A compra e instalação de tecidos para janelas é a etapa final da reforma de um apartamento ou casa de campo particular. Mas há uma ação que precede pendurar cortinas bonitas e aconchegantes na sala de estar ou no quarto. Esta é a instalação da cornija. As lojas oferecem uma seleção enorme de produtos maravilhosos, de beleza indescritível e design único. Vários materiais, acessórios adicionais, elementos decorativos de decoração – tudo isso pode ser encontrado em quase todas as lojas especializadas.
Como escolher varões de cortina que complementem harmoniosamente o design incomum da sua casa? Hoje, nosso artigo contará a você em detalhes, com todos os detalhes, quais são os tipos desses produtos, para quais cortinas eles são produzidos e como escolher o design e a cor para combinar com o design de interiores existente.
Contente
Varões de cortina – o que são?
Um varão de cortina é um dispositivo que permite prender cortinas na abertura de uma janela. Este produto consiste em quatro partes principais. Esse:
- suportes com fixadores;
- guias (travessas);
- sistema de suspensão (ganchos, anéis);
- elementos decorativos.
A presença de uma parte específica depende do tipo de dispositivo. Uma enorme seleção de opções diferentes fornece aos clientes produtos para todos os pedidos, até mesmo os mais caprichosos.
Aqui estão os melhores varões de cortina para escolher para suas cortinas:
- Redondo ou quadrado.
- Perfil.
- Baguete.
- Cordas.
- Especial.
Importante. Cada tipo é usado para diferentes tipos de decoração de interiores do apartamento.
Além dessa característica, os cabides se diferenciam pelo método de fixação. Para fixar tecidos de cortinas, são vendidas as seguintes variedades:
- montado na parede;
- teto;
- janela;
- espaçadores.
Quase qualquer tipo de cabide, com raras exceções, pode ser pendurado de uma das quatro maneiras listadas acima. A exceção são as cornijas especiais projetadas para certos tipos de cortinas, que têm suas próprias características de montagem e instalação.
Do que elas são feitas?
A produção moderna de produtos como cornijas, cujo uso garante conforto, atingiu um nível completamente novo. As tecnologias nos permitem processar diversos materiais, dando-lhes forma, aparência, estética e beleza extraordinárias.
Aqui estão os tipos de cornijas de acordo com o tipo de material de que são feitas:
- Plástico.
- Metálico.
- De madeira.
- Combinado.
O último, quarto tipo, é um derivado dos três primeiros. Na produção desses cabides, são utilizadas diferentes combinações de materiais. Por exemplo, produtos de metal complementados por elementos de madeira ficam muito bonitos.
Cada tipo de cabide têxtil para janelas combina algumas características com qualidades padrão. Assim, cortinas de plástico processadas com uma tecnologia especial têm uma aparência completamente diferente. Eles são feitos com texturas que lembram madeira, mármore ou metal. Mesmo um vendedor experiente não consegue distinguir produtos caros e de alta qualidade, feitos de plásticos bons e comprovados, pela aparência. A vantagem do plástico é sua leveza comparativa, alto desempenho e facilidade de manutenção. As propriedades do plástico facilitam a produção de cortinas moldadas que se adaptam a diferentes estilos de interiores.
Produtos de metal sempre foram populares entre os compradores. As cortinas não foram exceção. O desenvolvimento da indústria metalúrgica e o desenvolvimento de novas tecnologias para fundição e processamento de metais trouxeram muitos tipos diferentes de ferro.
Agora você pode comprar cortinas em:
- alumínio;
- latão;
- aço;
- ferro forjado.
Ferro forjado é essencialmente o mesmo que aço. A única diferença está no método de processamento, dobra e acabamento final do item interno. Além da indústria metalúrgica, o setor de tintas e vernizes também não ficou parado. Isto é especialmente verdadeiro para cortinas de metal. Estão disponíveis para venda folheados a ouro, prata, cromados, patinados e muitas outras cores. Utilizando a tinta certa, o fabricante consegue criar um produto único, com propriedades e qualidades adequadas a cada consumidor.
Cornijas de madeira para cortinas caras são uma opção ideal para finalizar o interior de um apartamento ou casa particular. A beleza da madeira natural é valorizada pelos mestres carpinteiros desde os tempos antigos. Pingentes feitos de madeira servirão fielmente seus donos por décadas. A aparência nobre, o respeito ao meio ambiente, a estética e a beleza natural da madeira criarão uma atmosfera aconchegante e calorosa. O alto custo dos produtos de madeira é mais do que compensado pela harmonia que esses produtos criam.
Cabides de cortina combinados são adequados para todos os tipos de design de interiores. Ao usar combinações de diferentes materiais, são criadas combinações harmoniosas que se encaixam facilmente tanto no estilo moderno e tecnológico “High-tech” quanto no estilo antigo “Clássico”, bem como no estilo “Provence”.
Vale ressaltar que produtos de metal e plástico estão disponíveis em todas as variações possíveis. Podem ser perfis feitos de plástico, por exemplo, cornijas Legrand, ou suspensos, que têm um tubo redondo como elemento principal para fixação de cortinas de janela.
Variedade de tipos de fixação
Conforme descrito anteriormente no artigo, os tipos de fechos de cortinas são diferentes. As opções padrão são suspensões de parede e teto. Neste caso, os de parede são fixados em suportes especiais que acompanham o produto. Eles são fáceis de instalar usando pregos.
