O design de interiores só ganha um aspecto final depois que as cortinas são penduradas na janela. Eles podem ser grossos ou transparentes, longos até o chão ou até o peitoril da janela, naturais ou feitos de tecidos sintéticos.

Contente
- Decoração de janelas com cortinas, como são, exemplos de tecidos
- Tipos de tecidos para costurar cortinas
- Como escolher cortinas para a sala de estar, recomendações para escolher o tecido em combinação com o interior, exemplos de uma escolha bem-sucedida, fotos
- Métodos de fixação de cortinas, descrição de como pendurar cortinas, belos exemplos e fotos
- As melhores fotos da combinação de tecido para cortinas e tule no interior
- Conclusão
- VÍDEO: Cortinas no interior.
- 50 opções de cortinas para interiores modernos:
Decoração de janelas com cortinas, como são, exemplos de tecidos
Os designers podem explicar o que é uma cortina usando o exemplo de um salão cerimonial de um palácio ou de um teatro. As cortinas ficam especialmente adequadas em interiores clássicos, mas em outros estilos elas também complementam perfeitamente os móveis dos cômodos.

Cortinas são combinadas com diferentes tipos de cortinas, reduzindo o grau de solenidade ou enfatizando a formalidade do ambiente. Sua função utilitária é proteger o ambiente do excesso de luz brilhante e esconder o que está acontecendo na casa de olhares curiosos de fora.

As cortinas são geralmente costuradas com tecidos grossos, penduradas em grandes dobras ou dispostas em cortinas complexas. Janelas com essa moldura servem como decoração do ambiente. Os tecidos selecionados são lindos, com funcionalidade decorativa pronunciada. Anteriormente, eram usadas sedas grossas, tafetá, jacquard, linho, veludo e tapeçaria. Hoje em dia, materiais modernos com características especiais se tornaram populares.

A segunda camada de cortina nas janelas é criada por tule, que é o tipo mais comum de cortina. Para elas, são selecionados tecidos como musselina, chiffon, organza, chita ou outros tecidos leves.
Tipos de tecidos para costurar cortinas
Vamos dar uma olhada em alguns dos tecidos modernos mais populares, dando uma ideia do que é uma cortina.
Importante! As dobras e drapeados dessas cortinas são formados de acordo com o esboço do designer. Para fechar uma janela, o material denso não é movido de seu lugar, mas os pinos ou cordas que o prendem são afrouxados.
Tecido blackout para cortinas, descrição, exemplos
O tecido para cortinas blackout foi inventado na Finlândia, onde noites brancas por quase meio ano se tornam um problema sério para quem gosta de uma boa noite de sono. O material artificial blackout é feito de fibra sintética de poliéster (poliéster) com inclusão de viscose. Possui três camadas, o que lhe confere altas propriedades de proteção contra a luz.

As características da superfície tornam este tecido adequado tanto para tingimento sólido quanto para impressão fotográfica. A coleção escura de cortinas blackout Toscana (do cinza ao grafite) parece elegante e estilosa, enquanto cortinas com padrão, ornamento ou listra são mais decorativas.

O blackout oferece boa proteção acústica, isolamento térmico, não queima, apenas derrete e não perde a saturação das cortinas. A tela pode durar muitos anos, por isso você não deve escolher cores muito brilhantes. Elas rapidamente se tornam chatas e será uma pena se desfazer dessas cortinas.

Tecido macio para cortinas, como fica, foto no interior
A composição do tecido artificial macio para cortinas é poliéster antialérgico. O tecido é macio, com superfície aveludada, com pelo curto na parte da frente e liso e fosco na parte de trás. Esses materiais não exigem o uso obrigatório de forro na costura. O design pode ser clássico, com enfeites ou flores, moderno com gráficos ou listras.

A natureza aveludada da superfície frontal sugere que as cortinas acumularão poeira, mas essa é uma impressão enganosa. O material passa por uma impregnação final repelente de poeira. Devido à sua estrutura densa, os tecidos para cortinas não deixam entrar luz e retêm até um terço do fluxo sonoro. A textura ajuda a criar lindas cortinas.

Avaliações de pessoas que penduraram essas cortinas na sala de estar ou no quarto avaliam positivamente as cortinas feitas com o tecido macio da Said. Eles são fáceis de lavar em casa e combinam perfeitamente com estilos de interiores clássicos e modernos.

Tecido jacquard, descrição, fotos e exemplos no interior
Jacquard é um tecido misto (fibras naturais e sintéticas) que é produzido imediatamente com um padrão criado pelo entrelaçamento dos fios. Esta decoração parece texturizada e lembra tapeçarias tecidas à mão. Os padrões podem ser qualquer coisa, mas os motivos principais são florais. Jacquards combinam perfeitamente com interiores clássicos, provençais, modernos, império ou estilos campestres.

O jacquard é bastante denso, mas não cria um escurecimento completo, deixando uma semi-escuridão natural com as cortinas completamente fechadas durante o dia e escurecendo perfeitamente o quarto à noite. Essas cortinas combinam bem com pinturas nas paredes, são adequadas para uma sala de bilhar ou sala de jantar e decoram uma sala de estar.

Jacquard não vem em cores chamativas e ácidas. Os tons desse material podem ser ricos, mas não ásperos. Os designers costumam usar cordões, borlas e tranças como decoração.

Tecido Chenille, descrição, foto
O tecido para cortinas de chenille é tão durável que é frequentemente usado até mesmo na produção de móveis estofados, onde é necessária uma resistência ao desgaste particularmente alta. Graças ao pelo curto e macio na parte da frente, é muito macio ao toque e, à distância, dá a impressão de camurça.

