O design das persianas de rolo é um painel retangular de tecido que pode ser facilmente levantado ou abaixado usando uma corrente, abrindo ou cobrindo completamente a janela.
As persianas de rolo, ou como também são chamadas, persianas de rolo, diferem em muitas características. Por exemplo, de acordo com o tipo de construção eles são divididos em sistemas abertos e fechados. Em estruturas abertas, o tecido da lona é enrolado em um rolo localizado sob o teto. O sistema fechado possui uma caixa especial na qual a lona fica completamente escondida quando enrolada.

Além disso, os designs podem diferir no tipo de controle (corrente, mecanismos de mola ou acionamento elétrico), no tamanho e no design da tela, bem como no material do qual ela é feita.
Os materiais de tecido para fazer persianas de rolo incluem algodão, linho, poliéster, náilon e até seda. O poliéster é combinado com viscose, cetim ou algodão. Fibra de vidro, madeira ou bambu também são usados como materiais.
O nível de transmissão de luz do produto depende do material da tela. De acordo com essa característica, as persianas de rolo são divididas nos seguintes tipos:
- Transparente e translúcido – transmitindo e difundindo a luz do dia.
- DimOut (dimout) – cortinas refletivas.
- BlackOut (apagão) – não transmite luz.
- Dia-noite – com transmissão de luz ajustável.
Este artigo analisará mais detalhadamente os tipos de persianas que permitem a entrada de luz natural.
Contente
Persianas transparentes
Essas persianas de rolo difundem a luz do sol, deixando-a entrar no ambiente, mas não protegem o ambiente de olhares curiosos. Portanto, a solução ideal seria combiná-los com uma cortina ou cortinas grossas e à prova de luz que possam ser fechadas à noite.
Materiais
Tecidos transparentes são feitos de materiais têxteis finos. Para uso externo, são utilizados tecidos acrílicos com revestimento especial, que não permitem a passagem de poeira e são resistentes à umidade e à sujeira.
Cores
Como regra, tons claros são usados para a tela:
- láctico;
- creme;
- bege;
- champanhe;
- cinza;
- branco;
- prata.
Importante! Se você deseja decorar um ambiente com cortinas transparentes com estampas, escolha-as de forma que a decoração da tela combine com os elementos do interior.
Em quais cômodos usar?
- escritórios: modelos minimalistas rigorosos são adequados;
- cafés, restaurantes: modelos em tons pastéis, opções estampadas;
- lojas: modelos simples que não chamam muita atenção;
- hotéis: cortinas que criam aconchego e iluminação confortável;
- alojamentos: todas as opções a seu critério.
Exemplos podem ser vistos na foto.
Persianas transparentes ficarão ótimas na varanda de uma casa de campo.
Eles também podem ser usados em interiores de quartos.
Persianas de rolo semitransparentes
O tecido fino dessas cortinas desempenha uma função decorativa, sem esconder o que está acontecendo do lado de fora da janela e deixando entrar a luz do dia.
Materiais
Este tipo de persiana de rolo é feito principalmente de tecidos. O material mais popular é o poliéster, que pode ser combinado, por exemplo, com um tecido como o linho.
Cores
A paleta de cores em que as telas podem ser executadas é variada. São eles: pérola suave, bege, branco, cinza claro e prata; tons de azul, rosa, verde, marrom. O tecido pode ser feito com vários padrões que podem combinar com qualquer interior.
Em quais cômodos usar?
Persianas de rolo translúcidas podem ser usadas nas mesmas situações que as transparentes. Na maioria das vezes, eles se tornam um elemento decorativo ou uma maneira original de colocar detalhes em um ambiente. Eles também combinam bem com cortinas ou persianas.
Persianas de rolo e tule: uma bela dupla
Ultimamente, a combinação de persianas de rolo e tule se tornou popular como uma forma de decorar interiores. Distingue-se pela sua elegância e funcionalidade. Mas para que a solução seja bem-sucedida, vale a pena considerar algumas de suas características.
