Às vezes, lavar cortinas pode ser um desafio. Claro, é mais fácil levar as cortinas para uma lavanderia a seco, cujos técnicos sabem exatamente que tipo de tecido pode ser limpo e podem determinar imediatamente que tipo de material está à sua frente. Isso nem sempre é conveniente, leva tempo e não ajuda a economizar dinheiro. Vamos descobrir como lavar cortinas em casa para manter sua aparência impecável.
Muitos artigos são dedicados ao problema do cuidado com os tecidos que decoram nossas janelas. Infelizmente, muitos dos conselhos contidos neles são bastante contraditórios, e usá-los pode causar danos em vez de ajudar. Selecionamos apenas informações confiáveis e as publicaremos aqui.
Contente
Como lavar cortinas de veludo
Vale ressaltar que, dada a caprichosidade e o alto custo do material, as cortinas de veludo são mais fáceis de entregar a especialistas competentes.
Se você decidir lavá-los você mesmo, leia atentamente as recomendações:
- Aqui é especialmente importante evitar que a pilha fique dobrada. Vire o tecido do avesso, colocando o pelo para dentro, para que ele não amasse durante a lavagem.
- Selecione um modo suave e ajuste o aquecimento da água para 30 °C.
Cortinas de veludo exigem condições especiais de lavagem. - Defina o ciclo para um tempo curto para evitar encolhimento e deformação do veludo devido à exposição prolongada.
- Desligue a centrífuga.
- Seque as cortinas horizontalmente, estendendo-as inteiramente sobre um lençol ou toalha para absorver a água. Alise cuidadosamente as dobras e vincos, certificando-se de que não apareçam pontos carecas e que o tecido não fique deformado.
- Não é necessário passar a ferro, pois isso amassará os fiapos. Pendure quando estiver ligeiramente úmido.
Como lavar cortinas transparentes
Organza, seda, véu
À pergunta como lavar cortinas de organza? A resposta é: cuidado, pois são tecidos transparentes e leves que exigem cuidados especiais.
- As telas não necessitam de pré-tratamento; a sujeira é removida muito rapidamente. É aconselhável simplesmente sacudir a poeira primeiro.
- Antes de colocá-las na máquina de lavar, use uma fronha ou um saco especial para roupas. Não adicione nada adicional, isso pode estragar o resultado. Use somente géis líquidos ou xampu.
Para lavar tecidos delicados, utilize um saco especial. - Não é possível usar pó comum, pois grãos duros podem danificar a estrutura frágil do tecido.
- Escolha um ciclo suave ou “lavagem à mão”, a água é aquecida a um máximo de 30°C.
Escolha sempre um programa de lavagem suave e a temperatura ideal.
Atenção! Não se esqueça de desligar a centrífuga! Não é recomendado ligar o ciclo de centrifugação: retire as cortinas e espere a água escoar.
Organza e seda devem ser passadas com gaze; organza e véu ficarão “pendurados” na barra transversal sob seu próprio peso. Pendure quando estiver ligeiramente úmido.
Nylon, tule, poliéster
A única diferença em relação aos tecidos anteriores é que o aquecimento da água deve ser ajustado para 40 °C, o restante dos passos são os mesmos descritos acima. O tule seca bem quando pendurado, não precisa ser passado, o tecido, quando molhado, se alisa ao ar.
Se você deseja restaurar a brancura e se livrar da poeira, use detergentes sem cloro na composição. Para evitar danificar o tecido e deixá-lo branco como a neve, use alvejante oxigenado, que funciona em uma ampla faixa de temperaturas. Age suavemente sem agredir a estrutura das fibras.
Acrílico e viscose
Quando expostas aos raios de luz, cortinas de acrílico e cortinas de viscose podem ficar ásperas; use sabão em gel para peças delicadas e não se esqueça de adicionar amaciante. Ajuste a temperatura para 30 a 40°C em um ciclo delicado e certifique-se de desligar o ciclo de centrifugação.
Antes de pendurar na janela, passe a gaze a 150 °C.
Linho
O linho tem uma trama simples que não requer tratamento especial. Recomenda-se lavar as cortinas a uma temperatura de 30 – 40 °C num ciclo normal.
Ligue o ciclo de centrifugação mínimo, o linho amassa muito – essa é sua peculiaridade e ponto fraco. Vale a pena pendurá-lo cuidadosamente em um escorredor e depois passá-lo enquanto estiver levemente úmido.
Algodão
O material mais despretensioso. Permite lavagem a 60°C no modo normal.
Passe a gaze levemente úmida e pendure imediatamente.
Cortinas de corda
A parte mais difícil aqui é evitar nós e emaranhados. Portanto, o principal é a preparação preliminar: trançar o cabelo ou prendê-lo firmemente ao longo de toda a altura com barbante.
Coloque em um saco para roupa suja e selecione um ciclo suave com centrifugação média.
As cortinas devem ser secas pendurando-as diretamente no varão, removendo o cordão e esticando os fios para que retornem à sua aparência original. Eles são leves e secam rapidamente, além de ficarem elegantes e esteticamente agradáveis.
