Ao decorar sua janela com cortinas que você mesmo cria, você não só economiza dinheiro, mas também tem a garantia de criar um modelo exclusivo. Realize seus sonhos mais loucos e o resultado certamente lhe agradará.

Cortinas faça você mesmo
Tudo o que você precisa para fazer cortinas decorativas com suas próprias mãos a partir de meios improvisados ​​pode ser facilmente encontrado em sua própria casa.

Materiais úteis para cortinas

Acontece que o tecido não é o único material para fazer cortinas. Se você tiver um pouco de engenhosidade, poderá fazer suas próprias cortinas com quase tudo que aparecer no seu campo de visão.

Cortinas faça você mesmo
Para decorar o interior, você pode fazer cortinas com suas próprias mãos usando qualquer material disponível.
  • Discos.

Até recentemente, cada casa tinha um número suficiente de CDs de prata. Eles gravaram músicas, filmes e jogos neles. Hoje em dia, quase ninguém usa essa “raridade”. Mas os depósitos de discos permaneceram. Não tenha pressa em jogá-lo fora. Faça dois furos em cada disco: um na parte superior e um na parte inferior, e prenda-os com clipes de papel. Se você não quiser usar clipes de papel, conecte-os usando uma corda fina, mas forte, ou linha de pesca.

Cortinas DIY com discos
Coloque as “tiras de disco” finalizadas acima da janela ou acima da porta.
  • Engarrafamentos.

Uma opção semelhante são cortinas feitas de rolhas de vinho. É claro que levará bastante tempo para economizar a quantia necessária. Mas se você contar seus planos a muitos amigos e parentes, eles poderão ajudá-lo. Você não pode apenas conectar as rolhas, mas também adicionar contas de madeira entre elas.

Cortinas DIY de cortiça
Isso tornará o design mais flexível e interessante.
  • Tampas de garrafas plásticas.

“Acumular” a quantidade necessária desse material não será particularmente difícil. É melhor que as rolhas sejam multicoloridas, assim o design se encaixará perfeitamente no interior do quarto da criança.

Cortinas DIY com rolhas de plástico
Essas cortinas são adequadas para uma casa de verão; elas são usadas para decorar varandas e portas.
  • "Cortinas de fios" feitas de fitas.

Uma ótima opção para uma casa de campo é um design inusitado feito de fitas de diferentes texturas e cores. Aliás, não é necessário comprar fitas especiais, basta cortar tecidos desnecessários (toalhas de mesa, lençóis, cortinas) em fitas de determinada largura e comprimento. As fitas são fixadas separadamente na “cornija”, que é uma vara ou bengala comum. As fitas são coladas, abotoadas, amarradas ou presas de alguma outra forma.

Cortinas DIY com fitas
Neste caso, tudo fica a critério da anfitriã.
  • Canudos para coquetéis.

À primeira vista, esse material prático não pode ser usado para nenhuma outra finalidade, mas nas mãos habilidosas até mesmo canudos podem se transformar em um acessório brilhante e estiloso. No começo, é feito um nó no cordão e nele é colocada uma conta, depois um tubo, depois outra conta e assim por diante até atingir o comprimento desejado. Para variar, coloque detalhes decorativos entre os elementos, como borboletas de papel ou flocos de neve.

Cortinas DIY de tubos
Os tubos são presos à cornija usando cordão e contas.
  • Plástico de espuma.

Um material acessível e adorado por muitas costureiras. Cortando elementos de diferentes tamanhos e formas e amarrando-os em uma linha de pesca.

Cortinas DIY feitas de espuma
Obtemos cortinas espetaculares e confortáveis ​​a partir de materiais descartados.
  • Botões.

Provavelmente toda dona de casa tem uma caixa preciosa na qual os botões são guardados. Via de regra, essas caixas não são pequenas, pois acumulam muitos botões. Então, você pode, como dizem, “matar dois coelhos com uma cajadada só”: reduzir o número de botões jogados como peso morto e criar um design interessante. Para fazer isso, botões são amarrados em ordem aleatória em uma linha de pesca forte. Se desejar, essas “cortinas” podem ser feitas em uma única cor.

Cortinas DIY com botões
E se você quiser adicionar um pouco de positividade, pintar sua vida com cores brilhantes, faça-as multicoloridas.
  • Contas.

Hoje em dia, as lojas de artesanato oferecem uma grande seleção de miçangas e outros acessórios. É bastante acessível e serve para diversas finalidades: desde a criação de joias até a confecção de um tipo especial de cortinas. Então, tendo comprado um número suficiente de contas de diferentes tamanhos, formas e cores (ou, inversamente, do mesmo tamanho e da mesma cor), amarre-as em uma linha de pesca.

Cortinas de contas faça você mesmo
Prenda cada “fio” finalizado na cornija.

Simples e bonito

Se você se considera conservador em questões de decoração de janelas, então crie cortinas de um material familiar - tecido comum. Antes de mais nada, não tenha medo de começar a fazer cortinas com suas próprias mãos. Na verdade, mesmo que você não seja um profissional, costurar um ponto em uma máquina não é particularmente difícil. A primeira linha será seguida pela segunda, terceira e assim por diante. E agora os resultados são visíveis.

Cortinas de tecido faça você mesmo
Não é tão difícil quanto parece à primeira vista.

Claro, muito depende do modelo que você escolher. Por exemplo, as “cortinas da avó” nem sequer necessitam de molde; basta fazer marcações precisas no tecido. E para criar uma verdadeira obra-prima com lambrequins e gravatas, é melhor usar master classes e instruções detalhadas. Projetos complexos também exigirão certas habilidades. Mas, como dizem, todo infortúnio começa com uma vingança!

