Uma cornija é um equipamento especial projetado para fixar cortinas, tule e cortinas. Geralmente, elas são instaladas na parte superior da sala. É uma janela, teto ou parede.
Além da função de pendurar cortinas e enobrecer os ambientes, a estrutura em conjunto com as cortinas deixa o ambiente mais atrativo, completando a imagem decorada. Cortinas complementam o interior do cômodo, criando uma atmosfera de conforto caseiro.

Os dispositivos diferem no tipo de fixação da cortina, na área de instalação e no material do qual são feitos.
Contente
Telescópico
O equipamento é composto por dois tubos que diferem entre si em diâmetro. O comprimento é fácil de alterar e o processo de instalação é muito simples. A estrutura fica pendurada na parede graças a uma mola vintage.


Este tipo de cortina é adequado para cômodos com janelas pequenas e também é uma opção ideal para banheiros. A característica especial do dispositivo é sua estrutura repelente à água. Isso significa que a cortina pode durar muito tempo, especialmente em ambientes com alta umidade, sem defeitos superficiais. A desvantagem do design é que ele não é adequado para salas grandes com tetos altos.
Redondo
Um varão de cortina redondo ou em formato de haste tem a aparência de um tubo, metal ou madeira. Ele é fabricado separadamente para cada ambiente, levando em consideração as dimensões. O tubo contém fragmentos de anel que são necessários para a conexão entre a cortina e a travessa. Há ganchos nos anéis.

As vantagens desses dispositivos são que eles são fáceis de instalar, fáceis de manter e podem pendurar cortinas feitas de tecidos pesados.

A desvantagem das cortinas redondas é o seu custo. Considerando o material de que são feitos, eles são significativamente mais caros do que muitos outros designs. Mas os aparelhos de alta qualidade duram muito tempo, permitindo que você não troque as cortinas com frequência.
Pneu
As cornijas são feitas de liga de alumínio ou plástico. Elas parecem uma base com trilhos ferroviários. Ganchos são inseridos no interior. Fácil de usar. O tule pode ser facilmente removido, junto com os prendedores de roupa. Fiel na categoria de preço.

A desvantagem da barra é que a tala de plástico não consegue segurar tecidos pesados. Com o tempo, a aparência da estrutura pode rachar e mudar de cor para amarela.

Nesse sentido, os equipamentos com barramento de alumínio são mais adequados, pois são muito mais duráveis.
Varão de cortina eletrônico
Um dispositivo da categoria de tecnologias mais modernas, com acionamento elétrico. As cortinas ao longo do perímetro da haste da cortina se movem automaticamente. O controle é baseado em botões.


O bar é adequado para apartamentos com tetos altos e possui cortinas grossas e pesadas. A principal desvantagem de tal dispositivo é que ele é difícil de consertar devido a avarias. O nível de preço excede significativamente outras cortinas.
Tensão
Equipamento muito frágil, incapaz de segurar cortinas pesadas. Essas cortinas são feitas de plástico e os cabos são escolhidos para fixação. Recomendado para tule em ambientes pequenos. O dispositivo é fácil de instalar e é muito barato.

Derrapagem
O perfil é feito de alumínio ou liga metálica, que é suspenso no teto ou na parte superior da parede e coberto com uma baguete interna. Baguete é uma tira que serve como decoração.

É aconselhável usar esse equipamento para cortinas longas. A vantagem do design é que ele é fácil de fixar na base e de manter. Mas o dispositivo não é adequado para toda a gama de cortinas. Seu preço é intermediário.
Flexível
A barra pode ser facilmente alterada de formato devido à sua estrutura flexível. Eles são instalados em salas com formatos de janelas não padronizados, onde é impossível fixar um dispositivo padrão. Dobra-se facilmente sem muito esforço. Muito fácil de instalar, com prendedores de cortina práticos. Não perde a aparência por muito tempo, já que o equipamento é feito de alumínio.

A fixação é realizada no teto ou na parte superior da parede. Universal e adequado para qualquer tipo de interior. A desvantagem é que ele só pode ser usado em uma linha de modelos de cortinas. A estrutura comporta apenas tecidos leves.
Como instalar uma haste de cortina em gesso cartonado com suas próprias mãos - oferecemos um guia passo a passo
A instalação de estruturas de cortinas é considerada uma tarefa muito difícil e árdua para muitas pessoas. Para maior confiabilidade, os proprietários de apartamentos estão convencidos de que é necessário atingir a base sólida da parede durante a instalação.
Na prática, tudo é muito mais simples; a estrutura pode ser fixada em gesso cartonado. Como fixar uma haste de cortina em drywall? Abaixo estão as soluções mais comprovadas e simples.
Fortalecendo a fundação
Adequado para proprietários de imóveis que ainda estão em processo de reforma e ainda não equiparam a estrutura construída com gesso cartonado. A ideia por trás desse método é que o local onde a cortina é fixada seja reforçado por dentro usando qualquer fragmento adequado.

