Nós encontramos ilhós em todos os lugares no dia a dia, mas muitos nem sabem o que são. Isso pode ser explicado usando o exemplo de sapatos comuns. Orifícios redondos emoldurados por inserções de metal para cadarços são ilhós. Esse acessório tem ampla aplicação em casa, na costura de roupas, cortinas, scrapbooking, etc.

Como instalar ilhós em casa sem danificar o material original? Existe uma ferramenta especializada: um furador para ilhós. Vamos tentar descobrir o que é e quão conveniente é.

Contente
- Furador de ilhós: descrição, âmbito de aplicação
- O princípio de operação do punção: descrição da tecnologia, características de operação
- Como instalar ilhós após um punção, como usar um rebitador
- Exemplos de equipamentos para instalação de ilhós, características gerais
- VÍDEO: Como instalar ilhós em cortinas com suas próprias mãos.
- VÍDEO: Análise de punções e fixadores de ilhós.
Furador de ilhós: descrição, âmbito de aplicação
Para instalar os ilhós, você precisa de furos redondos de um determinado diâmetro, que são muito difíceis de fazer em casa com ferramentas improvisadas. A experiência de indústrias onde os acessórios são usados na produção de calçados, impressão, têxteis e artigos de couro veio em nosso socorro.
Grandes empresas usam o grampeador de ilhós como uma ferramenta de arquivamento de documentos, e os rebites geralmente são decorados com símbolos corporativos. Empresas industriais utilizam furadores de ilhós. Hoje em dia, muitas empresas oferecem opções de furadores para uso doméstico. Este tipo de furador permite resolver vários problemas de uma só vez: ele perfura o material, dobra suas bordas, de modo que nenhum processamento adicional de bordas é necessário.
Existem os seguintes tipos de furadores de ilhós:
- manual;
- semiautomático;
- automático.
Vamos tentar descobrir qual opção você deve escolher. É importante entender o material, qual a resistência que será usada no trabalho, do que o ilhós em si será feito, seu formato e tamanho. A escolha do tamanho do anel dependerá da carga funcional do produto.
A variabilidade do próprio ilhós também afetará a escolha; você pode usar uma versão de metal feita de latão ou aço, madeira, plástico, com ou sem revestimento, de vários formatos e tamanhos. Independentemente do tipo e formato, os encaixes consistem em dois componentes: uma bucha e uma arruela, de modo que o princípio de operação do punção é aproximadamente o mesmo em todos os lugares.
Ao mesmo tempo, a versão manual do furador é muito procurada devido ao seu baixo custo e facilidade de uso na versão original. Normalmente, inclui um punção, com a ajuda do qual o próprio furo é feito, uma matriz na qual a bucha e a arruela são inseridas e uma estampagem, por meio da qual os componentes do ilhó são fixados no material.
Desvantagens da opção manual:
- Para diferentes tipos de ilhós, você precisará de acessórios apropriados para o furador;
- com alta densidade do material utilizado, o processo de perfuração do material é trabalhoso;
- Não é adequado para artigos de couro.
Prós:
- disponibilidade;
- uso doméstico.
O furador semiautomático é adequado para trabalhar com materiais de alta resistência, já que o furo em si é perfurado automaticamente pela borda afiada da própria luva. Se decidirmos por esta opção, a escolha dos próprios ilhós será de particular importância.
Contras:
- Compra de ilhós especializados.
Prós:
- versatilidade (adequado até para trabalhar com lona);
- disponibilidade;
- esforço mínimo;
- desempenho.
Punções automáticas são utilizadas na produção industrial.
Prós:
- versatilidade em materiais e tamanhos de ilhós.
Alto desempenho.
- contras:
- alto custo;
- peso e dimensões do punção.
O princípio de operação do punção: descrição da tecnologia, características de operação
A principal função do punção é preparar um furo. Praticamente não há dificuldades em utilizar um furador. É importante delinear claramente a futura localização dos acessórios e posicionar corretamente o material selecionado. Além disso, é necessário selecionar a superfície correta para a instalação do punção. A área de trabalho onde os furos serão feitos.
Após determinar a superfície de trabalho, continuamos de acordo com as instruções, fazemos um furo, colocamos o ilhó com a tampa na parte frontal e o anel de suporte na parte traseira. É importante selecionar uma bola com diâmetro maior que o diâmetro da parte interna do ilhó e bater na bola selecionada com um martelo para fixar a bucha no produto, enquanto o rebite do ilhó deve achatar, caso isso não aconteça, pode-se repetir o golpe de martelo.
