Uma vez concluída a reforma, eles geralmente passam para uma das tarefas mais interessantes: a decoração das janelas. Os departamentos têxteis de interiores estão cheios de ofertas, mas antes de comprar é importante ter pelo menos uma ideia geral do que quanto tecido você precisa para cortinas. Muitos Elas preferem ir a um salão ou estúdio, mas a costura custará mais que o material. O estilo às vezes é imposto de acordo com seus próprios padrões, e não de acordo com a solicitação do cliente. Para quem tem experiência em costura, fazer você mesmo será muito mais econômico.

Contente
- Por onde começar a calcular ao escolher a decoração de janelas com cortinas
- Estilo de cortina e consumo de tecido
- O que é necessário para medições precisas
- Como calcular a largura corretamente: o que é levado em consideração no consumo de material para cortinas
- Cortinas plissadas e proporção de franzimento: o que é?
- Como calcular corretamente o comprimento de uma cortina de janela: recomendações e exemplos importantes
- Como calcular a largura de uma cortina: recomendações de especialistas
- Exemplos práticos de cálculos
- VÍDEO: Como determinar o tamanho das cortinas.
- 50 opções de cortinas estilosas para sua casa e apartamento:
Por onde começar a calcular ao escolher a decoração de janelas com cortinas
Para quem nunca fez decoração de janelas, parece que não há nada mais fácil do que tirar medidas cortinas. Altura da cornija mais largura da janela – e essas são todas as medidas. Na realidade, tudo é muito mais complicado; muitos fatores devem ser levados em conta.
- Coeficiente de montagem do painel (depende do estilo e do corte).
- A largura do rolo menos as bordas do tecido da cortina.
- Margens de bainha.
- Tolerância à flecha livre.
- Tolerâncias para o método de fixação.
- A direção do padrão ou textura do material.
- Extensão de baguete além dos suportes.
- Custo adicional para combinar duas cortinas com um padrão grande.
Todos os cálculos começam com o estilo de decoração das janelas – não adianta economizar largura do tecido da cortina e a beleza das dobras que caem livremente. Recomenda-se também atentar para o formato do rolo e sua relação com as bordas das cortinas. Na maioria dos casos, uma cortina que cubra a parede inteira fica muito melhor.
A localização da bateria no parapeito da janela também é levada em consideração. A escolha do estilo e do comprimento depende muitas vezes da sua estética e dimensões:
- Cortinas curtas combinadas com cortinas longas;
- Cortina para o peitoril da janela;
- Longo cortina;
- Decoração de janela multicamadas com corte complexo.
Somente depois de avaliar realisticamente o formato do espaço da janela coberto pelas cortinas você poderá começar a medir e costurar o produto. Os designers também recomendam levar uma pequena reserva, de pelo menos meio metro. Pode haver defeitos dentro do rolo ou erros nos cálculos.
Estilo de cortina e consumo de tecido
O próprio nome “cortina” (da loja francesa) significa “tecido para cortinas de janela”. Cada época tinha seu próprio estilo de moda, o que é confirmado pelas pinturas dos artistas. Inicialmente, tecidos (peles, peles) eram usados para cobrir janelas para isolamento e para regular o fluxo de luz no ambiente. Com o tempo, certos tipos foram formados:
- Romano;
- Austríaco;
- Inglês;
- Francês;
- Italiano.
Vale esclarecer que nem todos eles têm relação direta com o país de origem. Em vez disso, é uma classificação de design condicional. Cada variedade requer seu próprio tipo de cornija e coeficiente de montagem.
No cálculos de tecido para cortinas É importante levar em conta que existem:
- opções multicamadas e únicas;
- com acabamento em tecido contrastante na parte superior ou inferior;
- em montagem com um certo passo (marquise) e em um cordão em uma fita;
- com dobras figuradas, babados, babados,
- com garras e lambrequim;
- com franjas, borlas e outros acessórios;
- completamente lisas - cortinas de tela japonesas, etc.
