A peculiaridade das cortinas é que elas podem ser combinadas com qualquer tipo de interior. Eles podem ser de muitos tipos diferentes: pesados ou leves, claros ou escuros, lisos ou estampados, longos ou curtos, etc. Há muitas opções disponíveis no mercado de fabricantes. Mas criar um interior para um quarto é algo individual e pessoal. Portanto, é possível não pegar o caminho mais fácil e escolher as opções mais adequadas já existentes no mercado, mas sim criar seu próprio design de cortinas para quarto.

Contente
- Cortinas para o quarto com suas próprias mãos: exemplos originais, estilo, design para o quarto
- Como costurar cortinas com suas próprias mãos?
- Quais são os melhores materiais para costurar cortinas para o quarto?
- Como calcular o tecido com base nas dimensões das janelas e cornijas?
- Como cortar tecido para costurar cortinas?
- Padrões e designs para guarnições de cortinas laterais
- Costura de cortinas: equipamentos para costurar cortinas em casa com as próprias mãos
- Recomendações de profissionais e os principais erros ao costurar cortinas você mesmo
- VÍDEO: Cortinas e persianas para o quarto.
- 50 Ideias Modernas para Costurar Cortinas no Quarto:
Cortinas para o quarto com suas próprias mãos: exemplos originais, estilo, design para o quarto
Como costurar cortinas para o quarto com suas próprias mãos amostras de fotos de cortinas e seus esquemas estão disponíveis gratuitamente. Mas antes de tudo, é necessário decidir sobre vários pontos: o esquema de cores do tecido, o interior quartos e o estilo de vida do seu dono. Com base nisso, vale a pena formar a imagem do futuro produto.
Você gosta do estilo barroco ornamentado? Então por que não fazer isso? cortinas originais com suas próprias mãos com lambrequins figurados?
Em vez de lambrequins, você pode usar babados. Somente eles encontrarão aplicação não no barroco, mas no estilo romântico e ingênuo. Provença.
As persianas francesas são frequentemente confundidas com as romanas. Embora não tenham nada em comum. O estilo francês é feito inteiramente de dobras exuberantes, enquanto o romano combina laconicismo. Mas se você combinar essas duas qualidades, terá cortinas austríacas, que também são não menos populares para decorar quartos.
É impossível não mencionar os clássicos imortais em forma de cortinas. Eles se adaptam a qualquer tipo de interior devido ao seu formato, que pode ser repetido em qualquer tecido.
Brincando com combinações de cores inusitadas, você pode fazer outra versão com suas próprias mãos cortinas, sob o título "cor bloquear".
Cortinas japonesas não é bem a definição correta. Eles são mais como painéis elásticos. A criação dessas cortinas requer tecidos caros.
Cortinas com suas próprias mãos, fotos de ideias originais não se limitam a tecidos padrão. Por exemplo, a musselina pode ser usada como base - este não é um tipo de cortina muito prático para quartos, mas é definitivamente um dos mais brilhantes para o interior.
Como costurar cortinas com suas próprias mãos?
As cortinas que eram costurado feitos com suas próprias mãos, não devem ser inferiores aos comprados em lojas. Em especial, quando se trata de desempenhar suas principais funções, a saber: regular a iluminação e limitar a visibilidade do ambiente de olhares curiosos. Para isso, é preciso conhecer toda a tecnologia de criação de cortinas: desde o processo de escolha do tecido até a sua de costura.
Quais são os melhores materiais para costurar cortinas para o quarto?
Hoje em dia, os fabricantes de tecidos oferecem uma enorme variedade de tecidos. Mas todo o seu conjunto pode ser condicionalmente dividido em três tipos:
- Natural;
- Sintético;
- Misturado.
Cada tipo atende a certas características. Por exemplo, tecidos feitos de materiais naturais são mais densos, fortes e pesados. Portanto, se o quarto estiver voltado para o lado ensolarado, você pode escolher com segurança uma tela feita de algodão ou linho. Devido à sua densidade, cortinas feitas com esses tecidos permitirão a entrada de um mínimo de luz solar no ambiente.
Por exemplo, floral Cortinas de chita faça você mesmo será combinado com estilo Provença ou no interior do quarto de uma menina.
Claro que não é possível fazer estruturas complexas a partir deles, mas existem sintéticos para isso. Tecidos que foram tecidos a partir de componentes não naturais são mais pulmões e transparente. Tecidos como cetim, organza, tule por si só. Sem o uso de materiais mais densos, não há quartos. Eles servem como uma camada adicional de tecido nas janelas, a partir da qual podem ser feitos elementos decorativos.
