Em que as persianas de rolo diferem das cortinas de tecido comuns? A principal diferença está no design das cortinas em si e no seu sistema de fixação. O material dessas cortinas é enrolado em um rolo na forma de um rolo. Daí o nome. Na parte inferior, o tecido é esticado sobre uma barra especial, que atua como um peso e evita que o material fique irregularmente flácido. Graças a esta barra, a tela é torcida sem deformação.
A composição do tecido pode variar: natural e sintética, dependendo da finalidade e das preferências individuais. O material mais comum para fazer persianas de rolo é o poliéster rígido. Para alterar a estrutura do tecido, são permitidas inclusões de algodão ou linho.
O enrolamento das cortinas pode ser controlado por meio de uma corrente, uma mola ou um mecanismo eletromecânico.
As persianas de rolo já são um item decorativo para qualquer ambiente, tanto enroladas quanto desenroladas. Esse tipo de cortina tem origem em persianas destinadas a estabelecimentos comerciais. Gradualmente, essas cortinas começaram a “se mover” para edifícios e quartos residenciais. Hoje em dia, esta é a mesma opção para decorar e organizar janelas que outros tipos de parterres.
Eles se distinguem pelo fato de não desbotarem nem soltarem pelos, além de serem fáceis de usar e manter. Graças a uma impregnação especial, repelem a sujeira.
As persianas de rolo para janelas de plástico são fabricadas de acordo com tamanhos padrão, correspondentes ao padrão de produção de janelas de plástico. Há cortinas prontas e feitas sob encomenda. Abaixo serão discutidos os tamanhos das persianas de rolo padrão.
Contente
- Persianas de rolo para janelas de plástico: normas
- Calcule você mesmo as dimensões
- Persianas de rolo: tipos, tipos, exemplos
- Vídeo: Como determinar o tamanho de uma persiana de rolo? Tamanhos de persianas de rolo para janelas de plástico.
- 50 fotos de persianas de rolo de tamanhos padrão e não padrão no interior:
Persianas de rolo para janelas de plástico: normas
A principal característica da fixação de rolos em janelas de vidro duplo é que o rolo das cortinas é instalado nas próprias molduras. Com esse tipo de fixação, o tecido da cortina cobre diretamente o vidro da janela, o que permite um uso mais econômico do material.
As mais difundidas são as persianas de rolo de grandes dimensões, mas a procura por telas pequenas também aumentou significativamente. Muitos fabricantes oferecem seus produtos para janelas de pequeno porte, então há muito por onde escolher.
Na construção de habitações urbanas típicas, são utilizados padrões geralmente disponíveis para aberturas de janelas e portas. Os construtores são guiados pelos padrões GOST atuais.
Os tamanhos padrão de persianas de rolo para janelas de plástico podem variar de 68 cm a 4,5 m de largura. Para uma janela em um apartamento na cidade, cortinas medindo 200 cm por 175 cm são padrão. Se você precisar comprar uma persiana de rolo para cada caixilho da janela separadamente, o padrão neste caso será de 500 por 110 cm.
Para uma compreensão mais precisa dos tamanhos padrão das persianas de rolo, você precisa entender os padrões pelos quais as janelas de plástico são fabricadas. Especialistas ressaltam que o conceito de “padrão” para janelas de vidro duplo é bastante vago. Diferentes tamanhos padrões para janelas foram usados ao longo dos anos.
Os GOSTs e SNiPs estão sujeitos a alterações de ano para ano, e as casas que já foram construídas ainda estão de pé, e as janelas nelas são diferentes! No entanto, vamos ver quais edifícios usaram quais padrões e quais padrões estão atualmente em vigor.
Se falamos de casas de painéis, o tamanho das janelas de plástico aqui é 120/120 cm, menos frequentemente 130/140 cm e mais. A janela é dividida em duas ou três faixas de 60–70 cm cada.
Se seu apartamento estiver em um prédio da era Khrushchev, você terá que se concentrar no comprimento e na profundidade do peitoril da janela. Para uma janela com três folhas, as dimensões padrão são 2,04 m por 1,5 m. Se houver duas faixas, então 1,45 m por 1,5 m. Nas casas desta época também há janelas com pequenos peitoris. As dimensões neste caso são as seguintes: 1,3 por 1,35 m ou 2,4 por 1,35 m.
A maioria das janelas de plástico para cômodos em residências particulares ou instalações industriais são encomendadas de acordo com medidas individuais, portanto, para comprar persianas de rolo, você precisa saber exatamente em qual tamanho de janela focar. O tamanho máximo de uma janela de plástico não padronizada que pode ser fabricada pelo fabricante é 420 x 420 cm. Abaixo estão instruções passo a passo sobre como fazer medições com a maior precisão possível em janelas de vidro duplo para diferentes modelos de persianas.
Calcule você mesmo as dimensões
Para evitar possíveis discrepâncias entre os tamanhos das suas janelas e persianas, você precisa tomar medidas cuidadosas. Somente então o produto escolhido se ajustará o máximo possível à abertura da janela e permitirá que você instale as cortinas nas molduras com a maior precisão possível.
A maneira mais fácil de fazer as medições necessárias é usar uma fita métrica prática. É melhor medir a estrutura em vários pontos para levar em conta quaisquer áreas irregulares e pequenas distorções.
Importante! Antes de começar a fazer as medições, você deve levar em consideração que tipo de sistema de cortina será usado, bem como o método de sua fixação.
Nós fazemos medições.
- Se a instalação for feita na parede, meça a largura da abertura e adicione 1 cm em todos os lados. Isso evitará a formação de desníveis nas laterais das encostas.
Calcule o tamanho necessário da persiana - Medimos a altura da abertura da mesma forma, acrescentando mais 5 cm ao resultado. Se a janela tiver um peitoril saliente, a lona não deve tocá-lo, levamos isso em consideração.
Medimos a largura e a altura do vidro e do caixilho da janela - Se a persiana for montada em uma abertura, então 1-2 cm de altura e largura serão subtraídos das medidas obtidas.
Medimos a profundidade do friso de vidro para determinar qual sistema de persianas de rolo é mais adequado para nós - Ao instalar em uma moldura de janela, os pontos iniciais das medições devem estar localizados ao longo das bordas externas do vidro. Adicione mais 4 cm à altura.
- Se você estiver planejando uma persiana vertical que chegue até o chão com um sistema de montagem no teto, será necessário medir a altura da parede até o teto, de preferência levando em consideração a largura da cornija, se houver. Não se esqueça que você terá que subtrair 1-2 cm desse tamanho para evitar o contato da tela com o piso e sua deformação.
O comprimento padrão da tela é de 160-170 cm, cortado no comprimento desejado no local - Se você precisar fixar uma persiana de rolo em apenas uma folha da janela, meça a largura dela da borda externa até a maçaneta. Subtraia meio centímetro do valor obtido; isso é necessário para que as bordas da tela não dobrem quando a faixa for aberta. Você precisa subtrair um a dois centímetros do comprimento da faixa.
Determine o tamanho da persiana na janela com puxador Ao escolher uma persiana pronta para uma porta de varanda, você precisa levar em consideração que seu tamanho padrão é 68 * 215 cm
Para garantir que as persianas de rolo se ajustem perfeitamente e durem muito tempo, você precisa levar em consideração vários fatores importantes.
- tipo de fixação;
Opções para montagem de persianas de rolo - características dos materiais;
Variedade de tecidos para persianas de rolo - o estilo em que o quarto é decorado;
Persianas listradas ficam ótimas em uma cozinha de estilo campestre - o nível de iluminação do ambiente e o nível de transparência do material da cortina.
A maioria desses critérios é fácil de descobrir; basta estudar atentamente o catálogo de produtos disponibilizado pela loja de cortinas. Você mesmo pode fazer as medições. Mas se você não está confiante em suas habilidades, é melhor envolver especialistas em manipulações de medição.
Persianas de rolo: tipos, tipos, exemplos
Os sistemas de persianas de rolo são divididos em:
- abrir;
- fechado;
- mini cassetes;
- superdimensionado;
- cassete;
- sistema de sótão;
- sistema zebra.
O primeiro sistema é adequado para janelas de plástico padrão de 180 por 200 cm. O diâmetro do rolo de enrolamento é de 2,5 a 3 cm. As persianas de rolo abertas podem ser fixadas na parede acima das encostas ou na abertura da janela.
O tipo fechado de construção tem uma estrutura mais complexa. Além dos principais componentes das persianas de rolo (tecido, haste de enrolamento e barra vertical inferior), o projeto inclui uma caixa de metal que esconde o tecido enrolado da vista e de contaminantes externos.
As vantagens de tal estrutura são:
- ajuste máximo das cortinas à superfície da janela, mesmo na presença de correntes de ar ou quando a janela estiver aberta;
- maior vida útil do mecanismo de controle da persiana, pois a caixa protetora evita que o mecanismo fique desequilibrado durante o uso frequente.
Minicassetes são montadas dentro da janela, na moldura. Essas persianas são estruturas reflexivas. O rolo no qual o tecido é enrolado está localizado em uma caixa protetora de alumínio e tem um diâmetro de 1,5 cm. Ao longo das bordas da estrutura há um sistema de guias que protege o tecido de deformações e flacidez. A característica especial do mini-cassete é que ele pode ser aberto junto com o caixilho da janela, pois é fixado diretamente nele.
Estruturas de rolos de grande porte podem ter até 3,5 metros de largura e até 4,5 metros de altura. O diâmetro de um rolo deste design é de 3,5 a 7 cm. Telas enroladas desses tamanhos são usadas em edifícios industriais, grandes escritórios, teatros e cinemas.
Os sistemas de cassete são semelhantes aos sistemas de minicassete em seu design, mas há várias diferenças: eles não têm uma caixa metálica protetora para o rolo e guias laterais para a tela. Este design parece mais atraente em termos de custo. Os cassetes são instalados no próprio quadro (com esse método, os furos são perfurados) ou usando suportes. O segundo método só é adequado para instalação em janelas que abrem.
As persianas de rolo para o sótão também são projetadas com base no princípio de cassete, só que não são enroladas por uma corrente, mas por um mecanismo de mola. Guias mais potentes são instaladas nas laterais da tela. Até mesmo materiais pesados são adequados para esse design. Tecidos densos são ideais para conseguir um efeito de “eclipse total”.
As persianas de rolo Zebra são projetadas de forma a regular o nível de iluminação do ambiente em um único movimento, sem a necessidade de enrolar ou desenrolar o tecido. O tecido neste sistema é cortado em tiras longitudinais dispostas em duas fileiras. O mecanismo de corrente permite que as tiras sejam movidas, permitindo que você selecione a iluminação desejada.
Sejam quais forem os sistemas, tipos e espécies de persianas de rolo que você escolher, elas destacarão perfeitamente qualquer design e estilo do ambiente. Só é importante escolher os tamanhos certos. Persianas de rolo bem ajustadas sempre têm uma aparência atraente. Se você desviar, mesmo que ligeiramente, das medidas especificadas, as cortinas ficarão deformadas, com aberturas ou entortarão quando as janelas forem abertas.
Onde descobrir como escolher o tamanho certo de persianas de rolo para janelas de plástico
Como obter