Alguns salões costuram com seus próprios materiais, outros oferecem apenas serviços de alfaiataria. Consumo estimado e preço Você pode discutir o trabalho com um especialista por telefone ou preencher on-line formulário onde todos os parâmetros são inseridos.
O que é necessário para medições precisas
Ao fazer medições, muitas pessoas cometem erros comuns. É importante excluir erros, e a tela deve cobrir o rodapé ou até mesmo tocar o revestimento do piso com sua borda.
Mesmo em casas de painéis, as paredes às vezes apresentam curvaturas e desvios altura nos cantos. Isso requer medições precisas em ambos os lados da parede em que cornija. Diferença geralmente não ultrapassa 1 cm, mas pode haver desvios de até 5 cm, embora isso não possa ser determinado visualmente.
Conselho: Para determinar o comprimento médio da cortina, pendure um peso em uma corda (fio de prumo) no ponto extremo da cornija. Primeiro de um lado, depois do outro, avaliando a diferença ao longo da linha de controle da cortina pretendida. Nós derivamos a média aritmética (somamos as duas medidas e dividimos ao meio).
Medições precisas dificultam a fabricação de baterias e porta da varanda, alguns elementos decorativos em design de interiores. Um fio de prumo é a melhor maneira de medir com precisão determinar o tamanho correto produtos.
Outro ponto importante é com o que as medições são feitas. Você pode usar:
- com uma régua escolar comum, se não houver mais nada disponível;
- centímetro fita (coloquialmente "centímetro");
- com uma fita métrica.
É preferível usar uma fita métrica porque ela tem o maior comprimento e não torce nem dobra como uma fita. Com ele, você não precisa somar diversas medidas em um total. imagens de vídeo, como no uso de réguas.
Importante! Curvaturas ou diferenças na altura da parede podem ficar aparentes depois que as cortinas forem costuradas. Será muito difícil removê-los e costurá-los novamente, nivelando 1-2 cm. Levará muito tempo e esforço. É muito mais fácil recortar a cornija movendo uma borda um pouco mais para cima ou para baixo.
Também pode haver erros de largura. É mais fácil eliminá-los usando um nível de construção universal com marcação a laser. Ao longo da linha marcada, marque com um lápis e meça com uma régua a largura mínima, à qual são adicionadas margens de manobra, uma pequena reserva de largura para extensão da haste da baguete, para dobras exuberantes, etc.
Você precisará de um caderno para fazer anotações, pois é fácil perder um pedaço de papel. Não se esqueça de marcar, por exemplo, “medidas para a janela do quarto” ou “cortinas para a sala” para não se confundir. Não vale a pena calcular em mente e mantenha os parâmetros em mente, especialmente quando você tiver que deixar o trabalho de lado por um tempo.
Se você tiver que calcular o consumo Levando em conta vários coeficientes, uma calculadora será útil. Ao mesmo tempo, é mais fácil calcular o custo aproximado da decoração da janela - varão de cortina, além de tecido, linhas e acessórios.
Como calcular a largura corretamente: o que é levado em consideração no consumo de material para cortinas
Antes disso como calcular a largura das cortinas você mesmo, por favor, esclareça se são necessárias cortinas duplas ou triplas complexas.
- Se Se você quiser esconder a paisagem industrial desagradável do lado de fora da janela do arranha-céu, uma única cortina feita de tecido grosso é suficiente.
- O primeiro andar ou olhares curiosos das janelas da casa do outro lado - se necessário, as cortinas devem se mover facilmente ao longo da cornija; dobras complexas são impraticáveis.
- Quando a função principal é decorar uma janela em um design de interiores, é melhor escolher cortinas fixas multicamadas com belas dobras e detalhes suspensos, a luz deve penetrar facilmente através da cortina transparente.
- Cortinas noturnas são necessárias para trabalhadores em turnos que precisam descansar totalmente em um quarto escuro durante o dia.