Tipos de cortinas de tule
Se os tipos de persianas de rolo já foram listados anteriormente, agora é hora de descobrir quais são os tipos de cortinas.
Materiais
Organza ou voile são os materiais mais usados para cortinas. Organza é um tecido fino, bastante rígido ao toque, que permite boa passagem da luz. Pode ser liso ou com estampa, que pode ser estampada ou bordada.
O véu é mais macio ao toque do que a organza, também é um pouco mais denso e difunde a luz solar. O véu pode ser liso ou estampado, podendo também ser revestido.
Possíveis variações
Existem duas maneiras principais de usar persianas de rolo junto com cortinas ao decorar um interior:
- As persianas de rolo são emolduradas com tule em ambos os lados.
- O tecido de tule transparente cobre completamente a abertura da janela, sobrepondo-se à cortina.
Observe que estas instruções são apenas uma base que pode ser usada para criar uma solução original.
Cores
Ao escolher as cores, você pode usar tons semelhantes, por exemplo, verde claro com verde gramado rico. Mas você pode brincar com o contraste, por exemplo, com cortinas cor de limão e cortinas azul-escuras. Uma combinação de ocre e marrom criará uma atmosfera aconchegante no ambiente, enquanto prata ou azul-acinzentado, juntamente com preto, transmitirão frescor e elegância.
Onde se candidatar?
É apropriado falar sobre essa combinação ao decorar espaços de convivência. Pode ser usado com total liberdade em um apartamento.
Sala de estar
Aqui é melhor combinar cores semelhantes que harmonizem entre si para criar uma atmosfera mais calma para um relaxamento confortável.
Cozinha
As cortinas podem ser combinadas com a cor do conjunto de cozinha. É melhor usar tecidos artificiais para persianas de rolo - eles são menos problemáticos de cuidar.
Quarto
Para o quarto, são adequadas persianas blackout (que não deixam entrar luz) em combinação com tecido de tule transparente, que adicionarão leveza e decorarão o ambiente.
Quarto infantil
A persiana pode ser transparente ou blackout, e cortinas de cor semelhante podem ser um bom complemento.
Possíveis opções para colocação de persianas de rolo e tule em uma janela são mostradas na foto.
As persianas de rolo são frequentemente confundidas com as persianas romanas. Eles são realmente semelhantes em design. As persianas romanas se distinguem pelo fato de serem feitas de tecido de cortina. Quando dobradas, suas “dobras” dispostas horizontalmente se reúnem no topo, penduradas umas sobre as outras. É nisso que elas se diferenciam das persianas de rolo.
Persianas de rolo e tule em um interior estilizado + foto
Todos os estilos de interiores são divididos em três grupos principais: clássico, moderno e étnico.
Importante: estilos de interiores de grupos diferentes nunca são misturados entre si.
Interior clássico
Cortinas em tons delicados de pêssego, leitoso ou bege, juntamente com persianas transparentes, ficarão ideais em um interior clássico.
Ou você pode tornar a decoração da janela “invisível” combinando persianas transparentes com cortinas brancas finas.
Estilos modernos
Os estilos modernos incluem: minimalismo, alta tecnologia, loft, estilo escandinavo, pop art, estilo ecológico e outros.
A praticidade do minimalismo, assim como sua tendência para cores monocromáticas, dificilmente deixam muito espaço para a imaginação. Mas mesmo aqui você pode combinar habilmente tule com persianas de rolo.
No estilo escandinavo, onde se dá muita atenção à luz, esse tipo de design é usado com mais frequência.
Também pode ser usado em interiores estilo loft.
Estilos étnicos
Esses são os estilos de design de interiores mais complexos. Eles são usados para criar uma atmosfera única no estilo de um determinado país ou grupo de países. A atmosfera do estilo chinês é calma e relaxada.
Agora você sabe um pouco mais sobre as características das persianas de rolo e como combiná-las com cortinas de tule em diferentes ambientes. Boa sorte e sucesso criativo para você!
Vídeo: Persianas de rolo em um interior moderno
https://www.youtube.com/watch?v=_M7drZAOhM4