O design do apartamento termina com a decoração das aberturas das janelas. Tradicionalmente, são utilizados tecidos e, menos frequentemente, persianas. Tanto para estilos de design de interiores modernos quanto clássicos, é interessante usar cortinas listradas. Uma ampla seleção de tecidos, cores, tendências de design e estilos permite que você complemente harmoniosamente o espaço de quase qualquer cômodo. Use suas habilidades, use sua imaginação – e você obterá um lindo interior listrado.
Contente
Cortinas listradas como parte do interior
O design de um apartamento ou de uma casa particular usando tecidos listrados para janelas é um achado único para os apreciadores dos clássicos. Não é necessário encomendar cortinas enormes. Um tule elegante com listras de corte translúcido, feito com uma intersecção horizontal, servirá.
Especialistas em design aconselham seguir três regras ao decorar com tule listrado:
- Tetos baixos em uma sala precisam ser ampliados visualmente.
- Certifique-se de alargar o espaço estreito entre as paredes.
- Escureça um ambiente iluminado e deixe um ambiente escuro mais claro.
A vantagem de usar tule listrado no interior é que você pode escolher um design que combine com qualquer estilo. E se não houver luz solar suficiente no ambiente, o tule resolverá esse problema rapidamente. A textura translúcida deixará entrar os raios de sol que faltam na rua, enquanto o uso de dois ou mais tons de cor na tela se encaixará organicamente e complementará o design de quase qualquer ambiente.
Tradicionalmente, dois tipos de listras são usados no design:
- horizontal;
- vertical.
Na arte do design moderno, a tendência de combinar listras horizontais e verticais se tornou popular. O resultado é uma linda gaiola que pode decorar com sucesso uma cozinha ou banheiro. Mas também há soluções não padronizadas. Por exemplo, padrões em forma de diamante em telas, obtidos pelo cruzamento de dois tipos de listras em um determinado ângulo. O padrão xadrez oblíquo é a marca registrada das salas de estar em estilo inglês.
Cortinas listradas podem ampliar visualmente o tamanho de um cômodo. Por exemplo, se o teto do apartamento não for muito alto (até 2,2 metros), será necessário aumentar esse valor, mesmo que apenas visualmente. Para isso, são utilizadas faixas verticais estreitas.
Interessante. Quanto mais estreita a tira da cortina, mais alto o teto parece estar em relação ao chão. Conhecer essa regra permite que os proprietários façam coisas realmente inimagináveis.
O mesmo se aplica a um quarto estreito. Mas aqui a faixa horizontal atua como um visualizador. A mesma regra é usada para o teto: uma faixa horizontal estreita expandirá melhor o ambiente.
Combinações de diferentes soluções de cores permitem decorar o design harmoniosamente, complementando-o. Mas vale a pena prestar atenção à iluminação natural. Deve ser suficiente e com moderação. Se não tiver essa opção, você pode escurecer o espaço. Ao mesmo tempo, a saúde de uma pessoa em tal sala piora. O tule listrado é uma ótima solução para esse problema. A textura translúcida deixará entrar mais luz solar e diluirá a escuridão. Também vale a pena considerar que um ambiente escuro requer tecidos claros para janelas.
Os designers aconselham levar em conta duas regras:
- Um quarto escuro e sem luz natural definitivamente precisa ser iluminado. Portanto, aqui você terá que usar tule translúcido.
- Um ambiente onde predominam tons escuros e sombrios de móveis, pisos e acabamentos de paredes deve ser diluído com cortinas claras.
Essas duas recomendações não devem ser confundidas. Usando corretamente os tecidos para janelas, você poderá decorar sua sala de estar com cortinas listradas de uma forma original, cuja foto você verá abaixo.
Decorando a sala de estar
A sala de estar foi projetada para reunir familiares, amigos e velhos conhecidos em torno de uma mesa festiva e uma conversa agradável. O bem-estar das pessoas presentes, seu humor e sua disposição para se comunicar dependem de quão correta e harmoniosamente esse ambiente for decorado.
Preste atenção aos tons frescos e naturais. Uma cortina com uma listra verde seria perfeita para esses propósitos. Em combinação com móveis esverdeados, como uma poltrona ou um sofá, esta solução criará um ambiente verdadeiramente fresco. E para não exagerar, escolha uma cor bege suave ou verde levemente claro para a segunda faixa.
Combinações de cortinas listradas e estampadas ficam muito bonitas na sala de estar. Considere a opção de organizar o espaço da janela com cortinas azuis e brancas, diluídas com tule de cor leitosa com flores azuis texturizadas. Esta solução ficará interessante em uma janela de canto duplo.
Usar apenas cortinas feitas de tecidos transparentes criará um design interessante e original para a sala de estar, e o proprietário deste apartamento será visto como um conhecedor de arte de design extraordinária.