Atenção! A maioria dos véus para janelas está disponível em rolos com larguras que variam de 2,8 m a 3,2 m. Nesse caso, o tecido denso da cortina geralmente é colocado de cima para baixo.
A cortina pode ser larga ou estreita - normalmente deve haver duas delas, o padrão é:
- 1,4 m;
- 2,8 m;
- 3,0 m.
Nesse caso, a metragem de cada material é calculada separadamente, levando em conta as margens de costura e processamento de bordas. Mas a base para o cálculo da largura continua sendo o coeficiente de montagem.
Cortinas plissadas e proporção de franzimento: o que é?
Antes de começar a se exercitar cálculo de cortinas para uma janela, é útil observar os diferentes estilos em catálogos e ilustrações. Na maioria dos casos, a cortina não é simplesmente esticada ao longo da cornija, mas franzida com tecidos suaves. dobras, o que lhe confere um charme e luxo especiais.
Atenção! Para obter franzidos exuberantes, o tule de cortina é franzido não pelo comprimento, mas pela largura - o rolo é desenrolado ao longo do teto, repetidamente fazendo dobras suaves ou franzindo em uma fita especial.
Alguns tipos de cortinas exigem um tipo especial de fixação. Uma baguete comum com argolas para dobradiças é pregada aproximadamente 5-12 cm acima da abertura da janela. Quanto mais alto, melhor fica. Hoje, os mais populares são os modelos de teto de vários formatos.
- Direto.
- Canto (para duas janelas em uma sala de canto).
- Formato redondo (para janelas salientes).
Muitos já viram cortinas em argolas - ilhós de metal colocados diretamente em uma haste redonda, o design proporciona dobras suaves em intervalos iguais. Consequentemente, essas dobras exigem metragem adicional.
Bom saber! Cada estilo e tipo de fixação na cornija tem seu próprio coeficiente de montagem calculado:
- tecido plano laços – multiplique a largura da cornija por 1,5-2;
- cortinas em fita especial para montagem uniforme - multiplique por 2;
- cortina com ilhós – coeficiente 2;
- conjunto fino denso – 2-2,5;
- puffs – coeficiente 2,5;
- montagens com flacidez "marquise" - 3;
- dobras em caixa (dobras triplas) – 2-3, dependendo da frequência.
Para fazer direito contar metragem, é importante ter medidas básicas, levando em conta todas as reservas e erros, multiplicar por KS – coeficiente de montagem da cortina. Seria errado pegar com desconto algum material no rolo restante e então decida qual estilo escolher. Então a escolha será limitada, mas economizar faz sentido quando de costura pequenas cortinas para a cozinha ou varanda.
Como calcular corretamente o comprimento de uma cortina de janela: recomendações e exemplos importantes
Os parâmetros de consumo mais precisos serão obtidos se houver uma cornija adequada fixada acima da janela - todas as medições com fita métrica a partir de sua borda. No mínimo, as extremidades da baguete devem se estender além da abertura da janela em 15-20 cm. Isso é suficiente para abrir as cortinas depois da noite e deixar entrar mais luz do dia.
Há muito a dizer sobre isso, como calcular tecido para cortinas, mas um comprimento longo não é necessário para uma cozinha ou um quarto de criança. Na sala de estar ou no quarto, o tule longo é tradicionalmente escolhido, podendo inclusive ficar no chão.
Existe um comprimento padrão geral:
- cortina até o peitoril da janela (a borda inferior não deve tocá-la);
- a borda abaixo do peitoril da janela, até o nível do radiador de aquecimento, se for um novo modelo estético com pintura ou escudo decorativo;
- o tecido chega até o rodapé ou um pouco acima do piso, é fácil de cortinar e não suja quando puxado com frequência;
- corte romântico complexo com ganchos e cortinas, as bordas repousam suavemente sobre o carpete ou polímero laqueado (ordem ideal é necessária, o tecido é cuidadosamente levantado sobre o parapeito da janela durante a limpeza).
Conselhos úteis! Para cortinas longas, escolha materiais práticos que sejam fáceis de lavar e não precisem ser passados.
