Cortinas leves e transparentes na janela podem animar e decorar qualquer interior. Via de regra, o tule é escolhido na cor branca para harmonizar com cortinas grossas, não distrair a atenção e criar uma sensação de amplitude e ar no ambiente. Com o tempo, o tecido branco fica cinza e pode adquirir um tom amarelado após a lavagem. O tule na cozinha pode ser estragado por manchas incômodas. Não é possível restaurar as cortinas à sua brancura original durante a lavagem normal; é necessário branqueamento. Este processo não é complicado, mas é importante selecionar métodos que não danifiquem o tecido, sejam ótimos em termos de tempo e custos e sejam acessíveis em termos de tecnologia e custo.

Cortina branca como a neve feita de tule transparente
Há muitas maneiras de restaurar a cor branca de uma cortina velha.

Tipos de tule, cuidados

O cuidado com cortinas de tule depende da qualidade do material e difere na escolha dos produtos e tecnologias utilizadas. Cortinas transparentes são feitas de vários tipos de materiais:

  1. Nylon. O branqueamento deve ser suave e somente os produtos indicados no rótulo do fabricante podem ser utilizados. É permitido usar meios que não requeiram fervura; você pode usar substâncias improvisadas - amido, sal, verde brilhante, permanganato de potássio.

    Tule de nylon velho com amarelecimento
    O náilon tem um ponto de fusão baixo, então a cortina pode deformar na água quente.
  2. Organza. Material fino que requer manuseio cuidadoso. Não é possível fervê-la nem lavá-la em água quente, mas a organza absorve poeira e fica cinza com o tempo. Para clarear, use sal, amônia com água oxigenada e verde brilhante.

    Tecido leve de tule organza
    O tule de organza só pode ser lavado em água morna.
  3. Véu. Este tecido não pode ser branqueado com alvejantes químicos ou produtos químicos domésticos. Amido ou amônia ajudam muito na hora de lavar.

    Tule Voile Cremoso
    O véu é facilmente danificado, não é recomendado torcer este tecido.
  4. Linho. Tecidos de linho duráveis ​​e duradouros podem ser fervidos, mas é preciso lembrar do encolhimento dos tecidos naturais. O tecido deve ser encolhido antes da costura. Você pode usar alvejantes domésticos, mas com cautela. A amônia funciona bem para clarear.

    Tule translúcido de linho natural
    O tecido de linho é um material natural que amassa facilmente e é difícil de passar, por isso é melhor usar um vaporizador.
  5. Tecido de algodão. Eles são fáceis de lavar, podem ser branqueados com produtos químicos domésticos e muitos remédios populares, sendo o amido especialmente adequado. Não aperte nem torça com muita força, pois isso pode deslocar o entrelaçamento dos fios.

    Frasco de amido para tratamento de tecidos
    Algodão e linho podem ser engomados, tecidos sintéticos e seda não são tratados com solução de amido.

Como descolorir tule em casa

Para branquear o tule em casa, tudo o que você precisa pode ser encontrado no seu armário de remédios e na despensa da cozinha. Os métodos tradicionais funcionam de forma mais suave do que os produtos químicos domésticos modernos, por isso sabão em pó comum, sabão em pó e água morna são adequados para tecidos delicados. Algumas cortinas podem ser lavadas à máquina, mas para tecidos particularmente delicados, somente a lavagem e o enxágue à mão são adequados.

Uma etiqueta de cortina de tule com instruções de lavagem
Antes de lavar tule de qualquer material, certifique-se de ler as recomendações do fabricante no rótulo.

Agentes de branqueamento de tecidos para tecidos envelhecidos

Os remédios caseiros para clareamento podem ser usados ​​individualmente ou em sequência. Receitas antigas recomendam as seguintes opções:

  • sal de cozinha;
  • refrigerante;
  • amido;
  • verde brilhante;
  • amônia;
  • peróxido de hidrogênio.

Importante! O método tradicional — fervura — não é adequado para tecidos delicados. Em alguns casos, as cortinas podem ser fervidas, mas somente se não houver nenhuma placa de “proibido ferver” no rótulo e não houver limite de temperatura.