Os produtos de teto são fixados nos mesmos suportes ou simplesmente no teto. Cabides de perfil feitos de plástico ou alumínio são indicados para ambientes com tetos baixos. Para melhorar o componente decorativo, são vendidas baguetes especiais (rodapés de teto). Eles são produzidos especificamente para produtos especializados. Incrustações de madeira, metal e mármore permitem que as baguetes sejam usadas universalmente em qualquer decoração de interiores de um ambiente.
Dependendo dos requisitos das cortinas, os cabides para elas são produzidos com um número diferente de guias ou ranhuras de perfil. É assim que eles se distinguem:
- fileira única;
- fileira dupla;
- três fileiras.
A escolha depende das necessidades do proprietário. Se você quiser pendurar tecidos de janela completos, com cortinas, tule e lambrequim, você precisa escolher cabides de três fileiras. Por exemplo, para cortinas italianas, será suficiente usar cortinas de duas fileiras.
Os tipos de perfil e travessas podem ter de uma a três fileiras de guias. Eles podem ser montados tanto na parede quanto no teto. Nós resolvemos isso. O que são ganchos de janela e telescópicos?
Vamos começar com o último. As opções de varão de cortina telescópico são semelhantes às tubulares comuns. A principal diferença é a presença de um sistema de tubos de diferentes diâmetros, dentro dos quais há uma mola de fechamento. Um tubo é inserido em outro. Todo o sistema é fixado na abertura da janela. Para montá-lo, é preciso abrir o telescópio. Normalmente, esse tipo de suspensão é usado em banheiros para cortinas.
Mais interessantes são as cortinas das janelas. Por exemplo, apenas acessórios de fixação especializados são usados para persianas romanas. É dividido em dois tipos:
- abrir;
- ação fechada.
Em geral, essas cornijas têm de dois a quatro anéis de elevação suspensos em cordas ou cabos especiais. O sistema de elevação é controlado por uma corrente ou correia (dependendo do tipo de construção). O princípio de funcionamento é simples: os rolos do projeto, equipados com um mecanismo de elevação por mola, enrolam os cabos. Mas os cabos passam pelo tecido da cortina, na extremidade da qual é instalado um plugue (anel de fixação). Este sistema permite que as persianas romanas se reúnam em uma sanfona característica, expondo apenas parte da janela.
Essas estruturas de elevação são instaladas em janelas de plástico e madeira. Elas têm tamanhos padrão, então ao comprar persianas romanas você não corre o risco de errar na escolha do tamanho. Devido à simplicidade de fixação da cortina na estrutura (há velcro), esse método de disposição da abertura da janela se tornou muito popular.
As persianas romanas são a única opção possível para dispor janelas de telhado inclinadas. Por isso, os fabricantes de varões de cortina criaram guias fixas que permitem instalar os tecidos em ângulo, garantindo que a cortina fique bem ajustada à janela, evitando que a luz solar entre no ambiente.
Varões de cortina romanos para cortinas de cozinha são usados tanto em cortinas austríacas quanto francesas.
Ao comparar cortinas francesas e austríacas, à primeira vista é difícil encontrar as diferenças. Ambas as variantes têm uma estrutura semelhante de dobras arqueadas e onduladas. Mas ainda há uma diferença: os tecidos franceses têm dobras o tempo todo, independentemente de as cortinas estarem abaixadas ou levantadas. Os austríacos formam dobras somente quando levantados. Quando totalmente estendidos, eles ficam retos.
Mas ainda há uma diferença entre o tipo romano e os franceses e austríacos. As cortinas das duas últimas têm um formato (tamanho) maior, por isso são instaladas diretamente na parede ou no teto usando suportes ou pregos comuns. As cortinas também são presas com velcro.
Escolhendo uma cortina que combine com o design do ambiente existente
Na maioria das vezes, a disposição do espaço das janelas é a etapa final da reforma. Portanto, a escolha do design da cortina é feita para combinar com o estilo de design existente. Abaixo estão algumas recomendações para escolher varões de cortina.
- Estilo clássico – ferro e madeira. Se sua sala de estar, quarto, escritório ou cozinha for decorada no estilo clássico da antiga Inglaterra, seria ideal usar cornijas de madeira caras e itens de luxo forjados. Mas para o estilo francês “Provence”, fachadas de madeira branca ficarão melhores.
Varões de cortina forjados nas janelas da sala de estar em estilo clássico - Cabides de plástico podem ser substitutos ideais para madeira e metal. É por isso que elas são frequentemente usadas para decorar ambientes de quase todos os estilos. Devido à disponibilidade de travessas de diferentes texturas, imitando materiais naturais (madeira, metal, cerâmica, granito, mármore), elas ganharam grande popularidade.
Cabides planos de plástico são frequentemente usados para montar cortinas no teto em interiores modernos. - Vale a pena mencionar separadamente os sistemas de cordas. Para os estilos “High-tech”, “Loft”, “estilo escandinavo”, esses pingentes se tornaram um atributo indispensável, complementando harmoniosamente e expressando laconicamente a essência dessas tendências.
Um varão de cortina de cordas também é adequado para um interior minimalista.
Importante. Cada estilo específico de design de espaço requer cortinas especiais, e cortinas para elas.
Nos últimos 5 anos, cortinas romanas, francesas, austríacas, italianas e inglesas ganharam grande popularidade. Guias de perfil flexíveis especiais complementam lindamente as janelas salientes. A escolha é ótima. Há opções para todos os apreciadores.