Um material que apareceu no mercado há relativamente pouco tempo é chamado apagão. Sua estrutura inclui três tipos de tecido que isolam completamente o espaço da luz solar, correntes de ar frias e raios escaldantes. Vantagem apagão é que ele desempenha a função não apenas de controlar a luz do ambiente, mas também de manter uma temperatura constante nele.
Estilo jacquard não pode prescindir de elementos de veludo no interior. Este tipo de tecido é caracterizado por um brilho único que nenhum material sintético consegue reproduzir. A única desvantagem dessas cortinas é que elas acumulam rapidamente poeira que voa no ar. E aparece como manchas cinzas no material.
Todos os tipos de tecido acima têm uma ampla gama de cores, tons e padrões.
Como calcular o tecido com base nas dimensões das janelas e cornijas?
Depois de escolher um tecido para o quarto que atenda a todas as características de qualidade, você precisa descobrir quanto tecido é necessário para decorar as janelas. Para determinar a altura das cortinas, primeiro você precisa decidir sobre três componentes.
- Que tipo de varão de cortina é usado?
- Que tipo de tecido é preso ao varão da cortina?
- Qual será o nível das cortinas em relação às superfícies horizontais?
Existem dois tipos de cornijas: de parede e de teto. O comprimento do tecido da cortina é determinado dependendo do local de instalação. Assim, se a cornija for montada na parede, ela será localizada mais abaixo e o tecido será mais curto, mas no caso de uma montada no teto, ocorre o contrário.
O tipo de fixação na cornija também pode ser muito diverso. Por exemplo, uma haste de cortina pode ser equipada com ganchos e argolas por onde são passadas as laçadas de tecido. Em seguida, o comprimento é calculado a partir da extremidade da própria fixação e outros 1,5 a 2 cm são adicionados ao valor resultante, dependendo da fileira de laçadas na fita da cortina. E se a cornija for apresentada na forma de uma viga de ferro comum, por onde o tecido é passado por meio de ilhós ou amarrado com um nó. Depois você precisa medir o tecido a partir da parte inferior da viga e adicionar 20 cm ao valor resultante. Este tecido será usado para formar fitas para gravatas, além de espaço para instalação de argolas dentro da tela.
Existem quatro opções de comprimento de cortinas para o quarto:
- Encurtado cortinas deve ficar 1 cm mais alto que o peitoril da janela;
- O comprimento médio das cortinas é considerado de 10 a 15 cm abaixo do peitoril da janela;
- Cortinas longas não tocam o chão e ficam 5-6 cm acima dele;
- Cortinas estendidas têm comprimento total do suporte até o chão, e outros 15–20 cm devem ser adicionados ao tamanho resultante.
Importante! Especialistas que costuram cortinas recomendam medir as cortinas precisamente de acordo com suas dimensões e depois adicionar 10 centímetros em cada lado do tecido para processar as bordas.
Quanto à largura, ela é calculada de acordo com um coeficiente de franzimento especial, que é diferente para cada tipo de tecido:
- Laços – 1,5 – 2;
- Ilhós – 2;
- Fita de cortina – 2;
- Dobras de lápis – 2 – 2,5;
- Dobras triplas – 2;
- Puffs – 2,5.
Agora que os coeficientes são conhecidos, você pode começar a calcular a largura das futuras cortinas. Isso pode ser feito usando uma das fórmulas.
- Consumo de tecido por largura para cortinas comuns = comprimento do varão da cortina * coeficiente de montagem.
- Consumo de tecido por largura para cortinas = (comprimento da cornija * coeficiente de montagem) / número de painéis.
Importante! Todas as medidas quantitativas (exceto o fator de montagem) são fornecidas em metros, não em centímetros, como indicado na fita métrica de aço.
Como cortar tecido para costurar cortinas?
Cortar o tecido pode ser simples ou complexo dependendo do modelo da cortina. Por exemplo, cortinas são um elemento básico e bastante simples de cortinas que podem ser usadas como base para designs esquemáticos mais complexos.
Para criar uma base para janelas, nomeadamente cortinas, você precisa tirar as medidas corretamente, pegar fita para cortinas e aprender a processar as bordas com cuidado. E agora as clássicas cortinas lisas estão prontas. Se você cortar a parte inferior das cortinas e costurar um tecido de cor diferente em seu lugar, obterá cortinas no estilo de “cor bloquear» para qualquer tipo de interior.
