Varão de cortina - não é apenas um sistema de suporte usado para pendurar cortinas e persianas. Este é um elemento importante do design do ambiente, capaz de fazer ajustes perceptíveis no estilo geral. Entre todas as variedades de cornijas, as estruturas de teto se destacam em particular. Eles possuem a mais ampla gama de possibilidades, pode até ser usado em conjunto com tetos tensos.

Varão de cortina de teto
Varão de cortina de teto

Além disso, as cornijas do teto têm a capacidade dividir uma sala em duas partes (ou mais). Sistemas suspensos deste tipo podem ser utilizados em ambientes decorados em qualquer estilo. Eles se encaixam harmoniosamente no interior, decorando-o (ou, pelo menos, sem violar a ideia do designer).

O que é uma cornija de teto

Do próprio nome, conclui-se que uma cornija de teto é um sistema suspenso com fixação a uma laje de teto (ou a um plano horizontal que a substitui). A única diferença no design é a fixação ao plano horizontal. Caso contrário, as cornijas do teto são os mesmos sistemas de suspensão com uma linha de suporte horizontal e vários pontos de fixação.

Como escolher uma haste de cortina
Como escolher um varão de cortina?

A peculiaridade de tal cornija é altura das cortinas e persianas penduradas. Na verdade, elas começam no próprio teto, o que aumenta sua área e presença geral no ambiente. Quando fechadas, elas cortam completamente uma das paredes, possibilitando mudar o interior dependendo do horário e do ambiente.

As possibilidades das cornijas de teto são muito mais amplas do que as das cornijas de parede mais tradicionais. A principal característica é a instalação - o sistema de suspensão pode ser colocado a qualquer distância da janela e em geral em qualquer lugar da sala, e não apenas acima da abertura da janela.

Diferentes tipos de cornijas de teto e parede
Diferentes tipos de cornijas de teto e parede

Isso expande significativamente as capacidades do sistema: ele não apenas permite que a luz solar entre no ambiente (ou a bloqueia), mas também pode dividir o ambiente em duas ou mais seções. Esta opção às vezes é usada em quartos onde é necessário cortar a luz do dia apenas na área de dormir, sem fazer sombra em todo o cômodo.

Os acessórios são fixados com segurança no teto, têm um design atraente e combinam com elementos decorativos.
Os acessórios são fixados com segurança no teto, têm um design atraente e combinam com elementos decorativos.
Observação! Além disso, a cornija do teto pode ser combinada com um teto suspenso, criando uma montagem oculta para que o sistema de suporte não fique visível. Este método dá ao teto um estilo especial, simples e muito eficaz. As cortinas parecem penduradas diretamente no teto, o que cria um efeito decorativo original.

Tipos de cornijas de teto

Há muitas cornijas de teto à venda, que podem ser agrupadas de acordo com diferentes características. Primeiramente, eles são divididos de acordo com o material de que são feitos.

Estes poderiam ser:

  • de madeira;

  • metal;

  • plástico;

  • combinado.

Dependendo do material, todas as cornijas são divididas por tipo de construção.:

  • haste (o elemento de suporte é um tubo de metal ou uma prancha de madeira de seção transversal redonda);

  • trilho (a cornija é equipada com uma ranhura na qual se movem ganchos ou outros elementos de suspensão);

  • cordas (as cortinas são penduradas em um arame esticado);

  • baguete (em regra, são estruturas combinadas).

Para a sua informação! Cornijas de baguete consistem em cordões ou outros sistemas de suspensão cobertos com uma borda decorativa (baguete) feita de madeira, metal ou plástico.
Perfil de cornija de teto para persianas romanas
Perfil de cornija de teto para persianas romanas

Além disso, há outra opção de divisão por tipo de construção:

  • fileira única;

  • fileira dupla;

  • três fileiras.

Cortinas em cornija de teto
Cortinas em cornija de teto

Os mais populares são os designs de duas e três fileiras que permitem pendurar cortina E cortina (fileira dupla) ou cortina, drapeado e lambrequim (três linhas). Às vezes, persianas são penduradas em vez de um lambrequim.

Haste

Este é o tipo mais antigo e tradicional de cornija. O elemento de suporte geralmente é feito de tubo de aço, cromado ou revestido para imitar madeira. Tubos de madeira ou plástico são menos comuns hoje em dia: os primeiros cedem com o tempo, enquanto os últimos têm capacidades limitadas e não suportam cortinas pesadas. Os suportes podem ser feitos de madeira, plástico ou metal.

A principal característica das hastes de cortina é a presença de 2 ou 3 pontos de fixação. As cortinas se movem entre eles, o que nem sempre é conveniente. Ao contrário das hastes de cortina de parede, as hastes de cortina de teto têm suportes relativamente curtos. Isso permite reduzir a distância entre o sistema de suspensão e a laje do teto.