Graças à sua textura aveludada, a chenille absorve os sons que vêm de fora, através da janela. O grau de opacidade depende da cor da tela: as escuras retêm melhor a luz do sol, as claras deixam entrar um pouco do fluxo de luz.

As vantagens da chenille incluem fácil cuidado (o tecido não encolhe nem deforma após a lavagem). Uma ampla gama de cores e uma grande seleção de decoração e padrões tornam possível selecionar cortinas para cômodos de qualquer finalidade e estilo.

Como escolher cortinas para a sala de estar, recomendações para escolher o tecido em combinação com o interior, exemplos de uma escolha bem-sucedida, fotos
Os designers prestam muita atenção à decoração das janelas, pois as cortinas não são apenas um elemento funcional, mas um destaque brilhante no interior de qualquer cômodo. Eles podem tornar o ambiente mais formal e aristocrático, ou simplificá-lo e democratizá-lo. Sem cortinas, a janela parece vazia e o ambiente desconfortável.

Materiais densos são adequados para estilos de design clássico, rococó, barroco, império e art déco. Esta opção é boa para cômodos espaçosos com tetos altos e janelas grandes. Tecidos: jacquard pesado, blackout, macio, chenille. Neste caso, você não pode prescindir de um lambrequim, de estruturas complexas de ganchos e de uma abundância de cortinas.
Cortinas mais claras decorarão um ambiente em estilo provençal, romântico ou moderno. É usado com borlas, fitas para segurar as dobras, franjas, vieiras e babados ao longo da borda. Bons materiais: jacquard leve, chenille, macio. Sedas transparentes, cetim e tule ajudarão a expandir o espaço. A técnica original é um arranjo assimétrico da posição, apenas em um lado da abertura da janela.

Para interiores com design minimalista moderno (estilo japonês, alta tecnologia), cortinas de uma única cor feitas de chenille, macias e blackout são adequadas. Jacquard não é adequado devido ao seu alto poder decorativo. Neste caso, não é necessária uma abundância de cortinas e enfeites; dobras profundas e simétricas são suficientes.
Métodos de fixação de cortinas, descrição de como pendurar cortinas, belos exemplos e fotos
Cornijas clássicas são mais adequadas para pendurar cortinas. Eles podem ser feitos de madeira ou metal, dependendo do estilo geral do ambiente. Tecnicamente falando, uma cortina é simplesmente um pedaço de tecido suspenso em uma barra transversal. Existem diferentes maneiras de fixar o tecido na cornija:
- ilhós;
- laços ou anéis;
- asas;
- laços;
- trança.

Ilhós são anéis de metal inseridos em furos especiais no material. Eles são pendurados em uma haste de cortina e permitem que a cortina seja movida livremente, se necessário. Eles ajudam a criar dobras uniformes e profundas sem esforço, e os fechos são praticamente invisíveis.
As alças são costuradas na parte superior do varão da cortina da mesma forma (assim como os anéis) e colocadas no varão da cortina. Muitas vezes, cortinas em laços ou argolas são complementadas com um lambrequim, que esconde o fecho. Neste caso, para abrir ou fechar a janela, é necessário usar grampos magnéticos especiais ou fita adesiva que prendem a tela em dobras na borda da abertura da janela.

O cordão é feito do próprio tecido da cortina dobrando-se duas vezes a borda superior. A cornija é enfiada através dela. Essas cortinas são quase completamente silenciosas quando se movem, ao contrário das cortinas com ilhós. O cordão não é a melhor escolha para cortinas com muito drapeado; é mais adequado para painéis retos.
Amarrações de cortina são um tipo de laço. Eles também são costurados na borda superior e transformados em lindos laços decorativos.
Cortinas de luz podem ser penduradas em fita. Trata-se de uma fita especial que é espalhada sobre a borda superior da tela e, com a ajuda de um mecanismo especial embutido a partir do entrelaçamento de fitas, ela é reunida em franzidos e pendurada na cornija por ganchos especiais.

A peculiaridade desse método: os ganchos para prender a fita são muito finos e não suportam o peso do material denso.
A escolha do método de montagem da cortina depende dos desejos do cliente. Muitas vezes, opções prontas são oferecidas com laços ou tranças costuradas. Vale a pena usar o método sugerido por profissionais, pois eles já levaram em consideração as características do tecido e o método de drapeado das cortinas.
As melhores fotos da combinação de tecido para cortinas e tule no interior
Cortinas são um item de despesa bastante caro na reforma estética de um cômodo. Portanto, ao escolher um material, considere o custo, o tamanho e a durabilidade das cortinas. O tecido para cortinas da Turquia se destaca por uma boa combinação de preço e qualidade, além de uma ampla variedade de decoração e cores. Lembre-se de que cortinas grossas precisarão ser complementadas com tule fino. Você não deve escolher um material barato para combinar com jacquard luxuoso ou blackout - isso estragará toda a impressão.

A combinação de tecido transparente e material denso é um excelente meio de criar uma composição em um único esquema de cores, mas em diferentes saturações de cores. Uma cortina com estampa e chiffon ou organza transparente fica bem.

Conclusão
O design de janelas é uma tarefa para profissionais, mas com uma abordagem cuidadosa e bem pensada, até mesmo um amador pode realizá-la. Você pode fazer cortinas sozinho, o principal é mostrar bom gosto, imaginação e precisão. A definição desse tipo de cortina pode ser a densidade do tecido, a textura decorativa e a grandiosidade das cortinas. Por outro lado, comprar uma versão pronta no varejo certamente evitará qualquer dor de cabeça nesse sentido. As entregas no atacado são realizadas com descontos.



















