Dicas sobre como descolorir tule quase nunca recomendam o uso de alvejante. Se as cortinas brancas adquiriram uma tonalidade cinza com o tempo, algumas donas de casa tentam deixá-las de molho em uma solução de água sanitária ou alvejante doméstico. O efeito pode ser inesperado: as fibras são queimadas pelo ácido e o tecido fica amarelo.

Usando sal e soda para branquear tule

O tule é branqueado com produtos domésticos em uma bacia grande. Para dar às cortinas uma brancura brilhante, use de 3 a 5 colheres de sopa de sal. Sal de cozinha grosso, não iodado, funciona bem. Qualquer pó sem efeitos adicionais é adequado para lavagem (uma xícara medidora). Sal e pó são misturados e dissolvidos em água morna (5-6 l).

Um pacote de sal grosso para lavar cortinas
Donas de casa experientes afirmam que o sal remove bem manchas de fuligem.

As cortinas são imersas na composição resultante por 3-4 horas. Se a mancha for muito forte (por exemplo, na parte inferior das cortinas ou no parapeito da janela), você pode deixar a cortina de molho durante a noite.

Branqueamento de tule amarelado em solução de sal de cozinha
Durante esse tempo, a solução ficará amarela ou até marrom se a cortina estiver muito suja.

O material é então lavado e enxaguado em água limpa e depois novamente em solução salina.

O bicarbonato de sódio é usado de forma semelhante para branquear. Prepare uma mistura de pó (aproximadamente 50 g) e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada 5 litros de água. Mexa até dissolver completamente, deixe o tecido de molho por 20, no máximo 30 minutos. Depois lave da maneira usual e pendure para secar.

Caixa de papelão com carbonato de sódio
O carbonato de sódio removerá a fuligem das cortinas

A vantagem desses métodos é que eles têm um custo muito baixo. Todos os ingredientes necessários sempre podem ser encontrados em casa; não há necessidade de comprá-los especialmente. Nenhum dos elementos causa alergias. A desvantagem desse método é o tempo de imersão.

Tule branqueador com verde brilhante

Um método original, mas eficaz, é branquear tecidos usando verde brilhante. Livros antigos sobre economia doméstica dão instruções sobre como branquear tule em casa, usando apenas 5 a 10 gotas deste produto para cada 5 a 6 litros de água. Este método não é adequado para cortinas feitas de organza tingida, pois elas podem mudar de cor ou ficar manchadas. As cortinas devem ser lavadas antes do alvejamento.

Caixas e uma garrafa de verde brilhante para branquear tule
“Branquear com verde brilhante” – parece paradoxal, mas muitos anos de prática mostram que o verde brilhante é bastante eficaz na remoção da tonalidade amarelada do tule

Primeiro, misture a substância verde em um copo de água e, somente depois que não houver mais sedimentos, despeje a mistura em uma bacia preparada para lavagem. Para garantir que não fiquem manchas verdes no branco, o líquido pode ser coado. Você precisa esperar alguns minutos para que o verde brilhante se dissolva completamente. O tule não é lavado nessa água, mas sim enxaguado após 5 minutos de lavagem.

Molho de tule cinza em uma bacia com uma solução de verde brilhante
A cortina precisa ser virada constantemente para que o tecido descolore uniformemente.

A vantagem desse método é sua acessibilidade, ausência de gastos desnecessários e rapidez de execução. A desvantagem é que o material verde precisa ser misturado muito bem para que não fiquem manchas coloridas na tinta branca.

Usando peróxido de hidrogênio

Você pode branquear o tule usando peróxido de hidrogênio simplesmente adicionando de 1 a 3 comprimidos de peróxido de hidrogênio a uma bacia de lavagem junto com o pó (5 a 7 litros de água, 50 g de pó). É importante dissolver bem os comprimidos sólidos antes de colocar as cortinas na bacia e iniciar o ciclo de lavagem. Esta dica sobre como deixar o tule realmente branco como a neve não é adequada para véus finos e delicados.

Embalagens com pastilhas de hidroperita para uso doméstico
Para este método de clareamento, você precisará de hidroperita em comprimidos.