É aqui que termina a simplicidade de atualizar o banco de dados. Para designs mais complexos: lambrequins, babados, franzidos, cortinas romanas, austríacas e francesas, são necessários padrões especiais.
Depois padrões todos os elementos, é necessário processar todas as bordas e marcar os locais para montagem. Depois disso, todas as peças são montadas e uma composição multicamadas finalizada nas janelas é obtida.
Uma versão mais simples de lambrequins pode ser feita a partir de um pedaço retangular regular de tecido. Além disso, para criar montagens você precisará apenas de uma linha e uma agulha.
Padrões e designs para guarnições de cortinas laterais
Para criar cortinas francesas você não precisa cortar nenhuma peça especial. O elemento inicial é um pedaço retangular de tecido e um diagrama segundo o qual é necessário aplicar pontos no tecido para franzir o tecido.
Costura de cortinas: equipamentos para costurar cortinas em casa com as próprias mãos
Um kit para fazer cortinas em casa não é diferente de um kit de costura comum:
- Máquina de costura.
Uma máquina de costura deve ter um motor confiável e potente, pois mesmo os tecidos mais leves, devido à abundância de camadas e franzidos, podem criar uma camada densa de material que não é tão fácil de perfurar.
- Ferro de passar ou gerador de vapor.
Depois de terminar de montar todos os elementos da cortina, você precisa passá-los a vapor ou passá-los a ferro para remover quaisquer dobras desnecessárias. Para evitar danificar o tecido, queimar as bordas ou deixar manchas amareladas, recomenda-se utilizar um gerador de vapor. Isso é especialmente verdadeiro para tecidos sintéticos, que podem grudar instantaneamente na superfície quente de um ferro comum.
- Tesoura.
Elas devem estar sempre à mão em dois tipos: tesouras grandes com lâminas longas são destinadas a cortar e cortar tecidos, e as pequenas são necessárias para processar fios.
- Fita métrica para construção.
Recomendado por todas as costureiras com experiência trabalhando com materiais para cortinas. Com sua ajuda, você pode medir o comprimento e a largura da tela simultaneamente.
- Várias agulhas, linhas, alfinetes.
Necessário fazer entalhes e marcas para a montagem correta do material da cortina.
- Giz de cera, lápis e folhas A4.
Anotações extras em um pedaço de papel com as dimensões do futuro produto nunca são supérfluas. Além disso, usando esses mesmos materiais de papelaria, você pode desenhar símbolos e marcas no tecido.
Recomendações de profissionais e os principais erros ao costurar cortinas você mesmo
- No clássico combinação cortinas e persianas, o primeiro elemento deve ser sempre mais claro que o segundo.
- Use apenas um elemento decorativo ativo nas cortinas. Ilhós combinados com renda sobrecarregam bastante a composição.
Antes de costurar as cortinas, pense em como você irá prendê-las ao varão. - Cada nível de comprimento de cortina tem seu próprio propósito funcional e deve combinar com o interior do quarto.
- Tule, organza, cetim – não gosta de interação com ferros e lavagens mecânicas duras. É melhor usar um gerador de vapor para arrumar o tecido.
Se você estiver costurando cortinas com suas próprias mãos e não comprando cortinas prontas, não seja preguiçoso e faça todo o trabalho com o máximo de cuidado possível. - Mesmo os tecidos mais densos de ternos, vestidos e jeans perdem sua forma e aparência atraente com o tempo, ao contrário de materiais especiais. Por isso, o tecido para cortinas é sempre comprado no departamento apropriado.
- Ao cortar o material, é preciso prestar atenção na direção dos fios. E corte-os somente ao longo da tela.
Antes de costurar cortinas, pense cuidadosamente sobre sua aparência. Inicialmente você deve imaginar o resultado final. - Se os tecidos estiverem desbotados, não há necessidade de pressa para se livrar deles. Fios sintéticos e naturais podem ser tingidos em casa.
- Para costurar cortinas para o quarto com suas próprias mãos É preciso muita prática e seguir as instruções à risca. Por isso, antes de começar a cortar o tecido, é melhor praticar em um dos pedaços, como uma versão de teste.
Se você conhece algumas nuances e regras de costura, até mesmo uma artesã iniciante pode realizar esse trabalho. - Se a estrutura da janela for multicamadas, todos os tecidos podem ser feitos em cores diferentes, mas os tons devem estar aproximadamente na mesma faixa.
- É melhor consultar um vendedor em uma loja de tecidos, costureiras profissionais ou simplesmente digitar “como costurar cortinas para o quarto com suas próprias mãos amostras de fotos de cortinas» e leia artigos sobre este tópico.