Cortinas com laçadas são um know-how único em design de janelas. Eles não são muito comuns, mas imediatamente chamam a atenção.

Contente
Características de cortinas com laços
Como qualquer modelo, cortinas com laçadas têm seus pontos fortes e fracos. No entanto, as vantagens ainda superam as desvantagens.
- Aparência elegante. Quando a tela e as alças são feitas do mesmo tecido, cria-se a impressão de integridade. E se forem escolhidos materiais contrastantes, o visual fica criativo.
- As cortinas não são danificadas por fechos de metal ou plástico;
- Não há ruído ao abrir ou fechar as cortinas, o tecido se move facilmente;
- Até cortinas que parecem indefinidas à primeira vista podem ser “coloridas” com laços brilhantes. O material para os laços pode ser diferente;
- A combinação harmoniosa de laços contrastantes com babados e babados da mesma cor parece impressionante;
- Essas cortinas são um complemento adequado para qualquer design de interiores.
- A fixação articulada segura tanto cortinas grandes quanto tule leve.
Se falamos de desvantagens, então talvez haja apenas uma: desgaste das dobradiças. Mas, em primeiro lugar, isso não acontecerá tão rapidamente e, em segundo lugar, as dobradiças podem ser facilmente substituídas. Se desejar, esse problema pode ser resolvido inserindo uma camada adicional de tecido sintético nas alças. Neste caso, a resistência ao desgaste aumenta e as dobradiças deslizarão mais facilmente ao longo da cornija.
Os loops são divididos em dois tipos:
- surdo;
- removível.
Laços cegos são costurados no tecido, e laços removíveis são fixados usando vários dispositivos. Podem ser botões, velcro, gravatas. A gama de opções possíveis é enorme, se sua imaginação permitir, crie sua própria opção exclusiva. Você não quebrará nenhuma regra e, neste caso, experimentos são bem-vindos.
Opções para diferentes salas
O modelo mais comum é o de painéis retos com laçadas feitas do mesmo tecido. No entanto, o tempo faz seus próprios ajustes, e a versão romana está se tornando cada vez mais adequada para muitos. As persianas romanas entraram com segurança em nossa vida cotidiana há relativamente pouco tempo e parece que já estão presentes há muito tempo. Uma variedade de designs, uma ampla gama de cores e máxima funcionalidade fizeram deles itens indispensáveis em interiores de vários estilos. E o modelo com fecho articulado está mais procurado do que nunca.
Se você quiser complementar este modelo de cortinas com lambrequins ou babados, isso é aceitável, mas é melhor que os elementos adicionais também sejam presos em laços.
Para a cozinha
Um detalhe interessante: cortinas com laçadas têm origem na cozinha. Afinal, eles são uma derivação do estilo provençal ou rústico, adorado por muitos. Portanto, não é de se surpreender que ainda hoje essas cortinas sejam usadas com mais frequência para decorar aberturas de janelas na cozinha. Eles parecem muito aconchegantes e caseiros, não ocupam muito espaço e são muito funcionais: permitem abrir e fechar a janela facilmente. E é exatamente isso que é necessário para a área da cozinha: que seja agradável e facilite o processo de trabalho.
Os modelos adequados para a cozinha diferem tanto na cor quanto no design. Por exemplo, algumas pessoas preferem tons delicados e padrões pequenos e discretos, enquanto outras, ao contrário, preferem detalhes brilhantes e estampas brilhantes. Cortinas com ilhós suportam perfeitamente ambas as opções. Além disso, há quem goste de cortinas que cheguem até o peitoril da janela, enquanto outros preferem cortinas longas e, novamente, o modelo permite dar vida às duas soluções.
Para a sala de estar
As cortinas para a sala de estar são escolhidas com cuidado especial, já que este é o local onde geralmente são recebidas visitas. Cortinas com laçadas são uma opção ideal para o corredor. Eles parecem rigorosos e, ao mesmo tempo, elegantes e estilosos. Funcionalidade e concisão. Este design é adequado tanto para várias janelas próximas umas das outras quanto para uma janela pequena.
Para dar aos tecidos familiares uma aparência interessante, você pode colocar os laços a uma distância um pouco maior do que a suposta na versão clássica de “cortinas de laço”. Graças a esse truque, a borda inferior do tecido ficará pendurada em babados, e “pentes” incomuns se formarão na parte superior. Essa cortina complementará efetivamente um tecido de cortina grosso.
Para o quarto
Para criar a atmosfera perfeita de paz e tranquilidade, cortinas com laçadas são uma ótima opção. Em primeiro lugar, porque com a ajuda deles você pode regular facilmente o nível de iluminação do ambiente. E se quiser, você pode reduzir a quantidade de luz solar ao mínimo. Tecidos especiais para cortinas ajudarão com isso.