Um método mais confiável envolve o uso de peróxido de hidrogênio em uma solução juntamente com amônia. Você precisa de amônia comum de farmácia e 3% de peróxido de hidrogênio em um frasco escuro. A água para lavagem é preparada a uma temperatura de 60 graus, e é adicionada uma mistura alvejante. A proporção de amônia e peróxido é de 1:2-3. A quantidade de substância é medida com uma colher de sopa. Misture bem e depois mergulhe as cortinas na água por 30 minutos. Antes de pendurar para secar, o tecido deve ser bem enxaguado em água limpa.

O processo de branqueamento do tule natural em uma mistura de amônia e peróxido de hidrogênio
Branqueamento de tule de algodão com água oxigenada e amônia

A vantagem desse método é que ele proporciona excelentes resultados de clareamento por muito pouco dinheiro. Todo o processo levará muito pouco tempo. A desvantagem é que você só pode branquear materiais naturais dessa maneira; não é adequado para organza e náilon.

Meios para molhar tule

Nem sempre é possível lavar cortinas em meia hora; às vezes demora um dia ou uma noite inteira. Vamos considerar o branqueamento do tule em casa, o melhor método para deixá-lo de molho.

Tule claro na janela do quarto de uma menina
Remédios caseiros funcionam bem para limpar cortinas no quarto de uma criança.

Os agentes de branqueamento mais eficazes nem sempre são seguros para os tecidos:

  • brancura (não recomendado);
  • pó especial (pode não funcionar sem imersão adicional);
  • sabão em pó;
  • sal e refrigerante.

Para embeber o material da cortina com sabão em pó, ele deve primeiro ser ralado. Como ele se dissolve rapidamente na água, é difícil fazer uma solução de sabão a partir de uma barra inteira. A mistura de sabão e água é levada ao fogo em uma bacia de aço no fogão (2-3 colheres de sopa de sabão ralado para cada 5-7 litros de água). Deixe a solução esfriar e deixe as cortinas de molho por 8 a 12 horas.

Sabão em pó para lavar tule
Você pode usar sabão em pó comum, mas um sabão com efeito alvejante dará um efeito melhor.

Deixar de molho em uma solução de verde brilhante e sal dá um bom efeito. Você precisará de 5 a 10 gotas de verde brilhante e 2 colheres de sopa de sal. Primeiro, todas as substâncias são bem misturadas com água em um copo e, em seguida, uma solução é preparada em uma bacia para imersão. Este é um método expresso: você só precisa colocar o tule em uma bacia por 5 minutos.

Material verde e sal de cozinha para lavar tule cinza
Para potencializar o efeito clareador, este método combina dois remédios populares.

Depois da lavagem, para deixar as cortinas mais brancas, era costume deixá-las de molho em iogurte. Somente produtos naturais são adequados, não em pó. Um pacote de iogurte é diluído em uma bacia com água, as cortinas são deixadas de molho por um dia e depois enxaguadas completamente com amaciante de roupas para remover o cheiro de leite azedo.

Um pote de iogurte rústico para branquear tecidos
O iogurte verdadeiro pode ser comprado no mercado ou feito em casa com leite de vaca.

Tecidos naturais são embebidos em amido para branqueamento. Para uma bacia de água (5-6 l) pegue 1 copo de amido, dilua em água fria (em água quente ele cozinha e vira geleia). Deixe o tule de molho por alguns minutos. Este método ajuda a se livrar do amarelado.

Engomando tule branco em uma bacia de plástico
O amido forma uma película que protege o tecido da poeira.

Para cortinas de náilon, o branqueamento é feito em uma solução de permanganato de potássio. Permanganato de potássio (no máximo meia colher de chá, é possível menos) é diluído em um copo de água quente. A solução é adicionada à água com sabão (ou misturada com pó - meio copo) e o náilon é embebido nela por 10 minutos. Depois enxágue bem e seque.

Dissolução de permanganato de potássio em água
Ao usar permanganato de potássio para clareamento, o principal é não exagerar. A solução deve ter uma cor rosa suave e sem sedimentos.

Nossas avós inventaram uma maneira rápida de remover a cor cinza e amarela do náilon usando aspirina. Tome 4 comprimidos para cada 5 litros de água aquecida. O tule é deixado de molho, depois lavado, enxaguado e pendurado para secar esticado. Somente comprimidos de aspirina comuns são adequados, não pós com sabores diferentes.

