Os apartamentos modernos não se distinguem pelas suas grandes áreas. É preciso pensar em cada metro quadrado, indicando a carga funcional. Há muito tempo os designers sugerem o uso de cortinas para dividir um ambiente em zonas. Graças a esse método, cada um tem seu espaço pessoal. Especialistas compartilham segredos do zoneamento original de um apartamento com tecidos e cortinas de interior, cortinas de corda e linha.
Contente
- Ideias para decorar um apartamento pequeno e de um cômodo usando zoneamento
- Interior de apartamento estúdio com distribuição de zonas funcionais: melhores exemplos com fotos
- Guia prático para fazer cortinas para zoneamento
- Quais cortinas são adequadas para separar a área do quarto
- As melhores opções para separar a sala de estar e a área de trabalho com cortinas
- Ideias para zoneamento original de um quarto infantil com cortinas: fotos de interiores reais
- Cortinas japonesas para zoneamento com descrição: especificidades do estilo asiático em design de interiores
- Os melhores exemplos de decoração de ambientes com divisórias decorativas com fotos
- VÍDEO: Ideias para zonear um apartamento com cortinas.
- Zoneamento de um ambiente com cortinas – 50 ideias modernas:
Ideias para decorar um apartamento pequeno e de um cômodo usando zoneamento
Um espaço pequeno tem muito mais desvantagens do que vantagens. Se você abordar a distribuição do espaço disponível com sabedoria, é bem possível:
- Expandir visualmente (luz, espelhos, ilusões de ótica em papel de parede fotográfico);
- Projete o zoneamento do ambiente utilizando cortinas;
- Libere mais espaço para passagens desimpedidas livrando-se de móveis volumosos;
- Pense e otimize cada centímetro horizontal e verticalmente.
Não há necessidade de mover guarda-roupas velhos sem parar pelo cômodo para dividir um apartamento de um cômodo em uma área para crianças e um espaço pessoal para os pais. É melhor substituir móveis de armário volumosos por prateleiras de vidro transparente e prateleiras duplas, que são colocadas de ponta a ponta entre as zonas. Este é um dos métodos modernos de dividir um espaço pequeno.
Conselhos úteis! Usando móveis embutidos, divisórias e zoneamento do quarto comum com cortinas, você pode fazer uma redistribuição proporcional de uma pequena área, trazendo novidade até mesmo ao interior de um apartamento Khrushchev de 1 cômodo.
Em um apartamento de um cômodo, onde pais e filhos são forçados a se amontoar, ao dividir com tecidos internos, é recomendável designar:
- Locais para dormir e descansar;
- Área de trabalho (computador ou mesa com prateleiras para livros didáticos e materiais de papelaria);
- Espaço comum ou área de hóspedes (sofá ou poltronas em frente ao painel da TV).
Quando você pendura cortinas em vez de armários para dividir um cômodo em zonas, há mais espaço livre, ar e luz. No inverno, o ar aquecido dos radiadores preenche o espaço mais rapidamente. No verão, a ventilação é melhor através de uma porta de sacada ou travessa.
Informações úteis! Cortinas e um dossel são frequentemente usados para separar a área de dormir da criança, onde um microclima único é criado. O ar frio da janela no inverno e os insetos irritantes no verão não penetram ali. E essa também é uma boa maneira de zoneamento funcional usando uma divisória de cortina.
Interior de apartamento estúdio com distribuição de zonas funcionais: melhores exemplos com fotos
Um espaço do tipo estúdio não é muito maior do que um apartamento de um cômodo, mas não tem paredes divisórias. O apartamento estúdio parece mais moderno e é preferido por casais jovens. Mas mesmo nesta versão, todo mundo provavelmente quer se aposentar e relaxar em um canto isolado com um laptop ou smartphone, se pelo menos houver zoneamento com cortinas.
A divisão de zonas funcionais em um estúdio pode ser projetada de diferentes maneiras.
- Divisórias de vidro (fosco, colorido, nervurado, espelhado, jateado e base transparente) para separar sala de estar e corredor.
- Zoneamento de um quarto convencional com cortinas.
- Separação da área do chuveiro do banheiro e do vaso sanitário com tecido lavável.
- Balcão de bar entre o bloco de alimentos da cozinha e a área de hóspedes.
- Portas sanfonadas metálicas deslizantes e paredes falsas para separar hall de entrada, corredor, camarim e outras áreas auxiliares.
- Dispondo os móveis de ponta a ponta, principalmente entre as áreas de trabalho e de hóspedes.
Existem muitas ideias originais sobre como usar cortinas decorativas feitas à mão. Hoje em dia, há muitas master classes disponíveis gratuitamente sobre como fazer cortinas de corda e linha que podem ser usadas como um componente estético do interior. Todas as opções podem ser integradas ao design do seu estúdio durante o zoneamento, se você escolher a cornija e os materiais certos para implementar as ideias.