Importante! As cortinas do banheiro não devem ficar caídas. Portanto, uma fita rígida é costurada na parte superior da cortina para fixar completamente a estrutura. Isso cria um caimento bonito e uniforme.
Como costurar cortinas com laços com suas próprias mãos
Externamente, esses modelos parecem incrivelmente elegantes, e nem todo mundo imagina que eles podem ser facilmente costurados com as próprias mãos. Tendo habilidades básicas de costura, e até mesmo estando do lado “você” da máquina de costura da avó, você pode criar “roupas” criativas para uma vitrine em algumas noites.
Para que as cortinas decorem o interior e se ajustem corretamente, você deve tirar medidas com cuidado. Determinamos a largura da futura cortina. Para isso, o comprimento da cornija deve ser multiplicado por um determinado coeficiente. O tamanho depende de quão “profundo” é o drapeado que você deseja obter como resultado. Normalmente, o coeficiente é selecionado dentro do intervalo de 1,2 a 2.
O comprimento das cortinas dependerá, entre outras coisas, da profundidade da peça. Porque para uma cortina com pregas o comprimento do laço é de 15 cm, e para uma cortina mais lisa – 10 cm.
Outra nuance importante: a distância entre os laços deve exceder sua largura. O cumprimento desta regra tácita permite que você dê uma aparência mais interessante e acabada a toda a estrutura.
Então, depois de terminar as medidas, você pode começar a costurar. Primeiro, transferimos os cálculos do papel para a tela. Marcamos onde ficarão as alças e costuramos as bordas. Depois passamos a costurar as alças para as cortinas. Se você não está procurando maneiras fáceis e é extremamente importante para você que tanto as cortinas quanto os laços sejam feitos do mesmo tecido, então seja paciente e mãos à obra! Primeiro, cortamos o número necessário de pedaços retangulares do tecido, a partir dos quais faremos as laçadas. Dobre com o lado direito voltado para dentro e costure, deixando cerca de 5–7 mm ao longo da borda e um lado para virar do avesso. Depois, viramos os laços finalizados do avesso, endireitamos com cuidado e passamos a ferro.
Há duas maneiras de prender as alças ao tecido: como um bolso, escondendo ambas as bordas da alça dentro da cortina, ou na parte superior, escondendo as bordas sob uma fita decorativa.
As alças só podem ser usadas como fechos em varões de cortinas lisos, pois o tecido deve deslizar livremente.
Importante! Se preferir dobradiças cegas, lembre-se de que você só poderá remover o tecido para lavagem desmontando completamente o varão da cortina. Mas se estivermos falando de cortinas para a cozinha ou para o quarto do bebê, que precisam ser lavadas com mais frequência do que todas as outras, é improvável que esse modelo seja adequado. Portanto, é melhor escolher dobradiças removíveis.
Se você mesmo costura cortinas, a opção mais acessível são botões ou velcro. Depois de costurar uma ponta da alça no tecido, costuramos o velcro no mesmo lugar. A segunda parte do velcro é costurada na outra borda do laço. O mesmo princípio pode ser usado para fazer laços em botões ou outros detalhes decorativos.
Laços ou ilhós: o que escolher
Tanto as presilhas quanto os ilhós como fechos são muito populares e modernos hoje em dia. E, muito provavelmente, fazer uma escolha em favor de uma ou outra opção é extremamente difícil. Vamos tentar entender as vantagens e desvantagens desses designs da moda.
Laços
Vantagens. Uma ótima maneira de fixar qualquer tecido: desde tecidos grossos e texturizados até tule leve. Adequado para interiores de qualquer estilo, do clássico ao moderno.
Imperfeições. Ao utilizar dobradiças cegas, para remover ou pendurar os painéis, é preciso desmontar a haste da cortina. Se a base da cornija for um pouco áspera, será difícil distribuir os laços uniformemente.
Ilhós
Vantagens. Os anéis são costurados na cortina, e o tecido é preso diretamente aos anéis ou usando ganchos adicionais. Uma opção ideal para tecidos densos, eles complementam estilos retrô, grunge e clássico. Eficaz em salas de estar espaçosas.
Imperfeições. Eles se movem ruidosamente ao longo da cornija, podem arranhá-la e não são adequados para cortinas e tule.
No final das contas, tudo se resume à preferência pessoal. Por exemplo, se você se importa com dobras uniformes na cortina e não se importa com o barulho que o tecido faz quando se move ao longo da cornija, então os ilhós são definitivamente sua opção. Mas se você busca paz e privacidade e qualquer barulho é contraindicado para você, então sua escolha são dobradiças, persianas ou removíveis, não importa.
É óbvio que as laçadas têxteis são uma ótima maneira de tornar as cortinas da cozinha, sala de estar ou quarto confortáveis e adequadas ao design geral do interior. Uma variedade de soluções de cores permite que você escolha a opção apropriada. Se desejar, você mesmo pode fazer esse modelo.