Aspirina em comprimidos para clareamento de tule
A aspirina mais barata em embalagem de papel é a melhor.

Branqueamento eficaz na máquina de lavar

Tule é uma cortina grande que geralmente é pendurada do teto ao chão. É difícil lavar tanto tecido à mão em uma bacia e nem todas as bacias comportam isso. É muito mais prático mandá-los para a máquina de lavar se a composição do material permitir. Com este método de lavagem, o branqueamento nunca é feito com agentes que contenham cloro. Eles podem danificar eletrodomésticos. Para lavar à máquina com alvejante, você pode usar a dica de alvejante com peróxido de hidrogênio descrita acima.

Composição de alvejante BOS com aditivos contendo oxigênio
Ao escolher um alvejante, estude cuidadosamente a embalagem, que deve indicar os ingredientes ativos e as datas de validade.

Entre os vendidos em lojas, escolha alvejantes que contenham oxigênio. Eles contêm peróxido de hidrogênio comum, que remove com sucesso o amarelamento e a tonalidade cinza. Você pode tentar branqueadores ópticos mais caros. Eles são muito adequados para náilon, voile e organza, pois contêm moléculas luminescentes que criam um efeito branco nesses tecidos transparentes.

Para o branqueamento tradicional de cortinas, você pode usar o azulamento, que dará às cortinas um leve tom azulado e, assim, eliminará o cinza. Ao colocar o produto na máquina de lavar, adicione a quantidade usual de pó e 1-1,5 cápsulas de amaciante ao recipiente do condicionador. Esse tipo de branqueamento é rápido, mas é bem difícil encontrar esse tipo de clareamento em lojas. A desvantagem desse método é que se o azulamento não dissolver bem, manchas azuis permanecerão no tecido.

Colocar água sanitária no compartimento da máquina de lavar
Ao adicionar o produto, calcule a dosagem de acordo com as instruções.

A escolha do modo de lavagem é importante para não danificar o material. Se houver tal configuração, selecione “lavagem delicada” ou “seda”. O modo “lavagem à mão” a 30 graus é bem adequado, assim como o modo “pré-lavagem”. Tecidos finos são enviados cuidadosamente dobrados e embalados em uma bolsa de malha.

Colocando tule em um saco na máquina de lavar
Para branquear tecidos delicados e caros, use um saco especial para lavanderia.

Em vez de pó, é melhor usar gel na hora de lavar. O modo de centrifugação deve ser desligado, caso contrário o tecido ficará muito enrugado e será muito difícil de passar.

Secagem do tule após o branqueamento na máquina de lavar
Após a lavagem, não torça nem torça o tule - basta pendurar as cortinas em uma corda

Dicas úteis para donas de casa

Entre as dicas menos conhecidas e populares para branquear o tule, há recomendações para fervura, mas esse método não é seguro e confiável o suficiente. É muito mais importante sacudir bem o tecido antes de deixá-lo de molho para que o pó acumulado não seja absorvido pelas fibras. Substâncias mais macias, como amido, também podem deixar as cortinas mais brancas.

A anfitriã retira o tule da janela para branquear
Primeiro, o tule deve ser cuidadosamente removido e sacudido para fora.

Ao descolorir, não coloque água muito quente, no máximo 40 graus é suficiente, o ideal é 30-35. Água quente não ajudará a remover a mancha, mas irá “selar” as manchas. A organza, em especial, não gosta de água quente nem de alvejantes químicos. Não amasse o tecido ao lavá-lo nem o torça para evitar a formação de vincos. Depois de enxaguar, você pode simplesmente pendurar as cortinas e deixar a água escorrer.

Lavar tule colorido em casa
Cortinas feitas de tecidos delicados exigem manuseio cuidadoso.

Para dar brilho aos tecidos, adicione uma colher de sopa de vinagre à água durante o enxágue. Isso não só fará o tecido brilhar, mas também removerá odores que foram absorvidos pelas cortinas. O tule não precisa ser passado a ferro. Depois que a água escoa, as cortinas molhadas são penduradas nos varões. Dessa forma, elas se esticarão com o próprio peso e você não precisará esperar as cortinas secarem.

Vídeo sobre como descolorir tule em casa