O tule bordado é um elemento de design luxuoso que transformará qualquer ambiente. Mas o tecido bordado não se distingue apenas pela sua nobre beleza. Ele também tem uma função prática: bloqueia de forma confiável a visão da rua. Hoje em dia, o tule turco bordado é considerado o mais bonito e de mais alta qualidade. Os desenhos de ponto cetim volumétrico originalmente orientais são muito procurados.
Contente
Variedade de escolha
A primeira coisa que um comprador presta atenção ao escolher tecidos para janelas com bordado é o design. Neste caso, o desenho desempenha o papel principal.
O assunto pode variar:
- Natureza. Flores, pássaros, borboletas, grama, galhos floridos – todos esses e outros motivos agradarão aqueles que amam a beleza da natureza.
- Geometria. Aqueles que preferem um estilo minimalista apreciarão motivos rigorosos – listras e linhas caóticas, bem como triângulos, quadrados e outras formas geométricas.
- Rococó e Barroco. Os fãs de estilos reais, como o Rococó e o Barroco, certamente apreciarão os monogramas pomposos e os cachos no espírito da França burguesa do século XVIII. Coroas douradas bordadas e cortinas de veludo em tons profundos seriam apropriadas aqui.
- Padrões orientais. O sabor turco se reflete em modelos decorados com elegantes padrões orientais. Esta opção não requer cortinas. Se você adicionar elementos adicionais na forma de cortinas ou lambrequins, o interior parecerá sobrecarregado.
Hoje em dia, outra opção popular para decoração de janelas é o bordado com strass. O design brilhante parece elegante e dá ao ambiente um charme especial e sofisticado.
Quanto ao material, diferentes tecidos podem ser usados como base para a produção de cortinas translúcidas:
- Organza. Oferece excelente proteção contra os raios solares.
- Véu. Material leve e muito macio, mas bastante denso.
- Cambraia. Fino, translúcido, feito de linho ou algodão.
- Líquido. Parecem redes de pesca, daí o nome.
- Fatin. É um tecido de malha leve. Feito de fio de poliéster. Pode ser fosco ou brilhante.
- Chiffon. Muito leve e translúcido. Originalmente feito de algodão ou seda. Agora surgiram análogos sintéticos.
Se falamos sobre a composição, então são usados materiais naturais e sintéticos:
- Algodão.
- Seda.
- Linho.
- Poliamida.
- Viscose.
- Elastina.
- Poliéster.
Em alguns casos, é possível uma combinação de diferentes materiais. Por exemplo, fios sintéticos são frequentemente adicionados à trama de linho para que o tecido não encolha após a lavagem, seja mais fácil de passar e dure mais.
Vantagens
Cortinas turcas e tule ocupam posições de liderança hoje em dia. O interesse crescente neles é fácil de explicar. Ao contrário das opções convencionais, o tecido com padrões volumosos e bordados tem muitas vantagens:
- Grande seleção de modelos. Os fabricantes oferecem motivos bordados para todos os gostos: flores, borboletas, padrões, cachos.
- Técnicas complexas de bordado. Graças aos equipamentos de alta tecnologia, você pode bordar qualquer desenho, mesmo os mais complexos.
- Materiais de alta qualidade. Ao criar tule requintado, a Türkiye confia não apenas na beleza externa e no luxo, mas também na durabilidade de seu produto. Portanto, somente materiais de alta qualidade são usados na costura. Em termos de parâmetros, eles não são inferiores aos produtos europeus de classe semelhante. Mas seus preços são muito mais baixos.
- Ampla faixa de preço. Os preços desses têxteis para o lar também desempenham um papel significativo. Cada um poderá escolher uma opção que se adapte ao seu orçamento. A linha inclui modelos caros e baratos.
- Fácil de cuidar. Os tecidos turcos são muito fáceis de cuidar. São fáceis de lavar à mão ou na máquina. Mas neste caso é necessário utilizar detergentes mais delicados. O modo de lavagem à máquina é selecionado dependendo do tipo de material.
Tule de elite - caro e de bom gosto
Para tornar o interior agradável com sofisticação e móveis caros, os fabricantes estão cada vez mais recorrendo à decoração rica. A maneira mais fácil de deixar cortinas elegantes e dar a elas uma aparência cara é bordar padrões tridimensionais nelas.
Há também outras técnicas que transformam tecidos comuns em tecidos de elite – renda, guipura e strass. Os elementos de renda são colocados no centro ou na parte inferior do tecido. Eles são decorados com finas inclusões de strass delicados. Graças a essas inserções decorativas, o produto se transforma além do reconhecimento, ganha um charme especial e parece caro.
Tule com renda
Persianas feitas inteiramente de renda ou decoradas com pequenos e elegantes motivos acrescentam um toque de luxo ao ambiente. É usado para decorar diferentes ambientes:
- Sala de estar.
- Terraço.
- Quarto.
O lindo relevo de renda cria uma atmosfera aconchegante, preparando você para relaxar em um ambiente agradável.
Várias técnicas são usadas para produzir renda: costura com agulha, tecelagem de bilros, crochê ou tricô e nós.
Existem muitos tipos de renda, mas os mais populares são os seguintes:
- Guipura. É um tecido translúcido bordado com vários padrões.
- Torchão. Vazado, denso e volumoso, com padrão texturizado.
- Alençon. Vários padrões ou flores são bordados na base de malha.
- Brabante. Renda complexa e requintada com belo relevo.
- Chantilly. Fina trama vazada feita de fios de seda preta.
O custo dos produtos feitos à mão é alto, por isso, hoje em dia são utilizados análogos com bordado à máquina.
Tendências da moda
Ultimamente, bordados, rendas e guipuras reinam na moda. A era vitoriana romântica está na moda. E isso se estende não apenas às roupas, mas também ao design de tecidos para janelas. Para acompanhar as tendências da moda, é necessário escolher o motivo de bordado certo.
Os designs mais populares hoje são:
- Padrão de damasco. Tornou-se uma sensação na feira anual de design de interiores em Milão. O ornamento de damasco é composto por padrões grandes e simétricos com cachos e motivos vegetais. Os motivos sírios em design de interiores estão atualmente no auge da popularidade. Um toque chique especial é combinar padrões pomposos de damasco com texturas simples - linho, algodão. Então, os designers decidiram despojar os ornamentos sírios de sua pretensão inerente e torná-los mais elegantes.
Se as cortinas tiverem padrões de damasco, o tule é selecionado para combinar ou é branco. - Pequenos buquês e rosas grandes. As tendências feitas à mão são mais relevantes agora do que nunca. É por isso que tecidos bordados com flores pequenas e grandes estão na moda. O design pode ser colorido ou combinar com a cor da base. Flores bege em tecido no mesmo esquema de cores parecem delicadas e elegantes.
Regras de combinação
Cortinas com flores podem ser combinadas com cortinas de linho simples. Esta opção é adequada para um salão no estilo provençal ou shabby chic. Combinações de tecidos vazados com cortinas caras e pesadas são usadas para criar um interior em estilo clássico ou barroco.
Hoje em dia, cortinas de veludo e aveludadas estão retornando à moda de interiores. Elas combinam lindamente com renda, nos remetendo à distante era retrô dos séculos passados. A única regra é que o veludo ou pelica deve ser de uma única cor. É verdade que há exceções. Por exemplo, alguns designers modernos sugeriram combinar um padrão de damasco em tule com o mesmo padrão em cortinas de veludo.
Tule com strass
Para adicionar mais luxo, os fabricantes turcos começaram a adicionar elementos decorativos, como strass e pérolas artificiais, aos bordados. Essas inclusões brilhantes enfatizam a beleza das cortinas, dão a elas uma cor especial e parecem ricas. Eles ficarão melhores na sala de estar.
Conselho. Graças ao luxo externo, cortinas bordadas com strass parecem autossuficientes. Portanto, você não deve complementá-lo com cortinas, lambrequins e outros elementos têxteis.
As fotos ajudarão você a incorporar harmoniosamente tule com bordados e strass em seu interior. Com a ajuda deles, você pode imaginar como essas cortinas caras, brilhantes e elegantes ficarão em diferentes opções de design de ambientes.
Micro malha com bordado
Micro mesh é um material com células minúsculas, semelhante em estrutura a uma rede de pesca. Você também pode bordar qualquer motivo nele. A textura permite a aplicação tanto de desenhos geométricos simples quanto de padrões mais sofisticados.
Hoje, a Türkiye oferece uma ampla variedade de malhas de tule bordadas. Basta ir a qualquer loja online de artigos têxteis para o lar e consultar o catálogo para verificar isso.
As principais vantagens do tule micro-mesh são simplicidade, concisão, praticidade e multifuncionalidade.
Vantagens:
- Respirabilidade. Graças a isso, a “malha” seca rapidamente após a lavagem.
- Força. O tecido durará muito tempo. Mantém bem o seu formato e é resistente a rasgos. Suporta um grande número de lavagens.
- Peso leve. A textura do tecido é praticamente sem peso. Portanto, você pode fixá-lo com segurança até mesmo na cornija mais fina.
- Facilidade de processamento. O tecido é muito fácil de costurar. As bordas são facilmente seladas com costura à máquina. O material é cortado perfeitamente e pode ser colado. Ao mesmo tempo, a malha não perde sua beleza.
Mas também há uma desvantagem: a micromalha acumula poeira rapidamente. Por isso, requer cuidados mais cuidadosos, nomeadamente lavagens frequentes. Mas essa desvantagem é amenizada pelo fato de o material ser muito leve. Portanto, a lavagem não causará o inconveniente associado à torção e secagem de cortinas.
A micro malha bordada é usada em diferentes estilos de interiores:
- Clássico. Monogramas volumétricos em cortinas são um ótimo complemento para um design clássico. Nesse caso, cores adequadas são champanhe, bege ou branco neve. É permitido costurar com fios de ouro ou prata.
- Renascimento e Barroco. Todo mundo sabe que esses estilos se distinguem pelo luxo e pela riqueza da decoração interior dos cômodos. Mas, ao mesmo tempo, é importante manter a leveza no interior. Cortinas leves de organza com monogramas bordados ou impressos ajudarão nisso.
- Ecletismo. Uma “mistura” complexa e ambígua de vários estilos ao mesmo tempo: clássico, renascentista e barroco. Permite a presença de quaisquer elementos desses três tipos de design. Portanto, micro-mesh bordado com padrões se encaixará perfeitamente em tal interior.
Exemplos de tule de elite em um belo interior
Utilizar tule bordado como decoração é uma das tendências mais atuais em design de interiores. A tradição de decorar a casa com rendas e bordados está sendo revivida, criando uma atmosfera de aconchego e luxo no ambiente. Bordados em cortinas eram e continuam sendo um sinal de pertencimento à aristocracia. Afinal, a renda costumava ser feita à mão e custava muito dinheiro. Os tecidos de renda transformam o espaço, tornando-o requintado e luxuoso. Vários exemplos de uso de tule de elite em diferentes estilos de interiores ajudarão você a se convencer disso.