Alicates especiais para instalação podem simplificar significativamente o processo em casa. Elas permitem fixar corretamente o anel de suporte e o próprio ilhó, o que evitará danos ao material.
Em qualquer caso, a experiência com socos terá um papel fundamental, já que nem todos conseguem calcular a força do impacto na primeira vez.
A experiência com tais dispositivos desempenhará um grande papel aqui, pois ajudará a calcular corretamente a força do golpe.
Como instalar ilhós após um punção, como usar um rebitador
Vamos tentar descobrir como usar um furador para fazer ilhós. Para instalar os acessórios, você precisará de um grampeador e um instalador. Para uso doméstico, é melhor escolher perfuradores em forma de alicate, pois o diâmetro do furo pode ser ajustado usando a roda em seu corpo. Eles são muito mais fáceis de trabalhar. Existem furadeiras de impacto que vêm com vários acessórios de diâmetros diferentes.
Um papel importante na instalação dos ilhós será desempenhado não apenas pelo punção, já que em geral, em condições domésticas, ele desempenha o papel apenas de uma furadeira de impacto, mas também pelas ferramentas e acessórios usados no processo de trabalho. Equipamentos auxiliares ajudam a facilitar significativamente o trabalho, posicionar os acessórios em qualquer lugar necessário e evitar danos ao material.
Assim como na escolha do soco, o alicate de instalação é mais prático, mas não pode ser universal, você precisará de acessórios diferentes. Na verdade, o ilhó é preso com um alicate e, portanto, fixado no material, enquanto a cabeça do ilhó deve ficar na parte frontal e o anel de suporte na parte traseira.
Exemplos de equipamentos para instalação de ilhós, características gerais
Vamos dar uma olhada nas ferramentas mais comuns para instalar ilhós.
O "Martelo Colorido" ganhou popularidade devido ao seu baixo custo e à qualidade do material do qual é feito. É feito de aço, o que lhe dá peso, mas o esmalte brilhante costuma lascar durante o uso.
Este é um kit 4 em 1 que contém todos os acessórios necessários que podem ser parafusados uns nos outros. Esta ferramenta foi projetada para ilhós de 6 mm. É muito compacto e permite instalar acessórios no local necessário, e não apenas nas bordas, mas exige esforço físico durante o trabalho.
Para instalar ilhós de papel, o instalador Fiskars é mais adequado. Permitirá a utilização de conexões com diâmetro de 1,6, 3,2 e 4,8 mm, respectivamente. A capacidade de perfuração é limitada, sendo recomendada para trabalhar com feltro, papel, plástico fino, etc.
A ferramenta mais versátil que permite selecionar conexões de qualquer diâmetro é o Crop-A-Dile. Possui duas versões: a primeira permite colocar o ilhós a uma distância de 2 cm da borda, a segunda, em outras distâncias.
É muito fácil de usar. Fixa o ilhó pressionando a alça do dispositivo.
O alicate de instalação de ilhós Micron NT-2, fabricado pela Gamma, é muito prático para uso doméstico. Eles vêm com uma régua, um conjunto de 100 buchas e um furador. O punção fica na lateral do aparelho, e o olhal é fixado diretamente com o alicate. O alicate é feito de metal resistente a impactos e possui cabo com formato anatômico, o que simplifica o trabalho.
O segundo tipo de pinça que conquistou uma merecida popularidade entre os consumidores são as pinças da empresa "Kangaro". Limitado a ilhós de 4 mm de diâmetro. Os cabos das pinças têm formato anatômico.
Você também pode encontrar à venda furadores para instalar ilhós.
Para materiais espessos e particularmente fortes, a ferramenta Cropodile é adequada. Uma ferramenta universal que faz furos e instala ilhós sozinha. Faixa de diâmetro de 3 a 5 mm. Profundidade de instalação de até 2,5 cm. - é uma ferramenta que faz furos e instala ilhós. Possui um vão bem profundo, permitindo a instalação de conexões bem distantes da borda. O grampeador de ilhós está localizado na lateral do corpo. É verdade que o custo do dispositivo é significativamente maior do que as opções descritas acima.
O uso de ilhós na produção e em casa simplifica significativamente o processo de utilização do material. Para a instalação de acessórios modernos, atualmente existem vários dispositivos, desde manuais até totalmente automáticos. Você pode escolher para qualquer propósito e para qualquer orçamento. É importante escolher dispositivos que não danifiquem o material original e garantam facilidade de uso.