Guia prático para fazer cortinas para zoneamento
Quem tem experiência com artesanato vai achar mais fácil adotar a ideia de redistribuir o espaço da sala usando tecido para cortinas e tule. Este método está longe de ser novo: os antigos romanos e gregos gostavam de dividir suas casas em zonas usando tecido.
Hoje em dia, as cortinas divisórias são usadas com mais frequência não apenas para zoneamento, mas também como decoração. Desta forma é fácil separar:
- Quarto ou local para dormir e descansar;
- Área de trabalho e de hóspedes;
- O quarto das crianças é dividido em quarto, área de recreação e área de trabalho.
Conselhos úteis! O estilo escolhido pode ser desenhado à mão se for um tratamento de costura simples. É mais fácil encomendar um corte complexo de uma amostra no estúdio mais próximo. Os salões de cortinas, em geral, oferecem um portfólio de trabalhos finalizados com muitas variações de design em diferentes estilos.
Todos os acessórios para costurar cortinas podem ser encontrados em qualquer loja de artesanato ou departamento de tecidos. Em casos diferentes, ao dividir um ambiente com cortinas, diferentes adições decorativas podem ser necessárias. São ilhós (argolas de metal) ou ganchos, franjas ou fitas de franzir.
Os tecidos são um material relativamente barato para divisórias. Mas nem todos os tecidos são adequados para esses fins; os mais adequados são considerados tecidos de interior produzidos para decoração de janelas:
- Tule translúcido;
- Cortinas densas e simples (tafetá, musselina);
- Tecido para cortinas com pequeno padrão ou bordado;
- Cortinas de linho (relevantes em quartos de crianças para alérgicos e asmáticos, para quem os sintéticos são contraindicados);
- Cortina dupla face jacquard com padrão fosco sobre base brilhante, o verso é o oposto.
Importante! Para garantir que a cortina fique bem pendurada, é recomendável pendurá-la em uma cornija de teto bem fixada. Podem ser retas, redondas e angulares, existem modelos com controle remoto (com acionamento elétrico).
O varão de cortina de cordas é adequado apenas para véus leves. Uma cortina pesada vai se amontoar no meio e cair. Se o tecido não precisar ser puxado para trás, é melhor fixá-lo firmemente no teto usando um canto reforçado (sem cornija).
Uma das maneiras de decorar cortinas de forma original para dividir um ambiente em zonas é fazer iluminação de LED. É recomendável pensar no design geral da iluminação – esta é uma das melhores maneiras de dividir visualmente o espaço. É muito bonito quando a luz dos diodos do teto flui ao longo do véu de náilon. Quando houver oportunidade de comprar varões de cortina com iluminação, vale a pena aproveitar.
Quais cortinas são adequadas para separar a área do quarto
A localização da cama em si sugere a necessidade de decoração com tecido. Nas tradições de muitas civilizações, era usado como um dossel. Por exemplo, quando queriam decorar o leito conjugal de recém-casados ou enfatizar o status do quarto de pessoas nobres.
Na tradição moderna, o dossel raramente é usado - em estilo histórico ou em quartos infantis no estilo provençal. Muito mais frequentemente, o tecido de cortina é usado para separar um local para descanso adequado.
Observe! Dividir um único cômodo com cortinas permite que você ignore a movimentação dos familiares pelo cômodo e mergulhe nos “braços de Morfeu”. Mas esse método também é aceitável em um quarto com circulação quando alguém sofre de insônia ou tem sono leve.
Quando for necessário abstrair visualmente os membros da família, é melhor comprar tecido interno grosso para zonear a área de dormir com cortinas:
- Cortina;
- Jacquard;
- Tafetá;
- Gabardine;
- Tapeçaria;
- Veludo;
- Veludo.
Informações úteis! Se houver gatos na casa que possam subir nas cortinas, dê preferência a tecidos densos e “à prova de vandalismo”. Para fumantes, existem cortinas especiais que não absorvem odores e têm um revestimento especial retardante de fogo.
Em outros casos, é melhor dividir o espaço do quarto com cortinas transparentes com drapeados bonitos ou franzidas parcialmente na parte inferior. O boudoir e o camarim separados parecem orgânicos por trás das cortinas.
As melhores opções para separar a sala de estar e a área de trabalho com cortinas
Um espaço pequeno significa possibilidades limitadas, especialmente quando cada membro da família tem seu próprio estilo de vida. Um quer conversar depois do trabalho, outro quer jogar com um amigo no computador e um terceiro precisa trabalhar em um laptop ou assistir futebol. A única saída é dividir a sala comum em duas ou três partes com cortinas. Também é recomendável usar fones de ouvido para não incomodar os outros.
Não são apenas os tecidos tradicionais que são adequados para dividir a sala de estar. Mas também cortinas decorativas feitas de diferentes materiais:
- Rolhas de vinho;
- Palitos de bambu;
- Conchas do mar;
- Tampas coloridas de recipientes plásticos;
- Pompons feitos de lã;
- Fitas coloridas com nós;
- Pequenos cortes de madeira;
- Clipes de papel com inserções de papelão, papel alumínio ou papel veludo;
- Recorte figuras de plástico, etc.