Pode ser um elemento de madeira com espessura de 30-35 mm ou mais, que é fixado ao longo da estrutura. Ele é parafusado na parede ou no teto e forma uma base sólida ao longo de todo o comprimento da abertura da janela. Agora você pode consertar a barra facilmente. A placa de gesso é fixada com um prego ou parafuso auto-roscante ao longo da base de madeira, o fixador é firmemente fixado ao elemento confiável.
Importante! Esta opção é simples e não requer habilidades complexas. Basta parafusar os parafusos e fixar a haste da cortina. Mas se as hastes das cortinas já tiverem sido instaladas, será impossível fixar a superfície.
Aplicações do pino borboleta
Aqui a fixação é realizada em uma estrutura existente. O elemento fixa firmemente a placa de gesso na parte traseira, garantindo a confiabilidade do produto fixado. Suporta peso de até 16 kg. Para a instalação, você precisará de uma furadeira, uma chave de fenda e um pino borboleta.

É necessário primeiro montar a cornija, isso é necessário para a instalação, a fim de calcular a distância e a localização da seção de fixação.
A tira é fixada na parede e as marcações são feitas. Em seguida, os furos são perfurados. Antes de fixar a estrutura, os pinos são instalados. A borboleta é inserida no buraco.
Lembrar! Os pinos devem ser inseridos antes de fixar a haste da cortina na parede de gesso.
Em seguida, use uma chave de fenda para girar o parafuso até que ele pare. Após a instalação, é importante instalar tampões nos furos. Elas são necessárias para cobrir o ponto de fixação.

Para estruturas pesadas, é aconselhável utilizar fixadores metálicos. Embora sejam mais caros, são muito mais confiáveis.

Aplicação do pino de acionamento
Na primeira etapa, a cornija é montada e aplicada uniformemente na superfície do teto. Marque os furos. Use uma chave de fenda para parafusar o pino no ponto instalado para fixação. Agora você pode parafusar os parafusos. A cortina é colocada firmemente e fixada com um parafuso de 4/30 mm.



O trabalho não exige habilidades especiais, tudo é feito rapidamente e o resultado se justifica. A barra ficará fixada com segurança e suportará quaisquer cortinas.
Instale você mesmo a haste da cortina
Para instalar a estrutura você mesmo, você precisa reunir as ferramentas necessárias:
- Escada.
- Furadeira ou martelo perfurador. Depende do material da parede.
- Brocas do diâmetro necessário para cavilhas.
- Roleta.
- Lápis.
- Parafusos e buchas auto-roscantes.

Para garantir a máxima confiabilidade na fixação da tira ao planejar a colocação de cortinas pesadas, você pode adicionar pregos líquidos à instalação. Eles são inseridos no furo preparado antes da inserção do pino. Uma massa forte é formada em seu interior e pode suportar qualquer carga.

A marcação é realizada antes da instalação. O tamanho dos suportes deve ser preferencialmente maior que a parte saliente do peitoril da janela. Isso é importante para conveniência e conforto no futuro.

Se a haste da cortina estiver fixada no teto, a cornija deverá ser movida até a distância necessária. Usando um fio de prumo, você pode verificar como as cortinas ficarão posicionadas no futuro.
Depois de instalar a fixação de marcação com um lápis e fita métrica, você deve primeiro ver como a janela irá abrir e a cortina ficará pendurada.

Em seguida, você precisa perfurar a superfície da futura fixação da tira. Ela é realizada com uma furadeira com uma broca acoplada a ela.

Prego líquido é despejado no furo perfurado e pinos são colocados nele.

Após o endurecimento da massa, as tiras de suporte são fixadas aos parafusos aparafusados.


Para concluir a instalação, é necessário passar a tira pelos elementos do anel de montagem do suporte. Isso deve ser feito depois de pendurar todos os anéis da cortina.

Os elementos internos são instalados nas extremidades da tira roscada. Agora você pode começar a pendurar as cortinas.