Quando você deseja atualizar de alguma forma a decoração de sua janela com uma decoração original com cortinas, detalhes suspensos ou um lambrequim, é importante levar em consideração o KS. Ele é calculado adicionalmente, mas o formato do padrão é tomado como base. Para modelos assimétricos, confie no maior comprimento do formato do padrão.
Como calcular a largura de uma cortina: recomendações de especialistas
Você pode criar qualquer estilo com decoração inimaginável, mas tudo é determinado pela largura do rolo de tecido. Geralmente há uma marcação impressa na borda do rolo e pode haver pequenos defeitos e vincos. É essencial inspecionar o corte no momento da compra - o comprador tem o direito de recusar uma peça com defeitos, mesmo com o recibo perfurado.
Importante! Para evitar erros, antes de fazer os cálculos, desenrolamos mentalmente o rolo do chão ao teto ou ao longo da haste da baguete, levando em consideração várias dobras.
Ao calcular usando qualquer fórmula, todas as condições devem ser atendidas, por exemplo, a altura da cortina não deve exceder o formato do rolo (menos a borda). Multiplique suas medidas pelo coeficiente de montagem e ajuste-as para levar em conta o comprimento da cornija. Esta é a base para cálculos se a direção do rolo for ao longo dos beirais.
Se a cortina for calculada pela altura - do chão até a baguete, cálculos precisos da borda da haste redonda até o próprio chão são importantes, o estilo (comprimento das cortinas e o método de fixação) são levados em consideração, bem como uma margem para bainha.
Em alguns casos, o rolo não é largo ou longo o suficiente. Em seguida, vários painéis do mesmo material são cuidadosamente costurados, escondendo as costuras em dobras e drapeados suaves. O consumo é multiplicado pelo número de peças de tecido. Se as cortinas e persianas tiverem um padrão, ele deve ser exatamente igual – isso é uma despesa adicional. Há também um coeficiente de agrupamento padrão para diferentes tipos de tecido:
- véu fino e cortina com padrão pequeno – KS 2;
- tecido para cortinas – KS 1.7;
- organza sem padrão para franzido marquise – KS 3.
Exemplos práticos de cálculos
- A metragem pela largura da tela é o comprimento da cornija multiplicado pelo KS (coeficiente de montagem).
- A metragem por altura é a altura da cornija até o chão (outro comprimento) mais a margem para bainha (a parte inferior separadamente, a superior depende do método de fixação), adicionamos um ajuste para que o padrão corresponda.
- Tecidos com um padrão grande, repetido periodicamente ao longo do rolo, são colocados de modo que fiquem totalmente visíveis na parte superior ou inferior da cortina, dependendo do desenho. Ao calcular, somamos o comprimento da repetição do padrão mais o custo adicional da altura total.
- Às vezes o tecido fica para fora ao formar dobras, adicione mais 3-5 cm para que não haja flacidez.
Um exemplo de cálculos para uma janela padrão, com cornija de 2 metros a uma altura de 2,6 m, se a fixação for em fita para montagem, tule sem padrão:
- por largura: 2m x 2 (KS) = 4 m;
- por comprimento: 2,6 m + 0,15 m + 0,1 m = 2,85 m;
- cortinas estampadas com repetição de 0,5 m, contamos 2,6 m + 0,15 m + 0,1 m + 0,5 m = 3,35 m.
Atenção! Ao comprimento resultante adicionamos uma reserva para a bainha (a parte superior é maior, dependendo do tipo de fixação, a inferior - 2 cm é suficiente).
Para evitar dúvidas na hora de comprar cortinas com estampa grande, é melhor deixar cerca de um metro de reserva. Se um pedaço de tecido não for reivindicado, é melhor costurar almofadas de sofá com ele – uma excelente decoração de interiores. É muito pior pendurar cortinas curtas, abaixar a cornija ou inventar babados, listras largas contrastantes e outros elementos de design para esconder o “tamanho menor”.