Ferrovia

As cornijas dos trilhos geralmente são feitas de plástico e, menos frequentemente, de alumínio. São perfis prontos, em cujas ranhuras são inseridos elementos plásticos de suspensão (ganchos). Essas estruturas podem ser retas ou ter curvas suaves de 90°, o que permite instalar cortinas apenas nas janelas, sem bloquear a parede inteira com elas.

O ponto fraco das cornijas ferroviárias é ganchos de plástico. Devido aos processos que ocorrem no polímero, os elementos de suspensão perdem gradualmente a elasticidade, tornam-se quebradiços e quebram. Eles precisam ser trocados com bastante frequência (em comparação com anéis ou ganchos de metal). Além disso, esses cabides têm o hábito desagradável de ficar presos ao mover a cortina. Esta não é uma falha crítica, mas realmente irrita muitos usuários.

Observação! A principal característica das cornijas de trilhos é a capacidade de ajustar seu comprimento. Você pode comprar um varão de cortina um pouco mais longo do que o necessário. Não há nada de errado nisso: você pode simplesmente cortar o excesso, a funcionalidade do sistema não mudará.

Cornijas de baguete

As cornijas de baguete são compostas por dois elementos. Primeiro — um sistema de suporte no qual as cortinas são penduradas. Segundo - uma baguete decorativa cobrindo a suspensão. Baguetes feitas de madeira, plástico e metais leves (geralmente duralumínio) estão disponíveis para venda. O sistema de suspensão em si pode ter qualquer design com qualquer número de fileiras. A parte visível é representada por uma baguete, que pode ser trocada se necessário. Às vezes, isso é necessário se o ambiente foi reformado e o estilo passou por mudanças significativas.

Vale ressaltar que o nome desse tipo de cornija não vem do elemento funcional, mas sim do decorativo. Se as baguetes forem removidas, as cortinas poderão ser usadas sem nenhuma perda de funcionalidade — apenas a aparência será prejudicada.

Cordas

As cornijas de corda são sistemas de suspensão apresentados com dois suportes com fios esticados entre eles. Ganchos de metal são pendurados neles e cortinas são penduradas. Para que o sistema funcione bem, a tensão das cordas deve ser bem alta. Portanto, os suportes (geralmente um par de cantos) devem ser fixados ao teto o mais firmemente possível.

Para instalação oculta, geralmente são utilizadas cornijas de corda. Eles estão localizados próximos à laje do teto, o que permite evitar fazer um “degrau” muito alto no teto falso (o sistema de suspensão fica escondido atrás dele). As cornijas de corda têm maior durabilidade e, se necessário, podem ser decoradas com uma baguete. Isso tornará possível transformar um sistema puramente funcional em um elemento bonito e elegante de design de ambiente.

Prós e contras

Vantagens das cornijas de teto:

  • aparência atraente;
  • muitas variedades, a capacidade de encaixar harmoniosamente a cornija em qualquer estilo de design de ambiente;
  • a instalação oculta de cornijas de teto permite obter um design original e poderoso para salas com tetos falsos;
  • você pode usar alguns tipos de sistemas de parede (corda, haste);
  • possibilidade de instalação em ambientes com paredes revestidas em gesso cartonado;
  • Cortinas cobrem toda a parede externa em altura e largura (geralmente).

Desvantagens das cornijas de teto:

  • a instalação é um pouco mais complicada e inconveniente do que com cornijas de parede;
  • é necessário o uso de fixadores mais confiáveis;
  • As dimensões das cortinas são muito maiores do que as estruturas de parede, o que as torna muito mais caras.

Observe! As desvantagens das cornijas de teto são uma consequência direta de seu design e características operacionais. Portanto, a maioria dos usuários os trata como qualidades específicas que não representam nenhum problema específico.

Como escolher

A escolha de uma cornija adequada é determinada por uma combinação de vários fatores.:

  • estilo de decoração do quarto;
  • presença ou ausência de teto falso;
  • número de fileiras (geralmente em escritórios ou na cozinha, cornijas de fileira única são suficientes, mas no quarto ou na sala de estar, são necessárias estruturas de duas ou três fileiras);
  • preferências pessoais dos proprietários das instalações;
  • a finalidade da cornija (bloquear a luz do sol da janela ou dividir o ambiente em partes).
Designers alertam - antes de comprar um modelo, decida o tipo de cortina que será usada para decorar a janela
Designers alertam - antes de comprar um modelo, decida o tipo de cortina que será usada para decorar a janela

Ao analisar esses critérios, as opções mais adequadas podem ser determinadas com clareza suficiente. Também é necessário levar em consideração o material da laje do teto, a altura e outras características do ambiente que influenciam na escolha da cornija.

