Contente
- Varão de cortina de canto para banheiro
- Cornijas de banheiro: finalidade e materiais
- Tipos de cornijas para banheiro
- Qual varão de cortina escolher para o banheiro
- Vídeo: Instalando uma haste de cortina no banheiro com suas próprias mãos
- Galeria de fotos de varões de cortina redondos, de canto, de correr e moldados para banheiro:
Varão de cortina de canto para banheiro
As estruturas usadas para equipar os banheiros não só têm uma função utilitária, mas também fazem parte do design. A instalação de um varão de cortina de canto ou reto no banheiro depende de quão apropriado ele será no ambiente. De todos os tipos de cortinas, escolha a mais adequada e, se possível, ergonômica.
Cornijas de banheiro: finalidade e materiais
As cortinas têm uma função prática direta: proteger o ambiente de respingos vindos do chuveiro. A haste da cortina do ambiente é montada de forma a proteger ao máximo o piso e as paredes da umidade. Para isso são utilizados os seguintes materiais:
- plástico;
Varão de cortina de plástico leve para banheiro da Ikea - árvore;
As peças internas de madeira são duráveis e fáceis de restaurar e substituir. - metal.
Varão de cortina duplo cromado para banheiro
Cortinas de canto para banheiro feitas de aço inoxidável ou alumínio são uma escolha popular. No entanto, na maioria dos apartamentos é usada a opção mais barata: um cano de plástico. Alguns modelos podem ser dobrados no ângulo desejado, mas esses produtos são os menos duráveis. Cornijas de madeira são usadas com mais frequência em projetos de design hoje em dia. O material escolhido é resistente à umidade e suficientemente denso.
Tipos de cornijas para banheiro
O varão de cortina necessário para o banheiro pode ser reto, angular (raio, arqueado, oval) ou figurado. Também há modelos em formato de U para banheiras autônomas.
Formatos de barras usados em casas modernas:
- redondo;
Box de chuveiro cromado com varão de cortina redondo embutido - retangulares (como cortinas para cortinas com ganchos);
Cornija de perfil de canto no interior de um banheiro de estilo escandinavo - cordas.
Varões de cortina de corda são fios finos de metal que não desviam a atenção das cortinas e do banheiro em si.
Ao instalar, partimos das características do formato da banheira ou do chuveiro, bem como do desejo de delimitar o espaço de acordo com o princípio zonal - em banheiros combinados, cômodos espaçosos.
Cornija de canto
A estrutura em forma de L ou arco é um tubo curvo. Ele foi projetado para fechar o canto junto com a cortina. As laterais da cortina podem ser assimétricas, dependendo da largura do espaço a ser coberto.
O material mais comum para cornijas de canto é o metal, pois é necessária uma estrutura confiável.
As cornijas de canto destinadas ao banheiro são fixadas de maneira especial. Se houver instruções, você precisará segui-las exatamente.
Na ausência de instalação passo a passo, é recomendável fazer o seguinte:
- calcule corretamente o comprimento do tubo, corte a parte desnecessária;
Marcamos os locais de montagem - marcar a localização da futura fixação;
Marcando os furos para os parafusos - fazer furos;
- instalar a haste da cortina em buchas e parafusos;
Inserimos a barra nos suportes e fixamos - ajuste os flanges, parafuso e placa de cobertura até que parem;
- Use fixadores adicionais se o projeto exigir.
Para fixar uma cornija de canto com suportes para pendurar, primeiro você precisa fazer marcações precisas.
Isso é importante! Não é recomendado fazer furos para fixadores usando uma furadeira de impacto; somente uma furadeira deve ser usada. Os pontos de fixação não são criados nas juntas das peças, mas na própria chapa para evitar rachaduras.
Varão de cortina telescópico/deslizante
O uso de varões de cortina pré-fabricados é bastante comum. Geralmente é uma estrutura de plástico, mas também há estruturas de metal e madeira. É composto por vários tubos conectados um após o outro.
A cornija deslizante permite ajustar a estrutura ao comprimento desejado. Na maioria das vezes, ela tem uma trajetória reta, mas às vezes também pode criar um ângulo. Ao operar a cortina, a mão deve mover livremente a cortina ao longo do tubo, portanto, os soquetes são feitos de largura mínima ou as peças são conectadas com seções especiais.
