uma hora – 65 minutos.
- Há um ajuste de fornecimento de vapor e 8 modos diferentes para diferentes tecidos. Devido à alta potência
- Tem um grande número de avaliações positivas devido ao seu preço acessível e boa qualidade de trabalho.
Contras:
- Os proprietários observam a principal desvantagem: um cabo curto, o que tem um impacto negativo na conveniência de cozinhar no vapor.
2º lugar. Kitfort KT-913
É ligeiramente inferior em suas características ao líder da classificação, mas também tem altas avaliações dos proprietários.
Prós:
- O mais potente de todos os apresentados na classificação, 2000 W
- Taxa de fluxo de vapor suficiente – 35 mg/min, embora possa ser maior
- Um bom indicador do tempo de aquecimento da água é 1,5 minutos
- Há um ajuste de fornecimento de vapor de quatro modos
- Funciona bem em tecidos grossos
- Design atraente
- Um grande número de componentes
Contras:
- O reservatório de água não é muito espaçoso, apenas 1,3 l
- Cabo elétrico curto para trabalhar com cortinas
3º lugar. Mestre do Vapor MIE
Ele merecidamente está entre os três primeiros graças às avaliações dos clientes, ao tamanho compacto e à versatilidade.
Prós:
- Boa potência de 1800 watts
- Aquecimento rápido de água em 30 segundos
- Taxa de fluxo de vapor muito alta – 80 mg/min
- Alisa perfeitamente até tecidos muito densos
- Multifuncionalidade graças aos vários acessórios: passa, vaporiza, limpa.
- Cabo longo de 4,8 m auxilia no trabalho com cortinas
Contras:
- Não há botão para rebobinar um cabo tão longo
- O reservatório de água é muito pequeno - apenas 0,9 l, é inconveniente despejar água nele
4º lugar. Philips GC527/20 Easy Touch Plus
Os proprietários gostam dele por sua compacidade e operação delicada.
Prós:
- Potência média com uma classificação de 1600 W
- Tamanho conveniente do tanque de água: 1,6 l.
- Cinco modos diferentes para diferentes tipos de tecidos
- Passa perfeitamente a vapor todos os tipos de cortinas e tules
- Existe um sistema de remoção de incrustações
- O cordão não é muito curto, de comprimento médio – 2 m.
Contras:
- Durante o funcionamento, a alça e a mangueira do aparelho ficam visivelmente quentes.
- Um fluxo de vapor nada impressionante de 32 g/min.
5º lugar. Polaris PGS 1806VA
Era popular entre os clientes devido à sua natureza econômica e facilidade de uso.
Prós:
- Boa potência - 1800 W
- Produz vapor a uma vazão de 40 g/min
- Aquece rapidamente, em 35 segundos
- Existe uma função para regular o fornecimento de vapor
- Muito econômico
- Não é pesado, pesa menos de 3 kg
Contras:
- O volume do tanque é muito pequeno, 0,6 l
- É difícil colocar o acessório de vapor
- A mangueira está dobrada em alguns lugares
ATENÇÃO! Seja qual for o gerador de vapor para cortinas que você escolher, lembre-se das precauções de segurança. Direcione sempre o primeiro jato de vapor para o lado – ele é muito forte e longo. Ao trabalhar, segure o aparelho com cuidado para que o vapor quente não o queime acidentalmente!
Vale a pena entender que todos os geradores de vapor listados na classificação são domésticos, ou seja, para uso doméstico! Se você precisa de mais potência e desempenho, então um gerador de vapor profissional será ideal para você.
Vaporizador profissional - quais as vantagens
Este tipo de equipamento é usado principalmente em hotéis, lojas, estúdios, salões de cortinas, onde há grandes volumes e restrições de tempo. Além disso, eles podem ser usados tanto por um mestre profissional quanto por um amador.
Quais são as principais vantagens dessas unidades?
- Maior potência – a partir de 2000 W e intensidade de vapor a partir de 70 g/min.
- Sistema de geração de vapor de caldeira. Sob pressão, o vapor penetra mais profundamente e com mais facilidade nas fibras do tecido.
- Maior capacidade do tanque de água 3 – 3,5 l. Além disso, a maioria dos modelos é equipada com uma função de reabastecimento.
- Com uma quantidade tão grande de água no tanque, o dispositivo aquece em 30 a 45 segundos.
- Operação contínua longa: em média, 2 horas ou mais.
- Versatilidade. Normalmente, esses vaporizadores também podem ser usados como limpadores a vapor devido às altas temperaturas do vapor produzido.
- Mais conveniente para trabalhar, pois a mangueira tem pelo menos 2 m de comprimento e o cabo tem cerca de 5 m de comprimento.
- Invólucro confiável que evita o superaquecimento do dispositivo, mesmo durante operação prolongada.
Essas marcas incluem Karcher (Alemanha), Grand Master (Rússia), Sauber (Suécia), MIE (Itália), Philips (Holanda) e muitas outras.
Este dispositivo se tornará um assistente confiável no caminho para cortinas perfeitamente passadas. Independentemente de qual dos modelos acima você escolher!