As cortinas desempenham um papel significativo na criação do interior de qualquer ambiente. A maneira como são fixados pode complementar e reforçar o efeito desejado.

Cortinas de teto
As cortinas de teto permitem decorar a abertura da janela e toda a superfície da parede, do chão ao teto, com cortinas, sem deixar espaços e sem dividir o espaço em partes

O que é uma haste de cortina de teto?

Varões de cortina de teto para cortinas
Varões de cortina de teto também são chamados de baguetes ou consoles.

A etimologia original da palavra implica cortinas transparentes (tule, chiffon, véu). No mercado moderno, cortinas são sinônimo da palavra cornija, um método de fixação de cortinas. Eles são classificados de acordo com vários critérios: onde estão fixados, tipos de instalação e outros.

Os pontos a seguir podem ser características gerais para todos os tipos.

Material de fabricação

Material da cornija
O material do varão da cortina não deve apenas suportar o peso da cortina, mas também estar em harmonia com o estilo geral do ambiente.
  1. Plástico. Ampla gama de cores. Podem ser utilizadas películas decorativas, coladas nas partes visíveis da cornija. Permite que você selecione uma cor que seja o mais próxima possível da própria tela. Resistente à deformação, corrosão e desgaste. Capaz de assumir formas curvas. Fácil montagem. Política de preços liberal. Conveniente para uso na cozinha, pois é fácil de limpar.

    Cornija de teto de plástico
    A cornija de teto de plástico é caracterizada por preço acessível e características de alto desempenho
  2. Árvore. Aparência natural e orgânica. Harmoniza perfeitamente com revestimentos de piso e móveis de madeira. Sujeito a danos mecânicos. Os revestimentos (vernizes) desgastam-se rápida e facilmente com o uso frequente.

    Cornija de madeira
    Cornija de madeira com baguete de teto fica muito bonita na sala de estar
  3. Metálico. O alumínio é o mais comumente usado. Os forjados parecem incrivelmente elegantes e aristocráticos. Pode ser coberto com filmes autoadesivos. São aplicadas tintas imitando ouro, bronze e prata. Leve, capaz de suportar cortinas pesadas. Longa vida útil.

    Cortinas de metal
    As cortinas de metal são exigentes quanto ao estilo do ambiente, ideais para materiais pesados ​​e cortinas de várias fileiras
  4. Poliuretano. Muito flexível. Aceita diversas configurações. Pode ser repintado várias vezes. Vários relevos são aplicados.

    Cornijas de poliuretano para teto
    As cornijas de poliuretano do teto permitem aumentar visualmente a área da sala e são adequadas para pintura com tintas que combinam com o interior

Número de guias segurando as cortinas

  1. Fileira única. Uma tela. Muitas vezes, apenas tule transparente de baixo peso.

    Cornija de teto de fileira única
    Varão de cortina de teto de fileira única – a opção mais barata e simples
  2. Fileira dupla. Duas telas uma após a outra. Cortinas noturnas, cortinas diurnas.

    Varão de cortina de plástico com duas fileiras
    Cornija de plástico de duas fileiras com faixa decorativa
  3. Três fileiras. Para estruturas complexas, a terceira guia permite que peso adicional seja suportado. Por exemplo, várias cortinas, dobras, lambrequins.

    Cornija de teto de três fileiras
    Uma cornija de teto de plástico de três fileiras permite pendurar cortinas de tule e grossas simultaneamente e decorar a cornija com um lambrequim

Cortinas de teto: métodos de montagem, soluções de design.

Principais diferenças em relação a outros consoles

  1. Possibilidade de pendurar cortinas do teto ao chão. Toda a área é fechada, sem frestas. Uma solução ideal para salas com pé-direito baixo. Os métodos convencionais de pendurar cortinas “cortam” visualmente a altura ainda mais. As cornijas do teto permitem que você consiga enganar o visual e elevar o teto.

    A cornija deve ser mais longa que a janela.
    Para aumentar visualmente a largura da janela, faz sentido escolher uma cornija de teto 30-50 cm mais longa que a própria janela.
  2. O problema dos quartos fora do padrão está sendo resolvido. Polígonos irregulares, semi-ovais, curvas – as formas de uma sala e suas partes individuais são difíceis de decorar com a ajuda de uma moldura de parede comum. Os de teto podem ter qualquer formato ou curvatura. Eles mantêm uma aparência estética.

