Um ilhó de cortina é um tipo separado de acessório, que é um elemento que consiste em uma arruela com uma luva moldada, projetada para reforçar a borda do tecido ou, mais precisamente, um orifício cortado nele, no qual uma haste de cortina, haste ou cordão é enfiado. Esta é a opção mais versátil, bonita e conveniente para prender cortinas a um varão.

Contente
- Breve descrição, onde são usados, como instalar no tecido
- Lista de ferramentas de instalação
- Alicate de mão: descrição, princípio de funcionamento, limitações, desvantagens
- Ferramenta de punção: descrição, princípio de funcionamento
- Instalador Crop-a-dile: descrição, princípio de funcionamento
- Instalação de ilhós com a prensa Ter-2
- É possível instalar ilhós sem ferramentas?
- Equipamentos para instalação de ilhós não padronizados
- Conclusão
- Revisão em vídeo de punções manuais e ajustadores de ilhós
Breve descrição, onde são usados, como instalar no tecido
Ilhós são usados na produção de costura, calçados, armarinhos e impressão. Eles são usados para decorar cintos, bolsas, fazer paraquedas, todos os tipos de toldos, tendas, fixar faixas publicitárias, em encadernação de papel, scrapbooking, etc.
Esse tipo de encaixe é feito de plástico, madeira ou metal (latão, alumínio, aço) e se parece com rebites de vários diâmetros com furos no centro. Os produtos diferem em diâmetro externo e interno e altura. O formato da parte interna pode diferir muito da configuração externa.
Os ilhós podem ser de cores diferentes, decorados com pedras e imitar materiais diferentes. Ao instalar o ilhó, sua luva moldada é inserida em um furo pré-perfurado em um lado, e uma arruela é colocada no outro. A estrutura é fixada através do alargamento do primeiro elemento.
A vantagem indiscutível dos ilhós é o aumento da vida útil do produto no qual são inseridos, devido à forte fixação do furo, à ausência de abrasão, flacidez do material, desfiamento das bordas de tecido, couro, papel, etc.
Em casa, os amadores conseguem instalar o produto usando um martelo e um alicate comuns, o que muitas vezes leva à deformação irreparável do elemento; profissionais usam alicates especiais para instalar botões e ilhós.
Conselho. Os ilhós são geralmente feitos em um formato redondo prático; os quadrados, ovais e os moldados são usados apenas para fins decorativos. A compatibilidade com as ferramentas é verificada individualmente a cada vez.
Lista de ferramentas de instalação
A ferramenta para instalar ilhós não é apenas um furador especializado que pode fazer furos redondos, também conhecido como furador ou perfurador de tecido, mas também alicates multifuncionais, prensas e grampos de várias configurações. Os especialistas recomendam comprar dispositivos em conjuntos completos, mas usar dispositivos universais e multifuncionais não é menos conveniente.
Tipos de dispositivos:
- manual – soco, cropodile, alicate, martelos dobráveis, instrumentos com um conjunto de três ou quatro funções, Fiskars, Micron, dispositivos Kangaroo;
- os semiautomáticos têm alta produtividade – com a ajuda deles é possível instalar cerca de 1300 rebites por hora;
- Automático – são máquinas pesadas e volumosas usadas apenas para produção em massa.
Para peças plásticas, são utilizados dispositivos especiais que têm a função de “soldar” as partes superior e inferior do rebite.
Conselho. Para que qualquer instalador de ilhós funcione o máximo de tempo possível, ele deve ser mantido limpo, inspecionado visualmente periodicamente e lubrificado com óleo de máquina.
Alicate de mão: descrição, princípio de funcionamento, limitações, desvantagens
O alicate de ilhós Micron NT-2 é equipado com uma régua para medir o diâmetro dos acessórios, um furador - o acessório está localizado na lateral da ferramenta de trabalho, usado para elementos com diâmetro inferior a 4 mm.
O lado bom desse dispositivo portátil é que:
- capaz de perfurar furos de vários tamanhos;
- pesa pouco;
- seguro;
- fácil de usar;
- praticamente silencioso;
- ocupa espaço mínimo quando armazenado;
- executa as tarefas atribuídas com eficiência.