A escolha do material é uma questão de gosto e preferência pessoal.. Dos fatores indiscutíveis, apenas resistência e durabilidade podem ser destacados. Cornijas de metal são as líderes nesses indicadores - elas geralmente são trocadas apenas devido à perda de qualidades decorativas. Os sistemas de suspensão de madeira são tradicionais, têm um aspecto sólido e são muito aconchegantes. No entanto, sua vida útil é significativamente menor que a dos produtos de metal (embora sua aparência possa ser restaurada).

Antes de comprar a estrutura, determine o peso aproximado das cortinas
Antes de comprar a estrutura, determine o peso aproximado das cortinas

Cornijas de plástico são consideradas as menos duráveis. Eles combinam bem com tetos brancos, mas o plástico começa a amarelar rapidamente e se torna quebradiço.

Especificações de instalação

A cornija é instalada no teto. O princípio de instalação em si permanece o mesmo: são feitos furos na laje, nos quais são inseridos plugues (buchas) e a cornija é fixada com parafusos autoatarraxantes. Nesse sentido, não há nenhuma diferença específica em relação ao método de instalação usual, mas existem algumas nuances. Como a instalação da cornija é realizada em um plano horizontal, nem sempre é possível usar parafusos comuns para fixação das cornijas. Se você planeja pendurar várias fileiras de cortinas pesadas, os parafusos podem não suportar a carga vertical e simplesmente sair dos encaixes.

Nessas situações, o seguinte será suficiente: âncoras de cunha do tamanho apropriado. Eles podem suportar cargas de rasgo muito maiores e fixar com segurança a cornija à laje do teto. Com eles, você não precisa se preocupar com o sistema de suspensão caindo de repente na cabeça dos donos ou, pior ainda, dos convidados.

Diagrama de montagem padrão para uma cornija em um teto suspenso
Diagrama de montagem padrão para uma cornija em um teto suspenso
Esquema de fixação de uma cornija de teto em um nicho
Esquema de fixação de uma cornija de teto em um nicho
Esquema de fixação da cornija Voh
Esquema de fixação da cornija Voh

O processo de instalação em si ocorre na seguinte ordem::

  • ajustando a cornija ao comprimento (via de regra, é instalado em toda a largura da sala, mas existem outras opções - por exemplo, se a parede tiver curvas);
  • marcação. A cornija é aplicada no teto e os pontos de perfuração para os soquetes são marcados;
  • usando uma furadeira elétrica ou uma furadeira de impacto, faça furos para cavilhas ou buchas. É importante observar a profundidade aqui com antecedência.
  • imersão em brocapara que os ninhos não fiquem muito curtos;
  • fixando a cornija na laje do teto usando os fixadores selecionados.

Em regra, as cornijas são fornecidas completas com fechos. Não é recomendado usá-los, pois geralmente são muito fracos e não suportam cargas operacionais. É necessário comprar imediatamente os fixadores mais eficazes - de preferência, âncoras de cunha.

Perguntas e Respostas

Vamos dar uma olhada em algumas das perguntas mais comuns que usuários despreparados têm ao escolher ou instalar sancas de teto.

Que tipo de cornija é preferível?

Não há uma resposta clara para essa pergunta. Tudo depende do estilo geral do ambiente, do gosto do proprietário e de outros fatores. Se você não tiver ideias, pode simplesmente comprar o varão de cortina que preferir – ele ainda funcionará.

Quantas linhas são melhores?

Cornijas de três fileiras suportam uma carga pesada. Entretanto, mesmo que hoje não haja planos de pendurar três camadas de tecido (cortinas, persianas, lambrequim), amanhã os planos podem mudar. Portanto, é recomendável escolher sistemas de três fileiras.

Como fazer ninhos com a profundidade necessária?

Para que o tamanho dos soquetes seja ideal, é necessário marcar o comprimento do pino ou da bucha na broca (furadeira) antes de furar. A maneira mais conveniente é usar fita isolante - dê algumas voltas na furadeira, marcando a profundidade necessária. Durante a perfuração, a ferramenta é imersa até que a marca se conecte com a laje do teto. Recomenda-se deixar 2–3 mm no comprimento do fixador.

Como instalar um varão de cortina que divide um ambiente ao meio?

A técnica de instalação permanece a mesma. Você só precisa pensar cuidadosamente sobre a linha divisória da sala, e o resto das etapas não são diferentes das descritas acima. É melhor usar uma suspensão do tipo corda - é a mais compacta e permite instalar baguetes decorativas em ambos os lados.

É possível usar rodapé de teto de espuma de poliuretano em vez de baguete de fábrica?

Sim, você pode. Muitos usuários o instalam ao longo do perímetro da sala e o conectam à baguete instalada ao longo da linha do sistema de suspensão. O resultado é uma estrutura essencialmente semelhante a uma cornija escondida.

Dicas em vídeo para escolher uma haste de cortina