    Cornija de teto para uma janela não padronizada
    Cornija de teto para cortinas no design de um quarto com janela fora do padrão
  3. Eles podem ser montados não apenas em dois ou três pontos, como os de parede. A etapa de fixação é selecionada independentemente, dependendo do peso e do número de cortinas.

Por critérios externos

  1. Redondo. Geralmente feito de plástico. O conjunto inclui: elementos retos de vários comprimentos, voltas, curvas. Elas permitirão que você contorne qualquer formato geométrico de parede. Elas são fixadas firmemente no teto, sem saliências ou elementos decorativos. Este design pode ser escondido em uma caixa de gesso cartonado. Parece que a cortina está flutuando no ar, sem estar presa a nada. LEDs escondidos em tal nicho podem iluminar efetivamente toda a tela.

    Cornija de janela saliente semicircular
    Uma cornija de teto em forma de janela saliente semicircular é usada para decorar janelas de formatos não padronizados.
  2. Baguete. Na parte frontal, além da própria estrutura para fixação da cortina, é colocado um elemento decorativo, com formato que lembra uma barra curva. Emoldura completamente e esconde a parte superior da cortina.

    Cornija de teto em baguete
    Cornija de teto para sala de estar com faixa de baguete de madeira
  3. Cordas. Opção econômica. Uma corda é esticada entre dois suportes, nos quais são colocados ganchos. Pode ser escondido em uma caixa. Eles são usados ​​na decoração de ambientes no estilo minimalista e de alta tecnologia.

    Cornija de corda de teto
    A haste de cortina de corda de teto é adequada apenas para tecidos finos e cortinas de fileira única
  4. Perfil. Grande raio de curvatura. Elas se projetam do teto alguns centímetros. Durável e confiável. Eles podem suportar muito peso. Feito de plástico. A pedido do cliente, elas podem ser equipadas com acionamento elétrico.

    Cornijas de perfil
    As cornijas de perfil são um sistema completo que inclui trilhos para corrediças, um mecanismo de controle, plugues e grampos.

Os métodos de fixação de cortinas no teto dependem do material de que ele é feito.

  • Tetos de gesso cartonado. Atenção: na fase de reforma, é necessário colocar um perfil separado, suportes de madeira, vigas de sua escolha, para posteriormente fixar a cornija a ele. Não é possível fixar diretamente na placa de gesso cartonado. Isso danificará a estrutura do teto, tornando-o frágil e perigoso.

    Cornija em teto de gesso cartonado
    Instalação de uma cornija de teto em um teto de gesso cartonado

Ferramentas necessárias: parafusos para drywall, chave de fenda (furadeira), nível, marcador, fita métrica.

Instruções

  1. Marcamos os locais para perfuração ao longo de toda a linha da cortina. Levamos em conta o recuo da janela. É melhor usar um nível para manter uma linha reta.
  2. Se houver alguma curvatura, montamos a cornija em uma única estrutura.
  3. Dependendo da configuração, parafusamos os suportes ou a própria cornija diretamente no teto.
  4. Tampões são colocados nas bordas da estrutura.

Abas adicionais também são necessárias para fixação em tetos falsos. É preciso levar em conta sua fragilidade e delicadeza. É possível colocar suportes de madeira antes da instalação. Ou aproxime o teto do nicho de gesso cartonado, no qual a cornija ficará escondida.

Instalação do bloco de embutimento
Instalação de uma barra de hipoteca - montagem de uma cornija de teto em um teto de gesso cartonado e tenso
  • Pisos de concreto armado. Eles não exigem projeto adicional na fase de renovação. O método mais popular.

    Fixação de uma cornija em um teto de concreto
    Tecnologia de instalação de cornija de teto em teto de concreto

Ferramentas necessárias

  1. Cavilhas. Borboleta - abre quando o parafuso é aparafusado. Guarda-chuva - as saliências abrem quando entram no vão entre a placa de gesso e a parede. O parafuso, a cavilha e o parafuso autoatarraxante são parafusados ​​ao mesmo tempo. Eles vêm em plástico e ferro. Ao escolher, é preciso levar em consideração o peso das cortinas. Os de ferro são mais confiáveis.
  2. Perfurador.
  3. Chave de fenda.
  4. Nível.
  5. Martelo de borracha.

Vamos considerar quais etapas precisam ser concluídas.