O alicate de instalação não é universal – o grampo para ilhós e blocos de tamanhos diferentes é selecionado individualmente. Alguns modelos são equipados com alargadores removíveis, permitindo a instalação de elementos de dois diâmetros diferentes.
Ferramenta de punção: descrição, princípio de funcionamento
Furadeiras de impacto exigem um martelo para funcionar e são barulhentas. O instalador principal é confiável, prático, faz furos facilmente e instala conexões do tamanho apropriado. Prensas manuais também são usadas para perfurar o tecido - o tecido é colocado em uma plataforma especial, preso e, pressionando a alavanca na parte de trás, é feito um furo que corresponde ao diâmetro do bico usado.
Uma das ferramentas indicadas para instalação de ferragens de olhal é a “Fiscars”. É usado para elementos com dimensões de 1,6, 3,2, 4,8 mm, perfeito para materiais densos e espessos. A punção e a instalação são realizadas utilizando peças com molas que são recuadas até uma distância de 5 cm.
A ferramenta Kangaro é um alicate com um punção e uma régua. O cabo tem formato anatômico para garantir uma pegada confortável na mão. O processo de trabalho é padrão: fazer um furo, fixar o rebite com leve pressão no cabo do alicate. A desvantagem é a impossibilidade de instalar peças com diâmetro maior que 4 mm.
Um martelo de ilhós especial é uma ferramenta pesada, porém compacta, feita de aço, cujos acessórios se encaixam uns nos outros como bonecas russas. O tamanho mínimo dos acessórios instalados é de 6 mm.
Trabalhar com um martelo é um processo bastante barulhento; é necessário colocar uma bigorna de metal sob a peça de trabalho, já que o local da punção não é fixo (o que em várias situações pode ser uma vantagem e uma desvantagem), existe o risco do tecido escorregar, o que levará à sua danificação. Primeiro, é necessário marcar o ponto onde o rebite será instalado; o punção é instalado perpendicularmente à borda da tela. Com algumas pancadas de martelo, a perna fica achatada e a peça fica firmemente fixada.
Instalador Crop-a-dile: descrição, princípio de funcionamento
O Cropodile é o ajustador de ilhós manual mais comumente usado, que tem uma cabeça giratória e cubos para mudar posições, além de um interruptor.
O dispositivo quase não tem restrições quanto ao diâmetro dos acessórios. Ele é capaz de:
- faça cuidadosamente furos de vários tamanhos;
- montar botões e ilhós com segurança;
- substitui três ferramentas diferentes;
- alternar de um modo para outro;
- corta tecido, couro, plástico, papel, metal fino, aglomerado, CD e outros materiais densos;
- pode fixar a peça a qualquer distância da borda.
O Crop-a-dile é capaz de instalar um ilhó a mais de 15 cm da borda do material
Esta ferramenta para ilhós está disponível em uma variedade de cores. O dispositivo facilita a fixação de peças com dimensões de 3,2 mm, 4,8 mm, botões, elementos com pinos de 8,3 mm. Para fazer isso, primeiro é feito um furo adequado, depois a peça é inserida nele e pressionada firmemente.
A ferramenta possui três posições:
- O primeiro é perfurado com furos de 3/16 polegadas de diâmetro.
A mudança de um modo de operação para outro é feita usando um interruptor prático. - No segundo - 1/8 de polegada.
- Na terceira parte eles são instalados.
Há também uma versão compacta da máquina Crop-a-dile para instalação de ilhós, que se distingue pelo fato de não ser capaz de fazer furos muito distantes da borda da superfície a ser processada – apenas 2,5 cm.
Instalação de ilhós com a prensa Ter-2
A prensa universal "Ter-2" é utilizada para instalação de conexões metálicas. Este é um design aprimorado do dispositivo Ter-1. Para trabalhar aqui, são utilizados acessórios removíveis, que são usados para peças de ilhós com diâmetro de até 14 mm, ilhós, botões (anel, camisa), botões de jeans, etc.
Punções de vários diâmetros também são peças removíveis. A instalação de ilhós de 15 mm ou mais exige um esforço considerável, por isso é recomendável usar outra prensa para instalar esses elementos – “Der-2”.
A principal desvantagem do produto é que todas as peças removíveis devem ser adquiridas separadamente do dispositivo principal. Há várias vantagens significativas: o preço relativamente baixo do dispositivo e suas pequenas dimensões. O dispositivo é ideal para montar peças em materiais densos e pesados.
É importante selecionar o tamanho correto dos acessórios: se os parâmetros não corresponderem, o elemento de ilhós será deformado e não poderá desempenhar plenamente as funções a ele atribuídas.
É possível instalar ilhós sem ferramentas?
Às vezes, os rebites são instalados praticamente sem o uso de equipamentos ou ferramentas especiais. Para trabalhar você precisa:
- martelo;
- soco especial, tubo de ferro afiado, tesoura muito afiada;
O punção pode ser feito a partir de um tubo de diâmetro adequado. - ferramenta de alargamento para achatar um anel ou uma esfera de um rolamento;
- bigorna de metal;
- placa de amortecedor, bloco.
É feito assim:
- a borda do tecido é dobrada ao meio e presa com fita adesiva ou fita isolante;
- um pedaço de madeira é colocado sob o futuro local do rebite;
- usando um furador, são feitos furos em distâncias iguais entre si, na borda mais próxima do tecido;
- ambos os elementos do anel são conectados em ambos os lados da tela, com uma bigorna colocada na parte inferior e uma ferramenta de alargamento na parte superior;
É importante instalar a ferramenta de alargamento estritamente perpendicular! - então um martelo é usado para bater na ferramenta de alargamento;
- Outra opção é usar uma bola de metal e bater nela até que o rebite fique achatado;
- para garantir uma fixação forte, é necessário bater adicionalmente na própria manga;
- O processo é repetido tantas vezes quantos rebites forem instalados.
Existe uma maneira mais fácil de instalar rebites: usando um alicate. Aqui é necessário mais esforço físico e, sem as habilidades necessárias, há o risco de estragar o produto irremediavelmente. Por isso, você deve praticar primeiro em um pedaço de tecido desnecessário.
Dica: Ao alisar uma peça, muitas vezes surgem bordas afiadas que podem rasgar o tecido. Para evitar que isso aconteça, um anel de apoio é usado.
Equipamentos para instalação de ilhós não padronizados
Quando for necessário instalar rebites ovais com furos, isso pode ser feito manualmente: corte furos adequados no material têxtil com uma tesoura, dobre as bordas internas da peça com qualquer ferramenta de metal e prenda com um alicate. Produtos em formato oval são utilizados para fixar toldos de barcos e carros, partes de tendas, pavilhões, etc.
Kit para instalação de ilhós ovais não padronizados de 42x22 mm. consiste em um punção, uma matriz com uma matriz e um crimpador. O método de puncionamento e instalação do produto praticamente não difere da fixação de rebites redondos convencionais. Também para produtos de formato oval, são utilizados outros dispositivos com parâmetros de 11 x 17 mm. ou 22,5 x 13,5 mm.
Conselho. Ao instalar ilhós de cortina, seu diâmetro interno é selecionado para ser 1-1,5 cm maior que a espessura da haste, o que permite que o produto se mova sem esforço desnecessário.
Conclusão
Não é nada difícil usar os dispositivos e máquinas de ilhós você mesmo: você só precisa imaginar qual deve ser o resultado final, fazer um desenho ou esboço do produto acabado e ler atentamente as instruções. Tendo em casa um conjunto de ferramentas com um furador para instalar ilhós e botões, você pode não apenas pendurar cortinas com suas próprias mãos, fazer todos os tipos de artesanato para decorar sua casa, mas também organizar um negócio familiar ou individual lucrativo.
Revisão em vídeo de punções manuais e ajustadores de ilhós
https://www.youtube.com/watch?v=ETw-jO4VITk