Persianas romanas e de rolo
Todas essas regras são adequadas para o cuidado de persianas romanas de tecido, mas lembre-se: você deve remover as ripas delas.
As persianas de rolo podem ser danificadas pela lavagem à máquina; é nesse caso que você deve entrar em contato com a lavanderia. Ao lavar à mão, coloque-o na banheira, adicione xampu à esponja e limpe delicadamente as áreas sujas.
Lavagem de cortinas com ilhós
E se as cortinas tiverem ilhós? Não se assuste, todos esses produtos são duráveis e práticos, e os anéis são fortes e podem suportar cargas de forma confiável.
Coloque a cortina num saco de roupa suja sem retirar os ilhós; protegerá o revestimento do tambor e os anéis contra arranhões e lascas. Não deixe a cortina na bolsa por muito tempo depois que a máquina parar de funcionar - as peças podem desbotar e o material pode perder o formato. É aconselhável selecionar um ciclo suave, lavagem delicada ou lavagem à mão, regulando a temperatura para 30 °C.
Use gel líquido ou xampu comum, não use sabão em pó. É abrasivo e pode deixar pequenos arranhões. Ao enxaguar, adicione amaciante para amaciar o tecido, que ficará macio e elástico ao toque.
Você só deve remover os anéis se eles forem feitos de plástico simples e barato e não tiver certeza de que sua aparência não será afetada. Existem cortinas à venda com ilhós removíveis, o que é uma conveniência adicional e ajuda a evitar danos aos anéis.
Com que frequência você deve lavar cortinas em um apartamento ou casa?
Não há uma resposta clara para essa pergunta. Recomenda-se lavar as cortinas penduradas nos cômodos pelo menos duas vezes por ano. Mas se houver crianças pequenas ou pessoas alérgicas na casa, elas fazem isso com muito mais frequência.
É claro que, na cozinha, onde as pessoas fritam e cozinham ativamente, as cortinas sujam muito mais rápido. Às vezes, as janelas dão para uma rua com tráfego intenso. Às vezes, as cortinas das janelas ficam sujas por causa dos seus animais de estimação favoritos. Portanto, a frequência de lavagem das cortinas será diferente em cada caso específico, não havendo horários exatos.
Periodicamente, basta sacudir as cortinas para tirar o pó acumulado e aspirá-las para evitar o aparecimento de ácaros.
Como lavar cortinas sem passar
Cortinas amassadas podem arruinar o interior de um apartamento e incomodar o proprietário com sua aparência. É claro que passar uma peça grande e pesada de tecido é uma tarefa muito difícil que exige muito tempo e esforço.
Basta conhecer alguns truques simples e você poderá ficar sem ferro de passar.
- Não deixe as cortinas dentro do tambor por muito tempo depois que ele parar, caso contrário, elas ficarão enrugadas.
- Sua máquina tem uma configuração fácil de passar? Use-o, ele reduzirá drasticamente o número de vincos e dobras.
- Não encha o tambor mais do que a metade. Os tecidos não só enrugarão mais, mas também poderão rasgar ou ficar deformados.
- Agite e endireite as cortinas antes de pendurá-las.
- Não se esqueça de considerar o tipo de tecido. Cortinas pesadas feitas de veludo ou lã são secas horizontalmente, estendidas sobre toalhas que absorvem a água.
Recomendações básicas
Vamos tentar resumir tudo o que foi dito acima e listar tudo o que é necessário para o cuidado adequado das cortinas, independentemente do tipo e tamanho do painel da janela.
-
- Leia o rótulo e siga as instruções.
- Certifique-se de saber exatamente do que o tecido é feito e se ele pode ser lavado na máquina. Verifique também se os elementos decorativos não serão danificados.
- Não encha o tambor da máquina com muita força, caso contrário, haverá manchas de sujeira e o tecido não será enxaguado completamente. Isso resultará em manchas na cortina. Se o tamanho das folhas for muito grande, é melhor lavar uma de cada vez e ativar um enxágue adicional.
Com meia carga do tambor, o tecido é melhor lavado e bem enxaguado. - Use xampu ou gel líquido em vez de pó sólido. Isso evitará danos às fibras. Foram desenvolvidos agentes branqueadores especiais para cortinas brancas.
- Não se esqueça de usar um saco para roupa suja, pois isso protegerá o tanque da máquina e as cortinas de rasgos e evitará danos à decoração.
- Não coloque nenhum item junto com as cortinas. Deixe apenas as cortinas e nada mais.
- Desligue a centrífuga, a centrifugação causa vincos e danos. Deixe a água escorrer sozinha.
- Lavar na máquina de lavar é muito mais fácil do que lavar à mão e facilita a vida das donas de casa.
Você não tem certeza se deve assumir a tarefa de lavar sua própria roupa? Convide especialistas para uma consulta em seu apartamento. Hoje em dia já existem empresas que prestam esses serviços em domicílio; você não terá que arrastar cortinas pesadas sozinho.