A cor azul para interiores é uma opção de design vantajosa, pois tem uma energia calmante e relaxante. Imagine o céu azul e você imediatamente vai querer respirar fundo. Psicólogos afirmam que ela ajuda a aliviar a fadiga e a adormecer.
Como a cor azul afeta o interior? Sem dúvida, ela refresca, traz mais luz, já que qualquer superfície iluminada tem alta capacidade refletiva. O azul é um tom frio, é importante lembrar disso ao projetar um ambiente, pois ele dá energia não só ao frescor e à leveza, mas também ao frio.
Importante! Se a casa ou apartamento for bem iluminado, essa cor de cortinas será apropriada, mas em cômodos com sombra elas são indesejáveis.
Contente
- Cor azul no interior da sala de estar
- Cor azul no quarto
- Cortinas azuis na cozinha
- Dicas para decorar ambientes em azul
- Vídeo: Interior em tons turquesa com móveis escuros. Cortinas brancas, azuis, turquesa e tule para a sala de estar
- 50 ideias de fotos para inspiração e seleção de cortinas e tule em tons de azul para o quarto, sala ou cozinha:
Cor azul no interior da sala de estar
A paleta dessa cor é rica em tons - são cerca de 120, mas para que ela não irrite com o tempo, é preciso estudar cuidadosamente as combinações. Além disso, qualquer tom de azul precisa de “vizinhos calorosos”. Uma boa companhia para cortinas azuis no interior da sala de estar será o bege.
Para não perturbar esse idílio, recomenda-se usar um revestimento de parede claro e de cor única. Se você tiver cortinas grossas e pesadas, um papel de parede claro com relevo bege ou dourado criará uma atmosfera rica.
Um interior mais modesto e aconchegante pode ser criado com tecidos azuis e móveis na cor de madeira natural; para cortinas azul-claras, móveis feitos de espécies de madeira clara podem ser adequados, e para cortinas mais escuras, móveis feitos de espécies de madeira escura.
Observe! Compre cortinas azuis para o corredor feitas de tecidos caros e de alta qualidade; isso dará um toque festivo. O tule transparente e elegante é apropriado para esses tecidos. Escolha o estilo certo de produto para combinar com sua sala de estar.
Cor azul no quarto
No geral, essa cor ajuda você a dormir rapidamente, mas resfria visualmente o ambiente.
Portanto, se você escolheu cortinas em tons de azul celeste, preste atenção às seguintes características.
- Tecidos azuis finos nas janelas não criam o escurecimento necessário, por isso é necessário usar adicionalmente persianas ou persianas de rolo para dormir no escuro. A propósito, o hormônio do sono melatonina é produzido no escuro.
Na decoração de janelas, o azul é usado em diferentes tons e complementado com persianas de rolo para escurecer. - Para neutralizar a frieza do azul-marinho e “aquecer” o quarto, adicione mais bege ou marfim ao esquema de cores do ambiente.
Em salas escuras, as janelas são decoradas com telas azuis claras, que tornam o ambiente visualmente mais claro e volumoso. Cortinas azuis com decoração azul, um teto com design azul-celeste e móveis brancos proporcionarão uma atmosfera tranquila e calma no quarto. - Para um quarto pequeno, cortinas em tons de azul são uma solução racional, pois farão o ambiente parecer mais espaçoso.
Uma combinação de tons frios e quentes de azul fica bem no interior de um quarto. - Parece especialmente aconchegante tule azul no quarto ou tecido leve com estampa floral azul.
Tule azul é uma opção ideal para o quarto - Um quarto infantil com decoração azul reduzirá a hiperatividade da criança.
Cortinas azuis na cozinha
As cortinas neste cômodo devem ser mais práticas do que nas outras, para que não arrastem no chão, absorvam o mínimo de odores e não voem para o fogão a gás com uma rajada de vento. Portanto, persianas curtas, de rolo ou de rolo são adequadas aqui. Claro, é uma questão de gosto.
- Em uma cozinha apertada, não exagere nos tons azuis. Uma luminária, um padrão em azulejos de cerâmica ou uma toalha de mesa da mesma cor serão suficientes. Ao combinar cortinas azuis com tons de interior semelhantes, não perturbe a integridade do espaço e dilua a gama com areia, bege ou leitoso.
Para a cozinha, a melhor combinação é azul celeste (janelas) e bege (paredes) - Se você decidir usar tule e cortinas da mesma cor, o tule deverá ser um pouco mais claro. Encontre exemplos de fotos de tule azul no interior para imaginar a aparência da abertura da sua janela.
- Se a cozinha não for iluminada o suficiente, crie uma decoração de janela moderna com tule branco e tecidos azul-celeste. Não compre produtos densos, pois sua coloração escura não é boa para o apetite.
O interior azul é especialmente recomendado para: cozinhas bem iluminadas com janelas voltadas para o sul, bem como para decorar cozinhas pequenas e estreitas - Complemente um conjunto simples de cores claras com cortinas com padrões geométricos ou florais.
Vamos reunir os prós e contras das cortinas azuis e do tule.
Prós | Contras |
Ampliação visual do espaço | Quando a cor desbota, os produtos ficam quase esbranquiçados. |
Estilos diferentes – do simples e aconchegante ao pomposo | Interior frio |
O tule azul claro torna o interior leve e arejado | Eles são translúcidos e não escurecem à noite |
Um grande número de tons, um efeito positivo no sistema nervoso |
Dicas para decorar ambientes em azul
Como combinar cores se o azul é uma novidade para você? Se você decidiu decorar seu apartamento com esse esquema de cores, mas não confia no seu gosto, use essas dicas.
- A combinação de tons de azul e marrom é considerada um estilo oriental. Alguns podem considerá-lo ultrapassado, mas ele está sempre impecável. A natureza fornece pistas: o céu, madeira clara, areia. Há muitas opções, mas a gama de luz deve dominar, caso contrário o ambiente ficará sombrio.
Para uma sala de estar bonita e acolhedora, é melhor combinar cortinas azuis com cortinas requintadas em tons neutros feitas de material de alta qualidade. - O cinza em dueto com o azul será apreciado pelos adeptos de um estilo contido. Cortinas azuis complementam paredes cinza claro. Você pode “aquecer” esse interior adicionando tecidos suaves de cor mostarda.
Cortinas combinadas cinza-azuladas ficam muito bonitas no quarto e na sala de estar - Em um quarto com tecidos azuis, evite a variação: um mínimo de elementos decorativos brilhantes.
- Verde, amarelo, rosa, laranja, azul, roxo – essas são as cores que mais frequentemente são combinadas com o azul.
Importante!
- Não subestime o papel das cortinas no interior; substituí-los pode refrescar o ambiente sem precisar fazer reformas.
- Um produto selecionado com bom gosto pode compensar as deficiências do interior e de um ambiente modesto.
- Se o cômodo tiver teto baixo, escolha tecidos claros em tom azul-marinho e uma cornija elegante. Isso ajudará a evitar o efeito “caverna”.
- Um padrão transversal em um produto alonga visualmente o ambiente, enquanto um padrão longitudinal o torna mais amplo. Isso se aplica a listras contrastantes.
Cortinas selecionadas corretamente são responsáveis por 50% do sucesso do seu interior. Além disso, eles desempenham não apenas um papel estético, mas também prático.
Guie-se pelo senso de proporção, use os pontos fortes da cor escolhida, pense cuidadosamente na combinação das cortinas azuis com o interior do ambiente e aproveite o design!