  1. Montamos a cornija em uma única estrutura.
  2. Marcamos os locais para perfuração.
  3. Fazemos furos usando uma furadeira de impacto.
  4. Fixamos a haste da cortina ou os suportes no teto.
  5. Nós o fixamos usando buchas.
  6. Colocamos os plugues.

A etapa final de todos os processos é a decoração de toda a estrutura, se houver.

Instalação com suportes
Caso não seja possível instalar a cornija no teto, ela é fixada na parede por meio de suportes.

Alguns fabricantes afirmam os seguintes métodos de montagem: cola, fita. Especialistas os consideram irrelevantes e perigosos para a saúde. Com o tempo, elas podem não conseguir suportar o peso das cortinas e podem ferir os familiares caso caiam. Não faz sentido considerar essas opções com mais detalhes.

As cortinas do teto são equipadas com fita. Elas podem ter uma borda lisa. Eles são presos com ganchos, prendedores de roupa e velcro. Ao fazer o pedido, leve em consideração o método de fixação pretendido na própria cornija.

Cortinas até o teto são uma excelente opção para quartos e corredores. Devido à sua resistência, eles podem suportar qualquer peso de elementos decorativos. O material certo complementará a impressão geral do ambiente.

Modelos de parede: tipos, instalação

Opções de montagem de cortinas na parede, mais conhecidas como baguetes. Adequado para salas com distâncias médias a grandes do chão ao teto. Eles são feitos de todos os materiais acima.

De acordo com critérios externos, distinguem-se os seguintes.

  1. Corda, perfil, baguete. Semelhante às cortinas de teto. Não se esconda em nichos. Eles estão presos à parede.
    Varão de cortina de corda de parede
    Varão de cortina de corda simples e praticamente invisível com montagem na parede

    Cornija de perfil de alumínio
    Cornija de perfil de alumínio para montagem de cortina na parede
  2. Barra. Tubos fixados em suportes de vários formatos. Elas se distinguem pelo diâmetro.

    Varão de cortina de madeira
    Varão de cortina de madeira com clipes de cortina originais
  3. Combinado. Eles combinam vários tipos de uma só vez.
  4. Para cortinas japonesas. De duas a cinco listras pelas quais “deslizam” por toda a extensão da tela de tecido liso e reto.

    Cornija para cortinas japonesas
    A cornija de duas fileiras é equipada com trilhos de guia ao longo dos quais os painéis das cortinas japonesas se movem.
  5. Varões de cortina para persianas de rolo. Pode ser fixado no teto, na parede ou na abertura da janela.

    Cornija para persianas romanas
    Cornija para instalação de persianas romanas acima da janela

Os métodos de montagem são totalmente consistentes com as cornijas do teto. A diferença é que eles são montados na parede. Um grande número de pontas decorativas: lanças, folhas, bolas, picos.

Este design permite o uso de vários tipos de fixação de tecido: presilhas, cordões, ilhós.

Quais cortinas são melhores: cortinas de teto ou de parede? Não há uma resposta única. Como já mencionado, tudo depende da altura do teto, do peso das cortinas e do efeito final desejado.

Dimensões das cortinas de teto e parede: o que deve ser levado em consideração?

Há todo tipo de variações tanto em comprimento (até vários metros) quanto em largura. Para todos os tipos existem critérios básicos de seleção.

  1. Resultado esperado: basta fechar a área da janela. Aproximadamente 15–25 cm são adicionados à largura da janela.
  2. Resultado: estreita visualmente a janela. A cornija se encaixa exatamente na abertura.
  3. Resultado: ampliar a janela. Pelo menos 25 centímetros a mais.

A largura depende do número de linhas. Em média, varia de dois a dez centímetros. Esse fator deve ser levado em consideração ao criar nichos para opções de teto.

A distância mínima da parede (no caso de montagem na parede) é de 20-25 centímetros.

O que são cortinas suspensas?

Em vez disso, é uma novidade de movimentos de design nos tipos de instalação. Elas não são diferentes das de parede. A instalação de suportes e fixadores não ocorre na parede, mas no teto. Aparece a ilusão de uma cortina “flutuante”.

Os métodos e etapas de fixação são completamente semelhantes aos descritos anteriormente.

Vídeo: Como escolher uma cornija de teto

Galeria de fotos de cornijas de teto, parede e suspensas no interior: