As cortinas têm uma importante função funcional: elas permitem que você esconda os moradores da sua casa de olhares indiscretos, protegem o ambiente da poeira, correntes de ar, luz solar intensa e são um elemento de decoração de interiores.
No entanto, cortinas sem um suporte de qualidade, como uma linha sem agulha, não conseguirão desempenhar suas funções. A tradicional haste de cortina redonda foi e continua sendo o tipo de suspensão mais popular, confiável e conveniente.
Contente
Varão de cortina redondo
Um varão de cortina é um dispositivo funcional para fixar pedaços de tecido – cortinas, drapeados, tules ou drapeados.
Um varão de cortina redondo é uma barra transversal que é fixada horizontalmente à superfície usando suportes e serve como suporte para cortinas.
Apesar da simplicidade do design, eles são classificados de acordo com as seguintes características:
- Material de fabricação;
- Método de fixação;
- Características de design;
- Tipos de cortinas de "sustentação".
Materiais utilizados na produção:
- Metal;
- Plástico;
- Árvore.
Por método de montagem:
- Até o teto;
- Para a parede;
- Para o batente da janela.
Por tipo de design:
- Fileira única;
- Fileira dupla;
- Três fileiras.
Por tipo de "fixação" das cortinas:
- Anéis;
- Nos bastidores;
- Ilhós;
- Laços.
Na família das cornijas redondas podemos distinguir:
- Padrão ou clássico;
- Semicircular ou raio;
- Telescópico.
O plástico é a opção mais simples e econômica. Ao mesmo tempo, tem uma aparência apresentável e “cumpre com dignidade as funções que lhe são atribuídas”. A desvantagem é que não dura muito.
O design do suporte tubular de plástico é padrão: barra transversal, suportes, pontas, anéis. Eles são produzidos em várias cores e tons: branco, preto, amarelo, azul, rosa e outros, além de imitações de madeira - nogueira, faia, amieiro, carvalho, cerejeira, pinho, mogno.
As estruturas de plástico são leves, por isso são indicadas para cortinas leves e tule, cortinas de cozinha, cortinas de banheiro e quartos de crianças.
Conselho! As hastes de plástico “não gostam” de altas temperaturas. É melhor instalá-los longe de fontes de calor e luz solar direta.
O metal é a opção de design mais popular. A escolha é ilimitada, desde o simples – clássico, até o exclusivo – designer. Eles são fortes, duráveis e confiáveis.
Os tubos para suportes de cortinas de metal diferem:
- Por diâmetro (16 mm – 35 mm, etc.);
- Por cor (dourado, bronze, cobre, prata, cromo e outros);
- Por design (liso, nervurado, trançado, etc.);
- Por revestimento (revestimento galvânico, laminação com filme para qualquer textura).
Suportes de metal são usados em todos os cômodos. Eles podem suportar bem cargas pesadas e fixar com segurança cortinas enormes junto com tule e lambrequim. Eles são mais frequentemente usados em corredores.
A madeira é a mais amada por muitos por sua naturalidade, respeito ao meio ambiente e beleza natural – cor e textura. Não é diferente dos de plástico e metal em termos de configuração. Na fabricação da vara é utilizada madeira densa com estrutura distinta e fibras longitudinais.
Conselho! A principal propriedade da madeira é seu peso impressionante. Em cômodos com divisórias finas e paredes frágeis, é melhor evitar cornijas de madeira.
Os suportes com travessas de madeira são universais:
- usado para aberturas de janelas e portas, telas e marquises;
- adequado para qualquer sala e corredor;
- harmonizam com móveis com efeito madeira, parquet e laminado;
Conselho! Os suportes de madeira não devem ser instalados em ambientes com alta umidade. Eles podem ficar delaminados ao absorver umidade.
As opções listadas de cornijas redondas não requerem cuidados especiais. A única desvantagem é o custo relativamente alto das travessas de madeira e metal, mas isso é mais do que compensado pela durabilidade, facilidade de instalação e uso. Para abrir e fechar as cortinas, basta movê-las com a mão, sem nenhum esforço.
Cornijas redondas de fileira única e dupla
Ao decorar janelas com cortinas, as cornijas redondas de fileira única e fileira dupla são as mais usadas, consistindo de uma ou duas hastes, respectivamente.
Os suportes de três fileiras são usados quando o design da cortina requer três peças de tecido: cortinas, drapeados e lambrequins. Esta opção é usada em salas de estar, dando ênfase ao design luxuoso das aberturas das janelas.
Cornijas de fileira única são usadas em janelas de cozinha, cortinas no banheiro, em varandas e em portas. Absolutamente todos os tipos de cortinas, de qualquer densidade e cor, são adequados para elas.
Persianas "romanas" e "café" também são fixadas em uma única haste. Uma haste de cortina de chuveiro telescópica pode ser classificada com segurança como uma haste de cortina de fileira única.
A opção mais popular são cornijas redondas de duas fileiras, de madeira e metal. Eles são adequados para todos os cômodos, sem exceção.
O design dos suportes de madeira de fileira única e dupla é limitado apenas pela imaginação dos designers. Elas são decoradas com belas esculturas. As pontas são feitas em formato figurado, cortando-as de diferentes tipos de madeira.
Quando falamos em varões de cortina de metal, é impossível ignorar os forjados. Eles também vêm em variedades de fileira única e fileira dupla. Eles são decorados com belos botões, pontas figuradas, renda de arame, elegantes detalhes forjados, flores, folhas e ornamentos.
Conselho! Qualquer cornija deve se adaptar organicamente ao interior e ter estilo adequado. Suportes de plástico combinam com ambientes de estilo high-tech. De madeira – para quartos em estilo ecológico ou loft. Forjado – para o estilo clássico ou império.
Descobertas de designers permitem que você transforme um simples cano redondo em uma verdadeira obra de arte, tornando qualquer interior único e inimitável, mantendo a simplicidade e a confiabilidade do design.
Cornijas semicirculares
Para decorar elementos internos com formas suaves e arredondadas, você pode precisar de uma cortina ou persiana semicircular:
- Janelas salientes, janelas de canto e outras janelas não padronizadas;
- Cabines de duche;
- Toldos para quartos e dormitórios infantis;
- Arcos semicirculares;
- Curvas no teto.
A madeira é fácil de afiar, mas quase impossível de dobrar. É impossível encontrar à venda travessas de madeira de qualquer formato que não seja plano.
As hastes de plástico e metal dobram bem e são fáceis de arredondar.
Às vezes, o formato curvo é obtido conectando-se vários pedaços de hastes de madeira ou metal com dobradiças. Esses suportes não têm carga funcional, são decorativos, pois as dobradiças impedem que as cortinas se movam.
O design das hastes de cortina semicirculares não é diferente do usual – uma haste, suportes, pontas, argolas de cortina.
Cornijas semicirculares são adequadas para cortinas feitas de qualquer tipo de tecido. Eles ficam especialmente impressionantes em salas de estilo clássico e império.
Fixação de cornijas redondas e cortinas a elas
Os suportes redondos são montados usando vários suportes:
- aberto ou fechado;
- simples, duplo ou triplo.
Os suportes estão disponíveis para montagem no teto e na parede. Elas estão incluídas no conjunto junto com a vara e as pontas e são feitas no mesmo estilo. Eles podem ser decorados com vários elementos decorativos e têm formato plano ou arredondado.
O número de suportes é calculado com base no comprimento total da cornija. Se o comprimento for de até 2,4 m, serão necessários 2 suportes. Acima de 2,4 m – 3, para evitar flacidez da travessa.
As pontas são colocadas nas extremidades da haste. Em duas e três fileiras - eles são instalados apenas na primeira fileira, os plugues são colocados nas bordas restantes.
O varão de cortina permite que você realize facilmente qualquer manipulação com cortinas e persianas. Para que a movimentação dos painéis seja livre e fácil, é necessário fixar corretamente e com segurança as cortinas na travessa.
Na maioria das vezes, para prender a tela, são colocados anéis com ganchos ou prendedores de roupa na haste.
Conselho! O número de anéis é calculado com base no comprimento da barra transversal. Um anel para cada 10 cm.
A cortina pode ser fixada sem argolas, usando outros dispositivos, ou colocada diretamente no varão. Métodos de montagem:
- Ilhós;
- Pats;
- Dobradiças decorativas;
- A cortina tem um cordão em toda a largura.
Conselho! Ao escolher uma cornija redonda, você deve levar em consideração que ela será um elemento visível do interior e deve ser ideal não apenas na cor ou no formato. Elementos decorativos, pontas, ganchos ou laços devem combinar com o estilo geral.
Exemplos e fotos no interior
Este artigo descreve em detalhes os tipos e designs de varões de cortina redondos, suas opções de design e uso em interiores. Abaixo estão algumas fotos com exemplos.
Uma cornija redonda é um atributo tradicional de interiores. Não apenas a beleza do design da abertura da janela, mas também o conforto e o aconchego do ambiente dependem de sua qualidade e confiabilidade.
Ao longo dos anos, os varões de cortina tradicionais permaneceram praticamente inalterados em aparência e não perderam sua relevância. Este modelo ainda é o mais confiável, popular e procurado.