Atenção! Cortinas decorativas feitas à mão não são apenas funcionais, elas enfatizam perfeitamente o estilo do interior ou o conceito de design.
Ideias para zoneamento original de um quarto infantil com cortinas: fotos de interiores reais
No quarto de uma criança ou adolescente, é melhor separar as áreas de lazer e trabalho do quarto, independentemente do tamanho do cômodo. Isso é mais relevante se um quarto infantil comum for compartilhado por 2 a 3 crianças de sexos diferentes. Cada um tem seus próprios interesses e apegos, características de idade e hábitos.
Conselhos úteis! É melhor fazer cortinas de zoneamento para o quarto de uma criança com tecido prático, fácil de lavar e que não precise ser passado.
Em relação ao desenho, fica claro: um esquema de cores discreto, com tema infantil, que não sobrecarregará a percepção.
Ao escolher uma cor, os psicólogos recomendam focar no temperamento das crianças, em vez do seu gênero. Cortinas rosa ou vermelhas nem sempre ficam bem em uma menina, principalmente se ela for muito ativa.
A cor azul (azul claro) tem um efeito calmante, por isso não é adequada para crianças lentas ou autistas.
Tecidos em tons quentes, calmos e neutros são adequados para a maioria das crianças:
- Azul-acinzentado;
- Salada;
- Lilás;
- Amarelo;
- Branco;
- Bege;
- Láctico;
- Caramelo.
Cortinas de corda e linha feitas à mão também são apropriadas para quartos de crianças. Eles podem decorar um cantinho de esportes e um local para estudar em uma mesa ou piano. É melhor cobrir a área de dormir com tecido grosso.
Cortinas japonesas para zoneamento com descrição: especificidades do estilo asiático em design de interiores
As chamadas cortinas japonesas raramente são usadas na decoração de janelas. São telas planas feitas de tecido grosso, geralmente de formato estreito, ocupando toda a altura da sala. Na última década, eles desfrutaram do merecido amor de designers e amantes do exotismo asiático.
Um excelente método de zoneamento que requer fixação adequada. Este tipo de cortina requer uma cornija especial – as tiras de tecido são movidas apenas para os lados. Para dar um formato específico, uma tira é costurada na parte inferior da tela:
- Plástico;
- Metal;
- De madeira.
A maneira mais fácil de costurar cortinas japonesas é fazer você mesmo. Para fazer isso, selecione um tecido que combine com a cor e o tom, processe cuidadosamente as costuras com uma pequena dobra na parte inferior - para o peso.
Conselhos úteis! Um excelente preenchimento seria uma régua de madeira comum do comprimento necessário, inserida na dobra.
Essas cortinas praticamente não ocupam espaço. Se houver vários painéis e eles não forem necessários por algum tempo, eles serão simplesmente movidos para o lado em paralelo. Para isso, você precisará de um varão de cortina especial, de preferência um com acionamento elétrico e controle remoto.
Os melhores exemplos de decoração de ambientes com divisórias decorativas com fotos
Para adicionar estética ao espaço zoneado, siga os conselhos simples dos designers metropolitanos.
- Tecidos de qualidade ficam lindos sozinhos e, se o varão da cortina não combinar com a decoração, é aconselhável escondê-lo com um arco, uma ripa de plástico ou de gesso cartonado. Este elemento pode ser complementado com iluminação econômica de uma fita de LED.
- A área de zoneamento pode ser ainda mais separada com um pódio, um nicho e móveis embutidos. É recomendável preencher o espaço com gavetas, prateleiras e compartimentos secretos para itens domésticos.
- Qualquer pedaço bonito de tecido que seja longo o suficiente para ir do chão ao teto pode ser usado como cortina divisória entre áreas.
- A divisão de um ambiente em duas zonas com cortinas originais feitas de macramê ou de linha tem um visual único.
- Usando tecidos, você pode não apenas delimitar o espaço, mas também esconder alguns defeitos nas paredes e no teto. Do mesmo material, você pode fazer cortinas e persianas, painéis decorativos e divisórias para dividir o interior em áreas funcionais, algumas das quais podem facilmente esconder áreas problemáticas.
Como podemos ver, o zoneamento com cortinas é uma ótima maneira de resolver vários problemas de uma vez, adicionando um visual mais moderno ao ambiente sem necessidade de reforma. Se você adotar uma abordagem criativa para decorar seu espaço pessoal, poderá transformar sua casa com despesas mínimas antes de um feriado, de uma visita muito esperada ou de um novo membro da família. Uma seleção de exemplos de fotos é um tesouro de ideias e uma fonte de inspiração.
VÍDEO: Ideias para zonear um apartamento com cortinas.
Zoneamento de um ambiente com cortinas – 50 ideias modernas: