As cortinas há muito deixaram de ser um valor “constante”. Artistas e designers oferecem novas opções para decorar aberturas de janelas. E não estamos falando apenas de designs de cortinas incomuns, mas também de tecidos qualitativamente novos, uma espécie de know-how da indústria têxtil.
Contente
Design de interiores com efeito ombré, o que é, descrição
O tecido ombré (ou degradê) é caracterizado por uma transição gradual de cor em uma única peça de tecido. Do francês, “ombre” significa “sombreado”. Aliás, o mesmo nome é dado a uma técnica de coloração capilar em que uma mecha de cabelo muda de cor ao longo do seu comprimento. A tecnologia de tingimento de tecidos é mais frequentemente aplicada a tecidos de cortinas, como organza, chiffon, seda e, apenas em casos raros, a materiais densos.
Importante! O tecido pode ser tingido em uma cor com uma transição de um tom mais desbotado para um mais claro, ou pode ser usada a tecnologia de tingimento em cores diferentes.
Vantagens dessas cortinas.
- Eles tornam a abertura da janela original.
- Devido à variedade de soluções de cores, elas se adaptam harmoniosamente a qualquer interior.
- O ambiente mais “cinza” começa a brincar com cores vibrantes graças às cortinas inusitadas.
Atenção: cortinas degradê são uma opção ideal para aumentar visualmente a altura de um cômodo. Para conseguir esse efeito, cortinas de tons claros são colocadas na parte superior, e cortinas de tons escuros são colocadas mais perto do chão.
Cortinas e tule degradê
Cortinas Ombre
Vale destacar que até o modelo mais simples de cortina ganha um ar criativo graças ao efeito ombré.
Os fabricantes de tecidos oferecem uma enorme seleção de variações de ombré: desde uma transição quase imperceptível de uma cor para outra até traços descuidados óbvios na borda da transição. Tudo isso permite combinar harmoniosamente o ombré não apenas com tecidos lisos, mas também com estampas florais pronunciadas.
Além disso, não há apenas um “fluxo” vertical de cor, mas também um horizontal. E isso, por sua vez, aumenta o número de combinações possíveis de cortinas e persianas.
A opção mais comum: cortinas com efeito ombré, do claro (no teto) ao escuro (mais próximo do chão). Neste caso, um fragmento claro de cor quase branca flui suavemente para tons de bege, complementando a paleta de cores do acabamento.
A foto mostra cortinas ombré na sala de estar. A cor mais saturada se transforma em uma cor borrada de cima para baixo.
Uma opção muito popular: cortinas degradê com alternância de cores horizontais e repetição de um fragmento brilhante.
Para garantir que o efeito ombré fique adequado, siga estas regras simples.
- Combine cortinas degradê com tule leve e sem estampas.
- Não exagere com acessórios adicionais. Vários suportes, acessórios chamativos e cordões decorativos – demais. Essas cortinas são uma decoração por si só.
- Quanto mais simples for o modelo de cortina ombré, mais estilosa ela fica.
Cortinas com transições de cores podem ter designs diferentes. Aqui estão apenas algumas opções.
Um modelo para quem gosta de camadas. Se você ama lambrequins e tudo o que os acompanha, cortinas ombré não significam que você precisa abandoná-las. Basta escolher o esquema de cores certo e aproveitar o modelo criativo.
Pequenos laços nas alças também acrescentam elegância.
Esta opção é ideal para quem não consegue imaginar decorar janelas sem braçadeiras e borlas. Os elementos decorativos têm todo o direito de existir, desde que não “arrastem” toda a atenção para si.
Para garantir que a janela seja decorada não apenas com estilo, mas também da forma mais prática possível, combine cortinas degradê com persianas ou persianas.
Uma paleta de laranja em uma janela voltada para o norte adicionará luz e aconchego. E se a cor da cortina for duplicada em elementos decorativos, por exemplo, almofadas, quadros ou vasos, então você poderá sentir o calor no ambiente.
Tons “frios” são ideais para o quarto. É graças a eles que seu sono será profundo e tranquilo. Turquesa é uma ótima escolha. Para uma harmonia completa do interior, adicione “notas” turquesa. Uma alternativa seria uma almofada do mesmo tom ou um quadro.
Degradê de tule com transição de cores do escuro para o claro
Os tecidos para cortinas gradientes são uma verdadeira obra de arte. O fluxo suave de cores cria uma atmosfera incrível em qualquer cômodo, seja uma sala de estar espaçosa ou um quarto pequeno. Essas cortinas são adequadas para estilo moderno, alta tecnologia e minimalismo. Embora, é claro, tudo dependa do brilho e da variedade de cores das cortinas.
O tule gradiente não necessita de cortinas adicionais. Parece bastante autossuficiente e cria uma imagem de completude. Portanto, se não houver necessidade de se “proteger” de olhares indiscretos, decore a abertura da janela apenas com tule.
Uma nuance interessante: quando os raios de sol incidem sobre a tela, ela muda ligeiramente de cor e o ambiente fica mais aconchegante.
Uma solução inusitada: cortinas leves e tule em um degradê de tons delicados. O esquema de cores se complementa e harmoniza com a decoração da parede.
A foto mostra um tule degradê com uma transição de cor vertical. Essas cortinas, sem dúvida, decorarão a sala de estar, criarão uma atmosfera especial e serão lembradas pelos seus convidados.
Regras para decorar o interior de uma sala usando o efeito ombre
O efeito ombré não se limita a tecidos de cortinas ou tule. Esta é uma técnica incrivelmente popular que designers do mundo todo exploram ativamente.
Por exemplo, a cor das paredes. O efeito ombré pode ser criado em quase qualquer cômodo, mas funciona melhor em cômodos com tetos altos. Neste caso, o efeito pode ser criado tanto na direção vertical quanto na horizontal. Se sua casa não tem tetos altos, crie um efeito ombré horizontal, colocando a parte clara mais perto do teto.
A propósito, você pode fazer isso sozinho: aplique tinta na parte inferior da parede (com um rolo ou pincel), depois borrife a parte superior e use uma esponja grande para espalhar a tinta.
O resultado certamente irá lhe agradar.
Pode haver uma opção “oposta” – uma cor escura na parte superior e quase branca mais perto do chão.
O banheiro é outro lugar onde você pode implementar esse efeito interessante. Vale ressaltar que o gradiente começou a ser implementado muito antes.
Outra oportunidade de implementar uma tendência de moda é comprar um tapete ombré. Acredite, o ambiente vai parecer maior. Apenas certifique-se de escolher um carpete de tamanho pequeno, caso contrário, se você colocar um carpete gradiente enorme, o efeito de aumento de espaço será perdido.
E até mesmo pequenos componentes internos individuais com efeito gradiente podem estilizar um ambiente. O principal é não exagerar, porque o excesso desses elementos fica ridículo.
A decoração de parede com efeito gradiente é complementada por uma colcha e almofadas com o mesmo efeito e em um esquema de cores quase idêntico. O suporte da luminária é simples, mas está em harmonia com a decoração geral.
Móveis como guarda-roupas, mesas de cabeceira e prateleiras com esquema de cores "desbotadas" são sempre populares. Esses itens de interior criam um clima maravilhoso, enchem a casa de positividade e um desejo de criar.
Você mesmo pode criar uma obra de arte com uma transição de cores suave. A técnica de sombreamento é simples e interessante, e a tela se tornará um destaque brilhante no design de interiores.
As cortinas ombre mais bonitas do interior
Uma solução ousada para decorar grandes vãos de janelas, a combinação de cores vibrantes e o efeito ombré deixam a sala de estar dinâmica. Neste caso, é necessário “duplicar” a cor nos elementos internos: móveis estofados, tapetes.
Uso interessante da técnica ombré. Não há uma transição suave na tela, mas há linhas claramente definidas. A cor brilhante das cortinas se repete na almofada decorativa.
O “fluxo” vertical de delicados tons de rosa e azul amplia visualmente o ambiente e o enche de aconchego e calor.
Se você está cansado do comum e realmente quer “colorir” sua vida, cortinas com efeito ombré são a escolha certa.