Cortinas de tecido faça você mesmo
Nunca é tarde para passar do básico para o mais complexo.

Ferramentas e materiais

Não importa qual modelo você decida adotar, o conjunto de ferramentas permanece praticamente o mesmo. Então, para criar uma obra-prima para decoração de janelas, você precisará de:

  • tesoura;
  • centímetro e régua;
  • padrão;
  • giz de alfaiate;
  • pinos;
  • abridor de costuras (caso algo dê errado);
  • dedal.
costurar cortinas com suas próprias mãos
Uma vez coletado o material, começamos a trabalhar.

E, claro, uma máquina de costura.

Opções de cortinas para diferentes cômodos

Cozinha

Esta é talvez a opção mais adequada para costureiras iniciantes. As cortinas “estilo vovó” que são populares hoje em dia exigem habilidades profissionais mínimas. Além disso, como as cortinas são curtas, o modelo não exigirá grandes investimentos financeiros e esforço.

Cortinas DIY para a cozinha
Se desejar, complique o desenho e costure duas cortinas separadas e outra que cubra a metade superior da janela.

A opção mais simples é uma tela.

Você só precisa de duas medidas: comprimento e largura. Para obter uma cortina bonita, a largura é multiplicada por um e meio ou dois, dependendo de quão “grossa” a cortina você deseja obter como resultado.

Uma grande variedade de tecidos são adequados para essas cortinas: linho, algodão, cambraia, bem como estopa ou organza.

design de cortina de cozinha
Para quem não tem muita experiência em fazer cortinas, é melhor usar tecidos fáceis de processar, como o algodão.

O esquema de cores é escolhido a seu critério. Opte por um tecido liso e complemente-o com acessórios e apliques. Ou pegue um material com um padrão (é melhor se a estampa for pequena) e dê um acabamento usando renda ou fita de cetim da mesma cor.

Aliás, a “janela da avó” parece bem moderna hoje em dia. Um interior bem projetado permite que você torne a cozinha não apenas elegante, mas também funcional, o que também é importante.

Quarto

Além de beleza e estilo, as cortinas do quarto também precisam de proteção suficiente contra a luz solar. Portanto, ao escolher um modelo para costura, preste atenção especial à funcionalidade.

Cortinas faça você mesmo no quarto
Este mesmo fator deve ser levado em conta na escolha do tecido.

A opção mais conveniente para um quarto são duas cortinas até o chão e tule fino. E novamente, apenas dois parâmetros são necessários: comprimento e largura.

Cortinas DIY para Quarto
Primeiro, processamos as laterais da tela e depois “desenhamos” as partes superior e inferior.

Não se esqueça de passar cuidadosamente as áreas costuradas. Depois disso, costuramos uma fita especial na parte superior, o que permitirá que o tecido mantenha seu formato. Colocamos as telas na cornija.

Sala de estar

A sala de estar é um lugar especial em cada casa. Por isso, queremos que a decoração da janela não apenas cause uma impressão duradoura nos convidados, mas também crie uma atmosfera especial.

Cortinas faça você mesmo para a sala de estar
Dependendo do estilo de design de interiores, as cortinas podem ser muito diferentes.

Se o conceito geral do design permitir, as cortinas podem ser “montadas” a partir de pedaços separados de tecido da mesma textura, mas de cores diferentes (estilo patchwork). Ou poderiam ser telas no estilo abstrato. Cortinas feitas com retalhos de tecido complementam o estilo campestre. Por fim, duas telas padrão podem ser fixadas com suportes de formato incomum.

Cortinas faça você mesmo na sala de estar
Ninguém cancelou o voo da fantasia.

Como atualizar cortinas antigas

E às vezes acontece que você não quer mudar completamente o design da janela, mas está um pouco cansado dela em sua forma atual. O que fazer? Com um simples movimento de mão, transforme suas cortinas favoritas em uma opção criativa.

  • Adicione volume. Coloque apliques brilhantes (ou não tão brilhantes) em cortinas lisas e lisas. Esta opção é especialmente adequada para o quarto de uma criança.
Cortinas faça você mesmo com apliques
Quanto mais brilhante e surpreendente, melhor.
  • Adicione o verso. Ao fazer as cortinas duplas, é possível fixá-las de tal forma que o lado contrastante de trás fique visível.
Cortinas DIY com verso
Isso adicionará originalidade ao seu interior.
  • Use suportes de cortina interessantes: uma caneca sem fundo, um cinto simples ou flores de crochê.
cortinas com pegador de copos
Seus convidados certamente apreciarão a abordagem criativa.
  • Costure fita contrastante ao redor do perímetro do tecido. Adicione renda para combinar com a parte inferior da cortina.
decoração de cortina
Depois de uma “operação” tão simples, cortinas lisas brilharão com novas cores.
  • Faça uma fixação inusitada das telas na cornija. Por exemplo, prenda a cortina com laços ou laços de tecido.
cortinas com laços
Cortinas com laços são uma solução de design moderna.
  • Mude a forma da estrutura. Por exemplo, se suas cortinas sempre caíram suavemente até o chão, prenda-as bem alto.
cortinas com ganchos
O resultado foram dobras lindas e volumosas.

Como dizem, tudo está em suas mãos. Procurando soluções interessantes para seu próprio interior? Dê asas à sua imaginação. E não tenha vergonha de usar objetos familiares para outros propósitos. Então o design criativo da abertura da janela estará garantido.

VÍDEO: Lindas cortinas feitas à mão.

50 opções de cortinas com materiais descartados para interiores: