As cortinas são um dos componentes mais importantes do interior. O esquema de cores deve combinar harmoniosamente com o espaço geral e, se você escolher o padrão certo, esses produtos podem até se tornar uma decoração independente do ambiente. O mercado moderno oferece produtos feitos de uma grande variedade de materiais, mas o tecido gabardine para cortinas, cujas avaliações são excepcionalmente entusiasmadas, é o mais procurado.


Quais são as características deste material e quais são os seus lados “fracos”? Como escolher o produto certo para um determinado estilo e quão confiável é o uso da gabardine? Respostas para essas e muitas outras perguntas podem ser encontradas no material proposto.
Contente
Gabardine. Informações detalhadas sobre o material
Nem todo mundo tem informações sobre o que é gabardine, que tipo de tecido para cortinas ele é.
Gabardine representa um grande grupo de tecidos e não um material específico. Portanto, você não deve se surpreender se forem oferecidos modelos cujo material difere em densidade, textura e composição.
A composição das cortinas de gabardine pode variar significativamente. Esses produtos são criados usando:
- Matérias-primas de lã;
- Sedas;
- Tecido sintético;
- Algodão.
As fibras de cortina podem ser não apenas puras, mas também combinadas com outros tipos (por exemplo, algodão combinado com fibra de lã, etc.). Não é necessário estudar a descrição do tecido para ver modelos que utilizam material sintético, pois ele tem um brilho característico. A gabardine, produzida com fibras naturais, tem acabamento fosco.
As características composicionais do material também serão refletidas no nível de dureza. Hoje em dia é possível comprar modelos bem macios, e também opções mais “ásperas”. O indicador de densidade também pode ser muito diverso. A escolha ideal é considerada uma densidade de 150 g/m2. Tudo depende do cômodo para o qual a “roupa” da janela está sendo selecionada. É o nível de densidade que influencia se as cortinas deixam entrar luz ou não.
A diferença entre os tipos de gabardine também está na forma como o tecido é tecido. Os fabricantes criam produtos com:
- Tecido sarja;
- Cruzamento de rosca diagonal.
Há uma característica principal que se tornou o motivo da combinação de todas as variedades de tecidos em uma categoria comum chamada “gabardine”. Estamos falando de costelas colocadas na diagonal. O ângulo de sua tecelagem é igual a um certo parâmetro – 16 graus ou mais.
Características das cortinas de gabardine no interior
O tecido gabardine fica ótimo em qualquer ambiente, independentemente do estilo. Basta escolher o esquema de cores e o modelo certo para dar ao espaço uma exclusividade especial, além de “protegê-lo” dos raios incômodos.
As cortinas de gabardine ganharam popularidade há muitos anos e não perderam a popularidade até hoje. Se antigamente esse tecido era produzido exclusivamente em tons de branco, preto, cinza e marrom, com o passar dos anos surgiram modelos mais “alegres”. Elas começaram a ser produzidas em tons de laranja, amarelo, verde e vermelho.
Hoje em dia, você pode comprar produtos de gabardine para janelas em uma grande variedade de cores. Via de regra, são tecidos lisos, mas se as cortinas forem sintéticas, elas podem ser decoradas com uma estampa.
Gabardine é um tecido versátil. Esses tecidos podem se tornar uma verdadeira decoração para janelas de salas de diversas direções estilísticas. Cortinas de gabardine serão uma excelente solução para qualquer ambiente.
Usando gabardine você pode criar cortinas chiques decoradas com tranças ou franjas. Para deixar o interior mais harmonioso, recomenda-se o uso desse tecido na produção de colchas, estofados de móveis, além de almofadas decorativas de diversos tamanhos.
A gabardine pode ser usada para criar uma grande variedade de modelos de cortinas.
- Versão clássica. O material mencionado é perfeito para “roupas” de janela feitas em estilo clássico. Você pode fazer uma tela uniforme e perfeitamente lisa. Se desejar, a gabardine permite que você experimente (criando drapeados, franzidos, dobras). Essas técnicas tornarão a cortina mais atraente e elegante. Se você unir o tecido com uma fita ou usar ímãs especiais, poderá obter uma composição surpreendentemente bonita, feita em estilo clássico. Ao criar cortinas neste estilo, você pode usar franjas, borlas, tranças, rendas e outros elementos. Até mesmo lambrequins feitos de tecido semelhante podem ser uma decoração ideal para cortinas de gabardine em um estilo clássico.
- Cortinas com ilhós. Esses elementos não são apenas um bom método para fixar painéis de tecido em cornijas. Eles agem como um excelente agente decorativo. Ilhós de metal decorando a cortina de gabardine deixarão o ambiente mais moderno e ao mesmo tempo ajudarão a criar dobras profundas no tecido. Uma cortina grossa de gabardine com ilhós pode ser perfeitamente combinada com tule de organza ou voile.
- Modelos romanos. A gabardine consegue manter sua forma perfeitamente, permitindo que você crie dobras e drapeados atraentes. Essas propriedades são ideais para fazer modelos romanos. Além disso, o tecido é altamente respirável e não requer cuidados especiais. Opções lisas ou estampadas podem ser uma ótima escolha para um quarto, cozinha ou até mesmo um quarto de criança. Vale lembrar também que as esquadrias criadas com modelos romanos são fáceis de usar, modernas e compactas.
- Cortinas com impressão fotográfica. Na maioria dos casos, a impressão fotográfica é aplicada em gabardine sintética. Quando a transferência térmica é realizada, a imagem é perfeitamente impressa nas fibras e permanece na superfície para sempre. Não desbota sob a influência da luz solar e também não desbota.
Os modelos de cortinas de gabardine são produtos baratos, mas, apesar disso, os modelos econômicos podem se tornar uma decoração de janela valiosa, pois têm um visual elegante e apresentável.
Cortinas de gabardine. Prós e contras
O tecido gabardine, como qualquer outro material, tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser estudadas previamente.
As principais vantagens das telas são:
- Fornecer cortinas elegantes, estilosas e elegantes para a abertura da janela;
- Baixo peso com densidade de tecido bastante alta;
- O material não deforma durante a lavagem, não estica e mantém seu formato perfeitamente;
- Maior resistência ao desgaste, o que permite que o tecido dure muitos anos;
- A capacidade de transmitir luz solar e ar (muitos consideram uma leve translucidez uma desvantagem, mas para cômodos não localizados no lado ensolarado, esta é uma solução ideal).
As desvantagens da gabardina incluem as seguintes características:
- A absorção de luz atinge um nível não superior a 70%;
- O surgimento de dificuldades no processo de beneficiamento do tecido (ele se esfarela ao ser cortado).
Exemplos e fotos reais de cortinas de gabardine no interior
Se você observar as fotos e exemplos de trabalhos de designers experientes, notará que o gabardine fica ótimo em qualquer interior. Muitos espaços modernos com essa “decoração” parecem mais exclusivos, irradiam aconchego e permitem criar as condições de vida mais agradáveis.
Se você lembrar que a gabardine é um tecido barato, você pode se surpreender com sua capacidade de se adaptar perfeitamente a um espaço. Estudar fotos reais de cortinas criadas com esse material permitirá que você veja a magnificência de diferentes tipos de modelos.