Normalmente, uma sala de estar é um cômodo com um espaço grande. Neste caso, será possível pendurar aqui uma cortina com listras horizontais sem comprometer a percepção visual do tamanho do espaço. Para um ambiente claro, tons de marrom complementados por listras marrons e verdes ficam bem. É importante usar apenas tons puros dessas cores. Somente neste caso o marrom e o castanho-avermelhado podem complementar organicamente o design de interiores sem criar um visual “pantanoso”.
Preste atenção à larga faixa horizontal. A combinação de vermelho e branco na cortina será uma dádiva para você. Essas duas cores combinam perfeitamente com o interior clássico do salão, criando um toque de destaque. Parece muito chamativo? De jeito nenhum. Experimentar. Piso clássico em parquet escuro, carpete claro, móveis aristocráticos ingleses, luminárias de chão claras, buquês de flores. É melhor deixar o teto branco. Mas as paredes podem ser pintadas num tom azulado claro. A combinação de azul e vermelho é uma das mais atraentes para interiores.
Cortinas listradas para a cozinha
A cozinha fica cheia de cheiros e fumaça de frituras em óleo, por isso é preciso prestar muita atenção na escolha do tecido. Materiais densos levam vantagem aqui. Além disso, a escolha do tipo de cortina desempenha um papel importante. Preste atenção às persianas de rolo ou romanas com listras horizontais. O xadrez inglês tradicional também ficaria bem aqui.
Conselho. As cores escolhidas são coloridas e brilhantes. Você não deve decorar a janela com tons escuros e sombrios. A cozinha é, por natureza, um ambiente iluminado e arejado. Leve isso em consideração.
As persianas de rolo são adequadas para o espaço da cozinha. O mecanismo de dobragem permite que o tecido fique completamente escondido. Esse recurso é valioso quando você precisa cozinhar alimentos em óleo por muito tempo. Isso manterá suas cortinas frescas e limpas por muito tempo.
As donas de casa modernas se apaixonaram pelas cortinas romanas. Seu mecanismo de dobramento é diferente das persianas de rolo. Não há compartimento para esconder o tecido, mas as cortinas parecem muito mais interessantes.
Tons brilhantes como amarelo, pêssego, rosa, limão, verde e outras cores naturais, combinados com interseções de listras horizontais, darão à cozinha frescor, brilho e leveza.
Cortinas retas e padrão complementadas por uma cortina translúcida também funcionam. Este design fica interessante se a cozinha tiver uma janela saliente, varanda ou loggia.
Um requisito obrigatório no design de interiores da cozinha é o uso da cor branca ou seus derivados. O branco é um sinal de verdadeira pureza e luz e simplesmente deve estar presente na sua cozinha.
A escolha da combinação de cores é o principal critério
Uma paleta de cores selecionada corretamente pode realçar diversas vezes um efeito específico planejado em um ambiente. Primeiro, você precisa decidir o que quer alcançar. Se o que importa é o calor e o aconchego do quarto, então escolha os tons apropriados. O seguinte será adequado para você:
- mostarda brilhante com marrom acinzentado;
- bege leitoso com azul acinzentado;
- dourado claro com marrom brilhante.
O quarto deve ser propício ao descanso e relaxamento. A escolha de cortinas para o quarto de uma criança é um pouco diferente daquela para adultos. Aqui a ênfase deve ser em tons brilhantes e frescos. Tons naturais como verde claro, pêssego, rosa, azul, amarelo, turquesa e seus derivados são uma excelente escolha para o quarto de uma criança.
Para a cozinha, opte também por tons frescos. Não há necessidade de pendurar cortinas escuras, pretas, marrons ou bordô na janela. Motivos em tons de verde-oliva, amarelo-avermelhado, limão, lima e pêssego são mais adequados aqui. Cortinas nessas cores trarão a leveza, a alegria e o frescor necessários para a cozinha.
Mas para a sala de estar é apropriado usar tons vulgares. Borgonha, dourado brilhante e roxo serão ótimas opções. Essas cores precisam ser diluídas com cores semelhantes, porém mais claras. O uso de tons claros muito diferentes, como branco e bege, seria inadequado aqui.
Se a sala de estar for de bom tamanho: grande e espaçosa, não deixe de considerar a opção de finalizar a abertura da janela com uma faixa vertical larga, diluída com uma fita mais fina. As soluções de cores podem ser variadas: desde brilhantes e frescas até escuras e até pretas.
Cortinas listradas são um achado único tanto para um clássico moderno quanto para um amante de alta tecnologia. Ao escolher os esquemas de cores certos, você poderá decorar o espaço de uma sala de qualquer design.
Vídeo: Cortinas listradas como decoração de ambiente
https://www.youtube.com/watch?v=meeXncLGVMQ