A instalação da haste telescópica da cortina é feita por meio de suportes. Existem três tipos de fixação:
- em parafusos auto-roscantes;
A fixação com parafusos é muito confiável - por meio de um suporte adesivo;
- usando um amortecedor de mola.
Mola para fixação de varão de cortina telescópico
A instalação de uma haste de cortina telescópica leva alguns minutos; é o design mais fácil de instalar. De todos os produtos, os de plástico são os mais baratos.
Se esta opção for utilizada, é necessário calcular o peso dos anéis e da cortina. Uma cortina muito pesada fará com que a haste ceda e possa acabar quebrando. É difícil usar ganchos para reforçar uma haste telescópica de plástico devido à sua mobilidade, por isso é melhor escolher estruturas pré-fabricadas de canto feitas de um material diferente.
Cornija semicircular
Para banheiras do tipo correspondente – redonda, de canto, figurada – é utilizado um formato de cortina não padronizado.
A cornija arqueada pode ser simétrica ou com diferentes comprimentos laterais, dependendo da posição da banheira e da configuração do chuveiro.
A versão semicircular é preferível em materiais duráveis - aço inoxidável ou alumínio revestido. O revestimento pode ser combinado com a cor do design do ambiente, por exemplo, prata, cobre ou dourado.
Atenção! Antes da instalação, o comprimento da futura haste é calculado; se necessário, o excesso é cortado com uma serra para metal.
A cortina é pendurada em argolas com o diâmetro necessário. Com uma cortina circular, você pode fazer duas cortinas em ambos os lados — típico de banheiras que ficam a alguns centímetros de distância da parede. Dessa forma a água será limitada pelas cortinas e fluirá tranquilamente para o banho.
Cornija figurada
O know-how dos últimos anos é uma barra de formato incomum. Destina-se principalmente a banheiras de configurações não padronizadas. Cornijas em relevo parecem orgânicas em projetos de design para banheiros.
Na hora de escolher, é importante utilizar opções sem cantos estreitos e obstáculos em forma de juntas para que os anéis se movam livremente em ambas as direções. Uma barra com linhas suaves é a melhor opção.
Para cortinas moldadas, recomenda-se usar materiais duráveis - metal ou plástico reforçado. Há vários modelos disponíveis com ganchos para uma fixação mais segura do varão da cortina.
A maneira mais correta é instalar a haste em parafusos autoatarraxantes com bicos suspensos.
Qual varão de cortina escolher para o banheiro
Em banheiros típicos e de design, são utilizados produtos tanto padrão quanto incomuns. Para uma opção econômica, são adequadas hastes de cortina telescópicas ou sólidas de plástico, bem como cordas de aço com suporte reforçado. Uma opção mais cara são cortinas de madeira e metal, incluindo aquelas com acabamento e revestimento ornamentais.
Um ângulo de aço é uma estrutura muito confiável, especialmente se for reforçado com ganchos. Você precisa ter certeza de que a barra não tem nenhuma dobra - isso é um indicador de material de baixa qualidade.
Para reduzir a carga na haste da cortina, a cortina deve pesar pouco. É necessário escolher um material leve, repelente à água, com superfície lisa, que não enrugue e seja resistente ao calcário e à ferrugem. Essa estabilidade também é necessária para uma haste de metal, para que sua manutenção seja mínima.
Cortinas de canto de madeira devem ser selecionadas com cuidado especial. O material deve ser adquirido com alta densidade, resistência à umidade e ao apodrecimento. As cornijas de madeira envernizada parecem bastante
Em banheiros espaçosos combinados, uma cortina pode atuar como uma tela, separando a banheira, a pia e o vaso sanitário. Essa barreira adicional garante a privacidade dos procedimentos de higiene e, ao mesmo tempo, cria a estética do ambiente.
Em banheiros com teto falso, não são utilizados cabides; apenas estruturas de parede são utilizadas.
Ao escolher anéis para uma haste de cortina, é melhor dar preferência aos de alumínio com revestimento de plástico; eles são silenciosos, ao contrário dos de ferro puro.